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Gamificação nas empresas: conheça 9 marcas referência em gamificação

Sobre o que vamos falar?

  • A gamificação nas empresas é uma prática muito utilizada por startups e empresas inovadoras do mercado. Neste artigo, você vai saber o que realmente significa este conceito e porque ele é tão importante para a sua empresa.
  • Além disso, você vai conhecer nove exemplos de marcas que souberam aplicar com excelência estratégias de gamificação, e poder se espelhar nelas para criar sua própria estratégia.
  • Você também vai saber como criar uma estratégia de gamificação por meio de um passo a passo, que vai te mostrar quais são as principais etapas e o que você deve fazer em cada uma delas.
  • Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então adquira agora seu Kit Gamification clicando no botão abaixo! Você vai descobrir todas as técnicas necessárias para criar e aplicar sua própria gamificação.

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Imagine viver em um mundo onde não exista qualquer tipo de esporte. Jogos são totalmente proibidos e competições não fazem parte da consciência das pessoas. Todos os grandes eventos que conhecemos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, não existem.

Neste mundo, as pessoas não tem a mínima noção do que é pular amarelinha ou jogar uma partida de dama. Tudo o que se refere a jogos e competições é punido pelas autoridades e considerado como imoral. Como você se sentiria em um mundo como este?

Com toda certeza, ninguém gostaria de viver num lugar assim, e só de imaginar essa situação ficamos um pouco angustiados. Isso é a prova do grande valor que damos para os jogos e, no fundo, como eles são saudáveis para a vida de qualquer pessoa.

Se praticados com moderação, jogos são saudáveis para a mente e, em muitos casos, podem desenvolver faculdades como raciocínio lógico e atenção. Jogos motivam, engajam e desestressam. Com base nisso, surgiu o que chamamos de gamificação: jogos e brincadeiras aplicadas ao cotidiano das empresas.

Quer saber o que as práticas de gamificação nas empresas têm a ver com a produtividade dos seus funcionários e como elas podem engajar os seus próprios clientes no relacionamento com sua marca? Leia este artigo até o final e descubra.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

9 exemplos que gamificação nas empresas

9 exemplos que gamificação nas empresas

1. Aetna

O grupo Aetna, líder no mercado médico e farmacêutico, inovou completamente seu modo de interação com clientes: por meio de um software interativo, cada usuário tem uma árvore virtual para cuidar, que representa a saúde e a qualidade de vida da pessoa.

Os usuários cuidam desta árvore virtual mantendo-a viva sempre que agendam consultas e executam as tarefas passadas pelo sistema, como, por exemplo, beber água com mais frequência. Caso as tarefas não sejam cumpridas, a árvore murcha até morrer.

O principal objetivo deste tipo de gamificação nas empresas é gerar conexão entre o grupo Aetna e seu cliente, de modo que ele seja incentivado a ser uma pessoa saudável e também queira utilizar os serviços da empresa.

2. Devhub

Esta é uma plataforma online que auxilia desenvolvedores de sites a construir softwares com maior facilidade e rapidez. Conhecida como empresa referência na criação de sites, a Devhub teve uma grande ideia de gamificação da sua ferramenta!

Para decidir gamificar, a Devhub enfrentou o seguinte problema: os novos usuários do site tinham sérias dificuldades em utilizar a plataforma. Disto surgiu a ideia de criar o Devhub Site Stream, que consiste em um guia prático para usuários iniciantes.

Dentro do Devhub Site Stream é que acontecia a gamificação. Sempre que os usuários completavam uma etapa da criação de um site, recebiam uma quantia de pontos. Esses pontos classificavam os melhores desenvolvedores de site e possibilitavam a troca por novos ítens na plataforma.

O Devhub Site Stream foi um verdadeiro sucesso! Após gamificar o processo de criação de sites, as ações de desenvolvimento de software aumentaram cerca de 9 vezes.

3. Engine Yard

A Engine Yard é uma empresa fornecedora de serviços de automatização, desenvolvimento e ajuste de aplicativos em nuvem (PasS). Junto à empresa Badgeville, a Engine Yard desenvolveu um processo de gamificação para sua comunidade de suporte aos clientes, a Zendesk.

Este processo de gamificação foi o que gerou um ponto de contato entre os funcionários da equipe de suporte com os clientes da marca. Utilizando uma estratégia simples, que consistia na implantação de um sistema que demonstrava como os usuários poderiam utilizar sua criatividade na criação de aplicativos.

Por meio dessa simples ação, o setor de suporte da Engine Yard conseguiu reter muitos dos seus clientes que não conseguiam desenvolver facilmente seus aplicativos, auxiliando e dando insights para os usuários.

+ Dica: o uso de novas tecnologias é muito benéfico para a criação de gamificação nas empresas. Se você quer entender melhor como as tecnologias empresariais podem melhorar o desempenho da sua organização, leia o artigo “Dez Tipos de Inovação: um modelo simples e prático para um resultado vencedor”

4. Popchips

A empresa Popchips encontrou na gamificação uma maneira de conquistar o concorrido mercado de batatas fritas nos Estados Unidos. Então, a gamificação que eles empregaram foi a implementação de um sistema de recompensa para clientes.

