Escritores

Como escrever um livro: 3 motivos para você escrever o seu best-seller

Principais assuntos deste post

  • Escrever um livro não é nada fácil, principalmente quando você é um escritor iniciante. Independente do gênero em que você escreva, todo escritor precisa se esforçar muito para dar vida à sua obra.
  • Lendo este artigo, você vai conseguir identificar as suas principais motivações para escrever um livro, ainda que não tenha publicado qualquer obra no mercado editorial.
  • Descubra porque escrever um livro pode tornar você um escritor respeitável e alavancar a sua carreira e siga os principais passos dos grandes escritores!
  • Quer saber como escrever histórias cativantes, que encantem os seus leitores e façam eles desejarem comprar seus livros? Adquira o Kit Storytelling clicando no botão abaixo.

Compre agora o Kit Storytelling

https://elements.envato.com/pt-br/elderly-writer-drinks-coffee-at-vintage-typewriter-LPKQFGT

Dizem que todo homem só consegue alcançar o seu “nirvana pessoal” em três momentos da sua vida. Esses momentos são: quando nasce um filho, quando planta uma árvore e quando escreve um livro.

Ou seja: escrever um livro está entre um dos momentos mais satisfatórios da vida de uma pessoa! Isto acontece porque, ao escrever um livro, o autor deixa um legado e expõe os seus pensamentos mais profundos.

Existem vários gêneros literários para um autor se dedicar. Enquanto as biografias contam a história da sua vida, romances demonstram a sua identidade como escritor, e livros técnicos expressam o seu conhecimento específico.

Cada estilo possui uma característica diferente e representa o legado que será deixado pelo escritor.

Mas, afinal, por que e como escrever um livro? Essas são as principais perguntas que você deve se fazer antes de começar a escrever.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Instagram DVS Editora

Por que escrever um livro?

https://elements.envato.com/pt-br/writer-at-work-handsome-young-writer-sitting-at-th-PSFJE8F

Todo livro carrega em si a identidade de seu autor. Independente do gênero literário, o legado de um autor está presente na obra que ele escreveu. No entanto, somente ele pode responder à pergunta “por que escrever um livro?”.

Neste artigo, vamos te apresentar alguns pontos essenciais que vão te ajudar a obter essa resposta – além de te indicar um caminho para que você saiba como escrever um livro pela primeira vez.

O primeiro ponto que você precisa tomar consciência é que saber como escrever um livro não é um dom. Respeitando as ordens gramaticais, todas as pessoas podem escrever um livro – mesmo aquelas que não se consideram criativas!

Se você deseja ser um escritor, saiba que você pode saber como escrever um livro hoje. Você pode fazer isso expondo seus conhecimentos sobre determinado tema, contando suas experiências de vida e contando histórias inspiradoras.

O motivo que vai te levar a escrever pode ser um grande combustível para colocar a sua cabeça para funcionar e passar todas as suas idéias para o papel! Sabendo disso, leia abaixo os principais motivos para escrever um livro.

1. Motivo para escrever um livro de romance

Um romance bem escrito é um tipo de livro que pode alavancar a carreira de um autor, fazendo com que ele seja reconhecido como um escritor de sucesso!

No processo de saber como escrever um livro, o romancista está à frente dos outros tipos de escritores. A criatividade dos seus pensamentos e inspirações é o ponto chave para criar algo em cima de uma experiência que o autor quer transmitir.

Por causa da imaginação do escritor, um romance tem a capacidade de prender a atenção de um leitor com muito mais eficiência. Isto acontece porque o leitor simplesmente se encontra em um outro mundo, por vezes, mais interessante do que aquele em que vive.

Para saber como escrever um livro de romance, é importante que você entenda que dentro deste gênero literário existem outras variações, como: suspense, ação, terror etc.

Por esse motivo, os romances carregam a identidade do autor, pois dificilmente ele vai escrever fora de um segmento que se sinta confortável.

Se você é uma pessoa mais extrovertida, a tendência é que a sua mente crie histórias com mais ação. Se você é uma pessoa engraçada, a tendência é que seja escrita uma história dentro de uma linha cômica, e assim sucessivamente.

Entender como funciona o processo de escrita de um romance é um passo fundamental para que você saiba como escrever um livro próprio.

