GamificaçãoGamification

Motivação no Trabalho: usando a estratégia de gamificação

Sobre o que vamos falar?

  • A gamificação é uma das principais estratégias usadas pelas empresas para treinar e qualificar seus colaboradores, incentivar a inovação e a criação de novos hábitos, gerar engajamento e melhorar a motivação no trabalho.
  • Descubra quais os tipos de felicidade gerados pela gamificação, qual a relação da gamificação com a motivação, a sua psicologia por trás e os principais benefícios para as empresas e funcionários.
  • Além disso, você também vai conhecer tudo o que precisa para implementar, de forma eficiente, a gamificação na sua empresa e colher todos os frutos dessa estratégia moderna e inovadora.
  • Quer dominar a gamificação para ajudar sua empresa a ter muito mais resultados motivando e engajando seus funcionários? Clique no botão abaixo!

Adquira o Kit de Gamificação

Diferentemente das máquinas e softwares, nós, seres humanos, não funcionamos apenas com um apertar de botão e tão pouco com a ação de uma única linha de código, precisamos estar motivados.

Para manter suas equipes engajadas, representantes de RHs, líderes e gestores utilizam diversas estratégias para melhorar a motivação no trabalho. Mas uma delas vem ganhando muito espaço no mercado, a gamificação.

Mencionada pela primeira vez em 2002, pelo consultor britânico Nick Pelling, a gamificação vem utilizando desafios divertidos para motivar pessoas a mudarem seus comportamentos, desenvolverem novas habilidades e a impulsionar a inovação.

Neste conteúdo vamos falar sobre a relação da gamificação com o trabalho, seus reais benefícios e o que você precisa saber para implementá-la na sua empresa.

Portanto, se você quer melhorar os resultados da sua empresa através de uma equipe motivada e engajada, não deixe de ler esse conteúdo.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Gamificação e a diversão

Gamificação e a diversão

Quando pensamos em diversão, com certeza não é o trabalho ou o estudo que nos vem à cabeça. Bom, pelo menos não para a maioria das pessoas. Isso significa que a diversão tem conceitos diferentes para cada pessoa.

De acordo com a pesquisadora e designer de Jogos, Nicole Lazzaro, a felicidade pode ser classificada em quatro tipos diferentes.

  • Easy fun: Novidade. Aqui a felicidade é despertada pelo simples ato de explorar novos mundos, histórias, interpretar personagens ou simplesmente brincar;
  • Hard Fun: Desafio. Primeiro a frustração, depois a satisfação em vencer um desafio épico. Após ter passado o efeito da Easy Fun, a pessoa vai precisar de um desafio e objetivos para continuar engajada;
  • People Fun: Amizade. Interagir com outras pessoas é uma das atividades mais emocionalmente envolvente que temos, por isso é importante a cooperação e competição com os amigos;
  • Serious Fun: Significado. As pessoas valorizam o significado e o crescimento, por isso toda essa jornada não pode parecer uma perda de tempo. O objetivo é fazer com que a pessoa mude a forma de pensar, sentir e se comportar.

Agora você deve estar pensando: o que tudo isso tem a ver com motivação no trabalho, não é mesmo?

Costumamos perder a noção do tempo quando estamos nos divertindo com algum jogo, ou seja, entramos em um estado de foco muito intenso. Evidentemente que esse benefício pode ser acolhido para a qualificação, engajamento e motivação dos colaboradores.

 

Gamificação e a motivação no trabalho

Gamificação e a motivação no trabalho

A gamificação e a motivação estão intimamente ligadas e podemos provar. Mas antes de provar isso, precisamos entender exatamente o que é motivação, que é dividida entre intrínseca e extrínseca.

  • A motivação intrínseca é quando o indivíduo faz algo motivado pelos seus valores internos, pelo simples prazer de realizar ou por gostar de aprender;
  • Por sua vez, a motivação extrínseca é quando o indivíduo é motivado por fatores externos, como evitar ser punido ou ganhar alguma recompensa.

A gamificação busca combinar as duas motivações com intuito de promover a motivação no trabalho e o engajamento do colaborador nas atividades da empresa, sejam elas para qualificação, inovação ou conclusão de tarefas.