Esse sistema de recompensa consistia na distribuição de prêmios e cupons em centenas de jogos para celulares. À medida que os jogadores alcançavam níveis e pontuações maiores, mais recompensas da empresa Popchips eles ganhavam.

Por causa do uso deste tipo de gamificação, muitas empresas de jogos para celulares fizeram parcerias com a Popchips, garantindo que seus usuários conhecessem a marca de batatas fritas e consumissem seus produtos!

5. Nike

9 exemplos que gamificação nas empresas - Nike

A Nike é uma empresa que dispensa apresentações. Líder disparada no mercado de calçados e vestimentas, a empresa decidiu inovar ainda mais na sua expansão de mercado. Essa inovação se deu com a disponibilização de seu aplicativo Nike Run Club.

Através do Nike Run Club, a marca incentiva os usuários a levarem uma vida mais saudável e a alcançarem um nível de condicionamento físico melhor. Isto acontece graças aos treinos personalizados e desafios propostos pelo aplicativo.

Essa conexão que a Nike gerou com os usuários, fez com que o aplicativo Nike Run Club se tornasse o aplicativo de corridas mais baixado no mundo, consagrando o lançamento do software como uma das estratégias de gamificação nas empresas mais bem sucedidas.

6. Gerdau

A empresa do ramo siderúrgico Gerdau aplicou uma das grandes inovações da sua história. Em termos de gamificação, a alternativa que seus líderes encontraram para desenvolver e treinar seus profissionais pode ser considerada, no mínimo, ousada.

A estratégia de gamificação nas empresas utilizada contou com o uso de aparelhos eletrônicos de última geração, que simulavam em realidade virtual o chão de fábrica e o uso das ferramentas de trabalho.

Por meio da simulação, os funcionários faziam provas e testes práticos visando passar de fases com o menor número de erros cometidos. O resultado dessa inovação foi que os colaboradores cumpriram os exercícios propostos em apenas 18 minutos – o que, pela aplicação tradicional, demoravam 1h30min.

7. Deloitte

A empresa de consultoria e auditoria empresarial Deloitte utilizou como forma de treinamento de funcionários e clientes o uso de diversas práticas de gamificação.

No seu programa de treinamento Deloitte Leadership Academy, a empresa aplicou na sua plataforma tabelas de classificação, missões e distintivos para os usuários. Junto a estes elementos, também foram adicionados testes e questionários.

Todos estes elementos que compõem o sistema de treinamento serviram como meio de aproximar novos usuários da plataforma e, consequentemente, da marca Deloitte. E como prova do sucesso dessa estratégia de gamificação nas empresas, entre os anos de 2008 – ano da criação do DLA – e 2013, mais de 20.000 usuários passaram pelo site.

8. Starbucks

A Starbucks não apenas é referência em atendimento e experiência do cliente, como também um grande exemplo de quem soube aplicar com maestria a gamificação nas empresas! Sua estratégia consistia em conceder prêmios e descontos especiais visando expandir seu programa de fidelidade Starbucks Rewards.

Cada membro do Starbucks Rewards ganhava a chance de concorrer aos mais variados prêmios, como: bebidas do cardápio Starbucks grátis por um ano, desconto nos estabelecimentos e até mesmo o acesso a e-bikes (as bicicletas ecológicas).

Ao aplicar essas técnicas de gamificação, a Starbucks conseguiu se relacionar melhor com seus clientes, gerando ainda mais fãs da marca por meio do Starbucks Rewards.

9. Microsoft

Outro exemplo de gamificação que teve grande sucesso é o da Microsoft: o Dynamics 365. A gigante da tecnologia criou um software que possibilita a gamificação nas empresas para os setores de vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de projetos.

Através da plataforma, as organizações podem implementar jogos para toda a equipe de colaboradores, visando o aumento da produtividade, a intensificação da competitividade entre profissionais e o melhor atendimento aos clientes.

O grande diferencial que o Dynamics 365 traz é que seu método de gamificação é focado exclusivamente na experiência do cliente, podendo ser anexado às ferramentas de CRM das empresas e servindo como ferramenta de monitoramento de desempenho profissional.

 

O que é gamificação nas empresas?

O que é gamificação nas empresas?

A palavra gamificação (do inglês gamification) nos remete diretamente aos games. Por esta proximidade, as pessoas acreditam que gamificar seja jogar um jogo de fato, ou uma metodologia que transforma tudo em um jogo.

Mas este é um termo que corresponde ao uso de mecanismos ou elementos de jogos, com o objetivo de resolver os problemas práticos e/ou de despertar engajamento entre um público específico, em um contexto fora de jogos.

A gamificação nas empresas é um tipo de recurso que uma marca proporciona para seus funcionários e para os usuários dos seus serviços. Esses recursos têm um modo único de ensinar, planejar e elaborar novas práticas, com objetivos alinhados para sua empresa.

Saber gamificar as atividades relacionadas às suas empresas é uma ótima alternativa quando você precisa resolver problemas, como: desinteresse de potenciais clientes por continuar usando os serviços da sua marca ou até mesmo falta de produtividade dos colaboradores.

