Autoajuda

6 Livros sobre criatividade para quem quer pensar fora da caixinha

Sobre o que vamos falar?

  • A criatividade é, acredite, uma habilidade. E toda habilidade pode ser desenvolvida e treinada, ou seja: você pode aprender a ser mais criativo se souber como fazer.
  • Neste artigo, você vai conhecer 6 livros sobre criatividade para mentes que desejam pensar fora da caixinha, ser mais criativo e ter ideias inovadoras, além do senso comum.
  • Se o seu trabalho exige de você respostas inovadores e soluções criativas, a lista que preparamos não só o ajudará a conseguir essas ideias mas, também, vai te auxiliar a apresentá-las de maneira única.
  • Então, se você deseja ser alguém mais criativo e, consequentemente, mais alegre, divertido e bem humorado, clique no botão abaixo e conheça o livro Playfulness: a trilha para uma vida mais resiliente e criativa:

QUERO SER PLAYFULNESS!

“Criatividade é inteligência, divertindo-se” – Albert Einstein

A criatividade é hoje, mais do nunca, uma habilidade indispensável para o bom trabalho, principalmente para aqueles que trabalham em alguma área do mercado digital, como o marketing, o design e a escrita.

Porém, a criatividade não é apenas o ato de inovar ou criar algo novo. Na verdade, criatividade é mais que isso: é a diversão que mostra os melhores caminhos para uma vida melhor e mais alegre.

Então, se você deseja conhecer os 6 melhores livros sobre criatividade que separamos especialmente para quem deseja pensar fora da caixinha, continue lendo este artigo até o final!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

 

Livro #1 – Playfulness

Playfulness

“Playfulness” com certeza é uma daquelas palavras que te deixam um pouco confuso a princípio, já que não a ouvimos ou lemos com frequência, mas que, dentro dela, reúne um conteúdo que devemos conhecer.

Escrito por Lucas Freire, que além de autor é palestrante e coaching em empresas, dando aulas diretamente para grandes líderes do mercado, utilizando a metodologia do Playfulness, cujo resultado é: um trabalho sério e bem feito, com uma dose de leveza e humor.

E se você pensou que um chefe ou até um funcionário não precisam de doses diárias de bom humor, é porque está precisando mais do que nunca do Playfulness! Por quê? Porque quando nos faltam atividades lúdicas, ficamos chatos e irritados.

Você já deve ter passado por um ambiente de trabalho exaustivo, estressante e que, devido a tensão constante dos prazos e das cobranças, quase não permitia a produtividade e a imaginação em criar algo novo.

Se você já passou por um lugar como esse, sabe bem o valor de uma vida mais bem humorada e divertida, já que as atividades que dão asas à imaginação são, acredite, fundamentais para termos novas ideias.

O que o Lucas Freire propõe é que busquemos voltar, pelo menos na maneira como levamos parte do nosso dia a dia, ser crianças, pois as crianças estão sempre pensando coisas interessantes e criativas.

Segundo Freire, devemos despertar a criança que vive em nós, buscarmos criar ambientes mais propícios à inovação e à criatividade e, também, encontrar mais alegria de viver num mundo que parece tão caótico às vezes.

Com certeza Playfulness é um dos melhores livros sobre criatividade já escritos em língua portuguesa e que, acredite, você não pode deixar de ter na estante. Clique no botão abaixo e adquira já o seu:

QUERO TER UMA VIDA MAIS RESILIENTE E CRIATIVA!

 

Livro #2 – Chi Mental

Chi Mental

Outro livro que não poderia faltar em uma lista de livros sobre criatividade é “Chi Mental: Reprograme seu cérebro diariamente em apenas 8 minutos”, que é perfeito para quem busca atingir maior sucesso na vida e na profissão.

Como dissemos anteriormente, é perfeitamente compreensível que um ambiente estressante e tenso gere ideias criativas e inovadoras. E a resposta é simples: estresse e irritação cansam a mente!

Por esse motivo, precisamos constantemente reprogramar nosso cérebro, para que ele consiga trabalhar de maneira mais clara e, consequentemente, produzir novas e boas ideias para a sua empresa ou projeto.

 

O cérebro humano de um adulto pesa aproximadamente 3 Kg, mas é responsável por cerca de 20% do nosso gasto diário de energia corporal, resultando em um cansaço físico e mental se usado incorretamente.

Na prática, se gastarmos essa energia mental com coisas improdutivas, estaremos perdendo, ao longo do dia, a qualidade do nosso pensamento que, junto ao estresse produzido pelas cobranças e prazos, resultam em uma falta de ideias criativas.

Para ser mais criativo, você precisa encontrar maneiras inteligentes de reprogramar a sua mente, gastar menos energias diariamente e, ao gastar suas energias, focar em algo realmente útil e inspirador.