+Dica: todo grande escritor já passou, em algum momento, pela falta de inspiração. E é neste momento que entra a poesia! “Ruídos Mentais”, de Luiz C. V. Martins, é uma ótima forma de sempre encontrar inspiração para vencer os bloqueios. Clique aqui e adquira o livro em nossa livraria.

2. Motivo para escrever um livro de autoajuda

https://elements.envato.com/pt-br/my-favorite-book-about-pregnancy-helps-to-experien-BAAZ2XM

Quando um autor escreve um livro de autoajuda, ele está colocando no papel toda a sua capacidade de entender e auxiliar outras pessoas. Por este motivo, os livros deste gênero são um pouco mais técnicos e, ao mesmo tempo, motivacionais.

Em geral, os livros de autoajuda são escritos por terapeutas, psicólogos e até mesmo empreendedores.

Ou seja: pessoas que têm um conhecimento especializado na área da psicologia, terapia, coaching, e que conseguem motivar os seus leitores através de uma obra literária, pois aprenderam como escrever um livro.

Independente da área, cada autor tem a sua técnica e decide transmitir seu conhecimento de diferentes modos. Seja você psicólogo ou terapeuta, ao escrever o seu livro de autoajuda, você vai buscar ajudar emocionalmente outras pessoas.

+Dica: autor de dois best-sellers, Paulo Maccedo volta às prateleiras com um verdadeiro manual do brasileiro não praticante. Um grande livro de autoajuda que vai inspirar você a ajudar os outros. Clique aqui para adquirir o livro.

    3. Motivo para escrever um livro técnico

    Se você tem um conhecimento técnico especializado (como: direito, medicina, engenharia etc.), saiba que, com uma boa didática e uma linguagem simples, você pode ajudar outras pessoas interessadas naquilo que você entende profundamente.

    E de que forma você pode fazer isso? Sabendo como escrever um livro técnico!

    Muitas pessoas pensam que livro técnico quer dizer a mesma coisa que livro difícil de ler. Pelo contrário! Se você é um bom escritor, você consegue transmitir um conhecimento de difícil compreensão de modo didático.

    Outro ponto importante de escrever um livro técnico é que, através de publicações, grandes profissionais deram um salto de reconhecimento e foram chamados para palestrar em grandes centros do seu segmento.

    Portanto, se você quer ser uma pessoa que ganhe a sua vida estudando e repassando os seus conhecimentos, saber como escrever um livro é fundamental para a sua estratégia de vida e o seu legado para a posteridade.

    +Dica: Um exemplo de livro técnico que pode ajudar você a se inspirar para escrever o seu livro, é o “Q.I de Persuasão”, de Kurt W Mortensen. Esse livro com certeza vai ser uma grande inspiração para você. Clique aqui e confira.

    Bônus: Biografia

    Biografias geralmente são escritas por pessoas públicas contando as suas histórias. Este gênero costuma ser escrito quando em determinado ponto da carreira de um autor existem situações suficientes a serem compartilhadas com o público.

    Podemos dizer que, quando um autor escreve um livro biográfico, ele conseguiu construir um legado com o seu trabalho, a ponto de deixar uma obra publicada falando sobre a sua história e feitos realizados.

      • As dificuldades em escrever um livro

        https://elements.envato.com/pt-br/anxious-young-woman-with-hands-on-head-feeling-tir-K625F3G

        A falta de inspiração e o bloqueio criativo são verdadeiras assombrações para os escritores – principalmente os iniciantes. Se você acredita que tem potencial para escrever um livro, é importante que não se deixe abalar com esses problemas, que são absolutamente normais.

        No entanto, esses problemas, embora sejam naturais, não podem desmotivar o escritor a escrever a sua obra. Para saber como escrever um livro da forma certa e vencer essas dificuldades, existem técnicas extremamente úteis que ainda falaremos neste texto.

        Como lidar com a falta de inspiração?

        A primeira dificuldade que precisa ser resolvida na vida de todo escritor é a chamada “falta de inspiração”. Se você sente que sofre disso, saiba agora como vencê-la.

        Se você quer saber como escrever um livro, tenha uma coisa em mente: nem sempre você vai estar inspirado para escrever. E será nestes momentos em que você vai colocar à prova a sua habilidade de escrita.

