Sobre o que vamos falar?
- O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que empresas de todo mundo utilizam para se relacionar com o público, captar clientes e gerar ainda mais vendas – chamada pelo Rafael Rez de “Marketing de Conteúdo, A Moeda do Século XXI”.
- Com o “boom” do Marketing Digital, redatores, gerentes de conteúdo e gestores de redes sociais estão com um prato cheio nas mãos para adquirir novos clientes que querem vender mais através do Marketing de Conteúdo.
- Neste artigo, você vai descobrir quais são os 5 pontos fundamentais que toda estratégia de Marketing de Conteúdo precisa ter para ser eficiente e lucrativa.
- Mas se você quer aprender a lógica das marcas de luxo e aplicar na sua empresa para se diferenciar no mercado, toque no botão abaixo e conheça o livro “O Paladar não Retrocede”
Uma definição do Marketing de Conteúdo é: “a técnica de fazer e distribuir conteúdo valioso e relevante para atrair um público muito definido, com o objetivo final de gerar vendas”.
Basicamente, o Marketing de Conteúdo é uma das melhores maneiras de alcançar seus clientes e leads (clientes em potencial) com estratégias pensadas para atraí-los para sua marca e mantê-los voltando sempre, até que, em algum momento, eles tomem uma ação.
Essa ação pode ser um cadastro para a sua lista, engajamento no blog, engajamento nas redes sociais, ler outro conteúdo e passar mais tempo no blog ou, até mesmo, comprar algum produto / serviço.
Claro, o marketing de conteúdo é feito sem tentar vender um produto abertamente; inicialmente, destina-se a educar e informar os clientes.
Com o marketing típico (chamado de Marketing de Resposta Direta, quando a escrita envolve o copywriting), o objetivo é realizar uma venda, então o produto ou serviço é o ponto principal da abordagem.
Claro, esse marketing de resposta direta, é eficaz e gera um bom resultado para a empresa.
Existem diferenças essenciais entre Marketing Direto e Marketing de Conteúdo, mas é exatamente por isso que a estratégia de conteúdo é complementar à de marketing direto, aumentando a consciência do público primeiro para, depois, gerar alguma venda.
A ideia do marketing de conteúdo é entregar informações consistentes e úteis ao cliente. Em troca, eles recompensam a empresa com seus negócios e, com o tempo, sua fidelidade à marca.
Essa forma de marketing cria um vínculo entre o cliente e a empresa.
Esse vínculo é muito difícil de quebrar, resulta em negócios contínuos ao longo do tempo e em muitos clientes fiéis (em alguns casos, os clientes viram verdadeiros fãs da empresa).
Agora que você já sabe o básico sobre o que é o Marketing de Conteúdo, leia as próximas linhas para entender as estratégias e descobrir como utilizar cada uma delas no seu planejamento de conteúdo.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é estratégia de Marketing de Conteúdo e por que é importante?
- Quais são os outros motivos para investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
- Como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo: os 3 pontos essenciais
- 7 etapas para criar sua estratégia de Marketing de Conteúdo
- Você quer ir além e ter uma estratégia de marketing de conteúdo que dê resultados para seus clientes?
O que é estratégia de Marketing de Conteúdo e por que é importante?
Uma estratégia de marketing de conteúdo se concentra no planejamento, criação, entrega e divulgação do conteúdo.
Um conteúdo não inclui apenas uma série de palavras na página, mas também imagens, áudios, vídeos e outros recursos importantes para garantir que o público receba informações úteis, bem estruturadas e relevantes para ajudá-lo a resolver um problema ou satisfazer uma necessidade.
Escrever conteúdo útil, bem estruturado e relevante vai muito além de apenas digitar um monte de palavras, frases e parágrafos em um arquivo de texto. Trata-se de dar vida, de forma coesa, às suas ideias e pensamentos de tal forma que seu público ache extremamente valioso e útil.
Definir uma estratégia para o seu marketing de conteúdo é importante porque sem isso seu conteúdo fica sem uma direção e um objetivo específico, o que pode evitar que o público tome uma ação.
