Agora é pra valer: as empresas realmente estão usando as redes sociais como um dos fatores de avaliação dos candidatos. Segundo o portal Administradores, já é recomendado inclusive que o endereço de redes como Orkut, Facebook, Twitter e Linkedin já venham citadas no currículo, pois são essas têm se destacado como as ferramentas para contato ou para estratégia de carreira, pelos internautas no País.
Na avaliação do presidente da Curriculum (empresa de armazenamento e administração de currículos na web), Marcelo Abrileri, plataformas como as redes sociais, blogs e microblogs se tornaram um complemento no processo de seleção.
“Mas vale ressaltar que é apenas um complemento da seleção. As redes sociais não substituem as ferramentas desenvolvidas especificamente para buscar candidatos”, afirma o executivo.
A integração entre currículos e mídias sociais vai ajudar ainda mais os selecionadores a conhecerem melhor o candidato, muito da vida pessoal do candidato passa a estar exposto para as empresas, fato que pode ser positivo ou negativo.
Já, segundo o especialista em branding e autor do livro A Marca Chamada Você (DVS Editora), Peter Montoya, todo esse processo é bem-vindo, pois contribui para a promoção de marcas pessoais, e fazer com que o seu produto ou o serviço que você oferece pareça único.
“Desenvolver uma marca pessoal de peso pode ser a chave para se elevar acima da concorrência. Ela serve como uma abreviatura que comunica o conjunto das suas habilidades e estilo – seja você um coordenador que procura responsabilidades além daquelas que o seu emprego atual oferece, ou um executivo de comunicações de nível intermediário visando à presidência. A criação de uma marca lhe dá uma maneira excepcionalmente eficaz de difundir quem você é para o seu mercado-alvo de forma rápida e eficiente”, afirma o especialista.
Ainda, de acordo com Peter, as redes sociais integradas ao currículo contribuem para que sua imagem pública pode representar algo transparente, influente e atraente nas mentes das pessoas com quem você entra em contato.