Apesar de suas limitações, o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para profissionais de marketing, desde que seja usado corretamente. A IA pode ser usada para agilizar tarefas como a escrita de e-mails e anúncios, e para realizar pesquisas de mercado. No entanto, é crucial que os profissionais de marketing tenham uma estratégia clara e revisem tudo o que o ChatGPT produz para garantir a precisão e a eficácia. Bora ler?👇
Sobre o que vamos falar?
- Utilidade do ChatGPT no Marketing: O ChatGPT pode ser uma ferramenta útil no marketing digital, ajudando a agilizar tarefas e a realizar pesquisas de mercado.
- Uso Correto do ChatGPT: Para aproveitar ao máximo o ChatGPT, é crucial ter uma estratégia clara, dar comandos precisos e revisar tudo o que a IA produz.
- Impacto do ChatGPT no Mercado de Trabalho: O uso do ChatGPT pode ter um impacto no número de vagas de trabalho disponíveis em algumas áreas do marketing digital.
- Se você não tem conhecimento de estratégia no marketing digital, o ChatGPT e outras ferramentas não vão te ajudar em nada. Clique aqui e saiba mais sobre nosso Kit de Copywriting:
Nos últimos meses, o ChatGPT se tornou o centro de milhares (ou milhões) de publicações, matérias e discussões por toda a internet. Tudo graças à incrível capacidade de encontrar e repassar informações sobre qualquer assunto em questão de segundos.
Basta pedir ajuda à Inteligência Artificial pelo seu chat que ela traz as informações e respostas que você pediu em pouquíssimos segundos. Apesar de eventuais falhas e imprecisões, essa habilidade impressiona e chama muita atenção.
Profissionais do Marketing Digital pensam nos riscos ou vantagens. Ela seria uma ameaça aos empregos, substituindo todo mundo, ou vai agilizar o seu trabalho? Vamos falar sobre isso e explicar como você pode usá-la como aliada – mas do jeito certo.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O ChatGPT pode ser útil no marketing?
- Como utilizar o ChatGPT do jeito certo
- O ChatGPT irá atrapalhar a vida de quem trabalha com marketing digital?
- O ChatGPT só é útil se você pensar com estratégia
O ChatGPT pode ser útil no marketing?
Aqui, a dúvida mais importante é se o uso do ChatGPT no marketing digital vai substituir ou ajudar os profissionais dessa área.
Bem, antes de tudo, devemos fazer uma análise coerente e racional, para encontrar respostas úteis. Por que dizemos isso? Porque o ChatGPT e qualquer outro assunto que viraliza na internet é cercado de ruídos e rumores falsos.
Então, vamos silenciar todo esse barulho e explicar com clareza e indo direto ao ponto. Hoje, por exemplo, o ChatGPT pode ser extremamente útil e ajudar muito no Marketing Digital. Só que ele precisa ser guiado e monitorado por um ser humano.
O que acontece, de verdade, é que essa inteligência artificial não é capaz de entender muita coisa. As pessoas chamam de Inteligência o que, na prática, é um modelo de linguagem: ao invés de entender, ele apenas pega informações e combina palavras.
Tem um lado bom e um lado ruim. O lado bom é que ele faz isso de forma bem rápida. O lado ruim é que é impossível fazer isso sem que surjam erros. Basta algumas horas (ou até minutos) interagindo com o ChatGPT que você verá suas falhas estruturais.
As inteligências artificiais parecem ter uma limitação insuperável e que pode render prejuízos a quem confia cegamente nelas: elas dão algumas informações muito erradas e têm a falta de uma linguagem mais humanizada.
É uma ferramenta extraordinária, só que ela não sabe de tudo – afinal, ninguém sabe. Ela tem uma fonte de informações, que nós também temos. Essa fonte é a internet. Por mais completa que seja, a internet sempre teve e sempre terá muitas informações erradas.
Agora, nós humanos temos meios e capacidades de detectar essas informações erradas. Nós temos um cérebro real, com capacidades que ainda não foram copiadas por máquinas: memórias de longo e curto prazo, capacidade de entender situações reais e complexas.