        Como escritor, você não quer ver o tempo passar enquanto a sua obra permanece incompleta, certo? É exatamente por isso que, para vencer a falta de inspiração, você vai precisar “espremer a sua mente”, até que saia algo que mereça ser escrito.

        Escrever não é um ato passivo, em que você espera a inspiração chegar para começar a escrever. Escrever é um ato ativo, que exige um grande esforço cognitivo para terminar de escrever a sua obra (o que não significa que você vai precisar fatigar a sua mente).

        Para isso, quando você sentir que a sua inspiração está faltando, respire, tome um ar e comece a escrever tudo aquilo que vem a sua cabeça. No final, jogue fora o que não tiver a ver com o seu livro, e aproveite as boas ideias que teve.

        Não seja perfeccionista!

        Outro ponto que atrapalha a vida dos escritores é o perfeccionismo. Quando você tende a ser uma pessoa perfeccionista, até o menor dos problemas se torna um grande bloqueio criativo.

        Isso faz com que você desanime ao escrever a sua obra, pois sempre está achando que ela está suficientemente boa para ser publicada. Portanto, abandone o perfeccionismo se você quer entender como escrever um livro.

        Como achar as motivações certas para escrever um livro

        É quando você vence os empecilhos para prosseguir na escrita de um livro que você encontra, na prática, os motivos para escrevê-los, pois são esses motivos que vão te ajudar a finalizar a sua obra.

        Por isso, antes de iniciar o seu projeto literário, é muito importante que você tenha em mente as suas motivações. São elas que vão fazer com que você vença o desânimo e todos os outros problemas que podem te impedir de escrever.

        Você pode escrever um livro

        https://elements.envato.com/pt-br/young-multiethnic-woman-outdoor-enjoying-city-VRSA4LJ

        Diante de tudo que falamos neste texto, podemos chegar à seguinte conclusão: você pode escrever um livro. E a melhor maneira de você entender como escrever um livro é justamente escrevendo!

        Independentemente das dificuldades – seja falta de confiança para escrever ou pouca motivação –, a melhor forma de driblar essas dificuldades é colocando a sua mente para funcionar.

        Portanto, coloque na sua mente que: você é um escritor, ainda que em constante evolução.

        Saiba que a sua bagagem de vida pode ser colocada em um papel (ou documento no Word), seja escrevendo romances, aconselhando pessoas ou expondo um conhecimento técnico de maneira didática.

        Além do mais, deixar você registrado em um livro é deixar o seu legado para a posteridade, te imortalizando eternamente para outras gerações. Por este motivo, os escritores sentem uma enorme satisfação ao terminar sua obra.

        Escrever um livro deixa a sua vida registrada e marcada para que outras vidas saibam quem você é e quem você foi. Portanto, não desista! Vá em frente agora mesmo, saiba como escrever um livro e compartilhe suas idéias escrevendo sua obra.

        8 dicas para escrever um bom livro

        Se você quer ser um escritor de alto nível e fazer com que seu livro se torne um dos maiores best-sellers do país, siga as dicas que separamos logo abaixo.

        Aplicando o que vamos te apresentar nestas dicas, você vai conseguir saber como escrever um livro, completando o seu trabalho com muito mais eficiência.

        1. Seja um leitor assíduo

        De acordo com a 5° edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada pelo Instituto Pró-Livro, a quantidade média de livros lidos por cada brasileiro em um ano é de 4,96. Ou seja, a maioria dos brasileiros não chegam nem sequer a ler 5 livros todos os anos.

        Portanto, se você quer saber como escrever um livro e ter sucesso ao compor sua obra, você deve ler muito mais livros do que o brasileiro médio. Se você pretende desenvolver a sua escrita, é fundamental que você tenha vários estilos de autores em mente.

        Para melhorar a sua escrita, busque consumir muitos livros – de preferência, livros de literatura. Assim, você vai conseguir saber como escrever um livro que prenda a atenção do leitor.

        2. Faça um brainstorming

        IMAGEM: https://elements.envato.com/pt-br/writers-block-concept-UKBHR54

        Muitas vezes o escritor se encontra sem criatividade, com uma grande dificuldade de escrever a próxima página e de imaginar a próxima cena da sua narrativa. Talvez você pense que isso não deveria acontecer, mas é absolutamente normal!

