Neste post, apresento um pouco das técnicas para facilitar a produção de monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. A metodologia proposta contempla as características necessárias ao ensino de adultos, incluindo também ferramentas de qualidade e de comunicação à distância.
Por Ana Lúcia Rodrigues.
Muitas instituições de ensino apresentam como requisito obrigatório, em seus cursos de graduação e pós-graduação, o desenvolvimento, em grupo ou individual, de um trabalho de conclusão de curso. Esse trabalho pode apresentar-se de diversas maneiras, sendo uma delas a monografia.
A monografia caracteriza-se pela realização de um trabalho escrito que possui profundidade e foco sobre um único e determinado tema. Ou seja, ela não é um resumo ou uma pesquisa isolada, não é abordar pouco de muita coisa, muito menos uma visão rápida de uma série de conceitos distintos.
A monografia requer inicialmente um foco de estudo, identificando-se qual é o problema dentro desse foco no qual irá se trabalhar. Depois disso, o autor estabelece a hipótese ou as hipóteses, que representam as respostas provisórias ao problema estudado.
A escolha do método a ser empregado para comprovar a validade da hipótese permite estabelecer os caminhos, critérios e principais características do futuro trabalho.
Como traços determinantes de uma monografia, o que permite diferenciá-la de outros tipos de trabalhos e textos, destacam-se os seguintes aspectos:
- Contextualização do assunto.
- Fundamentação teórica dos conceitos utilizados no trabalho.
- Aplicação desses conceitos em um segmento ou foco específico.
- Rastreabilidade das informações contidas no texto, ou seja, citação de todas as fontes utilizadas no trabalho.
- Encaminhamento lógico do texto, iniciando com as informações mais genéricas e prosseguindo para os conceitos e aplicações específicas.
- Consolidação lógica de conclusões e proposições desenvolvidas durante o trabalho de pesquisa.
- Uso de linguagem formal e utilização correta da língua portuguesa.
Entre os diversos benefícios relacionados a esta atividade, salienta-se a contribuição à ciência e ao ensino. Porém, o desafio de elaborar uma monografia como requisito necessário de conclusão de curso agrega valores significativos a todos os envolvidos, quais sejam: o aluno, o professor orientador e a instituição de ensino.
O aluno, o primeiro e maior envolvido nesse processo, possui na monografia oportunidades significativas de aprendizado:
- A consolidação e aplicação dos conceitos aprendidos no curso em um determinado foco ou contexto, possibilitando um amadurecimento acadêmico e profissional.
- Desenvolvimento ou aprimoramento da autodisciplina, da determinação e da objetividade.
- Ganho de experiência para novas etapas de desenvolvimento de atividades profissionais e/ou intelectuais.
- Fortalecimento de habilidades desejadas e exigidas no mercado de trabalho, em que se destacam a apresentação oral e o desenvolvimento de textos descritivos.
- Aprimoramento da redação, por meio de um trabalho que inclui algumas características específicas, como as já exemplificadas, entre outras especificidades pertinentes à monografia.
- Apresentação oral com defesa perante uma banca constituída, em que os alunos estarão aptos para apresentar e discutir, com especialistas do assunto, o tema em questão.
Além de atender a esses objetivos, a monografia mostra-se como um rito de passagem. Alunos em processo de graduação tornam-se graduados, e pós-graduandos, transformam-se em pós-graduados, a exemplo do que já ocorre com os mestrandos e doutorandos, inseridos nos respectivos programas de pós-graduação strictu sensu, que após a entrega, defesa e aprovação de suas monografias, tornam-se, respectivamente, mestres e doutores nas suas áreas de especialização.
Para o professor orientador, o processo de orientação permite um constante repensar de conceitos, práticas e atitudes, além de exigir uma atualização contínua nas diversas áreas de conhecimento na qual se dispõe a orientar. O aluno é para o orientador uma fonte contínua e preciosa de aprendizado, de conceitos, de postura e de posicionamentos; a monografia representa a materialização de um elo entre professor e aluno, consolidada pelo objetivo maior da sua própria elaboração.
Os benefícios são significativos também para a instituição de ensino, na qual a monografia representa uma importante aquisição contínua em seu acervo bibliográfico e acadêmico. Incorpora-se, assim, conhecimento na forma de um referencial bibliográfico produzido a cada novo graduado, pós-graduado, mestre, ou ainda doutor, que, ao deixar a Instituição, deixa também sua contribuição acadêmica, e é essa que reflete a qualidade dos cursos que lá se desenvolveram.
Embora o processo de elaboração e apresentação de monografia seja bastante gratificante, algumas dificuldades acompanham esta trajetória:
- Problemas de relacionamento professor-aluno ou, ainda, aluno-aluno, para monografias desenvolvidas em grupo.
- Escolha do tema e estabelecimento do foco de atuação do trabalho.
- Definição clara do problema central da monografia, incluindo o que irá fazer parte dela e o que não será contemplado no seu escopo.
- Determinação das hipóteses possíveis e do grau de importância, quando múltiplas hipóteses são previamente identificadas.
- Escolha da metodologia de pesquisa por meio de identificação de qual é a melhor opção para o trabalho em questão, e da verificação das condições de prazo, recursos e disponibilidade de acesso às informações necessárias.
- Estágio inicial de conhecimento sobre o assunto pretendido.
- Redação de idéias já mentalmente ‘formatadas , ou seja, redação da própria monografia.
- Atender às características determinantes da monografia, já apresentadas neste capítulo, em que se acrescentam os padrões específicos de cada instituição de ensino e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pertinentes.
- Gestão do projeto Monografia, no que se refere ao estabelecimento e cumprimento das etapas, prazos, caminhos críticos e análise contínua do que está planejado e efetivamente efetuado.
Para minimizar as dificuldades normalmente vivenciadas durante a elaboração de monografias, muitas instituições de ensino disponibilizam aos seus alunos uma matéria específica, cujo objetivo é apresentar os principais conceitos envolvidos. As características mais importantes dessa disciplina, suas finalidades, dificuldades e potencialidades, encontram-se discutidas no próximo capítulo.
Ana Lúcia Rodrigues da Silva é a autora de Monografia Fácil. O livro tem como objetivo apresentar uma metodologia diferenciada para facilitar a elaboração de monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. A metodologia proposta contempla princípios andragógicos, ferramentas da qualidade e ferramentas de comunicação à distância, sugerindo ainda uma sistemática para a formalização das interações pessoal e virtual entre os alunos e o professor orientador, além de novos métodos para aprendizagem e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
Destaca-se a disponibilidade de exercícios para cada uma das fases envolvidas na elaboração de monografias. As ferramentas da qualidade são aplicadas nas diferentes etapas da monografia, proporcionando uma análise objetiva das variáveis envolvidas em todo o processo de construção do trabalho. Desta forma, este livro apresenta soluções para facilitar o processo de elaboração de monografia, podendo ser aplicado para os trabalhos de graduação e pós-graduação, incluindo, dissertação de mestrado e teses de doutorado.