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15 ago

5 exemplos de empresas que aumentaram o faturamento através da gamification

A gamification, ou gamificação, está sendo cada vez mais usada pelas empresas que desejam crescer no mercado e aumentar o faturamento. Ela se trata de usar mecanismos e métodos de jogos em ambientes empresariais com diversos objetivos de interesse do negócio.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Gallup, apenas 27% dos brasileiros que são empregados são realmente produtivos, comprometidos com a empresa e se sentem engajados. Esse, inclusive, é um dos objetivos da gamification, tornar a empresa mais engajadora e produtiva.

Apesar disso, ele não é o único. Você pode usar a gamification para educar e capacitar os colaboradores, desenvolver novas competências, aumentar a colaboração na empresa, incentivar comportamentos, ou, até mesmo, ser mais atrativo para o seu cliente.

Se você ainda está em dúvida sobre o aumento do faturamento por meio da gamification, continue lendo e veja rapidamente quais são as empresas que tiveram sucessos nos objetivos que falamos acima.

#1 – Ford Motor: um portal atrativo

Você tem dificuldades em fazer com que os seus colaboradores acessem ao e-learning (área online de ensino da empresa)? Você não precisa mais passar por isso com a gamification…

A Ford Motor, no Canadá, adicionou jogos nos portais de e-learning com o objetivo de auxiliar as equipes de vendas, fazendo com que os vendedores conhecessem melhor os novos modelos de carros, financiamentos, tecnologias e opções dos anos. O resultado foi incrível…

Depois do uso da gamification, a Ford teve um aumento de 417% no uso dos portais, principalmente pelos mais jovens.

#2 – SAP: mais faturamento, menos custo

Esta empresa também desenvolveu um sistema de e-learning com a gamification, chamada RoadWarrior, que ensinava os colaboradores a venderem produtos usando diferentes técnicas.

Ele gera pontos por meio da competição e níveis, tendo como referência os indicadores reais das vendas; essa mistura da realidade com o virtual com a gamification, acaba aumentando as chances de sucesso da empresa.

Usando a gamification na empresa, a SAP aumentou significativamente o faturamento com o alto volume de vendas e, ainda, diminui os custos com treinamentos.

#3 – Duolingo: aprender é mais fácil

Este é um aplicativo de idiomas e o objetivo com o uso da gamification, nesse caso, é engajar os consumidores. Para isso, a Duolingo disponibilizou um aplicativo gratuito que usa rankings, recompensas e desafios para aumentar o interesse do público de aprender.

Atualmente, Costa Rica e Guatemala já lançaram programas pilotos em que utilizam o Duolingo na rede pública de educação. O aplicativo já possui mais de 70 milhões de usuários no mundo inteiro com essa mistura de jogos e ensino.

#4 – Fashion Revolution: conscientização e ganhos no projeto

Essa empresa criou uma campanha com o objetivo de conscientizar sobre a mão de obra infantil e escrava na moda e, para isso, instalou máquinas vendendo camisas por apenas 2 euros, em Berlim.

Quando os consumidores colocavam as moedas, a máquina mostrava os abusos da empresa na confecção e davam uma escolha ao público: comprar a camisa mesmo assim ou doar o valor e acabar com a prática.

O resultado foi que 90% das pessoas resolveram doar e não pegar a blusa, mostrando que, além da honestidade, os consumidores gostam de ter o poder em mãos, principalmente com a gamification.

#5 – Starbucks: cliente fiel

Esse é um outro exemplo do uso da gamification para atrair e fidelizar clientes – o que também é muito comum no meio.

A empresa Starbucks resolveu personalizar os serviços começando por um simples cartão fidelidade e chegou ao projeto My Starbucks Reward, usando a gamification para pontuar os clientes e ranquear também, fazendo com que os níveis de cada um ficassem de acordo com o grau de fidelidade.

Os benefícios de quem usa o sistema é ganhar produtos e bebidas extras, fazendo com que os clientes se sintam mais motivados a usar o site e comprar cada vez mais na empresa também.

O resultado foi que, desde o lançamento em 2009, são 19 países que usam esse programa de fidelidade, com 9 milhões de usuários ativos.

Gamification pode aumentar o seu faturamento também…

Existem técnicas que você pode aplicar em seu negócio para ter uma gamification de sucesso, alcançando altos resultados, como aconteceu com essas empresas. Se você ainda não sabe como fazer isso, conheça os livros de gamification.

 

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