As lovemarks não são propriedade dos fabricantes, dos produtores, das empresas. São das pessoas que as amam!!! Uma marca se torna uma marca do amor (lovemark) quando as pessoas que a amam lhe dizem isso. Entretanto, simplesmente sentar e aguardar que os clientes lhe digam que você é uma marca do amor pode transformar-se em uma longa espera.
Por Victor Mirshawka.
Amor diz respeito à ação. Diz respeito a criar um relacionamento expressivo. É um processo constante de se manter em contato, trabalhar com os clientes, entendê-los, conviver com eles.
E é isso que os profissionais de marketing perspicazes, designers sensíveis e pessoas sábias fazem todos os dias nos pontos de venda e nas linhas de produção.
Os clientes sentem o cheiro de falsidade a quilômetros de distância. Se você não ama o próprio negócio, eles também não o amarão. Eles precisam opinar sobre o desenvolvimento de novos produtos e dar idéias para os seus serviços.
Envolva-os em tudo, porém não apresente simplesmente o que lhe disserem. Assuma o compromisso de mudar. Seja criativo!!!
Marcas de amor são infundidas em histórias marcantes e invocadoras. Em seu melhor estilo, podem se tornar lendas míticas. Relembram grandes aventuras da empresa, seus produtos e seus consumidores lendários. Contar historias sobre isso glorifica, dando vazão a novos significados, conexões e sentimentos.
As lovemarks são, por definição, as melhores de sua classe para aqueles que as amam. A paixão por uma lovemark pode ser intensa.
No extremo da escala, as pessoas darão a vida por sua marca de amor. Na verdade, os países provavelmente são as marcas de amor mais poderosas que existem!!!
Somente com a intimidade é possível derrubar o isolamento das pessoas e entender profundamente o que elas querem. Existir a intimidade é essencial para tornar-se uma lovemark.
Talvez o melhor exemplo do uso extremamente eficaz da intimidade é o da apresentadora de programas de TV, Oprah Winfrey, a mais popular e rica dos EUA.
Diversos apresentadores nos seus programas dão uma mescla de conselhos e de suas percepções aos telespectadores, porém nenhum deles usa com tanta propriedade a intimidade, como ela.
A câmera ama Oprah Winfrey, mas, em vez de apenas corresponder a esse amor, como fazem os outros apresentadores, seu olhar atravessa a câmera para conectar-se diretamente com a audiência..
Esse é o segredo de Oprah Winfrey.
Transformação, não apenas comunicação, ajudando principalmente as mulheres que assistem o seu programa a criar intimidade na vida e nos relacionamentos.
A intimidade tem três faces muito diferentes. A primeira é empatia. Só existe uma forma de entender as emoções dos outros, ou de entender de tudo isso. Ouvindo.
A empatia é criada a partir da tensão entre o som da voz e o silêncio pretendido.
Com empatia, flertes se tornam casos de amor duradouros.
Sem empatia, você não cria emoção nem intimidade, e pode esquecer tudo sobre sinceridade e transformar a visão do cliente.
Por exemplo, o Camry, da Toyota é uma lovemark não simplesmente porque tem sido ano após ano o carro campeão de vendas nos EUA, mas porque tem uma empatia extraordinária com muitos clientes.
A segunda face é o compromisso, que permite provar que uma empresa através de seu produto quer estabelecer um relacionamento duradouro com os seus clientes.
Uma excelente forma de entender o que é compromisso e a sua diferença com envolvimento está na definição: em um prato com bacon e ovos, o porco está comprometido e a galinha apenas envolvida!!!.
O compromisso pode transformar a fidelidade, representada por uma aceitação automática, em um estado de conscientização real, impregnado de emoção verdadeira – fidelidade além da razão.
Aliás, foi a fidelidade além da razão que convenceu os usuários da Apple a continuar comprando a marca, quando a Apple produziu caixas bege, inexpressivas, sem nenhuma diferenciação do mercado.
Se, antes, aderir ao Apple era demonstração de autenticidade, comprar um desses computadores passou a ser um grande favor.
Mesmo assim, muitos não se desfaziam deles – perguntando-se o tempo todo – por quê?
Steve Jobs fez seu retorno triunfal à Apple em 1994.
De volta aos trilhos, a companhia foi para a liderança e lá ficou. Aí, todos aqueles consumidores comprometidos se sentiram vingados, e continuaram mais fiéis do que nunca…
A terceira face da intimidade é a paixão.
Aliás, quando existe paixão o mais difícil dos objetivos pode ser alcançado.
Com paixão, os planos mais bem traçados podem se deteriorar e perecer.
Tê-la é pois uma benção e um dom.
Quando a Nike contratou Michael Jordan dificilmente a sua alta administração suspeitava de quanto os seus clientes ficariam apaixonados por esse homem.
O fenômeno Michael Jordan, que é parte da marca Nike, continua a demonstrar um amor inexplicável por aquele homem.
Bem entendido como a intimidade auxilia a criar uma lovemark, surge a pergunta óbvia: por que uma empresa precisa se preocupar se seus produtos são lovemarks ou não?
A resposta é: porque é assim que criamos um mundo no qual gostamos de viver!!!
E é assim também que criamos relacionamentos duradouros e fidelidade além da razão.
Conquistamos consumidores que amam a nossa marca.
Sem amor, é garantido que um dia até as melhores empresas tombarão.
Elas nem sentirão o perigo se aproximando, pois ninguém estará preocupado o suficiente e pronto para avisá-los.
Isso já aconteceu antes e vai acontecer de novo.
Mesmo que você seja o maior, o melhor e o mais inteligente, por que não desejaria ser o mais amado?
Por que não iria querer fazer do mundo um lugar melhor?
Então procure ser uma lovemark!!!
Escritor por Victor Mirshawka, o Qualidade com Humor, traz temas variados, de competitividade à liderança, de criatividade ao controle de processos, de fé religiosa ao cuidado com a saúde, de empreendedorismo à gestão de talentos, etc. Tudo isso para que o leitor tenha mais sabedoria. O leitor do Qualidade com Humor em todos os assuntos abordados terá também uma pitada de humor, mas sempre com a finalidade de estimular uma análise mais descontraída do tópico descrito com o intuito de elevar mais ainda sua sabedoria superior. Quanto mais um indivíduo desenvolver a sua sabedoria superior, mais saberá tolerar e menos usará a sabedoria inferior para julgar e critic |