EscritoresStorytelling

6 tipos de narrativa que todo escritor deveria conhecer

Sobre o que vamos falar?

  • As narrativas são formas de contar determinada situação ou experiência. Um bom escritor é aquele que sabe o que é uma narrativa e quais são os principais tipos de narrativa. É isso que você vai conhecer neste artigo!
  • Além disso, você também vai saber diferenciar os tipos de narrativas dos gêneros literários, evitando cometer uma das maiores confusões que iniciantes no estudo da literatura cometem.
  • E mais: você também vai saber quais são as principais diferenças entre os vários tipos de narrativa e porque você precisa compreender cada modo de contar histórias antes de escrever um livro.
  • Quer saber como criar narrativas cativantes e alcançar um público de leitores amantes dos seus livros? Adquira agora o Kit de Storytelling clicando no botão abaixo.

Adquirir o Kit de Storytelling

“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”  Mário Quintana

Se você pensa em escrever livros ficcionais, que contem histórias cativantes e levem o seu leitor para um mundo completamente novo, o primeiro passo que você deve dar é conhecer os tipos de narrativas que existem.

Saber quais são os tipos de narrativas existentes vão te dar uma direção concreta na escrita da sua história, permitindo que você escreva um livro que possa ser classificado como romance, conto, crônica etc.

Diferente do que muitos pensam, este tipo de classificação não dificulta as coisas. Muito pelo contrário, as classificações facilitam a vida do leitor, na hora de escolher uma obra literária, e também o escritor, para saber de que forma contar a narrativa.

Portanto, se você quer saber o que é uma narrativa, como identificar quais são os tipos de narrativas e guiar seu trabalho por meio dessas classificações tão importantes, fique conosco até o final da leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

Quais são os 6 tipos de narrativas mais comuns?

Quais são os 6 tipos de narrativas mais comuns?

Romance

Pode-se dizer que o romance é o tipo de narrativa mais conhecido entre as pessoas, afinal, quem nunca ouviu falar de Dom Casmurro, ou teve que ler O Cortiço para ter um bom desempenho no vestibular?

Este tipo de narrativa é composta por um enredo, ambientação, personagens definidos, sequência temporal e marcado pela proximidade da realidade e pela continuidade e desdobramento das ações dos personagens. Ainda que seja uma narrativa ficcional, as experiências trazidas no romance se misturam com a realidade.

Podemos subdividir o romance em algumas categorias distintas, como: histórico, romântico, realista, naturalista e modernista – cada qual seguindo um conjunto de regras em comum, mas com suas particularidades.

Exemplos de romances: Orgulho e Preconceito (Jane Austen), Os Miseráveis (Victor Hugo), Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto), Anna Karenina (Liev Tolstói), Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe).

Conto

Os contos se assemelham, em certa medida, aos romances, por causa da sua aproximação da realidade. Contos são tipos de narrativas que, na maioria das vezes, contêm histórias que trazem ao leitor uma experiência possível e verossímil.

Assim como nos romances, os contos seguem a seguinte estrutura de narração: Introdução, Desenvolvimento, Clímax e Desfecho – o que dá uma forma lógica para o texto, facilitando a compreensão do leitor.

No entanto, as suas distinções dos romances referem-se à quantidade de personagens e pela extensão da narrativa. Diferente dos romances, os contos trazem uma quantidade menor de personagens e uma narrativa um tanto mais curta.

Exemplos de contos: O Alienista (Machado de Assis), O Homem que Sabia Javanês (Lima Barreto), O Príncipe Feliz (Oscar Wilde), Noites do Subterrâneo (Fiódor Dostoiévski), Porão e Sobrado (Lygia Fagundes).

Novela

As novelas são um dos tipos de narrativas mais peculiares que temos, pois seguem um padrão de elementos pouco similares aos romances e contos, o que torna este tipo de narrativa fácil de se identificar.

As novelas se caracterizam, em geral, por dois elementos principais: menor quantidade de personagens que o romance e maiores desdobramentos das ações dos personagens que os contos.

Podemos dizer que as novelas são um “meio termo” entre as duas categorias de tipos narrativos.

Exemplos de novelas: A Metamorfose (Franz Kafka), A Fera na Selva (Henry James), O Fantasma da Ópera (Gaston Leroux), Um Copo de Cólera (Raduan Nassar), Terra e Cinzas (Atiq Rahimi).

