Liderança

Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa

Sobre o que vamos falar?

  • Você sabe qual é a função de um líder em uma equipe? O líder é aquele que busca desenvolver os seus liderados no que eles mais são capazes e fazer deles futuros líderes de suas equipes.
  • Leia neste artigo quais são as principais habilidades e virtudes que uma pessoa precisa ter para se tornar um verdadeiro líder e desenvolver os outros.
  • Liderança é muito mais que ter a habilidade de gerir pessoas e concretizar projetos. Antes de tudo, liderança é uma postura diante da vida!

Adquira já o livro 360° de influência’

Habilidades de liderança ou virtudes? Como um líder se desenvolve e aprende a desenvolver outras pessoas? Hoje, vamos abordar o assunto de uma forma única. Então, não pule a introdução se você quer, verdadeiramente, liderar.

Se você está buscando habilidades de liderança para apenas assumir um cargo e fazer as pessoas aceitem tudo o que você fala, não siga com essa leitura..

Nós poderíamos, facilmente, te falar as “habilidades de um líder” que as empresas procuram, mas temos uma ideia muito diferente do assunto, que parte de alguns princípios. O primeiro deles é:

Um verdadeiro líder assume essa posição e tem essa postura em qualquer lugar, não só na empresa.

Ou seja: se você “lidera” em uma empresa, mas não toma as mesmas boas atitudes em casa, na faculdade ou em qualquer outro meio, você está vivendo de fachada.

Bom, mas de que isso nos importa? Simples: se você receber o manual das habilidades de um líder, você vai, facilmente, se tornar igual a tantos por aí e, no fim das contas, não vai se sentir completo e isso vai te destruir.

Nós não queremos te dar um manual para a destruição, queremos o oposto: que você se torne um líder completo e alcance a felicidade – ou, como disse Aristóteles, o sumo bem.

Vamos te explicar como conseguir tudo isso neste artigo. Preparado? Então, vamos lá!

ATENÇÃO: Esse conteúdo é denso, então se você ainda está no início da busca por habilidades de liderança, recomendamos que você clique aqui e leia o texto anterior e depois leia este conteúdo com mais atenção, papel e caneta na mão.


Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Um verdadeiro líder busca o sumo bem antes das habilidades

Um verdadeiro líder busca o sumo bem antes das habilidades - Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa

As pessoas tratam a busca pela felicidade e pela liderança como se fosse algo completamente novo, disruptivo e moderno. Mas a realidade é que Aristóteles já explica isso há tempos, quando fala sobre o sumo bem.

No livro “Ética a Nicômaco”, Aristóteles nos diz que o maior bem desejado pelos homens é a felicidade e que esse é o fim (a finalidade) das ações humanas.

Na filosofia aristotélica, entendemos que a finalidade de algo é o bem e que todas as ações (atitudes, hábitos) tendem a um bem.

Existe o sumo bem, que é o fim último e não depende de nenhum outro; este só pode ser avaliado depois da morte. Assim como existe o bem de cada arte – como a de liderar, por exemplo.

Aristóteles explica que a finalidade da medicina é a saúde. A finalidade da construção naval é a embarcação. A finalidade de um general é a vitória. A finalidade da economia doméstica é a riqueza.


Agora que você já sabe isso, vire a chave, esqueça um pouco as habilidades de liderança e pense:

 

Qual é a finalidade de um líder?

Qual é a finalidade de um líder? - Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa

A finalidade de um verdadeiro líder é desenvolver pessoas e, quem sabe, formar outros líderes.

Não basta apenas conhecer um conjuntinho de habilidades replicável em uma empresa. Você só consegue saber quais ações precisa tomar para se tornar um líder, quando entende a finalidade da arte de liderar; o bem que deseja alcançar.

Com essa finalidade, você consegue fazer o que Aristóteles entende ser o caminho da felicidade, que não são os bens materiais ou os prazeres da vida, mas sim a execução prática da razão.

A função de todo ser humano é raciocinar de acordo com a alma e, com isso, buscar o sumo bem – porque a característica de raciocinar foi dada a nós.

Se a felicidade é o que todos buscamos e só pode ser alcançada através do bem, o que devemos fazer para chegar ao bem? Simples: seguir os parâmetros éticos.

