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10 jan

O ELO da Gestão de Carreira

A importância do empregado em assumir a responsabilidade pela gestão de sua carreira é recorrente. Entretanto, ele, sozinho, nem sempre atinge o sucesso. Isto porque a equação “gestão de carreira” tem três variáveis: Empregado, Lideranças e Organização. A partir das quais, formam um eixo de sustentação que chamamos de ELO. A responsabilidade compartilhada dos três atores na gestão de carreira torna o empregado um dos componentes e não apenas o único.

Por Cláudio Queiroz.

O foco desta abordagem não é encontrar “culpados”, mas simplesmente clarificar papéis, responsabilidades e ganhos. Afinal, cada participante do ELO da gestão de carreira é beneficiado por esta atuação integrada. ELO, portanto é uma estratégia de atuação organizacional na medida em que proporciona crescimento para as três partes, tornando a relação entre os participantes transparente e cooperativa.

Isto minimiza em muito um dos maiores problemas do mundo organizacional que é a falta de comunicação. A clarificação de responsabilidades nivela expectativas e minimiza frustrações e desmotivação.

“Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias. E é preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso”. (Peter Drucker)

“A verdadeira revolução social é a mudança de uma vida amplamente organizada para nós… Para um mundo no qual somos todos forçados a estar no comando de nosso próprio destino”. (Charles Handy)


Os benefícios são potencializados e acelerados quando cada qual tem claro, em mente, o que fazer e as três partes do ELO cumprem o seu papel.

Esta estratégia auxilia na gestão do mundo organizacional, muitas vezes fragmentada e carente de confiança, pois as três partes se ressentem da atuação ou ausência de ação uma das outras.

ELO é uma proposta para ressignificar relações, potencializar parcerias e, acima de tudo, encurtar caminhos e potencializar resultados para as partes envolvidas. Enfim, é o resgate das relações, tendo como base a confiança. A confiança que cada um vai fazer o seu melhor.

A estratégia ELO pode ser implantada em qualquer organização, basta que as três partes se disponham a sentar para tomar um café, pois no Brasil, é no cafezinho que as pessoas conversam “de verdade”. É nestas conversas que cada um apresenta suas expectativas de forma franca, transparente e honesta, cada qual fala sinceramente o que pode e não pode fazer, o que espera que a outra parte realize, que se assumem o compromisso de cumprir cada qual a sua parte, gerando um comprometimento, um “ELO”.

É obvio que o canal de comunicação deve sempre estar aberto, pois novas variáveis surgem, e isso leva as partes a repactuarem e definirem sua atuação.

O ELO em ação proporciona muitos benefícios para cada uma das três partes:

As vantagens da estratégia ELO para o Empregado, o auxiliam a:

  • assumir o papel de gestão de sua carreira;
  • descobrir suas prioridades e a se responsabilizar pelo seu próprio desenvolvimento;
  • direcionar o autodesenvolvimento;
  • identificar critérios para promoção, remuneração e reconhecimento;
  • aumentar a realização e a satisfação pessoal e profissional;
  • ter uma sensação de segurança, de estabilidade relativa;
  • elevar a consciência sobre si e seus objetivos e escolhas;
  • estimular o desempenho/performance no papel ocupado na empresa;
  • fornecer um “mapa de carreira” e de oportunidades;
  • ter uma maior probabilidade de alinhamento entre características individuais e cargo ocupado na empresa;
  • mobilizar para consolidar a capacitação para atender as expectativas do mercado de trabalho e alcance do objetivo definido;
  • identificar oportunidades dentro e fora da empresa;
  • identificar o rumo / foco / da carreira profissional;
  • identificar e concentrar energia e esforços para alcance dos seus objetivos;
  • montar estratégias para o alcance dos objetivos;
  • direcionar esforços para aquisição de conhecimentos necessários ao cargo requerido, minimizando desperdício de tempo;
  • construir um projeto de carreira, ligando presente, passado e futuro;
  • fazer escolhas que deem sentido ao trabalho;
  • fazer um planejamento de carreira;
  • participar de recrutamento interno para novas posições, incluindo diferentes localidades;
  • potencializar o poder pessoal de cada um;
  • reduzir o comportamento de vítima (culpar os outros pelos insucessos);
  • sinalizar as possibilidades de mobilidade interna.

As vantagens da estratégia ELO para o Líder, o auxilia a:

  • atrair talentos para a equipe;
  • facilitar práticas de promoção, reconhecimento e valorização do empregado;
  • ser fonte de orientação de desenvolvimento para a sua equipe;
  • fornecer subsídios para orientação profissional de sua equipe;
  • melhorar o uso qualitativo do tempo;
  • melhorar o relacionamento e a comunicação em equipe;
  • estruturar feedbacks para a equipe;
  • estruturar novas atividades e áreas;
  • promover melhorias no clima organizacional;
  • motivar e engajar a equipe;
  • preparar sucessores;
  • alcançar os objetivos estratégicos com mais facilidade;
  • valorizar os talentos da equipe.

Considerando que o Líder tem papel duplo (de empregado e líder), ele é duplamente beneficiado.

As vantagens da estratégia ELO para a Organização, a auxilia a:

  • atrair novos talentos dispostos a trabalhar na empresa que usa a estratégia ELO;
  • criar condições para que os novos e antigos empregados queiram se preocupar com suas carreiras;
  • deixar claro que todo empregado tem corresponsabilidade com relação ao seu talento, ou seja, ele também é responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional;
  • elevar a performance dos empregados;
  • promover maior alinhamento entre valores da empresa e valores de seus colaboradores;
  • promover melhorias na qualidade de vida e redução do estresse no trabalho;
  • promover melhoria no clima organizacional;
  • promover melhoria no processo de aprendizado de todos o que potencializa melhores resultados para o ELO;
  • identificar e valorizar os talentos;
  • alcançar os objetivos estratégicos com mais facilidade;
  • alçar o direcionamento profissional dos colaboradores;
  • preparar pessoas para saírem da carreira ou da empresa a partir de um determinado ponto de suas trajetórias;
  • proporcionar mais segurança e transparência ao modelo de gestão.

Fica claro, então, que todos saem ganhando com a implantação da estratégia ELO.

 

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1 COMMENTS

    Hoje na FAAP – Lançamento do livro O ELO da Gestão de Carreira | Blog do Editor – DVS Editora

    […] O ELO da Gestão de Carreira […]

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