Crônica

Crônica - 6 tipos de narrativa que todo escritor deveria conhecer

A crônica é um tipo de narrativa inconfundível, pois seus elementos são bastante distintos de todos os anteriores. Crônicas são marcadas pela exposição de situações do cotidiano, com um fundo humorístico ou crítico.

As crônicas possuem elementos narrativos singulares, alguns deles são: textos curtos, linguagem simples, poucos personagem, crítica sobre contextos e situações cotidianas e humor sarcástico ou irônico.

Exemplos de crônicas: A Sensível (Clarice Lispector), O Amor e a Morte (Carlos Heitor Cony), Furto de Flor (Carlos Drummond de Andrade), O Pavão (Rubem Braga).

Lenda

Lendas não são tipos de narrativas escritas por algum autor, ou publicadas em algum livro. Lendas são essencialmente tradicionais, são narrativas que passam “de boca em boca”, e tem a função de explicar fatos misteriosos.

As lendas fundem em suas narrativas elementos reais com elementos imaginários ou fantásticos, em grande parte das vezes, criando histórias que retratam fenômenos sobrenaturais.

As lendas podem ser classificadas como folclóricas e urbanas. Algumas das mais conhecidas são: lenda do Curupira, lenda do Lobisomem, lenda do Chupa-Cabra, lenda da Loira do Banheiro.

Fábula

As fábulas são tipos de narrativas ficcionais essencialmente alegóricas. Ou seja, que utilizam de símbolos e representações para expor determinada situação, acompanhada de uma lição de moral.

Essas alegorias são construídas utilizando animais que possuem características humanas, e possam representar comportamentos, como: ganância, humildade, soberba, astúcia, sabedoria.

Diferente das lendas, as fábulas são escritas por autores, como Monteiro Lobato e Millôr Fernandes, ao invés de surgirem da tradição popular.

Algumas das fábulas mais famosas que conhecemos são: A Cigarra e a Formiga, A Raposa e o Corvo, O Leão e o Rato, Lebre e a Tartaruga.

+ Dica: Se você utiliza de canais digitais para promover seu trabalho, leia o nosso artigo “Por que devo usar o Storytelling em vendas e marketing?” e turbine o seu negócio!

 

O que é uma narrativa?

O que é uma narrativa?

Uma narrativa nada mais é que a exposição de uma sequência de acontecimentos para um ou mais interlocutores. Narrativas podem se basear em fatos reais ou fictícios, podendo fatos jornalísticos ou históricos serem considerados como formas de narrativas.

No entanto, trataremos neste artigo dos tipos de narrativas relativos estritamente às obras literárias ficcionais, que compõem a disciplina que conhecemos como Literatura.

Neste caso, as narrativas se tratam de diferentes maneiras de contar histórias. Elas são geralmente classificadas de acordo com a sua forma: um romance possui uma estrutura em prosa, enquanto um poema é contado em versos, por exemplo.

Em poucas palavras: os tipos de narrativas são classificações destes vários modos de contar histórias e levam em consideração características como o tamanho da narrativa, a quantidade de personagens e a intenção do autor.

Atenção: tipos de narrativas não se tratam de gêneros literários. Muitas pessoas interessadas no assunto acabam se confundindo. Para que você também não se confunda, confira abaixo as principais diferenças entre tipo de narrativa e gênero literário.

+ Dica: As narrativas são ótimas ferramentas de persuasão e influência. Se você quer utilizá-las de maneira eficiente na sua carreira, leia o artigo “Storytelling: o que é, como funciona e como aplicar no marketing da sua empresa”.

Gêneros literários e tipos de narrativas

Gêneros literários e tipos de narrativas

As classes narrativas e os gêneros literários estão interligados entre si, pois são temas que, de certo modo, se referem à mesma coisa: a arte de contar histórias.

Os filósofos gregos Platão e Aristóteles foram os primeiros pensadores que conseguiram classificar os gêneros literários. Suas classificações seguiram uma maneira de ensino que buscava a maior didática possível.

Os dois sábios da Grécia Antiga, portanto, definiram os gêneros literários como: Lírico, Épico e Dramático (que pode ser memorizado pela sigla LED).

Gênero lírico

O gênero lírico nada mais é do que a poesia, composta por versos e estrofes. Um grande exemplo de obras de gênero lírico é Antologia Poética, de Vinicius de Moraes – um dos maiores poetas brasileiros do século XX.