O ChatGPT não faz isso nem na teoria. E na prática, por enquanto, ele parece estar longe de fazer isso. Essa realidade pode mudar no futuro? Talvez. Hoje, utilizá-la com muita confiança e sem a correção e instrução humanas, é um grave erro.
De todo modo, o ChatGPT pode ser muito útil e, ao invés de ser encarado como apenas uma ameaça, você tem a possibilidade de explorar as vantagens e capacidades do famoso “robozinho” a seu favor e otimizar parte do seu tempo e esforço.
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Escrever emails
Apesar dos erros constantes, o ChatGPT continua com essa capacidade incrível (e assustadora para algumas pessoas) de pegar muitas informações, organizar e formular ideias em um tempo absurdamente curto.
Humanos podem ser muito bons e escreverem textos mais agradáveis de serem lidos, mas nunca teremos a capacidade de fazer isso em uma velocidade tão rápida.
Diante dessa realidade, é possível utilizá-lo para ajudar na escrita de emails de venda ou de conteúdo – como newsletters.
Nós já dissemos, mais acima, que as Inteligências Artificiais têm limitação para escrever de forma “humanizada”. Ao mesmo tempo, elas compensam isso com a capacidade de construir argumentos lógicos e apresentar informações de forma estruturada.
Em emails de venda, principalmente, essa capacidade se torna muito útil. Munido de boas informações e com um comando claro, a Inteligência Artificial constrói pelo menos o esboço de vários emails de vendas em questão de segundos.
Por mais que você tenha de fazer alterações em praticamente todos os emails, a estrutura lógica que a Inteligência Artificial dá aos textos pode ser muito útil – sem que você tenha tido o trabalho de construí-la, bastando alguns ajustes.
Vale lembrar que email marketing exige, em alguns casos, uma linguagem bastante humana e um tanto íntima com o público. Quando isso for necessário, você (ou um profissional contratado) terá de colocar a mão na massa.
+Dica: Se você quer explorar o potencial do e-mail marketing, recomendamos que leia o livro E-Mails Que Vendem, de Gustavo Ferreira. Clique aqui para saber mais sobre o livro.
Escrever anúncios
Se o ChatGPT pode ajudar a produzir e-mails, ele também pode ajudar a escrever anúncios. Afinal os anúncios também seguem estruturas lógicas e argumentativas, o que ele é plenamente capaz de construir.
Assim como no caso dos emails, existiriam algumas ressalvas. Se você entende um pouco sobre copywriting – a técnica usada para escrever anúncios e comunicações persuasivas em geral –, sabe que existem aspectos emocionais em anúncios.
É natural que uma inteligência artificial tenha dificuldade para escrever anúncios com forte apelo emocional e um tom persuasivo. Essa capacidade depende de características totalmente humanas e cabe a um profissional adicionar isso a qualquer texto.
Sem contar que, em alguns casos, anúncios devem ser totalmente feitos por mãos humanas, já que a ferramenta é incapaz de entender situações muito específicas e, em contextos assim, não pode criar abordagens muito criativas e originais.
Fazer pesquisas sobre o mercado
Uma terceira tarefa em que o GPT pode ajudar (muito) no Marketing Digital é na hora de fazer pesquisas de mercado, antes de começar uma campanha.
Como você já deve saber, uma campanha de marketing não é feita apenas escrevendo um conjunto de peças, como anúncios, página de vendas, emails, etc. Campanhas profissionais são, na realidade, fruto de estratégia e planejamento.
Antes de iniciar uma campanha sobre qualquer produto, é necessário colher informações e fazer uma pesquisa de mercado, para entender as necessidades e interesses do público alvo, as falhas dos concorrentes, o tipo de abordagem correta, e coisas do tipo.
Nesse momento, as inteligências artificiais podem ser mais úteis do que antes. A capacidade de reunir muitas informações e apresentá-las em poucos segundos pode poupar muitas horas de trabalho.
Como utilizar o ChatGPT do jeito certo
Tudo na vida requer métodos e certos cuidados. Lidar com outras pessoas (e até com nós mesmos) já requer isso, imagine para lidar com um computador – ou Inteligência Artificial. Abaixo, seguem três cuidados básicos que você deve ter para lidar com o ChatGPT:
1. Tenha uma estratégia de marketing, antes de começar
O profissional de marketing digital não pode esperar que uma ferramenta de I.A. faça tudo por ele. As peças que essa ferramenta pode produzir só serão úteis se existir uma estratégia por trás. Você precisa elaborar toda essa estratégia.
