EscritoresStorytelling

É melhor ser Ghost Writer ou autor? Como seguir em um dos dois caminhos

Sobre o que vamos falar?

  • Quais são os dois caminhos que você pode escolher para trabalhar com escrita quando o assunto é escrever livros? E o que é necessário para você seguir um dos dois caminhos?
  • No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é melhor: ser um Ghost Writer ou ser um autor de livros? Também vamos te mostrar o que é necessário para se dar bem no caminho que você escolher.
  • Você também vai conhecer as principais habilidades que um Ghost Writer e um autor de livros devem ter para se destacar e se tornarem referência no assunto.
  • A habilidade fundamental que todo escritor best-seller possui, com certeza é a de contar histórias. Se você quiser aprender a contar histórias que encantam pessoas, clique no botão abaixo e conheça o Kit de Storytelling:

Adquira já o Kit de Storytelling e se torne um mestre na arte de contar histórias!

 

Em praticamente todas as áreas de conhecimento ou do entretenimento, a escrita se mostra um mercado quente e com oportunidades pouco exploradas. Principalmente para aqueles que sempre sonharam em escrever livros.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Porém, isso não deve desanimar aqueles que desejam seguir carreira no mercado da escrita.

Por um simples motivo: somente no primeiro semestre de 2021 houve um aumento de 48,5% nas vendas de livros em todo território nacional.

Ou seja: o brasileiro pode estar voltando a ler mais livros do que antes. E essa é uma grande oportunidade para você que deseja trabalhar com a escrita – seja escrevendo para você mesmo ou escrevendo para outras pessoas.

Hoje, você vai conhecer dois caminhos que podem, com o crescimento do marketing digital, ser altamente lucrativos: o de Ghost Writer e o de autor de livros.



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é Ghost Writer?

O que é Ghost Writer?

Ghost Writer é um termo em inglês que significa escritor fantasma. E o que (ou melhor, quem) é esse escritor fantasma?

Pode parecer estranho, mas o Ghost Writer é o profissional que escreve o livro de outras pessoas, mas não recebe os créditos nem assina os livros que escreve. Mas, ele recebe sim um pagamento pelo seu trabalho.

Nem todo mundo escreve bem ou gosta de escrever. Para a maioria das pessoas, esse é um hábito difícil ou até desinteressante. Entenda que pouca gente escreve, mas muita gente publica livros.

Artistas, atletas, políticos, empresários e muitas das mais diversas celebridades assinam ou publicam livros, que na verdade foram escritos por um escritor-fantasma. Isso mesmo, a celebridade pode ter seu nome na capa de um livro, mesmo que não tenha se dado o trabalho de escrever.

 

Quais são as competências e virtudes de um Ghost Writer?

Quais são as competências e virtudes de um Ghost Writer?

Para entender as competências e qualidades de um escritor-fantasma, é necessário entender como o trabalho dele funciona na prática. Imagine que um youtuber muito famoso quer publicar um livro. Mas ele não escreve bem ou não gosta ou nem tempo para escrever. O que ele faz?

Contrata um Ghost Writer!

Mas o que você precisa ter para se tornar um bom escritor-fantasma procurado pelo mercado de livros no Brasil?

Confira abaixo algumas das principais competências de um escritor-fantasma.

 

Um bom Ghost Writer é um bom observador

A partir disso, o “escritor fantasma” contratado passa a escrever “na voz” do youtuber que o contratou, fazendo parecer que realmente foi o youtuber que escreveu. Você percebe como isso exige algumas qualidades únicas?

Para escrever de um jeito que demonstre o estilo e personalidade de outra pessoa, ele precisa entender como essa pessoa pensa e se expressa.

Isso exige boas capacidades de observar, analisar e interpretar os pensamentos e palavras dos outros.

Capacidade de Imaginação

Sem contar, é claro, da capacidade de imaginação. Porque o Ghost Writer conta a história de quem contratou o seu serviço.

E, por mais que ele escute outra pessoa contando, é necessário fazer um exercício exato de imaginação, para poder entender e escrever aquilo do jeito mais verdadeiro possível.

Saber imaginar é uma virtude essencial na carreira de um escritor-fantasma.

Dominar a escrita

O Ghost Writer existe por praticamente um motivo: nem todo mundo escreve, mas ele escreve. E escreve melhor que as outras pessoas. Repare que um escritor-fantasma não cria o conteúdo do livro. Ele dá forma ao conteúdo de outra pessoa. Sua escrita é o seu grande ponto forte.

