Menu

Calma! Uma monografia pode ser fácil

Em entrevista para a 96 fm de Bauru, a autora da obra Monografia Fácil (DVS Editora), Ana Lúcia Rodrigues, fala das técnicas para facilitar a produção de monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.


 

Ana Lúcia Rodrigues da Silva é a autora de Monografia Fácil. O livro tem como objetivo apresentar uma metodologia diferenciada para facilitar a elaboração de monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. A metodologia proposta contempla princípios andragógicos, ferramentas da qualidade e ferramentas de comunicação à distância, sugerindo ainda uma sistemática para a formalização das interações pessoal e virtual entre os alunos e o professor orientador, além de novos métodos para aprendizagem e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
Destaca-se a disponibilidade de exercícios para cada uma das fases envolvidas na elaboração de monografias. As ferramentas da qualidade são aplicadas nas diferentes etapas da monografia, proporcionando uma análise objetiva das variáveis envolvidas em todo o processo de construção do trabalho. Desta forma, este livro apresenta soluções para facilitar o processo de elaboração de monografia, podendo ser aplicado para os trabalhos de graduação e pós-graduação, incluindo, dissertação de mestrado e teses de doutorado.

9 COMMENTS

    O problema da problemática dos trabalhos de pesquisa acadêmica
    Certa vez um professor me contou essa historia que ele disse que sempre contava a todos os seus alunos que estavam fazendo artigos, projetos de pesquisa, monografias e etc. Achei muito oportuna para quem sabe tentar ajudar a vencer esses monstros que a consciência acadêmica criou com o passar do tempo.
    Imagine, você residindo em Manaus, e um amigo seu de outro estado ligue pra você dizendo que quer ir a Parintins e lhe pergunta como fazer para chegar. Você responderia dizendo que El tem duas opções; ele poderia vim de avião para Manaus e daqui pegar outro avião ou um barco para Parintins, ou que ele poderia ia para Belém e de lá pegar um avião ou um barco para chegar a Parintins. Ai quando você menos espera seu amigo, que já se encontra em Parintins, liga pra você muito aborrecido, pois não estava a época da festa do boi.
    Passa um tempo e no ano seguinte seu amigo liga de novo pra você dizendo que quer ir à festa do boi-bumbá de Parintins. Ai, uma vez que ele já sabe como chegar a Parintins pela experiência do ano passado, você responde a ele que basta que ele visite a cidade na ultima semana do mês de junho, que é quando se dá a realização da festa do boi-bumbá.
    Satisfeito por de essa vez ter ajudado seu amigo a se divertir você recebe uma ligação dele, novamente aborrecido, pois ele queria brincar junto com os integrantes que estavam na arena e não podia.
    Terceiro ano de turismo do seu amigo, ele liga pra você dizendo que vai a Manaus e de lá para Parintins, na ultima semana do mês de junho e queria saber como poder participar do evento como integrante de um dos bois que ele se identificou mais. Você responderia que para isso ele teria que chegar um pouco mais cedo em Manaus, se inscrever frente à organização do boi de sua preferência, conhecer as regras do festival e participar de uma quantidade mínima exigida de ensaios.

    Moral da historia, o segredo do problema de pesquisa esta mais em que como se formula a pergunta, para se saber exatamente onde tem que chegar. Para alcançar o objetivo proposto você deve saber fazer as perguntas certas.
    Procure coisas simples de fazer, de fácil acesso, literatura e dados disponíveis (assuntos muito atuais são mais difíceis de trabalhar por falta de referência), não precisa escrever uma enciclopédia, busque algo de seu interesse, pois se não gosta do assunto a ser trabalhado isso será mais uma barreira a ser vencida. se você trabalha e não tem tempo evite o Maximo possível assuntos nos quais você terá que fazer visitas ou deslocamentos em horários que você não poderá ir por estar trabalhando e para isso não precisa mudar de assunto, basta formular o problema(as perguntas) e adequar a sua realidade, rever os objetivos.
    E lembre-se, você pode até mudar o mundo com a sua monografia, mas preocupe-se primeiro em concluí-la e se formar.

    Muito bom, gostei do artigo, vou recomendar seu site!

    Adorei as dicas, vou aplicar!

    como apresentar monografia

    que fantásticas dicas, esse tema com certeza deve gerar confusão na cabeça de muita gente

    Confesso que quando li o titulo senti um pouco de raiva rs, estou a meses me matando tentando terminar a minha monografia, bem como procurando dicas de como apresentar ela da maneira correta, e suas dicas me tranquilizaram. Muito obrigado por compartilhar!

    Olá tudo bem?
    Nesta hora toda ajuda é bem vinda hehehe
    Por mais que nos preparamos, mas sempre dá aquele arrepio.
    Espero com essa ajuda fazer um trabalho com mais calma.
    Abraços

    Eu que fiz minha monografia, foi difícil mais consegui e na apresentação tirei nota 9,5…e posso te dizer que foi este artigo que me ajudou e muito, recomendadíssimo.

    Nossa muito bom as dicas, estou começando a fazer minha monografia e estas dicas irão me ajudar e muito, grata.

    Como fazer uma monografia passo a passo

    Olá, adorei o artigo. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top