        Portanto, para que você consiga lidar com esses momentos de “falta de criatividade” e não deixe de escrever a sua obra por causa disso, aprenda a fazer um exercício chamado Brainstorming.

        O Brainstorming consiste em você despejar todas as suas ideias – sejam elas boas, ruins ou péssimas – em um papel. Com todas as suas ideias colocadas no papel, você vai analisar quais são aquelas que você pode utilizar para escrever o restante da sua obra.

        Esta é uma técnica muito vantajosa para autores de livros de ficção e que podem ajudar muitos iniciantes que querem saber como escrever um livro. Caso você seja um, comece a usá-la no seu processo de escrita.

        + O Brainstorming é uma técnica extremamente útil para ajudar um autor a escrever. Se você quer conhecer outras técnicas tão eficazes quanto, leia o artigo “Um guia pioneiro sobre o pensamento produtivo”.

        3. Não tenha medo de ser criativo

        Um escritor não pode ter medo de escrever o que pensa. Achar que está sendo “criativo demais” ao escrever um parágrafo ou que precisa manter a formalidade de “capa a capa” é um erro tremendo, que mata a criatividade de qualquer escritor.

        Lembre-se que o livro que você está escrevendo é, antes de tudo, uma obra sua. Você deve se satisfazer com o acabamento final do seu livro. Então, não tenha receio de fazer piadas ou escrever passagens consideradas “fora da casinha”.

        Um bom escritor é aquele que não só escreve de maneira gramaticalmente perfeita. Um bom escritor é aquele que usa a criatividade para transmitir suas ideias com clareza e objetividade.

        4. Defina uma meta de páginas escritas

        Quem nunca sentiu preguiça para fazer uma tarefa importante? Seja você escritor ou não, com certeza já teve essa sensação – e muitas vezes cedeu a ela. Para que isso não aconteça com frequência, um bom exercício é definir uma meta de páginas escritas por dia.

        Ao fazer isso, você vai saber que tem o compromisso de escrever uma quantidade exata de páginas todos os dias, priorizando a composição da sua obra, ao invés de deixar se levar por distrações ou preguiça.

        Ao definir essa meta, ocorre um pequeno fenômeno psicológico: o seu cérebro se sente satisfeito por terminar uma tarefa importante, de modo que, ao bater sua meta diária, você não sinta aquela frustração de não ter cumprido seu dever quando for deitar a cabeça no travesseiro.

        5. Trabalhe em um momento de foco

        IMAGEM: https://elements.envato.com/pt-br/dsf5290-3N8S7DW

        Todas as pessoas têm um “momento de foco” no seu dia. A maioria costuma ser mais focada na parte da manhã, mas há quem consiga focar apenas na parte da noite ou de madrugada.

        Independente do período em que você mais consegue focar, priorize este momento único do seu dia para trabalhar sobre a sua obra e escrever o máximo de páginas que conseguir (sem perder a qualidade, claro!).

        Produzir com constância em um momento de foco é o que falta em muitos escritores – e o que, infelizmente, faz muitos potenciais autores desistirem de escrever seus livros até o final.

        Trabalhar em um momento de foco é essencial para que você saiba como escrever um livro de alta qualidade!

        6. Não seja um procrastinador

        Você pode ser um escritor extremamente talentoso, que consiga transmitir suas ideias com exatidão, evitando qualquer tipo de entendimento ambíguo ou que prejudique a interpretação do seu texto: o seu talento não vai servir de nada se você for procrastinador.

        Assim como em todo tipo de trabalho, a procrastinação é um mal que pode destruir o seu trabalho e fazer com que você perca as energias de terminar uma tarefa. Portanto, se você quer terminar o que começou, não deixe o seu dever para depois.

        Faça o que deve ser feito agora, e livre-se da sensação de frustração por deixar a sua obra em segundo plano.

        7. Defina quem são os personagens

        Este é um dos passos mais importantes para saber como escrever um livro!

        Se você é – ou deseja se tornar – um escritor de ficção (autor de romances, poemas, novelas etc.), um processo criativo extremamente eficaz, e que vai te poupar muito tempo, é a definição de quem são os personagens da sua narrativa.