A ética motiva, distorce, disciplina ou orienta o comportamento humano, seguindo normas, valores, exortações e prescrições.

Mas esse “conjunto de regras” e preceitos sobre a vida moral é natural para uma parcela das pessoas: as virtuosas.


Por isso, em vez de buscar a ética, com regrinhas, habilidades de liderança e manuais modernos, um líder deve seguir o caminho da virtude – e as competências / habilidades, automaticamente, o acompanharão.

Diferença entre habilidades de liderança e virtudes

Diferença entre habilidades de liderança e virtudes - Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa

A habilidade é a capacidade de fazer alguma coisa, a competência. A virtude é a excelência moral e de conduta, que segue o que é correto e desejável.

A virtude vem com a escolha dos atos que serão praticados e de hábitos, que são firmados pela repetição; é com a repetição desses hábitos que o líder é conduzido à ação reta e virtuosa.

Ou seja: para Aristóteles, a virtude só é alcançada com hábitos e ela é a forma mais plena de excelência moral.

Da virtude, surge qualquer habilidade. E aqui está um ouro que ninguém vai te falar sobre habilidades de liderança:

Habilidade pode ser fazer uma ação virtuosa, mas não te torna virtuoso.

Quer um exemplo? Se você toma uma ação virtuosa em um lugar, mas no outro não, replica que nem um papagaio e toma apenas essas atitudes, então você não se tornou virtuoso ainda.

E o grande problema disso é que a falta das virtudes vão te levar a frustrações e problemas pessoais e profissionais – mesmo que você seja uma pessoa ‘de sucesso’ e cheia de riquezas.

Um empresário ou líder precisa ser virtuoso, pois só conseguimos desenvolver pessoas quando já somos desenvolvidos.

Com essas virtudes, você consegue ser líder de verdade e desenvolver essas mesmas virtudes em seus liderados, que vão te acompanhar e crescer junto com você.

       +DICA: Quer saber como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira, acesse este artigo

A virtude está no meio

Aristóteles também explica que existem 3 tendências e que só conseguimos alcançar a virtude por uma delas:

  • Falta
  • Excesso
  • Justa Medida / Meio (virtude)

Exemplo: você vai a um self service, baratinho, não tem limite de dinheiro. Você pode pegar o que quiser e comer tudo o que tiver vontade. Se você lotar seu prato, mesmo sem vontade de comer, então você está no excesso.

Se você colocar pouco, mesmo sabendo que tem mais apetite e que deveria se alimentar mais para conseguir viver bem, só por querer economizar, você está na falta.

Se você colocar no seu prato o suficiente para saciar sua fome e se sentir bem, satisfeito, você está na justa medida, na virtude.

Uma pessoa virtuosa não precisa de leis. Ela já segue as condutas corretas – e as busca sempre. Um líder é virtuoso e as habilidades chegam depois.

 

Habilidades de liderança para um líder comum

Habilidades de liderança para um líder comum - Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa

Agora que você já tem as informações que precisa, você tem dois caminhos:

  1. Ler o restante do conteúdo e entender como é um líder virtuoso;
  2. Continuar na sua busca incansável das habilidades de um líder.

De qualquer maneira, se você quer o 2º caminho, aqui está a resposta para o que você procura, porque essas são as habilidades de liderança para quem quer ser comum:

  • Tomada de decisões
  • Argumentos convincentes
  • Contar histórias
  • Redação e linguagem
  • Inteligência Emocional e Social
  • Comunicação Oral
  • Economia
  • Posição de liderança
  • Rapport
  • Armas da Persuasão


Tudo isso você consegue aprender em livros de liderança e aplicar no dia a dia para liderar uma empresa com afinco, ser respeitado e conseguir ‘sucesso’.

 

As habilidades de liderança de um virtuoso

“Não voes como ave de capoeira quando podes subir como as águias”

Josemaria Escrivá, Caminho, n. 7

Em outras palavras: “Não busque ter apenas habilidades, quando você pode ser virtuoso e, portanto, excelente.”

