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Os segredos para um bom planejamento de marketing

Desvende os segredos de um planejamento de marketing eficaz! O artigo revela como um bom planejamento de marketing é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Aprenda o que é, por que é importante, e como criar um plano de marketing que realmente traga resultados. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Importância do Planejamento de Marketing: O artigo enfatiza que o planejamento de marketing é um dos pilares mais importantes para a estratégia de qualquer empresa, sendo decisivo para o sucesso do negócio.
  • Definição e Objetivos: É essencial entender o que é um planejamento de marketing, que basicamente é um plano completo com tudo o que a empresa deve fazer para atingir certos objetivos através do marketing.
  • Execução e Monitoramento: Além de criar um plano, é fundamental colocá-lo em prática e monitorar os resultados. O planejamento de marketing deve ser acompanhado de informações, dados, ferramentas e resultados que permitam fazer ajustes conforme necessário.
  • O ambiente digital dá oportunidade para quem executar boas estratégias de marketing. Você pode aprender a fazer, conhecendo o nosso Kit Marketing Digital, clicando no botão abaixo:

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Um dos fatores mais decisivos para o sucesso de uma empresa é a qualidade do seu plano ou planejamento de marketing. Apesar de não ser o único fator, existem muitos exemplos de empresas que dependeram bastante do planejamento de marketing para dar certo.

Por isso, esse é um tema de alta relevância e qualquer empreendedor que pensa grande precisa entender do assunto.

Neste artigo, você vai entender o que é um planejamento de marketing, por que isso é tão importante para o seu negócio e quais são os “segredos” para construir um plano eficaz e que traga resultados.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que é o planejamento de marketing?

O que é o planejamento de marketing?

A primeira coisa que você deve fazer, antes de tudo, é entender o que é um planejamento de marketing. E isso é, basicamente, ter um plano completo, com tudo o que a empresa deve fazer para atingir certos objetivos através do marketing.

É bom deixar claro que o marketing não é apenas a imagem de uma empresa. O marketing é a relação que a sua empresa e o seu produto têm com os seus clientes – os atuais, que compram de você agora, e os clientes em potencial, que vão comprar no futuro.

Na prática, um planejamento de marketing é um plano detalhado para fidelizar clientes que você já tem e atrair os clientes que você ainda não tem, sempre com o objetivo final de vender mais.

Esse plano deve ser escrito e, como já dissemos, completo. Ele precisa ter seus principais objetivos, juntos das metas, estratégias e caminhos que serão utilizados para atingi-los.

Ele também precisa ser acompanhado de informações, dados, ferramentas e resultados que vão te dar uma visão sobre o cenário e mostrar se o plano está dando certo. Isso te permite fazer os ajustes necessários para ter bons resultados.

Todo planejamento funciona exatamente como um mapa e nele você consegue ver o destino onde quer chegar e os caminhos que precisa trilhar para completar a viagem.

No caso do planejamento de marketing, funciona exatamente assim, sendo quase um passo a passo ou um manual que deve guiar todas as suas ações (que envolvem o marketing da empresa).

+Dica: Se você se interessa por planejamento de marketing, provavelmente vai se interessar pelo nosso artigo sobre Marketing Digital Para E-Commerce, onde listamos alguns passos para gerar vendas em lojas online. Clique aqui para ler.

Para que serve e qual o objetivo do planejamento de marketing?

Para que serve e qual o objetivo do planejamento de marketing?

Todo planejamento de marketing tem o objetivo principal de gerar mais vendas e mais faturamento para o caixa de uma empresa. No entanto, assim como tudo na gestão de um negócio, o marketing e seu planejamento precisam ser feitos com estratégia.

Podemos dizer que um planejamento de marketing serve para que o relacionamento entre uma empresa e seus clientes seja sempre agradável e benéfico para os dois lados.

Sim, é esse o objetivo de todo marketing e ter um bom planejamento aumenta as suas chances de atingir este objetivo.

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É essencial entender que o planejamento de marketing é um elemento de estratégia – que é uma necessidade básica para uma empresa que quer dar certo.

Ter uma estratégia é saber o que você está fazendo. O antigo sábio e general chinês Sun Tzu dizia que, dentro de uma estratégia, nenhum passo é dado em vão. Você consegue perceber o quanto isso é importante?

Acontece que, quando você tem um estratégia, todas as suas ações são guiadas por ela e têm, cada uma, um objetivo. Você não age por acaso, não dá nem um passo em vão e não depende de sorte.

No Brasil, por exemplo, a maioria absoluta das empresas não têm nenhum tipo de estratégia. Quais consequências disso? Uma delas é que a maioria dessas empresas fecha em menos de 5 anos.

A empresa que tem um planejamento de marketing está garantindo que sua relação com seu cliente (que é a origem de todo o seu faturamento) será sempre vantajosa e nunca irá se deteriorar. Ter um planejamento de marketing é ter mais chances de faturar bem.

Como fazer seu planejamento de marketing?

Como fazer seu planejamento de marketing?

Agora você já entende, de certa forma, o quão importante e decisivo é ter um planejamento de marketing. O que você precisa saber, além disso, é como fazer um.