        Nenhum autor, em sã consciência, cria seus personagens de maneira improvisada, enquanto desenvolve a narrativa – a menos que ele seja um verdadeiro gênio! Então, antes de começar a escrever sua obra, coloque no papel quem são os personagens da trama que você deseja contar.

        Faça isso de modo que você consiga entender os tipos psicológicos de cada personagem e como eles relacionam-se entre si, distinguindo aqueles que são principais daqueles que são secundários.

        8. Remova todas as distrações

        IMAGEM: https://elements.envato.com/pt-br/writer-tattooed-men-with-typewriter-Z2HMPWY

        Não se distraia enquanto estiver escrevendo o seu livro! Quanto mais você distrair, mais você vai demorar para escrevê-lo – e, consequentemente, mais desanimado você vai estar para terminar a sua obra.

        Praticamente todas as pessoas sofrem do mesmo mal: quando precisam focar em um trabalho, elas se distraem acessando Facebook, vendo conversas no WhatsApp, procurando vídeos no YouTube etc. Com o escritor não é diferente!

        Portanto, para que você tenha um bom desempenho e consiga cumprir a sua meta diária de páginas escritas, desligue os celulares, afaste-se da televisão e feche todas as abas desnecessárias do seu computador.

        Prepare a sua carta de apresentação

        Se você está escrevendo o seu livro, saiba que para publicar a sua obra, você vai precisar apresentá-la para um editor através de uma carta de apresentação. Por meio desta carta, você vai mostrar qual é a ideia central do seu livro e porque ele vale a pena ser publicado.

        Então, para você escrever a carta de apresentação do seu livro de maneira eficiente, siga as dicas abaixo

        Dicas para escrever uma carta de apresentação

            • Escreva de maneira profissional e educada;
            • Inclua mais de um contato;
            • Desenvolva um parágrafo que resuma sua obra;
            • Explique porque o livro pode ser interessante para o público;
            • Descreva porque você tem competência para escrever sobre o tema do livro.

        Conte histórias cativantes!

        IMAGEM: https://elements.envato.com/pt-br/closeup-image-of-a-beautiful-young-asian-woman-hol-DK4B6HL

        Um bom escritor é aquele que sabe como escrever um livro com boas histórias – independente do gênero em que ele está escrevendo! Seja ao escrever um livro de ficção ou um livro teórico, contar histórias é uma habilidade que gera conexão e faz o seu leitor se apaixonar pelo seu livro.

        Desde os tempos mais antigos, as histórias não só servem como meio de entretenimento, mas também como forma de compreender a realidade (lembre-se das parábolas de Cristo ou do Mito da Caverna, de Platão).

        Muitas pessoas nascem com o dom de ser um bom contador de histórias (quem não conhece um familiar que em todo almoço em família tem uma história nova para contar?). No entanto, essa também é uma habilidade que pode ser aprendida!

        E o melhor: tornar uma pessoa reconhecida mundialmente!

        Portanto, se você deseja desenvolver a sua habilidade de contar histórias para se tornar um escritor renomado e saber como escrever um livro best-seller, adquira hoje o Kit Storytelling.

        Ao adquirir este Kit Storytelling, você vai ter em suas mãos os seguintes livros:

            • 5 Lições de Storytelling: O Best-Seller
            • 5 Lições de Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas
            • 5 Lições de Storytelling: Fatos, Ficção e Fantasia

        Portanto, se você quiser desenvolver a sua escrita e entender quais são os pontos fundamentais de uma boa história, que vão fazer com que todas as pessoas prestem atenção em você, adquira agora o seu Kit Storytelling clicando no botão abaixo!

        Compre agora o Kit Storytelling

         

      Artigos relacionados
      EscritoresStorytelling

      6 tipos de narrativa que todo escritor deveria conhecer

      Sobre o que vamos falar? As narrativas são formas de contar determinada situação ou…
      Saiba Mais
      EscritoresStorytelling

      É melhor ser Ghost Writer ou autor? Como seguir em um dos dois caminhos

      Sobre o que vamos falar? Quais são os dois caminhos que você pode escolher para trabalhar com…
      Saiba Mais
      CopywritingEscritores

      5 dicas de marketing de conteúdo para escritores obterem mais fãs

      Sobre o que vamos falar? Marketing de Conteúdo para escritores é tão importante, pois escrever…
      Saiba Mais