EXEMPLO
Aqui na DVS Editora, sempre fazemos conteúdos que se relacionam e que fazem parte de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Nesse texto sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, temos outros conteúdos que complementam o assunto e permitem uma compreensão total do tema, como estes artigos abaixo:
- Redator Freelancer: como ser um ‘escritor de classe mundial’
- Passo a passo para a criação de conteúdo como redator freelancer
- Gestor de conteúdo: o que é, como funciona, salários e habilidades
- 7 pontos que não podem faltar na sua gestão de conteúdo
- Diferenças essenciais entre Marketing Direto e Marketing de Conteúdo
- O que é Jornada de Compra e como usar em conteúdos para conversão
Todos esses conteúdos são focados no redator de conteúdo que precisa entender muito bem os fundamentos, dicas e estratégias para ser especialista na área.
Além disso, a ação última desses conteúdos costuma ser se especializar profundamente nos assuntos – o que só é possível com os livros de Marketing de Conteúdo de grandes nomes do mercado.
Além disso, quais são os outros motivos para investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
1 – Conteúdo valioso e estratégico traz muito tráfego para seu site
Quem não quer tráfego? Nenhum redator em sã consciência diria que não quer tráfego para seus clientes, seja ele pago ou orgânico. A verdade é que construímos sites e marcamos presença na Internet porque queremos que as pessoas saibam mais sobre nós.
A boa notícia é que com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você pode trazer uma tonelada de pessoas para o site do seu cliente sem que ele precise pagar quantias exorbitantes de dinheiro por anúncios.
2 – Construção de identidade da marca
Quando as pessoas veem uma marca em muitos posts e artigos valiosos, elas percebem que a empresa quer mostrar quem é e qual é o posicionamento dela sobre diversos assuntos que são importantes para o público.
Isso é bom porque as pessoas têm procurado cada vez mais por marcas que elas se identifiquem, mas para isso a empresa precisa ter um posicionamento claro e uma linguagem única.
Se você, como redator, explora bem a identidade da marca nos conteúdos, é provável que as pessoas que procuram pelos nichos que você escreve sempre se lembrem melhor da marca do seu cliente do que a dos concorrentes.
3 – Conquista de confiança do público
É preciso muito trabalho para ganhar a confiança das pessoas. E é essencialmente o que uma boa estratégia de marketing de conteúdo tem o poder de fazer – mas dá muito trabalho.
Apesar de todo esse trabalho, uma vez que uma marca tenha se estabelecido com sucesso como uma autoridade e comece a ficar na mente das pessoas, será mais fácil ganhar a confiança delas.
Você descobrirá que, ao conquistar a confiança das pessoas, fazer com que elas comprem seus produtos se torna muito mais fácil.
4 – As taxas de conversão aumentam
As campanhas de marketing de conteúdo mais bem-sucedidas têm excelentes taxas de conversão. Isso significa que eles se posicionaram com sucesso como autoridades em seu setor e criaram conteúdo que conecta com o público.
Quando você usa uma estratégia de marketing de conteúdo alinhada com o objetivo do seu cliente, a tendência é que a taxa de conversão (quando um visitante se transforma em venda efetiva) aumente gradativamente.
Isso porque uma boa estratégia de conteúdo, como você viu, conta com conteúdos interligados e que têm objetivos em comum.
Isso aumenta as chances do leitor ficar dentro do site, se interessar, entrar para a lista e, em um futuro próximo, comprar algum produto / serviço.
5 – É ótimo para o SEO do seu site
Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é importantíssimo para o SEO (Search Engine Optimization, ou ‘Otimização para Mecanismos de Buscas’) do site.
Quando você publica conteúdo valioso de forma consistente, poderá eventualmente classificar mais palavras-chave nos mecanismos de pesquisa. Mas o que isso significa na prática?
Que esses conteúdos vão começar a aparecer logo nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Ou seja, mais pessoas vão acessar o site, ler o conteúdo e a marca vai receber um público maior no site.