As habilidades de liderança acontecem, quando um virtuoso pensa em duas coisas:

  1. Quer crescer e quer fazer coisas grandes, para ser próspero.
  2. Desenvolve as pessoas e contamina os liderados com o desejo de grandeza.

Sabendo disso, um líder virtuoso consegue:

  • Identificar possibilidades, probabilidades, demanda e oportunidades de crescimento;
  • Precisa de crescimento pessoal, para liderar pelo exemplo – quando falamos em crescer, estamos falando diretamente em se tornar excelente em todas as ações e buscar por isso;
  • Desenvolver as pessoas (para não crescer sozinho) e isso só é feito com excelência por meio das virtudes;
  • Contratar palestrantes de liderança não funciona para desenvolver pessoas, já que o líder precisa ‘ser para ensinar’ e os liderados só seguem o que enxergam como exemplo.
  • Ter objetivos e planos;
  • Agora que as pessoas entendem que precisam ser virtuosas, os liderados vão começar a busca pela excelência por si só;
  • Nesse momento, o líder executa o plano de crescimento.

Um verdadeiro líder também tem habilidades de liderança únicas quando é virtuoso, como:

  • Olhar pro futuro (para saber onde vai), analisar o passado (usa como informação base para saber se ou o que é possível) e enxergar o presente (circunstâncias e possibilidades para executar novos planos);
  • Ser estrategista ou planejador para que a execução seja boa e tenha processos bem definidos – isso deixa tudo mais claro para os liderados e eles sabem o que é esperado em cada situação;
  • Saber se organizar de forma independente – assim como é explicado no livro 360 Graus de Influência;
  • Na hora de executar, as pessoas vão fazer errado e vão surgir problemas. Então, o líder precisa: “Buscar por si mesmo as soluções para os problemas cotidianos” , “E ter iniciativa para colocar essas soluções em prática, sempre desenvolvendo as virtudes.”
  • Depois do problema, o líder volta ao começo e cria um novo plano de acordo com as novas circunstâncias;
  • Ele precisa ser humilde: saber reconhecer a habilidade de cada um e desenvolver; um ganancioso não reconhece que o outro é melhor, mas um líder virtuoso procura dons escondidos e os desenvolve.

Só com isso que te passamos e lendo o livro de Aristóteles + o livro 360 Graus de Influência, você já consegue desenvolver algumas dessas habilidades.


Mas as verdadeiras competências só serão desenvolvidas em quem busca as virtudes primeiro. É isso que você quer? Então, vamos dar um resumo, um caminho, para que você consiga entender um pouco mais das virtudes e exercer a verdadeira liderança.

 

E então, como desenvolver as virtudes e habilidades de liderança?

Como desenvolver as virtudes e habilidades de liderança? - Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa

Além de procurar aplicar o que falamos nesse texto – e sabemos que é complexo de entender de primeira, então você pode ler e reler sempre que precisar – você também pode buscar outros conteúdos sobre virtudes e liderança.

Algumas pessoas que recomendamos que você leia para entender sobre ética e virtudes são:

  • Aristóteles
  • São Tomás de Aquino

Além disso, recomendamos que você entenda também de forma mais profunda sobre influência, persuasão e liderança.

Um dos melhores livros para aprender sobre isso é o 360 Graus de Influência. Ele fala sobre algumas das principais habilidades de liderança que falamos aqui; una isso às virtudes e você será um verdadeiro líder.

E então, o que achou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua dúvida e aproveite pra clicar no link abaixo e adquirir seu livro de liderança.

Aprenda a liderar e influenciar pessoas com o livro 360° de influência

Aprenda a liderar e influenciar pessoas com o livro 360° de influência

Artigos relacionados
Liderança

Como tomar decisões difíceis em 6 passos

Está enfrentando um dilema e não sabe como tomar decisões difíceis? O artigo da DVS Editora…
Saiba Mais
Liderança

Matriz GUT: como potencializar a produtividade e gestão?

Quer potencializar sua produtividade e gestão? Descubra como a Matriz GUT pode ser sua aliada nessa…
Saiba Mais
Liderança

DISC: Conheça os perfis comportamentais para a liderança

O método DISC não é apenas uma ferramenta, mas uma revolução na forma de como líderes e…
Saiba Mais