Por tudo isso é que Chi Mental não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros sobre criatividade! Clique no botão abaixo para adquirir o livro Chi Mental: Reprograme seu cérebro diariamente em apenas 8 minutos:

QUERO REPROGRAMAR MEU CÉREBRO EM 8 MINUTOS!

 

Livro #3 – Pense melhor

Pense melhor

Criatividade tem a ver com a qualidade do nosso pensamento, então como poderia ficar de fora de uma lista de melhores livros sobre criatividade a obra Pense Melhor, de Tim Hurson, um guia pioneiro sobre o pensamento produtivo?

Obviamente não poderíamos deixar este livro de fora, pois ele tem grandes e importantes lições para você que deseja ser alguém mais criativo e ainda não sabe como chegar lá de maneira simples e rápida.

Criatividade e produtividade andam de mãos dadas: ser produtivo é quase sempre resultado de uma maior qualidade no seu pensamento, que, por sua vez, é resultado de soluções únicas e criativas para problemas maiores.

Ou seja: ser produtivo e ser criativo são duas coisas semelhantes e características de bons profissionais, líderes e gênios, em qualquer área, tempo ou espaço em que o ser humano possa colocar os pés.

Em Pense Melhor, você irá conhecer as maneiras corretas de pensar as soluções para os problemas no seu trabalho e na sua empresa, de modo que consiga ser mais produtivo e, com a sobra de tempo, pensar em novas melhorias do seu produto ou serviço.

Se você deseja atingir maiores resultados no seu trabalho, com certeza Pense Melhor não pode ficar de fora da sua lista de livros sobre produtividade. Quanto antes você aprender os fundamentos do pensamento produtivo, mais rápido os problemas vão sumir!

Então, se você deseja ter um pensamento mais produtivo e com qualidade, atingindo maior clareza dos problemas e das soluções, clique no botão abaixo e adquira já o livro Pense Melhor:

QUERO PENSAR MAIS E MELHOR!

 

Livro #4 – Qualidade criativa volume 1

Qualidade criativa volume 1

Criatividade é uma espécie de hábito que pessoas passam a ter depois de se depararem com problemas diários que parecem não ter solução, mas que, bastando pensar de um outro ângulo, parece, depois, nada mais que um probleminha.

Em Qualidade da Criatividade, o autor Victor Mirshawka, autor, professor, palestrante e consultor editorial da DVS Editora, mostra como podemos ter mais qualidade na nossa criatividade.

Passando pelos maus hábitos que desenvolvemos durante a vida, os inimigos da produtividade e os melhores meios de conseguir ser mais criativo, Qualidade da Criatividade é um livro fundamental para quem quer pensar fora da caixinha.

Nessa lista de melhores livros sobre criatividade, apresentamos alguns dos pontos principais de cada livro e do trabalho e método de cada autor, e com o Victor não seria diferente.

Maus hábitos sempre serão os maiores inimigos da criatividade. Aqui uma lista de hábitos que você deveria evitar:

  • Dormir pouco e muito tarde;
  • Ficar muito tempo nas redes sociais;
  • Não ter momentos de lazer;
  • Ficar horas na frente da tela do computador; e
  • Não cuidar da sua alimentação.

É importante que você, sempre que possível, tire momentos de descanso, cuide do seu sono, faça atividades físicas, afinal quando oxigenamos o nosso cérebro, temos um pico maior de pensamentos produtivos.

Então, se você quer encontrar mais qualidade de criatividade no seu dia a dia, não deixe de conferir Qualidade da Criatividade, um dos melhores livros sobre produtividade em nosso catálogo, clicando no botão abaixo:

QUERO TER MAIS QUALIDADE NA CRIATIVIDADE!

 

Livro #5 – Qualidade criativa volume 2

Qualidade criativa volume 2

Sendo praticamente uma continuação do livro anterior, Qualidade da Criatividade Vol. 2, também de Victor Mirshawka, segue dentro da linha de seu antecessor, trazendo mais novidades quanto à possibilidade de criar uma empresa criativa.

Se você é um líder dentro de uma empresa ou projeto, seja dono ou apenas ocupando uma posição importante e estratégica, Qualidade da Criatividade é uma leitura indispensável em qualquer lista de livros sobre criatividade.

Uma empresa só existe porque pessoas se organizam para criar um grande projeto em prol de um mesmo objetivo comum, seja o lucro da empresa, a solução de um grande problema no mundo ou simplesmente para se divertirem.

Aqui, Victor faz uma defesa expressiva da importância do capital intelectual de uma empresa e dos talentos que esta mesma organização consegue reunir para obter um grande sucesso.