Se você pensa que precisa ser um publicitário para ter alguma chance de construir um planejamento de marketing inteligente e eficaz, está enganando. Por mais que seja preciso estudar e ter conhecimento, você pode, sim, fazer isso.

Existem algumas coisas que você precisa ter em mente para esboçar um planejamento de marketing, por exemplo:

  • Qual é o seu público alvo;
  • Se o seu objetivo é atrair mais clientes novos, vender ainda mais para os clientes que já tem ou um pouco das duas coisas?
  • Quais serão os canais que você vai usar para colocar seu marketing em ação;
  • Em quanto tempo você quer atingir determinados objetivos (o que envolve criar metas, que servem como pequenos pedaços de objetivos maiores);
  • Saber se vai precisar de novos profissionais ou contratar empresas para executar tarefas de comunicação, como social media, copywriting, tráfego pago, marketing de conteúdo, etc;
  • Entender a importância do ambiente digital, as oportunidades que ele oferece e saber o que são cada uma das funções do tópico acima.
  • Ter ferramentas ou métricas para acompanhar os resultados de cada fase da estratégia;
  • Saber quais são os erros e acertos do marketing dos seus concorrentes, evitar cometer os mesmo erros e repetir os acertos, se isso for adequado.

 

Olhando para esse tanto de tópicos, pode parecer difícil, para um empreendedor sozinho, realizar o seu próprio planejamento de marketing. Mas na prática, tudo isso é bem mais simples, desde que você tenha uma noção do que está fazendo.

Não se preocupe, ao fim deste artigo, vamos te dizer exatamente o que você precisa saber para dar o primeiro passo e começar a elaborar seu planejamento de marketing através da internet.

+Dica: Esperamos que este artigo esteja deixando clara a importância da estratégia na hora de empreender. Para entender mais a fundo sobre esse assunto, recomendamos fortemente que você leia o livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro.

Exemplos de planejamento de marketing de sucesso

Exemplos de planejamento de marketing de sucesso

Quando dizemos que o planejamento de marketing foi um dos fatores mais decisivos para o sucesso de algumas das empresas mais bem sucedidas de hoje, estamos falando de casos reais e que servem como exemplo para qualquer empresa.

O mais conhecido talvez seja o da Starbucks. Quando Howard Schultz assumiu o comando da empresa em 1982, havia apenas uma pequena rede de cafeterias em uma única cidade.

Hoje, a Starbucks é simplesmente uma das marcas mais conhecidas e tem dezenas de milhares de lojas em todo o mundo.

Isso aconteceu graças a dois fatores: o senso de empreendedorismo de Schultz e ao tipo de relação que a cafeteria consegue ter com seus clientes (o que costumamos chamar de marketing).

Um exemplo brasileiro que, vez ou outra citamos aqui no blog, foi o do banco Nubank. No caso, o planejamento de marketing da empresa tem muito de estratégias focadas na experiência e satisfação do cliente.

 

Concentrando esforços em satisfazer seus clientes, a fintech brasileira conseguiu mais 70 milhões de clientes (sem gastar milhões com marketing).

A lógica por trás desse tipo de estratégia é simples: os clientes, satisfeitos com a empresa, se tornam praticamente fãs e passam a recomendá-la para seus amigos e familiares, que também se tornam clientes, sem que a empresa pague anúncios para atraí-los.

Enfim, esses são apenas dois entre milhares de exemplos onde o planejamento de marketing foi o fator mais decisivo para o sucesso de uma empresa.

+Dica: O tipo de estratégia que o Nubank usou pode ser chamada de Customer Success. Escrevemos um artigo completo, explicando como esse tipo de estratégia pode ajudar o seu negócio. Clique aqui para ler.

Vá além do planejamento e execute!

Vá além do planejamento e execute!

Agora, saindo dos exemplos de grandes empresas e voltando para o seu caso, independente do tamanho da sua empresa, tudo isso precisa sair do papel e se tornar realidade.

Na verdade, antes de qualquer coisa, você precisa começar a ter um planejamento de marketing próprio, que esteja de acordo com a realidade da sua empresa em aspectos como:

  • O tamanho e prazo dos objetivos;
  • A capacidade de atendimento e produção;
  • Os recursos disponíveis para serem usados a favor do seu marketing

Você deve imaginar que a internet, as redes sociais e o ambiente digital como todo abriram portas para que empresas de todas as áreas e tamanhos pudessem ter estratégias reais de marketing.

Por isso, ressaltamos a importância de entender e usar o ambiente digital a seu favor. Você aprende tudo o que precisa saber para fazer isso em três leituras simples e indispensáveis:

  • Marketing Digital Na Prática – Como Criar Do Zero Uma Estratégia de Marketing Digital Para Promover Negócios ou Produtos, de Paulo Faustino;
  • Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;
  • Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios – Como Vender Através das Maiores Redes Sociais do Mundo, de Luciano Larrossa.

Estes três livros reúnem, juntos, o conteúdo necessário para que todo empreendedor consiga melhorar os resultados da sua empresa usando o Marketing Digital.

Você pode adquirir os três de uma só vez, através do nosso Kit Especial de Marketing Digital, clicando no botão abaixo:

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

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Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI - Rafael Rez
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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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Todos estes três livros compõem o nosso Kit de Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
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