A empresa vai contar com um público altamente engajado no site, o que significa que ele não vai desistir de ler o conteúdo logo após chegar à página.
Ter uma boa estratégia ajuda a melhorar a otimização para os mecanismos de buscas (SEO) e, como consequência, o conteúdo aparece nos primeiros resultados de pesquisa do Google.
O final disso tudo é o aumento de autoridade de marca, visibilidade e melhor relacionamento com os possíveis e atuais clientes.
Como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo: os 3 pontos essenciais
Existem alguns pontos essenciais na estratégia de conteúdo que podem definir o fracasso ou o sucesso de uma campanha de Marketing de Conteúdo.
Separamos alguns dos pontos absolutamente importantes em uma campanha. Dá uma olhada!
+DICA: Saiba tudo o que você precisa para fazer um Marketing Digital sem erros iniciantes neste artigo
1. Pesquisa de persona
Na página 74 do Livro Marketing de Conteúdo, do Rafael Rez, ele diz: “Uma Pesquisa de Persona bem executada pode trazer como conclusão a descoberta de uma oportunidade de mercado, pode orientar o desenvolvimento de produtos com mais qualidade e segurança, oferecendo o aperfeiçoamento de processos.”
Mas o que é uma persona?
É a representação do cliente ideal de uma empresa. Ela é uma pessoa fictícia para quem o redator vai direcionar a comunicação.
Ela é a junção das principais características das pessoas que compõem o público-alvo de uma empresa.
A vantagem de construir uma persona é fazer com que a marca consiga direcionar a comunicação para um tipo de pessoa: aquela que melhor representa o seu cliente.
Com essa construção da persona, torna-se muito mais fácil entender quais são as dores e desejos dos possíveis clientes e por qual razão eles consumirão determinado conteúdo.
Além disso, através da criação de uma persona, fica muito mais fácil identificar como o público se comporta em relação a determinados temas e, também, qual a melhor linguagem para se comunicar com ele.
E como construir uma persona?
Bem, existem algumas características que podem ser muito úteis para isso, como:
- Área de trabalho;
- Cargo e faixa de renda;
- Quais os assuntos de interesse dessa pessoa;
- Quais veículos de comunicação ela consulta;
- Tarefas diárias;
- Tipos de dores (Ex. Falta de dinheiro, emagrecer, medo de falar em público e etc);
- Objetivos pessoais;
- Quem influencia suas decisões.
Além disso, também dê algumas informações demográficas dessa persona, como:
- Nome;
- Idade;
- Formação Educacional;
- Comunidade e região em que vive;
- Quais os interesses fora do trabalho;
- Estado Civil;
- Tamanho da família;
- Estilo de vida;
- Entre outros.
Dica valiosa
No livro do Rafael Rez, além de ensinar como construir uma persona fiel ao produto, ele também ensina a melhor maneira de fazer a pesquisa de persona: um feedback do cliente.
Caso você ainda não tenha cliente, pode fazer a pesquisa baseada na concorrência, que ele também ensina no livro ‘Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI’.
2. Calendário Editorial
O calendário editorial é um planejamento do conteúdo que será publicado nos próximos dias, com datas e cronogramas que sigam uma estratégia clara de conteúdo.
O uso do calendário editorial é essencial para que os conteúdos sejam entregues no prazo certo e seguindo a estratégia que foi definida no início do projeto.
O grande objetivo de um calendário editorial é dar um direcionamento do que deverá ser produzido durante toda a produção de conteúdo, com antecedência e o máximo de detalhes possíveis.
Com um bom calendário editorial, o produtor de conteúdo conseguirá definir informações, como:
- Tema de cada postagem;
- Data da semana em que será postado;
- Público-alvo;
- Títulos;
- Links de referência;
- Categoria da postagem;
- Palavras-chave;
- Prazos de entrega.
Lembre-se que todo o planejamento do conteúdo deverá ser definido de acordo com a Pesquisa de persona feita anteriormente.
É isso que fará o conteúdo gerar relacionamento com o público e atender às necessidades dele.
