Mídias Sociais

Passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes

Sobre o que vamos falar?

  • Se um gestor de mídias sociais quer fazer com que as redes sociais de seus clientes tenham um grande engajamento, ele precisa seguir todas as etapas de planejamento e produção de conteúdo.
  • Neste artigo, você irá ler sobre as principais etapas que um gestor de mídias sociais precisa passar para conseguir criar um conteúdo de alta qualidade e gerar engajamento para várias contas ao mesmo tempo.
  • Conseguir administrar várias contas de diferentes marcas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do seu trabalho, pode ser uma realidade! Então, siga o passo a passo logo abaixo.

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“O conceito de Mídias Sociais diz respeito a pessoas, não a tecnologia” – Christopher Barger, no Livro ‘O Estrategista em Mídias Sociais’

O mercado digital aumentou exponencialmente nos últimos anos, e, com isso, muitas empresas decidiram começar a vender pela internet, especialmente através das redes sociais.

Com todo esse avanço, a demanda por profissionais gestores de mídias sociais (os chamados Social Media) só aumentou, abrindo novas oportunidades para quem deseja trabalhar com Marketing Digital.

Por causa dessa demanda, o trabalho de Social Media ganhou muito destaque no mercado digital, fazendo com que muitas empresas disputassem por profissionais qualificados.

Portanto, se você deseja trabalhar ou já trabalha com gestão de mídias sociais e quer aprender quais as principais etapas para gerir bem as redes sociais dos clientes, leia este conteúdo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Passo 1: Conheça os pontos centrais para montar estratégias de Mídias Sociais

Conheça os pontos centrais para montar estratégias de Mídias Sociais - Passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes

Existem alguns pontos que são centrais na gestão de mídias sociais.

Esses pontos são a verdadeira chave para ter sucesso na área.

Confira abaixo quais pontos são estes:

Consistência

Um trabalho de gestão de mídias sociais precisa, necessariamente, ser consistente, tanto na frequência da produção de conteúdo quanto na análise de métricas.

Isso é importante por dois principais motivos:

  1.  Para gerar e manter o relacionamento com a audiência;
  2. Para que o algoritmo das redes sociais distribua o seu conteúdo para mais pessoas.

Só assim uma marca consegue adquirir mais seguidores nas redes sociais.

Se o Social Media não consegue manter a frequência e qualidade dos posts, a entrega e o engajamento diminuem.

É importante deixar claro que Mídia Social e Marketing andam juntos; não há como fazer uma gestão das redes, com engajamento e vendas, sem usar o Marketing – é isso que Júlia Munhoz explica no seu Livro Instagram para Negócios.

Distribuição de conteúdo

A distribuição de conteúdo é fundamental para o sucesso do trabalho de um gestor de mídias sociais.

A função do conteúdo publicado na rede social é a de gerar relacionamento com o público, educando-o sobre o segmento da empresa e aumentando o desejo de compra.

Através do conteúdo de uma determinada marca, o público tem contato direto com o que aquela empresa faz e, possivelmente, se interessará pelo serviço ou produto dela.

Além disso, um conteúdo de qualidade publicado nas mídias de uma marca também passa credibilidade e autoridade, criando confiança nas pessoas que seguem ou começam a seguir o perfil.

A importância do Engajamento

Outro ponto importante que um social media precisa entender é que uma rede social precisa de engajamento para conseguir uma audiência maior.

E, para que isso aconteça, é essencial que o profissional tenha consistência na produção de conteúdo e saiba como distribuí-lo da melhor forma para os seguidores.

Para que o engajamento seja maior, existem algumas ferramentas que as redes sociais, especialmente o Facebook e o Instagram, disponibilizam, como: lives, vídeos curtos, IGTV (Instagram), stories e etc.

Analisar posts que mais engajaram e criar uma linha de conteúdo baseada nesse interesse do público também é essencial para manter o envolvimento desses seguidores e aumentar as vendas.

Se quiser se aprofundar nesses 3 pilares (Consistência, Distribuição de Conteúdo e Engajamento), eles estão detalhados no Livro Instagram para Negócios, da Júlia Munhoz.

 

Passo 2: Planejamento de conteúdo

Planejamento de conteúdo - Passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes

Após entender os principais pontos que fazem parte do trabalho de um gestor de mídias sociais, o próximo passo é saber como planejar o conteúdo.

A principal atividade de um gestor de redes sociais é exatamente o planejamento de um conteúdo estratégico e, em alguns casos, a criação do conteúdo também.

O planejamento de conteúdo começa pela definição da linha editorial.

A linha editorial define os principais temas, títulos e tipos de conteúdos que serão tratados na rede social de alguma marca.

É a linha editorial de conteúdo que ditará todos os tipos de postagens que serão feitas.

Mas atenção: o social media precisa criar a linha editorial com base nos interesses do público da marca.

Após a definição da linha editorial, o gestor precisa criar um calendário editorial.

Calendário editorial é a linha editorial com datas e horários marcados para postar o conteúdo.

No calendário editorial, é ideal que cada post tenha especificado: tema do post, título, hashtags, objetivo do post e categoria.

Assim, a produção de conteúdo fica mais fácil e fluida, seguindo um caminho lógico já traçado na etapa de planejamento.

Uma das grandes vantagens de criar um calendário editorial é que o trabalho é feito com disciplina e antes do prazo.

Importante!

Durante o calendário editorial, o gestor define também os tipos de conteúdo. Vale lembrar que os vídeos estão em alta não só no YouTube e TikTok, como também no Facebook e Instagram.