Mesmo que você não esteja utilizando uma inteligência artificial e seja um copywriter genial, se as suas peças não estão alinhadas por uma estratégia, os resultados serão decepcionantes.
Marketing Digital requer estratégia – só um cérebro humano é capaz de criar uma do zero e de alinhar anúncios, e-mails e páginas com base nela.
Agora, se você não sabe nada sobre estratégia, é um problema real e a única solução é aprender. No final deste artigo, deixamos algumas recomendações que podem te ajudar, inclusive.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Marketing Digital no nosso blog
2. Faça comandos claros e alinhados à sua estratégia
Fato curioso sobre modelos de linguagem e inteligências artificiais iguais ao ChatGPT: elas não entendem as coisas, apenas executam comandos claros e combinam palavras e informações a partir destes comandos.
Isso significa que todos os comandos devem ser o mais claros possíveis. Aliás, isso também vale para a comunicação humana. Quanto mais claro você é, mais precisa a resposta tende a ser.
Usar palavras precisas e comandos curtos vai facilitar muito o trabalho da Inteligência Artificial – e o seu. Também não podemos deixar de repetir: além de claros, os comandos devem ter algum alinhamento com a estratégia do projeto.
+Dica: Paulo Faustino te ensina a criar estratégias para qualquer produto, no livro Marketing Digital na Prática. Clique aqui para saber mais.
3. Revise tudo o que ele produzir
Por fim, precisamos ressaltar a regra mais importante na hora de utilizar inteligências artificiais no marketing digital: revise tudo o que a I.A. produzir. É inevitável que o ChatGPT cometa eventuais erros ao executar seus comandos.
Tudo aquilo que já citamos, como informações erradas, incoerência com os comandos, falta de uma linguagem humanizada e mais persuasiva, etc. são erros comuns e que precisam ser corrigidos por humanos.
Então revisar com atenção tudo o que foi produzido talvez seja a “regra de ouro” para usar qualquer inteligência artificial no marketing digital.
O ChatGPT irá atrapalhar a vida de quem trabalha com marketing digital?
De que forma essa e outras inteligências artificiais podem atrapalhar a vida dos profissionais do marketing digital? O primeiro efeito colateral seria com relação ao número de vagas de trabalho disponíveis em algumas áreas.
Atualmente, esse efeito talvez não seria tão intenso, já que existem várias limitações e algumas agências preferem confiar apenas em mão humanas. Com o passar do tempo, porém, esse mesmo efeito tende a aumentar.
Como o processo fica mais rápido e ágil, as campanhas precisam de menos pessoas atuando. No entanto, se o mercado digital continuar crescendo no mesmo ritmo que cresce hoje, mais vagas surgirão, como numa espécie de “auto regulagem” desse mercado.
Outro problema é que o uso do ChatGPT e outras inteligências artificiais pode influenciar o comportamento humano, deixando as pessoas mais “preguiçosas” ou menos sociáveis, como teme o cientista da Microsoft Jaron Lanier.
+Dica: Existem habilidades que só humanos podem ter e que as empresas buscam cada vez mais. Claudio Queiroz fala sobre elas no livro As Competências das Pessoas. Clique aqui para saber mais.
O ChatGPT só é útil se você pensar com estratégia
O conhecimento mais valioso em qualquer área do digital é a estratégia. Sem ela, o talento de um bom profissional ou as capacidades de um supercomputador não podem ser bem aproveitadas.
O mais importante, no fim, é adquirir conhecimento sobre estratégias de marketing e vendas como um todo. O nosso Kit Copywriting foi montado pensando nisso e reúne quatro livros que vão te ajudar muito:
- Palavras Que Vendem Milhões, de Gustavo Ferreira;
- Copywriting: O Método de Escrita Centenário Mais Cobiçado do Mercado Americano, de Paulo Maccedo;
- Não Me Faça Dormir: O Manual Para Você Vender Usando a Internet, de Natanael Oliveira;
- Gatilhos Mentais: O Guia Completo Com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar, de Gustavo Ferreira.
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