O motivo? Bom, Rez também responde: “Você precisa assegurar a recorrência e a relevância de seus conteúdos, permitindo a entrega de informação com disciplina, no tempo certo para o público-alvo.”
Ele também afirma que toda empresa que quer fazer a diferença no mercado precisa usar o calendário editorial.
P.S.: algumas vezes, o calendário editorial também pode ser chamado de briefing de conteúdo ou planejamento de pautas – a diferença, na maior parte das vezes, é que o calendário editorial precisa, necessariamente, de datas; já o briefing / planejamento tem menos riqueza de detalhes.
3. Storytelling
Storytelling é uma narrativa criada para conectar uma determinada marca ao público, de modo que as pessoas se encantem e se identifiquem com a história contada.
O poder do storytelling está na capacidade que uma boa história tem em criar um vínculo emocional com um público específico.
Mas, para gerar conexão com esse público, o storytelling precisa ter necessariamente alguns elementos. Esses elementos são:
- Um enredo inteligente;
- Personagens com quem as pessoas possam se identificar;
- Representações das dores do público;
- Uma mensagem de superação.
Isso fará com que o público crie um vínculo emocional com a marca e lembre-se dela sempre que precisar dos produtos que ela vende.
Essa narrativa pode estar conectada à própria marca, mas também aos produtos e serviços que ela presta, desde que esteja ligada ao que o cliente precisa.
No Livro Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi, tem uma frase muito interessante que mostra a importância do storytelling:
“Nosso desafio de comunicação é resolvido por meio de histórias. Histórias não sobre o que nós vendemos, mas histórias que explicam o que nós fazemos para os nossos clientes. Nós acreditamos que o poder das histórias está em fazer do leitor e do consumidor parte da história.”
ALERTA!
Um bom redator ou copywriter precisa dominar a arte de contar histórias; são as histórias que geram conexão e empatia a nível neurológico e isso é poderoso.
Se você quer saber mais sobre o Storytelling e aprender a usar histórias para encantar, conectar e vender, está na hora de conhecer o kit de Storytelling.
[BÔNUS] 7 etapas para criar sua estratégia de Marketing de Conteúdo
Para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo certeira, que gere relacionamento com o público, autoridade para a marca e aumente as vendas, é preciso passar por 7 etapas, que são:
1. Criação de personas
Descubra quem é o seu cliente ideal, saiba quais são as suas principais dores e o que o motiva a comprar o seu produto.
Não saber para quem criar conteúdo fez com que muitas estratégias de marketing de conteúdo falhassem – e ainda é o principal motivo de erros em blogs e mídias sociais.
A qualidade sempre vai superar a quantidade a qualquer momento; e uma das melhores formas de garantir a qualidade é saber quem é o seu público.
Com essas informações, você pode criar o tipo de conteúdo que mais atrai a atenção deles.
Será mais fácil se apresentar como uma autoridade porque você se identifica muito bem com as necessidades do seu público e seus pontos problemáticos.
2. Planejamento de conteúdo
Faça a estratégia do conteúdo definindo os pontos mais importantes da campanha, como o objetivo do conteúdo, os temas das postagens, os canais utilizados etc.
Ter um planejamento é necessário para que o conteúdo esteja de acordo com os objetivos de marca do seu cliente, além de ajudar a guiar sua redação em um caminho lógico.
Aqui, nós costumamos fazer uma pesquisa no planejamento e uma pesquisa mais profunda na produção do conteúdo. Sugerimos que você faça o mesmo e verá que a estratégia de conteúdo fará mais sentido e dará mais resultado.
Não vamos nos estender muito no assunto do planejamento de conteúdo, porque já temos outro artigo aqui no blog que mostra o passo a passo para criação de conteúdo como redator freelancer.
3. Ofertas de conteúdo
Dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo, é preciso escolher qual tipo de conteúdo você vai ofertar às pessoas e em que formato.
Cada formato de conteúdo tem um objetivo e essa ‘oferta de conteúdo’ deve fazer sentido e estar alinhada com a estratégia de conteúdo.
