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Redator Freelancer: como ser um ‘escritor de classe mundial’

Sobre o que vamos falar?

  • Existem dois tipos de redatores freelancer: os que só escrevem para ganhar seu dinheirinho no final do mês; e os que se dedicam a ser ‘escritores de classe mundial’, como dizia Gary Halbert.
  • Neste artigo, você vai ler sobre como deixar de ser um simples redator freelancer para se tornar um ‘escritor de classe mundial’ e adquirir clientes aos montes.
  • Uma coisa é fato: se tornar um redator de nível ‘escritor de classe mundial’ exige muita dedicação, mas, para te mostrar o caminho das pedras, separamos o essencial para você alavancar a sua carreira com a redação.
  • Para todos os redatores que querem se tornar de classe mundial, a DVS Editora criou um kit com tudo o que é necessário para alcançar um lugar de prestígio no mercado. Confira no botão abaixo!

Conheça o Kit de Marketing de Conteúdo e se torne um redator bem pago

 

Ser pago para escrever parece coisa de filme futurístico? Ou você já é um redator freelancer, mas acredita que recebe pouco para escrever textos enormes? A solução é virar um ‘escritor de classe mundial’ e vamos te mostrar como.

Redator freelancer é pouco, quem ganha de verdade é o ‘escritor de classe mundial’. O que? Nunca ouviu falar? Esse é um termo peculiar usado pelo Gênio do Marketing, o Gary Halbert (Little Gary, para os íntimos).

Brincadeiras à parte, precisamos dizer a verdade: assim como em qualquer profissão, existe ‘O redator freelancer’ que tem todo um conjunto de habilidades e gera receita para as empresas…

Mas também existem aqueles redatores freelancers inexperientes, que apenas escrevem no automático e se contentam com uma gramática ‘aceitável’.

Até na época do Gary Halbert já existia esse grande problema, que dura até os dias de hoje: a maioria dos redatores não são criativos.

O lado bom para os ‘escritores de classe mundial’ (aqueles caras que pensam muito além do português bonitinho), é que eles têm um oceano azul para nadar a largas braçadas, porque esses sim são os procurados com binóculos pelos clientes.

E aqui que está o ponto, porque você só pode estar em um lugar nessa lista:

  • Você ouviu alguém falar sobre redator freelancer, curte escrita e veio com toda sede ao pote procurar como ganhar pra “só” escrever;
  • Você já é um redator freelancer e está procurando como sair do básico e melhorar seus conteúdos, para ser chamado de “redator de classe mundial” e poder, claro, ganhar mais dinheiro com isso.

A notícia que vai te fazer dar um salto da cadeira (ou deveria) é que esse conteúdo serve para os dois casos.

Gary Halbert fez uma lista sobre os melhores livros em Inglês para sair do redator freelancer básico e se tornar um redator de classe mundial. Nós resolvemos trazer isso ao Brasil e facilitar sua vida. Preparado?



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é ser um redator freelancer?

O que é ser um redator freelancer?

O redator freelancer (também chamado de redator web) cria conteúdos escritos, para assuntos específicos, e é remunerado por projeto ou por serviço, sem vínculo empregatício (famoso CLT).

Em geral, esse profissional é contratado para escrever conteúdos relacionados à atuação da empresa, mas que sejam atrativos para o público, que tirem dúvidas, resolva problemas, gere conexão e o leve a tomar uma ação (na maior parte das vezes, a compra de um produto ou serviço).

O redator freelancer é quem cria uma ponte entre o cliente e a empresa.

A maioria das vezes, o objetivo do escritor é educar o público sobre um assunto, para que o leitor resolva problemas, entenda mais o assunto e, ao precisar de algum produto/serviço relacionado, se lembre da empresa.

A dinâmica da redação é basicamente essa:

  • A Nubank fala de finanças em seu blog. O leitor conhece mais sobre investimentos e, quando precisar investir, vai se lembrar da marca e priorizar guardar seu precioso dinheiro investido por lá.
  • O “dermatologista Gabriel” fala sobre pele. O leitor tira as dúvidas, entende o que pode estar passando e, quando precisar tirar a prova com um médico, vai se lembrar do ‘Gabriel’ e marcar uma consulta com ele e não com outro dermatologista ‘qualquer’.
  • A empresa “Social Media Revolution” fala sobre mídias sociais. O leitor entende como funciona e, quando precisar de alguém para gerir as mídias, vai lembrar da Revolution e vai entrar em contato.
  • A DVS Editora fala sobre como se tornar um redator. O leitor entende sobre redação e, quando precisar aprender, vai lembrar da marca e comprar livros indicados pela DVS Editora, direto na loja virtual.