+ Dica: a gamificação não é a única técnica usada para ampliar os resultados financeiros das empresas. Se você quer aumentar seu faturamento, leia agora o artigo “7 estratégias de marketing digital para vender muito esse ano”.

Qual o conceito por trás da gamificação nas empresas?

Qual o conceito por trás da gamificação nas empresas?

Videogames e competições sempre serviram de válvula de escape para quem está cansado do trabalho, ou simplesmente está à procura de alguma diversão. Todos estão de acordo que os games fazem as pessoas se sentirem mais felizes e desestressadas.

Um grande indicativo deste fato é que 82% dos jovens e adultos têm o hábito de jogar videogame. Sabendo da paixão por games que grande parte das pessoas têm, por que não aplicar a prática de jogos no cotidiano de trabalhadores e clientes de uma empresa?

Foi essa a ideia que muitas empresas decidiram colocar em prática no uso dos seus canais de comunicação com clientes e na rotina do trabalho dos seus funcionários. Fazendo isso, essas empresas tornaram o uso das suas plataformas mais divertidas, alcançando resultados positivos de desempenho humano.

Para compreender na prática como a gamificação pode ser aplicada na sua empresa, confira os seguintes exemplos logo abaixo:

 

4 passos para implementar a gamificação na sua empresa

4 passos para implementar a gamificação na sua empresa

Implementar gamificação nas empresas não é simplesmente fazer clientes ou profissionais jogarem partidas de tetris para passar o tempo. A gamificação nas empresas envolve um planejamento detalhado, para que os jogadores consigam sair de um ponto A e ir até um ponto B.

Portanto, se você quer saber como desenhar uma estratégia de gamificação eficaz, tanto para sua equipe de trabalho quanto para seus clientes, siga as dicas logo abaixo:

1. Identifique o problema

Quais são os principais problemas que você está identificando na sua empresa? Seus clientes estão pulando fora da sua marca? Seus profissionais estão desmotivados e não trabalham com tanto empenho?

Saber identificar esses problemas é o primeiro passo para criar uma estratégia de gamificação nas empresas. Sem isso, qualquer gamificação que você aplicar não será mais que um labirinto para confundir a dinâmica da sua marca.

2. Determine os objetivos do negócio

Agora que você já conhece os pontos que precisam ser corrigidos, você vai estabelecer um objetivo concreto para a sua estratégia, como por exemplo: alcançar um número maior em vendas, ou fazer dos profissionais pessoas mais produtivas.

Existem vários tipos de objetivos que você pode estabelecer. No entanto, preste bem atenção neste momento para não estabelecer objetivos que sejam opostos ou dissonantes aos problemas que você deseja resolver.

3. Desenhe a gamificação

Chegou a hora de colocar a criatividade à prova. Com todos os exemplos que você viu acima, ficou claro que existem muitas maneiras de aplicar a gamificação nas empresas: seja através de jogos, de dinâmicas competitivas de distribuição de prêmios… todas se mostraram efetivas.

Portanto, coloque todas as suas ideias em um papel e busque elaborar estratégias que estejam de acordo com os problemas identificados e os objetivos estabelecidos. Se o problema for produtividade, aposte na competitividade. Se o problema for pouca retenção de clientes, invista na concessão de bônus e cupons.

Obs: se estiver com dificuldade de colocar as ideias no papel, faça um Brainstorming: cronometre o tempo de 10 minutos enquanto vai despejando todas as suas ideias, boas ou ruins, em uma folha em branco.

4. Coloque em prática e monitore a gamificação

Agora que você está com a ideia pronta, é preciso executá-la. Dada a largada, você poderá perceber como as pessoas estão reagindo ao processo de gamificação, e em pouco tempo você conseguirá saber se elas estão se saindo bem ou não.

No entanto, já adiantamos que executar apenas não basta: você precisa também saber monitorar a estratégia de gamificação implementada. Portanto, tenha dados que indiquem o desempenho dos seus jogadores no início da gamificação e monitore o desempenho de cada um.

Assim, você vai saber com maior efetividade se a sua estratégia de gamificação está funcionando. Seguindo esses quatro passos e se espelhando nos exemplos que demos neste texto, será possível iniciar um processo de gamificação na sua empresa.

 

Aplique a gamificação para sua empresa também!

 

Aplique a gamificação para sua empresa também!

Jogos eletrificam a mente das pessoas, gera entusiasmo entre uma equipe, tiram o peso do dia a dia e nos fazem sentir mais livres. Jogos e brincadeiras estimulam nosso lado criativo e racional, e, por vezes, nos tornam mais inteligentes e ágeis.

Aplicar o uso de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma empresa pode gerar muito bem esse efeito, além de fazer a sua marca se destacar em muitas áreas, principalmente aquelas relacionadas a atendimento ao cliente.

Portanto, se você quer se aprofundar na gamificação nas empresas, a DVS Editora preparou um Kit de livros exclusivo sobre o tema. Confira abaixo os livros que você vai adquirir com o Kit Gamification:

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