Exemplo: se o objetivo da marca é gerar leads, você vai precisar seguir esses passos:
- Ver qual formato de conteúdo mais agrada à persona (vídeos, podcasts, ebooks, webinários, conteúdos de blogs, emails etc.)
- Planejar esse conteúdo e como você vai ofertar – uma boa maneira, por exemplo, é fazer conteúdos para blogs que levem à ação de baixar um ebook.
- Agora é só produzir os conteúdos e ofertar ao cliente.
O Rafael Rez explica muito bem sobre as ofertas de conteúdo no livro ‘Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI’, além de ensinar também como o redator pode encaixar cada formato de conteúdo dentro da estratégia.
4. Criação de conteúdo
Agora vem a parte difícil. Criar conteúdo vai levar tempo, quer você faça você mesmo ou tenha uma equipe.
É preciso planejar, produzir e revisar, garantindo que as ideias previstas na estratégia estejam sendo desenvolvidas da maneira que foi pensada inicialmente.
Se você está construindo seu negócio sozinho, espere passar uma quantidade significativa de tempo na frente do computador.
Se você não quiser fazer isso, considere a terceirização para outros redatores, desde que eles sigam os mesmos princípios e fundamentos de conteúdo que você. Provavelmente será caro, mas você terá seu tempo livre de volta.
+DICA: Quer descobrir como lotar a sua carteira de clientes como redator freelancer e se tornar um ‘escritor de classe mundial’? Te mostramos como neste texto.
5. Canais de conteúdo
Defina quais serão os seus meios de comunicação, quais serão os principais canais de contato com o seu público.
Você pode utilizar redes sociais, blog, canal no YouTube, LinkedIn, entre outros canais que passem a mensagem no formato que o público espera. Priorize sempre os lugares onde o público está.
6. Divulgação
Depois de criar e disponibilizar o conteúdo nos seus principais canais de comunicação, chegou a hora de divulgá-lo.
O conteúdo não será descoberto por conta própria. Você precisará promovê-lo nos canais em que o público está presente!
Você pode facilitar para o público adicionando botões de compartilhamento de mídia social no site. Então, você pode pedir para eles compartilharem com suas próprias redes!
Uma boa forma de usar a divulgação de forma estratégica é criando o mesmo tema em formatos diferentes.
Exemplo de divulgação estratégica:
Se no canal do YouTube você fez um vídeo falando sobre um assunto x, deixe na descrição um link para um artigo no blog com o mesmo tema, abordando apenas alguns pontos diferentes.
E o inverso também acontece: você pode inserir o vídeo do YouTube dentro do artigo de blog, aumentando as visualizações no YouTube e permitindo que a pessoa acompanhe o conteúdo no formato que ela prefere.
+DICA: Saiba tudo o que você precisa para fazer um Marketing Digital sem erros iniciantes neste artigo
7. Mensuração
Analise as métricas finais da sua divulgação: quanto foi o retorno do investimento, qual foi o conteúdo mais acessado, qual conteúdo gerou mais cadastros ou clientes.
Por causa dessa última etapa, precisamos dar um alerta: antes de fazer a estratégia de conteúdo, fale com seu cliente e defina o objetivo.
Com esse objetivo definido, você consegue definir metas e saber o que, exatamente, vai precisar analisar na etapa de mensuração.
Essa etapa final é importantíssima para que as próximas divulgações de conteúdo possam atingir mais pessoas e gerar mais vendas.
Estas são as 7 etapas que você deve seguir se quiser criar um conteúdo de sucesso.
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Se você quer saber definitivamente tudo o que é preciso para trabalhar com Marketing de Conteúdo, ou fazer para a sua empresa, seguindo todos os passos para um conteúdo de alta qualidade e conversão, está na hora de aprender com quem já faz isso.
Alguns dos nomes mais procurados e reconhecidos no Marketing de Conteúdo são: Rafael Rez e Joe Pulizzi. Inclusive, todos os tópicos que colocamos neste artigo estão detalhados e aprofundados nos livros desses autores.
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