A dinâmica é a mesma da nossa vida pessoal: as pessoas dão prioridade para quem já as ajudam, quem é mais próximo e/ou mostra como solucionar problemas.

Isso tudo porque temos algo natural, que se chama reciprocidade: a vontade de retribuir o que recebemos.

Por isso, se alguém lê um texto de uma empresa e resolve um problema, de graça, a gratidão da pessoa aumenta e, na próxima oportunidade, ela vai querer retribuir comprando algo de quem já o ajudou antes e não pediu nada em troca.

A estratégia prática está acontecendo agora, bem diante dos seus olhos:

Esse texto não é nem de longe totalmente gratuito. Caro Watson, a ideia é que, se você precisa saber conteúdo e quer mergulhar na profissão, vai precisar realmente dominar todos os conceitos – e só determinados livros podem te ajudar nisso.

O produto que escolhemos para promover nesse artigo foi: o kit de marketing de conteúdo para redatores de classe mundial. E, claro, a intenção é que você ative sua reciprocidade no final e tome uma ação: a de comprar esses livros e se tornar um criador de conteúdo valioso.

Estamos te mostrando como fazemos com você, para você entender como pode fazer o mesmo com os seus futuros clientes.



ALERTA: Se você se irritou com essa estratégia, precisa dos livros de persuasão e influência para mudar sua mente, porque esse será exatamente o seu trabalho como redator: convencer um leitor do seu ponto de vista, mesmo que você precise dar dicas valiosas para isso.

 

Um redator freelancer recebe o crédito pelo conteúdo?

Na maior parte das vezes, não. Geralmente, as empresas pagam para que você escreva conteúdos e podem até te passar algumas informações relevantes sobre o assunto para ajudar a produzir melhor os textos.

Mas esse pagamento compra o direito de uso do conteúdo, o que significa que o texto passa a ser da empresa que te contratou e será publicado como se fosse da autoria deles.

Alguns redatores de conteúdo ficam em dúvida sobre como ter portfólio, já que os textos são postados com o nome da empresa contratante.

O ideal é conversar com seu cliente e pedir que ele indique seu trabalho (e ele fará isso com gosto, caso realmente curta seus conteúdos) ou para ele permitir que você cite os textos produzidos em caso de orçamento com algum outro cliente (mantendo a discrição, claro).

 

Quanto ganha um redator freelancer?

Quanto ganha um redator freelancer?

Depende do tipo de cobrança que o escritor costuma fazer. Geralmente, o indicado é cobrar por número de palavras, por exemplo:

  • Textos de 1.000 palavras: 0,13 a palavra x 1.000 = R$ 130 por artigo desse tamanho

Claro que esse valor foi só uma base, mas você precisa levar em conta sua experiência como redator freelancer para saber precificar, além da qualidade do seu texto e o quanto seu cliente vê de valor nos seus conteúdos.

Dica: se você é um redator freelancer que ainda não tem tanta experiência, ofereça alguns bônus aos seus clientes para que eles enxerguem valor, em vez de cobrar mais barato.

Ah, e falando em cobrar mais barato: cuidado com a banalização do seu serviço de conteúdo. Não se trata apenas de escrever, um redator web trabalha muito para que um texto fique bom – e seu tempo vale dinheiro, então cobre o justo.

       + Com todo o excesso de informação do mundo digital, pode ser uma tarefa difícil escolher as melhores estratégias para ganhar dinheiro; por isso, em vez de apenas seguir qualquer estratégia nova, é melhor estudar as bases.
       No Kit de Estratégia de Negócios, você consegue ver os fundamentos e criar uma visão estratégica de verdade.

 

O que faz um bom redator web?

O que faz um bom redator web?

O redator freelancer faz vários tipos de conteúdos e com diversas finalidades. Alguns dos conteúdos que o redator pode fazer são:

1 – Textos em blogs: esses são os mais comuns e os mais requisitados por clientes. Os textos em blog são criados, normalmente, para educar o público sobre o segmento da empresa, tirar dúvidas e criar relacionamento. Você pode saber mais do assunto lendo esse outro texto sobre mídias sociais.