Como líder, não basta apenas apontar a direção em que todos os seus subordinados devem seguir: você deve ser capaz, ou ao menos delegar essa função para alguém capaz, de encontrar pessoas inteligentes.

Se as pessoas inteligentes já se encontram em outros lugares, o que você pode fazer? A resposta é simples: investir na formação de seus funcionários para que eles possam ser mais criativos.

Você também pode treiná-los e, é claro, oferecer a eles alguns dos melhores livros sobre criatividade que listamos acima, como Qualidade da Criatividade Vol. 2!

Portanto, se você quer trazer mais qualidade da criatividade para a sua empresa, chegar em novos objetivos e inovar nos seus projetos, não deixe de conferir um dos melhores livros sobre produtividade que separamos para você clicando no botão abaixo:

QUERO TER MAIS QUALIDADE DA CRIATIVIDADE 2.0!

 

Livro #6 – Roda da melhoria

Roda da melhoria

Todos os livros da nossa lista de melhores livros sobre criatividade são praticamente manuais práticos de ações que você deve tomar para ser uma pessoa mais produtiva e conseguir pensar fora da caixinha.

Em A Roda da Melhoria, o mesmo autor dos 2 livros anteriores, Victor Mirshawka, consultor e palestrante, apresenta a sua teoria dos 8 Is:

Iniciativa: Victor nos diz que é importante termos entusiasmo e bom humor quando vamos iniciar algum projeto novo, principalmente quando, ansioso, pensamos que tudo dará errado antes mesmo de começar.

Ter iniciativa e procurar fazer as coisas pela primeira vez é mais fácil quando encontramos modelos para imitar, modelos de pessoas que realizaram o que desejamos realizar muito antes e melhor do que nós.

Informação: mas o que é a iniciativa se não tivermos as informações de que precisamos para fazer um projeto sair do papel mais facilmente.

Ou seja: você precisa construir um know-how, uma espécie de “saber como” fazer aquilo que deseja fazer, e somente adquirindo informações você vai conseguir atingir esses objetivos.

Ideias: saber ter ideias – boas ideias – é um processo que pode ser aprendido por qualquer pessoa que investir um pouquinho de tempo entendendo os fundamentos de algo.

Depois de adquirir as informações e montar o seu Know-how, você deve ser capaz de seguir um processo claro e definido de ações para produzir ideias realmente inovadoras e criativas.

Inovação: se seguir corretamente o processo, você vai chegar em ideias que, provavelmente, ainda não foram testadas e validadas.

Essas ideias podem balançar o seu mercado, desde que sejam criativas e valiosas para quem esperava pela sua solução. E o Victor ensina exatamente o que fazer em seu livro, por isso ele está aqui entre os melhores livros sobre criatividade.

Insistência: desistir é uma opção? Se você ao menos pensou que sim, então ainda não é uma pessoa muito aberta à criatividade. Mas se respondeu não, então sabe que insistir, muitas vezes é a chave do sucesso.

Insista nas suas ideias e não deixe que o medo de falhar ou de ser imperfeito façam com que você não inove em algo. Seja criativo!

Integração: uma ideia é muito mais forte, convincente e persuasiva quando compartilhada com mais pessoas!

Aprenda a integrar pessoas na sua equipe que estarão dispostas a insistir e buscar a inovação junto de você!

Implementação: agora que você tem a sua equipe e todos os passos anteriores, precisa colocar tudo o que planejou em prática.

A Roda da Melhoria é um dos melhores livros sobre criatividade exatamente por isso: tudo tem um passo a passo e um processo de implementação que você pode aprender.

Introspecção: por fim, mas não menos importante, a introspecção, aquele movimento interior que devemos fazer sempre que colocamos algo em prática.

Introspecção significa avaliar o que foi feito, como foi feito e, retornando ao início da roda, encontrar uma nova iniciativa a ser seguida.

Se você deseja adquirir o livro A Roda da Melhoria, clique no botão abaixo e conheça este que é um dos melhores livros sobre criatividade em nosso catálogo:

QUERO ATIVAR A RODA DA MELHORIA NA MINHA EMPRESA

Artigos relacionados
Autoajuda

5 Hábitos que estão te prejudicando para você controlar ou desapegar

Sobre o que vamos falar? Os resultados da sua vida são construídos a partir dos pequenos passos…
Saiba Mais
AutoajudaLiderança

Como lidar com o fracasso: 5 lições valiosas

Sobre o que vamos falar? Saber lidar com o fracasso é uma das capacidades mais importantes que…
Saiba Mais
AutoajudaEmpreendedorismo Feminino

Passo a passo para ser uma mulher bem sucedida e realizar suas metas

Sobre o que vamos falar? Qual mulher não gostaria de ser bem sucedida? Tenho certeza que você que…
Saiba Mais