Como dissemos, um editor ou um agente literário recebe vários manuscritos todo dia. Outra ferramenta eficiente para demonstrar o potencial de seu manuscrito é a Book Proposal ou a Proposta do Livro.
Aqui estão algumas razões para que você escrever sua própria book proposal:
- Editores não têm tempo de olhar atentamente todos os manuscritos que recebem: A book proposal por si só oferece muitas das informações que o editor precisa. Antes de ler os primeiros capítulos, ele vai gostar de saber sobre o manuscrito, qual é a plataforma do autor, em que mercado a obra se enquadra e se já existem outros livros similares.
E você deve ser franco, viu? Sei que para a maioria dos escritores suas obras são únicas, mas preste atenção no mercado. Existem concorrentes?
- A book proposal pode ser usada durante o processo de publicação do livro: Se bem elaborada, as informações contidas nessa ferramenta podem ajudar o departamento de marketing e de vendas entender o livro e criar estratégias. A proposal também servirá como referência para os textos de capa, campanha publicitária e pontos de venda.
- Você conhecerá melhor seu livro: Por conseguinte, saberá responder qual a estrutura, o tema e a linearidade da obra. Também será capaz de identificar problemas, antes mesmo de enviar o manuscrito a editoras e agências. Se escrito corretamente, você será capaz de dizer em poucas palavras do se trata sua obra e porque alguém deve comprar sua ideia.
Um book proposal consistente deve ter basicamente três partes e responder as seguintes perguntas:
- Do que se trata o livro?
- Em que mercado ele se enquadra?
- Por que você é gabaritado para escrever essa obra?
Além disso, no caso das obras ficcionais esteja preparado para apresentar a premissa do livro, o resumo de um parágrafo – provavelmente usado na carta de apresentação – e a sinopse.
Vamos começar a montar?
PARTE 1 – DO QUE SE TRATA O LIVRO
É interessante que você comece colocando as informações básicas como: o título do manuscrito, números de telefone e e-mail. Além disso, se você já tem um agente também deve colocar as informações de contato dele. Não se esqueça de que contato nunca é demais. Caso tenha outros livros publicados, pode listá-los.
Em seguida, coloque a premissa da sua obra. Ela deve mostrar a ideia principal do manuscrito e é bem pequena. Caso tenha dúvidas sobre o que é uma premissa, você pode consultar o volume do Book-in-a-Box Preparação do Escritor e Revisão da Primeira Versão.
O próximo item é um texto breve que dará uma visão geral sobre seu manuscrito. Ele pode ser similar a quarta capa do livro, ou seja, deve ser excitante, informativo e, principalmente, fazer alguém querer ler seu livro. Esse texto contará ao editor, de maneira sucinta, do que se trata o manuscrito, por que este é um projeto único e a qual mercado se destina. Procure trabalhar para que o texto tenha no máximo duas páginas.
Termine essa primeira parte dando outros detalhes sobre o manuscrito: quantas palavras tem o livro; o projeto terá fotos ou ilustrações; quem será responsável pela ilustração; etc.
PARTE 2 – EM QUE MERCADO O MANUSCRITO SE ENQUADRA
Entendemos que você é escritor, não profissional de marketing, também não esperamos que você solucione todos os problemas do livro, mas, nessa parte, avaliamos o interesse do escritor no mercado e se ele escreveu de forma consciente. Além disso, os argumentos aqui presentes poderão ser decisivos para que o editor opte por seu manuscrito em vez do da Mariazinha. Você perceberá que as informações que precisamos só poderão vir do próprio escritor, não tem nada a ver com um profissional qualificado.
– Qual o público-alvo do seu livro? É homem ou mulher? Qual a faixa etária? Você apostou em um nicho de mercado? Qual o gênero? Existe algum programa de televisão cujo público é o mesmo do seu livro? Mais uma vez pense com cuidado. Não adianta dizer que seu livro é apelativo para todo mundo. Nenhum livro é.
– Existem outros livros no mercado que abordam o mesmo tema que você? Por que seu livro pode ser considerado diferente dos concorrentes? Por favor, nunca diga que não existe outro livro como o seu. Dê uma espiadinha no tamanho do mercado, então, sempre existem concorrentes. É muito mais interessante você apresentar argumentos inteligentes do que usar o discurso: “MEU LIVRO É ÚNICO”.
PARTE 3 – POR QUE VOCÊ É GABARITADO PARA ESCREVER ESSA OBRA?
Essa parte é sobre você. Escreva seu currículo, diga por que você é qualificado para escrever a obra. Detalhe sua formação, mostre quais cursos na área de escrita você fez e o mais importante, detalhe sua plataforma. Mais uma vez repito: Não esperamos que você solucione todos os problemas do seu livro, mas é interessante o editor saber do que o autor que ele investirá é capaz.
Portanto, o que você fará para atingir seu público-alvo? O que já fez? Quais contatos já tem? Qual seu plano para ajudar no marketing do seu livro? É fato que autores que trabalham junto da editora têm muito mais chances de sucesso.
Nessa parte, sinta-se livre para dizer se você já deu entrevistas, palestras, se já participou de programas de rádio, televisão, se escreveu ou escreve para blogs e revistas – coloque o número de leitores –, se você já tem site e qual o tráfego. Desde que consistente, nessa parte vale tudo.
Por fim, acrescente dois capítulos iniciais que servirão como amostra do livro. Tenha certeza de que eles estão bem escritos e estruturados. A ideia é a perfeição. O editor avaliará tudo, se seu livro começou bem, a ideia, se a meta está sendo atingida e – claro! – a ortografia da obra.