Gênero épico

O gênero épico teve origem nas grandes epopéias, como A Ilíada, de Homero, e atualmente se refere aos tipos de narrativa que conhecemos como romances, contos, crônicas etc. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, por exemplo, é um dos exemplos de obras épicas.

A grande marca do gênero épico é justamente a exposição de narrativas fictícias, na forma de prosa. O famoso “era uma vez”, seguido de capítulos que seguem uma sequência lógica e temporal.

         +DICA: Descubra agora quais os melhores livros de copywriting para quem quer se tornar referência no mercado e ser um profissional altamente requisitado clicando aqui.

Gênero dramático

O gênero dramático se refere ao teatro, que se subdivide em categorias, como a comédia, a farsa e a tragédia. Obras deste gênero são caracterizadas pelos atos, cenas e distinção de personagens e suas falas. Um exemplo de obra de gênero dramático é Édipo Rei, de Sófocles.

Tipos de narrativa

Os tipos de narrativa a que nos referimos são aqueles que derivam do gênero épico, ou seja, das histórias contadas de maneira fictícia, que se classificam em romance, conto, novela, crônica, lenda e fábula.

Conheça cada tipo de narrativa e suas peculiaridades logo abaixo.

 

Por que compreender cada tipo de narrativa?

Por que compreender cada tipo de narrativa?

Se você já se imaginou escrevendo e publicando livros e sabe que tem grande potencial para contar boas histórias, é fundamental que você compreenda quais são todos os tipos de narrativas.

Ao compreender os tipos de narrativas, você consegue saber qual forma dar às histórias que você pretende contar. Identificando isso, você também irá determinar o seu público: pessoas que leem mais romances, ou que leem outro tipo de narrativa.

Assumindo que o mercado literário no Brasil gera mais de 2,2 bilhões de reais todos os anos, saber para qual público de leitores oferecer os seus livros é muito importante para o seu sucesso como escritor.

 

Domine a sua narrativa!

Domine a sua narrativa!

O domínio do Storytelling (a arte de contar histórias) é uma habilidade que não pode faltar para escritores, especialmente àqueles que pretendem escrever romances, contos, ou qualquer um dos tipos de narrativa.

Portanto, se você quer escrever histórias que cativem os seus leitores, fazendo com que eles se tornem verdadeiros fãs das suas obras, aprender quais são as melhores técnicas de Storytelling é extremamente importante.

Para que você aprenda a utilizar essas técnicas, a DVS Editora oferece um Kit de livros focados em Storytelling, com a coleção completa da edição 5 Lições de Storytelling. Obtendo este Kit, você terá em mãos os seguintes livros:


Adquira já estes três livros sensacionais clicando no botão abaixo!

Quero Me Tornar Um Escritor De Excelência E Contar Histórias Cativantes!

Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais

Livros de Storytelling: Quais são os melhores livros sobre storytelling?

O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões.

Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas.

Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.

 

5 Lições de Storytelling – O Best-Seller

5 Lições de Storytelling - O Best-Seller

James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller.

O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller

 

5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia

Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos.

Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

 

5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas

Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além.

Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente.

Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado.

Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.

Compre o 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

 

Kit Storytelling

De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa.

Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas.

Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua.

Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:

  • 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller;
  • 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia;
  • 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Se você quer dominar o poder do storytelling e aprender como usá-lo para gerar mais vendas, adquira o nosso Kit de Storytelling.

Ao adquirir o Kit de Storytelling, você recebe diretamente na sua casa todos os três livros sobre storytelling que recomendamos no texto. Para isso, clique no botão abaixo:

Adquira o Kit de Storytelling

Artigos relacionados
Storytelling

Descubra o Poder do Storytelling Estratégico para Engajar sua Audiência!

Descubra como o storytelling estratégico pode ser a chave para engajar sua audiência e fortalecer…
Saiba Mais
Storytelling

Desvendando o Poder do Storyselling na Comunicação Humana

O poder do storyselling se destaca na arte de contar histórias para vender um produto ou serviço e…
Saiba Mais
Storytelling

StorySelling: Aprenda essa habilidade para ter sucesso na carreira

Sobre o que vamos falar? Ter sucesso na carreira vai além de se dedicar mais, ser mais produtivo…
Saiba Mais