Portanto, a principal virtude desse profissional é escrever bem – escrever melhor que as outras pessoas.

 

Por que essa profissão será cada vez mais lucrativa?

Por que essa profissão será cada vez mais lucrativa?

Por se basear no fato de que a maioria absoluta das pessoas não escreve bem ou simplesmente não escreve, a profissão de Ghost Writer sempre existiu e sempre existirá.

Há séculos, papas, imperadores, reis, presidentes e demais líderes já contavam com o trabalho de escritores-fantasmas para escreverem seus discursos, encíclicas, decretos e demais documentos importantes.

Mas, com a vinda da internet e a ascensão do marketing digital, essa se tornou uma profissão quente e com oportunidades vantajosas para quem quer atuar no mercado de livros.

Dominar o Storytelling pode ser um grande diferencial nas vendas do seu negócio. Por isso, ensinamos tudo sobre storytelling neste artigo. Clique aqui e leia.

A internet e o “tsunami” de celebridades

Com o grande crescimento da internet e das redes sociais como meios de comunicação, muito mais pessoas tiveram visibilidade e fama – algo que, diante da TV e rádio, era muito mais restrito. Em outras palavras: a internet criou um tsunami de celebridades.

E isso faz com que o Ghost Writer seja cada vez mais necessário; mais celebridades significam mais pessoas querendo eternizar suas memórias e pensamentos em livros. E adivinha quem essas pessoas vão chamar quando precisarem escrever?

Quanto mais a internet cresce e mais celebridades surgem, mais aquecido fica o mercado de escritores-fantasmas em todo o mundo.

 

O marketing digital e a função estratégica do Ghost Writer

O marketing digital e a função estratégica do Ghost Writer

Paralelo ao crescimento da internet e ao “tsunami” de celebridades, o marketing digital se expande mais a cada ano e ainda vê um vasto espaço para continuar crescendo.

Surge outra grande oportunidade para os Ghost Writers. Junto com o “tsunami” de celebridades veio também o tsunami de especialistas e de criadores de infoprodutos.

E esses mesmos especialistas e criadores passaram a ver a publicação de livros como excelentes ferramentas para promover suas imagens e aumentar autoridade e audiência.

O escritor-fantasma passa a ter uma função estratégica para alguns grandes players do mercado digital, que não tenham o hábito ou vontade de escrever seus livros.

O que é ser autor de livros?

Um autor de livros também é um escritor mas, diferente do Ghost Writer, ele não escreve para outras pessoas. O autor é quem escreve os seus próprios livros, com o seu próprio estilo e conteúdo.

Os autores costumam escrever sobre assuntos de seu interesse e, principalmente, de sua área de atuação.

 

Quais são as competências e virtudes necessárias a um autor?

Quais são as competências e virtudes necessárias a um autor?

Um bom autor também tem suas competências e precisa ter suas virtudes próprias. Afinal, são essas competências e virtudes que fazem a sua profissão, e todas elas estão ligadas a conteúdo e escrita.

O óbvio, mas essencial

A competência mais óbvia é… escrever. Mas saiba que isso não é tão simples. Escrever bem tem várias implicações: a gramática, o vocabulário, a estética, o estilo, a coerência, o repertório.

Escrever não é só colocar letras em uma tela ou papel. A escrita tem todo um universo que precisa ser dominado ao máximo pelo autor, principalmente quando falamos de contar histórias.

Ler, ler e ler

Os filósofos gregos já diziam que o ser humano é um ser mimético, ou seja: que aprende imitando. E é exatamente isso que acontece com um autor de livros.

Ele precisa ser apaixonado pela escrita e o único jeito disso acontecer é sendo apaixonado pela leitura.

Lendo, o autor passa a conviver com a escrita de forma dinâmica e íntima. E esse é o melhor caminho para desenvolver a sua escrita de maneira eficiente.

Ter conteúdo

De que adianta escrever bem e não ter o que escrever? O autor precisa ter um conteúdo digno de ser repassado e que tenha, digamos, o DNA, ou um sinal, da personalidade dele.

O conteúdo é a parte mais importante para um autor. Porque ele expressa quem o autor é, muito mais que o estilo da escrita.

