O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo. – Marcus Sheridan
A produção de conteúdo tem sido o diferencial de grandes empresas, que abriram um diálogo com o seu público e garantiram melhores resultados.
Blogs como o da Resultados Digitais e do Viver de Blog destacam:
- Metade do tempo online de um consumidor é destinado ao consumo de conteúdo;
- Empresas que produzem mais de 13 conteúdos por mês conquistam cerca de 4 vezes mais visitantes;
- 7 entre 10 consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.
Dessa forma, o conteúdo pode te mostrar o caminho para alavancar o seu negócio. Afinal, por que as maiores empresas do mundo estão investindo cada vez mais nesta ferramenta? Eu respondo…
O conteúdo gera posicionamento
Ela chegou no Brasil em 2011 e em três meses já contava com mais de 300 mil usuários. Agora investe em uma produção de conteúdo própria e ultrapassa a marca dos 6 milhões de assinantes em nosso país.
No mundo, são mais de 98 milhões de usuários espalhados em mais de 130 países. Será que você já sabe de quem estamos falando? A queridinha do momento, Netflix.
Mas como a Netflix chegou nesse patamar? Simples… Investindo em conteúdo e gerando posicionamento.
O posicionamento é a forma como o público reconhece uma empresa. Se uma empresa como a Netflix ocupa uma boa posição no mercado é porque ela ocupa um espaço especial na vida dos seus clientes.
E isso gera um ciclo natural de indicações, compartilhamentos e compras, já que as pessoas se identificam com um conteúdo relevante!
Ajudando a criar identidade
O seu público se identifica com as suas ideias? Será que as pessoas te conhecem de verdade? Vamos a um exemplo…
Existe uma empresa com mais de 46 anos que possui uma política de responsabilidade onde alia serviço comunitário, fornecimento ético, redução de impactos ambientais e diversidade. Ah, e um café com o seu nome no copo!
A Starbucks conquistou uma comunidade global que se identifica com os seus valores. A empresa investe em conteúdo a partir de uma parceria com o New York Times, oferecendo milhas em seu aplicativo para acessar um editorial de primeira mão.
A produção de conteúdo é uma das formas mais eficientes de abrir um diálogo com o seu público. E essa afinidade é muito importante para te aproximar mais daqueles que estão interessados nas soluções que você propõe.
Convertendo leads
A transformação de leads em clientes pode ser facilitada com a produção de conteúdo. Veja a experiência da Cacau Show, por exemplo.
Conteúdos em forma vídeos que mostram a paixão social pelo chocolate, frases simples acompanhadas de imagens atrativas que nos deixam com água na boca… A empresa vende sem divulgar preço nas redes sociais! E por que isso acontece?
Mais do que vendas, o conteúdo constrói relacionamento
A experiência de construir uma relação sólida com o cliente traz a vantagem de ter ele sempre por perto, confiando no seu trabalho. Assim, ele escolhe comprar de você, não do seu concorrente.
Afinal…
A produção de conteúdo eleva a produtividade
O Guaraná Antarctica tem investido em produção de conteúdo para atrair o público jovem nas redes sociais. Na última Copa do Mundo, a empresa deu voz aos torcedores que compartilharam vídeos e a hashtag #ÉdoBrasil durante os jogos.
A intenção de criar um conteúdo para promover o compartilhamento entre os usuários trouxe resultados em tempo recorde. Hoje, a marca é a preferida pelos brasileiros. Só no Facebook, são mais de 16 milhões de seguidores.
Com isso, a Ambev (empresa que detém a marca) conquistou maior lucratividade. A organização encerrou 2015 com um crescimento de 8% de receita em relação ao ano anterior, somando R$ 26,3 bilhões.
Fica claro que o Guaraná Antarctica deixou de investir em mídia tradicional para investir em pessoas, entregando um conteúdo criativo e relevante para encantá-las.
E a sua empresa, está caminhando em qual direção?
A produção de conteúdo se mostrou como o melhor caminho para alcançar mais resultados nas maiores empresas.
Por isso, reinventar a sua comunicação pode te dar inúmeras vantagens no cenário competitivo. Aliás, uma pergunta:
Você quer ser visto através do marketing tradicional apenas para vender ou você quer ser ouvido, admirado e promovido pelos seus próprios clientes?
A decisão é sua.
PS.: Se você pretende apostar na criação de conteúdo e elevar os resultados do seu marketing, você precisa conhecer o novo livro da DVS Editora A Arte de Escrever Para a Web e Produzir Conteúdos Poderosos, do autor Paulo Maccedo.