Consegue se lembrar de como você se sentia quando estava jogando, avançando fase a fase, superando obstáculos, evoluindo seu personagem e derrotando todos os chefões até conseguir concluir o jogo?

Você se sente motivado, habilidoso e estimulado. Isso é motivação intrínseca. Visto que a motivação extrínseca é relativamente fácil de ser gerada, o grande desafio que as empresas buscam solucionar é, através da gamificação, gerar motivação intrínseca de forma autêntica.

 

Gamificação e a psicologia motivacional

Gamificação e a psicologia motivacional

Por trás da gamificação há um amplo estudo nos campos de aprendizado, antropologia, neurociência, sociologia e psicologia. Existem muitos profissionais, de diversas áreas diferentes, com interesse em entender os mais diversos aspectos da gamificação no comportamento humano.

De acordo com o co-autor da obra Gamification by Design, Gabe Zichermann, a gamificação é “75% psicologia e 25% tecnologia”. Portanto, existe uma ampla gama de aspectos da psicologia humana aplicados à gamificação.

De acordo com Nicolle Lazzaro, designer de jogos e pesquisadora, os jogos se tornam atraentes porque permitem que os jogadores vivenciem diversas emoções como: frustração; admiração; curiosidade; orgulho; entre tantas outras.

Além disso, ela acrescenta que a melhor maneira de mudar o comportamento de uma pessoa é através da diversão. Apenas para corroborar com a argumentação de Nicolle, o próprio Zichermann disse que:

“Se você pode fazer algo mais divertido, e inclui técnicas de jogos, você pode conseguir que as pessoas executem ações que normalmente elas não executariam”.

Para a psicologia, a motivação é uma força que surge de dentro da pessoa e que precede uma ação. Para as empresas, a gamificação tem o papel de despertar essa energia, aumentando a motivação no trabalho.

 

Resultados positivos de gamificação no trabalho

Resultados positivos de gamificação no trabalho

Como você pode acompanhar ao longo desse conteúdo, é evidente que a gamificação traz inúmeros benefícios, não só para a empresa, mas para o trabalhador também. Confira abaixo os benefícios listados, tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

Benefícios para as empresas:

  1. Aumenta, em média, 40% a produtividade;
  2. Aumenta, em média, 60% o engajamento e a motivação no trabalho;
  3. Melhoria na comunicação entre colaboradores do trabalho em equipe;
  4. Equipe mais motivada para cumprir metas e resolver problemas;
  5. Aumenta em 14% a performance em atividades ligadas a habilidades e 11% para atividades ligadas ao conhecimento;
  6. Aumenta em 90% a taxa de retenção de informação;
  7. Os colaboradores desenvolvem soft skills como criatividade, assertividade e resiliência;
  8. Estimula a competição saudável no ambiente de trabalho;
  9. Possibilita a mensuração de desempenho dos colaboradores;
  10. Entrega de feedbacks instantâneos, o que traz um estímulo constante de melhorias.

Benefícios para o trabalhador:

  1. Aumento da autoestima e confiança. Isso melhora diretamente o desempenho do profissional, pois ele começa a fazer melhor a sua gestão do tempo e se empenhar mais nas tarefas;
  2. Relacionamentos interpessoais. O profissional, por estar bem consigo mesmo, consegue ser mais empático, se relacionar melhor com seus colegas e trabalhar melhor em equipe;
  3. Baixa taxa de ausência. Ele vai fazer questão de participar das atividades da empresa e engajar nos projetos;
  4. Desenvolvimento pessoal e profissional. Motivado, é evidente que o profissional vai buscar se desenvolver e se aperfeiçoar. Aprenderá soft skills e se atualizará mais.

         +DICA: Saiba agora o que é gamification, porque ela é tão importante para o desempenho dos seus profissionais e como você pode aplicá-la no seu negócio. Clique aqui.

 

O que você deve saber para implantar o gamification no seu negócio

O que você deve saber para implantar o gamification no seu negócio

Agora que você está ciente de todos os benefícios da gamificação, você deve estar, neste exato momento, ansioso para implementar a gamificação para proporcionar todos esses benefícios para seus funcionários e para o seu negócios. Não é mesmo?