O conteúdo pode ser de infinitos tipos: filosofia, literatura, arte, história, filmes, música, biografias, etc.

Mesmo não estando diretamente ligado à escrita, o conteúdo talvez seja a principal virtude de um autor, diferente do Ghost Writer.

 

Por que ser autor de livros pode ser lucrativo?

Por que ser autor de livros pode ser lucrativo?

Certamente alguém já te disse que, no Brasil, escrever não costuma dar dinheiro. Esse pessimismo tem seus motivos, mas já foi superado. Hoje em dia, muitos autores ganham dinheiro direta e indiretamente com suas publicações de livros.

Fato é que o crescimento da internet e do marketing digital também abriram portas para os autores de livros. Não só com a maior visibilidade e publicidade que as obras têm, mas por outra razão simples:

Eles deixaram o conhecimento e o entretenimento em alta. E nisso, surge a oportunidade para grandes profissionais se tornarem autores de livros e aproveitarem esse movimento. Por isso, escrever livros sobre sua área se tornou algo inteligente e muitas vezes bem lucrativo de se fazer.

Paulo Maccedo, após atuar em campanhas que venderam mais de 16 milhões de reais na internet, decidiu publicar o livro Copywriting – Volume 1. O livro foi um sucesso, vendeu mais de 25 mil cópias e se tornou um best seller.


E isso é possível para qualquer profissional de qualquer área. A escrita é, sim, um mercado quente e pode ser altamente lucrativo para você que quer ser autor de livros.

Descubra como se tornar um ótimo escritor

Para se tornar um ótimo escritor o primeiro passo é querer. Mas querer de verdade. Quando você quer uma coisa de verdade, você tem constância, disciplina e dedicação para fazer o que for necessário para alcançar o objetivo que você definiu.

Ser um ótimo escritor exige tudo isso e você precisa querer de verdade, se o seu objetivo for se tornar um autor publicado e aumentar as suas chances de se tornar um best-seller.

Por isso, separamos para você as principais dicas para se tornar um grande autor de livros. Confira abaixo.

Leia muito

Descubra como se tornar um ótimo escritor - Leia muito

Sim, é um conselho repetido. A leitura é o passo mais importante para a escrita. É lendo que você vai aprender a escrever. E isso exige vontade e disciplina.

Você deve ler todos os dias, nem que seja um pouquinho. Tome cuidado com as desculpas que você pode usar para não fazer isso.

O que chamamos de “falta de tempo” pode muito bem ser falta de foco, falta de vontade ou falta de disciplina. Leia com vontade e sem desculpas.

Estude

Estudar não é só ler. É buscar aprender. Então, estudar sobre a gramática e sobre estilos literários são ótimos caminhos para melhorar a sua escrita.

Sem contar, é claro, com o conteúdo. Estude o conteúdo sobre o qual você vai escrever. Quanto mais você souber ou dominar um assunto, melhor você vai escrever.

Muita gente aprende a escrever mas não tem o que escrever. Sinceramente, isso seria quase inútil.

 

Saiba contar histórias

Como ser um especialista em storytelling

Histórias são ferramentas muito poderosas. Elas têm uma grande capacidade de representar ideias e pensamentos de um jeito claro e fácil de entender. Além de terem um forte poder de prender a atenção e o interesse das pessoas.

Com a capacidade de contar histórias você explica o complexo de forma simples e deixa qualquer pessoa cativa e atenta ao que você está escrevendo.

Se você tem interesse em aprender a contar histórias de um jeito estratégico e eficiente, basta clicar no botão abaixo e conferir um pouco sobre o nosso kit de storytelling, com 3 livros que te ensinam as melhores maneiras de contar histórias na sua escrita.

 

Adquira já o Kit de Storytelling e domine a arte de contar histórias cativantes

Artigos relacionados
Storytelling

Descubra o Poder do Storytelling Estratégico para Engajar sua Audiência!

Descubra como o storytelling estratégico pode ser a chave para engajar sua audiência e fortalecer…
Saiba Mais
Storytelling

Desvendando o Poder do Storyselling na Comunicação Humana

O poder do storyselling se destaca na arte de contar histórias para vender um produto ou serviço e…
Saiba Mais
Storytelling

StorySelling: Aprenda essa habilidade para ter sucesso na carreira

Sobre o que vamos falar? Ter sucesso na carreira vai além de se dedicar mais, ser mais produtivo…
Saiba Mais