Um dos fatores que impedem aqueles que têm uma veia empreendedora de botar em prática um novo negócio é o fator financeiro. Mesmo quando o valor necessário para o investimento inicial está disponível, muita gente tem medo de deixar a zona de conforto de seus trabalhos com salário fixo para se jogar em um empreendimento arriscado.
Porém, isso não parece ser um problema aos empreendedores que já atravessaram esta fronteira e hoje dirigem seus próprios negócios. Ser empreendedor pode trazer mais felicidade do que ter um emprego fixo. Esse foi o resultado do estudo da Wharton School of Business, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi feita com 11 mil egressos do programa de MBA da Wharton, pedindo que eles classificassem sua felicidade de acordo com sua carreira, seu trabalho atual e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Ser empreendedor pode trazer mais felicidade do que ter um emprego fixo
O levantamento mostra ainda que este grupo não era voltado para o empreendedorismo, no entanto, durante o curso cerca de 20% dos formandos abriram seu próprio negócio. A maior surpresa para os pesquisadores foi descobrir que mesmo sem ganhar muito dinheiro, aqueles que abriram seu próprio negócio estavam mais felizes.
O estudo mostra ainda que 56% dos entrevistados que abriram seu próprio negócio tinham empresas lucrativas. No entanto, esse dado não alterou a felicidade dos empreendedores.
“Ficamos surpresos de o empreendedorismo ser um fator tão dominante”, disseram os professores Ethan Mollick e Matthew Bidwell, autores da pesquisa, ao site The Street. O levantamento mostra também que o empreendedorismo cada vez mais faz parte dos projetos dos alunos, com pessoas alternando entre abrir seu próprio negócio e trabalhar para os outros. Via Infomoney.