Fizemos uma lista com tudo o que você precisa saber para conseguir implementar um processo de gamificação eficiente na sua empresa e conseguir engajar e aumentar a motivação no trabalho. Confira.

Quais são os pontos fortes e fracos da empresa?

Fazer essa auto avaliação é extremamente importante para entender quais pontos você pode usar a favor para criar sua estratégia de gamificação e quais os pontos que precisam ser melhorados.

Digamos que, como exemplo, seus colaboradores são muito bons com trabalho em equipe. Entretanto, deixam muito a desejar no quesito criatividade. Você poderia pensar em uma maneira de usar o trabalho em equipe para ajudar nesse processo criativo.

Que objetivos você deseja atingir?

A gamificação vai muito além de motivação no trabalho, ela pode ser aplicada em diversas áreas da empresa em com diversos objetivos. Você pode aplicar a gamificação para:

  • Treinar novos funcionários ou ensinar novas habilidades para funcionários experientes;
  • Incentivar funcionários a atenderem melhor os clientes ou darem o suporte com mais eficiência;
  • Implementar novos processos na empresa ou melhorar os incentivar os funcionárias a executarem da forma correta um processo já existente;
  • Melhorar o desempenho da equipe comercial, bonificado não somente a venda final, mas todo o processo do funil de vendas;
  • A disseminar a cultura da empresa entre os colaboradores da empresa e tornar mais acessíveis os valores da empresa

Defina com muita exatidão quais objetivos você está buscando com a gamificação, pois eles serão usados como parâmetro para entender se o treinamento está gerando resultado esperado ou não.

         +DICA: Descubra quais são os maiores exemplos de gamificação para te inspirar e como começar a usar práticas de jogos na sua empresa. Clique para saber mais.

Crie um plano e faça testes.

O mais importante agora não é implementar o modelo com alta fidelidade, mas começar o mais rápido possível. Comece por um MVP, o mínimo produto viável para começar a ir testando.

Com os objetivos muito bem definidos, agora você precisa criar um storytelling criativo para engajar os colaboradores no treinamento, definir muito bem as regras do jogo, as missões, recompensas e conquistas.

Sempre trabalhe com feedbacks.

Com o seu primeiro treinamento gamificado rodando, você precisa criar uma rotina de feedbacks e melhoria contínua. Converse com os principais stakeholders do projeto para entender se o treinamento está gerando o resultado esperado.

É importante que você, também, converse com os colaboradores para entender o que eles estão achando, quais dificuldades estão tendo e como estão se sentindo em relação ao treinamento. Afinal, eles são os usuários, a peça central de todo esse processo de gamificação.

 

Experimente a gamificação na sua empresa

Experimente a gamificação na sua empresa

 

Temos certeza que você sabe o quanto a gamificação pode ajudar sua empresa a ter muito mais resultados, aumentando a motivação no trabalho e engajando seus funcionários em um espírito saudável de competição.

 

Entretanto, por mais que tenhamos explicado, de forma resumida, tudo o que você precisa saber antes de implementar um processo de gamificação na sua empresa, sabemos o quão complicado pode ser implementar esse processo na prática.

Pensando nisso, nós, aqui da Editora DVS, criamos um Kit com quatro livros sobre gamificação que vão te ajudar a se tornar um expert em aplicar processos de gamificação. Clique no botão abaixo e confira nosso Kit!

 

Experimente a gamificação na sua empresa.

Artigos relacionados
GamificaçãoGamification

Gamificação nas Empresas: A Chave para uma Equipe Motivada

A gamificação é uma técnica que tem sido aplicada nas empresas há décadas, trazendo inúmeros…
Saiba Mais
GamificaçãoGamificationNegócios

Gamificação nas empresas: conheça 9 marcas referência em gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação nas empresas é uma prática muito utilizada por startups…
Saiba Mais
GamificaçãoGamification

5 exemplos de gamificação para você se inspirar e aplicar na sua empresa

Sobre o que vamos falar? A gamificação tem sido uma ótima maneira de melhorar o desempenho das…
Saiba Mais