Para quem usa o Instagram, por exemplo, é importante saber que a rede tem valorizado bastante os perfis que usam vídeos na plataforma, como os famosos Reels e IGTV.

No Livro “Vídeos que Vendem”, Camilo Coutinho explica todos os passos para criar vídeos poderosos e de alta conversão em qualquer rede social.

 

       +DICA:  Saiba como se tornar um gestor de mídias sociais e mudar completamente a sua carreira sem sair de casa.

Passo 3: Produção de conteúdo

Produção de conteúdo - Passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes

Feito o planejamento, o próximo passo é produzir o conteúdo.

Para ser produtivo e gerir várias contas ao mesmo tempo, é preciso seguir algumas dicas muito importantes. Confira:

1. Utilize plataformas de otimização de tempo

Existem muitas plataformas que podem ajudar o social media a gerir melhor os seus projetos, como:

Essas ferramentas são essenciais para o social media que precisa estabelecer metas diárias de trabalho e ter total controle dos seus projetos.

Para otimizar o tempo, principalmente em casos de gerir muitas contas, o gestor de conteúdo precisa saber delegar funções e estar disposto a sair um pouco do operacional. Essa é uma dica valiosa do Livro O Estrategista em Mídias Sociais.

2. Adiante a maioria dos seus trabalhos

A pior coisa que pode acontecer no trabalho de um gestor de mídias sociais é ele perder o controle dos seus projetos e deixar para produzir todas as postagens em cima da hora.

Por isso que, ao elaborar o calendário editorial, é importante que o Social Media antecipe a produção do conteúdo e consiga entregar todas as postagens para a aprovação do cliente antes do prazo.

Muitos gestores de mídias sociais acabam demorando para entregar os posts porque tentam ser extremamente criativos, mas, para entregar conteúdos de alta qualidade, o necessário mesmo é a transparência.

Autenticidade é bom, mas uma conexão sincera com o público vale mais e gera resultados maiores também.

3. Domine as principais ferramentas de design

Na maioria dos casos, o trabalho do Social Media envolve a criação de boas imagens para os posts.

Por isso, dominar as principais ferramentas de design é fundamental.

Algumas ferramentas que pode fazer parte da rotina do Social Media são as seguintes:

  • Photoshop;
  • Canva;
  • PixelLab;
  • Photopia;
  • Vsco;
  • Vimeo;
  • Godaddy Studio.

Além de dominar essas ferramentas, é ideal que o social media entenda sobre os princípios do design:

  • Equilíbrio;
  • Contraste;
  • Ênfase;
  • Movimento;
  • Repetição;
  • Hierarquia;
  • Harmonia.

4. Evite distrações enquanto trabalha

Já falamos isso no conteúdo anterior, sobre gestão de mídias sociais, mas vale lembrar aqui também:

Na hora de produzir, você precisa deixar de lado tudo que vai te atrapalhar enquanto você estiver produzindo: celular, televisão, conversas paralelas e tudo o que te impede de focar totalmente no trabalho.

Se preciso, utilize aparelhos abafadores de ruídos ou escute músicas calmas para se concentrar enquanto estiver trabalhando.

Além disso, tire um momento do seu dia, de preferência na parte da manhã, para dar um foco maior na produção de conteúdo.

O ideal é que você use o tempo em que mais tem energia para fazer os seus trabalhos – principalmente os mais difíceis.

 

Passo 4: Monitoramento e métricas

Monitoramento e métricas - Passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes

Feita a produção do conteúdo, o próximo passo é monitorar o desempenho das estratégias utilizadas e da própria produção.

Um gestor de mídias sociais precisa ter em mente que cuidar de uma rede social não é apenas explorar os meios de engajamento e produzir conteúdo.

O trabalho dele também envolve o monitoramento e a análise de métricas, como: número de curtidas e comentários, visualizações de stories, alcance do perfil, entre outros dados importantes.

Analisando esses dados, o gestor de mídias consegue saber se a sua gestão realmente está tendo sucesso.

Os principais indicadores de que uma rede social está tendo uma boa gestão são os seguintes:

  • Alcance: mede quanto do conteúdo está sendo distribuído para os usuários;
  • Tráfego: mede quantas pessoas estão chegando no perfil da marca através de publicações ou anúncios;
  • Taxa de conversão: mede quantas pessoas passaram a se tornar leads ou clientes da marca através de sua rede social;
  • ROI (Retorno do Investimento): mede a porcentagem de lucro obtida sobre o investimento em anúncios nas redes sociais;
  • Engajamento: mede o número de interações totais do público com a marca. São medidas métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos do conteúdo do perfil.


Além disso, o gestor precisa ficar de olho em quantas pessoas estão salvando e compartilhando o conteúdo e quais conteúdos estão com taxas menores ou maiores para cada indicador.

 

Como se tornar um social media de sucesso

Como se tornar um social media de sucesso - Passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes

Se você quer se tornar um gestor de mídias sociais que consegue gerir muitas contas ao mesmo tempo e lucrar muito com a ascensão do Marketing Digital… é importante que você entenda o seguinte:

Só alcança o sucesso o profissional, quem sai do achismo e começa a se aprofundar de verdade em uma habilidade específica.

Portanto, se você já é ou quer se tornar um social media, saiba que estudar, se especializar e conhecer as redes sociais no detalhe, são práticas que vão te diferenciar do mercado.

Se é isso que você quer, faça o seguinte: clique no botão abaixo e adquira agora o Kit Essencial para se tornar Especialista em Mídias Sociais.

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