2 – Redes sociais: a demanda tem crescido muito, considerando que as empresas sempre precisam de criadores de conteúdo na área;

3 – Apresentações virtuais das empresas: em alguns casos, os redatores são contratados para criar uma apresentação de serviços e produtos, facilitando o trabalho de prospecção, por exemplo.

4 – Informações para sites: embora as empresas, geralmente, contratem copywriter ou UX Writer para essa demanda, caso você já faça textos persuasivos, pode ficar fácil ser contratado para criar os textos do próprio site.

5 – Ebooks: ultimamente, uma das maiores demandas no mercado de redação freelancer é o de criação de livros digitais, os famosos ebooks. Você pode criar seus próprios ebooks e vender ou oferecer esse serviço para um cliente. Saiba mais como criar seu conteúdo profissional aqui.

6 – E-mail Marketing: sim, e-mail ainda é usado como canal de vendas (e continua sendo o mais poderoso). Um redator freelancer de classe mundial escreve e-mails poderosos e aumenta significativamente as vendas da empresa.

7 – Revisão de textos variados: um tipo de trabalho também muito procurado, principalmente por agências de marketing, é o de revisor de conteúdo. Mas, claro, antes de revisar algum texto, o ideal é conhecer todas as etapas de redação.

      + Conheça a fundo todos os passos da criação de conteúdo neste outro artigo.


8 – Ghost Writing: Existe também o Ghost Writer, que é o “escritor fantasma”: o cara que ajuda um autor a criar seu livro, melhorando pontos, ajudando a estruturar e criar o conteúdo para que o livro tenha coerência e um conteúdo impecável ao ser lançado no mercado.

 

Quais as habilidades necessárias para ser um redator freelancer fora da curva?

Para ajudar a saber as habilidades mais importantes na hora de escrever um conteúdo para a web, criamos uma lista rápida (praticamente um checklist, nos agradeça depois). Dá uma olhada:


       + DICA: Para desenvolver habilidades profissionais, as habilidades pessoais são tão importantes quanto. Conheça esse Kit sobre Desenvolvimento Pessoal

O que todo bom redator freelancer precisa conhecer?

O que todo bom redator freelancer precisa conhecer?

  • Pesquisa de público, persona e concorrentes;
  • Estrutura de conteúdo, seguindo linha lógica;
  • Link Building (links para outros conteúdos do blog ou conteúdos de fora, que ajudem a provar um conceito)
  • Empatia para se colocar no lugar do leitor;
  • Legibilidade de conteúdo, para tornar a leitura mais fácil;
  • Tom de voz, para representar bem a marca;
  • SEO (Otimização para mecanismos de busca), para ranquear o conteúdo;
  • Persuasão, para saber o que usar em cada tipo de conteúdo;
  • Estratégias de conteúdo, para criar conteúdos em cada etapa da jornada de compra;
  • Originalidade, para não copiar conteúdos dos concorrentes, mas apenas usá-los como benchmarking;
  • Copywriting – indispensável para os que querem se tornar redatores de classe mundial.


       + DICA: Uma boa maneira de acertar na sua comunicação é estudando sobre Copywriting.

Por onde começar: o que você precisa aprender pra já sair na frente de outros redatores

Por onde começar: o que você precisa aprender pra já sair na frente de outros redatores

Um bom redator, que já se destaca, tem as habilidades que falamos nos tópicos anteriores. Já o redator de classe mundial, aquele que é disputado por clientes, domina totalmente o Marketing de Conteúdo.

E, aqui vai a lista do que você precisa aprender, caso você queira sair do redator bom para o de classe mundial, como o Gary Halbert falou:

Saiba agora como criar sua primeira lista de emails e aumentar as suas vendas utilizando estratégias de email marketing. Leia este artigo e descubra.

Três dos caras mais conhecidos no Brasil por ensinar Marketing de Conteúdo são: Rafael Rez, Joe Pulizze e Paulo Maccedo.

Os livros “A Arte de Escrever para a Web” e Redator Freelancer mostram diretamente como Paulo Maccedo se tornou um redator de conteúdo conhecido – e, pouco tempo depois, um dos nomes mais citados no Copywriting nacional.

Já o Rez e o Pulizze fizeram guias completos sobre como seguir no Marketing de Conteúdo, do início ao fim, com os livros:

E aí, quer se tornar um “escritor de classe mundial”? Ative sua reciprocidade e adquira agora o kit de marketing de conteúdo com esses 3 livros aqui na DVS Editora.

 

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