Empreendedorismo

5 passos para fazer sua empresa crescer em tempos difíceis

Conheça a necessidade de ter uma abordagem estratégica clara, a importância de vender mais, a implementação de uma estratégia de Customer Success, o desenvolvimento contínuo da equipe e a mentalidade de pensar grande para a sua empresa crescer. Com os passos certos e uma mentalidade resiliente, é possível superar adversidades e garantir o crescimento sustentável do negócio. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Abordagem Estratégica: Ter uma estratégia clara é fundamental para guiar a empresa, especialmente em tempos de crise.
  • Vendas como Base: Aumentar as vendas é essencial para manter o fluxo de caixa e garantir a sustentabilidade do negócio.
  • Customer Success: Focar no sucesso do cliente pode gerar fidelidade e promover o crescimento contínuo da empresa.
  • O nosso cérebro é programado para não lidar bem com mudanças. Isso reflete nas empresas Saiba como reverter isso a seu favor com o livro Programado Para Resistir

Quero Usar a Neurociência a Favor do Meu Sucesso

 

Crises sempre existiram e, por mais difíceis que elas possam ser, elas não são o fim da linha. Pelo contrário, uma empresa pode crescer mesmo em tempos difíceis.

Existem alguns princípios que, se forem seguidos com um pouco de esforço e resiliência, fazem as empresas crescerem mesmo quando estão diante das maiores adversidades e com o caixa mais fraco.

Assim, se você quiser saber como fazer sua empresa crescer mesmo em tempos difíceis e com grandes dificuldades, arriscando sua pele e tomando as melhores decisões para manter sua empresa bem, continue lendo este texto até o fim.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

Como fazer sua empresa crescer: 5 Passos Simples

Como fazer seu negócio crescer: 5 Passos Simples

Quem é empreendedor há algum tempo sabe que não dá para contar só com a sorte. Pois é isso que você faz quando espera que a sua empresa cresça apenas quando as coisas estiverem bem.

Você não pode evitar que as crises aconteçam, mas pode entender como fazer seu negócio crescer em meio a elas. Para isso, precisa seguir alguns passos, como os que vamos mostrar nas próximas linhas.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

1 – Tenha uma abordagem estratégica

Você deve seguir este passo em qualquer contexto, mesmo que não seja um período difícil. Porém, em meio às crises, isto se torna ainda mais importante.

Na prática, ter uma estratégia significa saber onde você quer chegar e como você vai chegar. E, sejamos sinceros, guiar um negócio sem uma estratégia é um verdadeiro tiro no escuro.

Vale ressaltar que não basta apenas ter uma estratégia. Você precisa ter a estratégia certa, levando em consideração fatores específicos da sua empresa e do mercado em que ela atua. 

Para isso, você precisa entender, entre outras coisas, qual é o ambiente de negócios da sua empresa. Só a partir disso você consegue definir uma abordagem adequada.

Infelizmente, poucas empresas fazem isso. A consequência é que, no Brasil, a maioria das empresas fecha nos primeiros 5 anos de existência.

Como fazer sua empresa crescer, ou pelo menos sobreviver, se você não tem sequer um plano? Uma abordagem estratégica é, antes de tudo, uma necessidade. 

+Dica: Isto tudo você pode aprender no livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, de Martin Reeves, Knut Haanæs e Janmejaya Sinha. Clique aqui para conferir.

2 – Aprenda a vender mais

As vendas são a base de qualquer negócio. É por meio delas que o faturamento entra, dando mais “oxigênio” para que a empresa continue funcionando e aumentando suas capacidades.

Sem dúvidas, se você quer saber como fazer sua empresa crescer apesar de qualquer crise, precisa aprender a vender mais. Em qualquer empresa, vender é sempre uma prioridade.

Então, para saber como fazer seu negócio crescer, você precisa saber, também, como vender mais.

Existem algumas medidas que você pode adotar para isso, desde estudar bem o seu público alvo a explorar as oportunidades que os meios digitais oferecem para qualquer empresa, dentre outras.

3 – Crie uma estratégia de Customer Success

3 - Crie uma estratégia de Customer Success

O Customer Success – que, em português, podemos traduzir como sucesso do cliente – é um tipo de estratégia, onde a satisfação do cliente é a maior prioridade da empresa. Mas como fazer seu negócio crescer com isso?

À primeira vista pode parecer uma daquelas conversas bonitinhas, que são usadas para enfeitar a imagem de uma empresa, sem apresentar muitos resultados. Mas é só à primeira vista.

Na verdade, o Customer Success foi o segredo para o sucesso de muitas das empresas mais valiosas e bem sucedidas do mundo atualmente

Esse tipo de estratégia gera clientes fiéis e engajados que, além de sempre comprarem seus produtos ou serviços, indicam a sua empresa para amigos e familiares, trazendo mais clientes de forma praticamente gratuita.

Enquanto muitas empresas gastam montes de dinheiro para atrair clientes e realizar vendas, empresas que praticam Customer Success vendem várias vezes para os mesmos clientes e outros sem gastar praticamente nada.

+Dica: Entenda como criar uma estratégia de Customer Success que trará resultados sólidos dentro da sua empresa, confira o livro Customer Success: O Sucesso das Empresas Focadas no Cliente, de Hiram B. Damin. Clique aqui para adquirir.

4 – Desenvolva a sua equipe

Um erro grotesco que a maioria das empresas cometem, aqui no Brasil, é não desenvolver as habilidades dos seus colaboradores. As desculpas, para isso, são sempre a falta de tempo, dinheiro ou de outros recursos. 

Mas estas desculpas só existem porque estas empresas não entendem que, ao desenvolver suas equipes, estão investindo em seu ativo mais valioso.

Os colaboradores não são apenas parte da empresa. Em certo sentido, eles são a empresa. Gerir e desenvolver os seus colaboradores é uma forma de buscar resultados melhores. 

Desenvolver sua equipe pode refletir diretamente na velocidade de produção, na qualidade do atendimento e facilita a execução da estratégia ou da cultura que a empresa irá adotar.

5 – Pense grande

Não adianta tentar descobrir como fazer sua empresa crescer em meio a crises se você não for crescer junto. Para colocar tudo isso em prática, você precisa ter mentalidade, pensar grande e refletir isso nas suas ações.

Entenda que, por mais que a empresa seja maior do que uma pessoa, é você quem está por trás de tudo. Querendo ou não, o que você pensa reflete nos resultados. Pensar grande é uma predisposição para ser grande.

A Apple, por exemplo, é muito maior do que o seu fundador, Steve Jobs. Mas, se Steve Jobs não tivesse a mentalidade que tinha, a empresa não chegaria onde chegou – ou sequer existiria.

+Dica: Se você quer entender quais são os 7 pilares das atitudes mentais e como eles podem te ajudar a fazer o que precisa ser feito para atingir seus objetivos, o livro Os Segredos das Mentes Extraordinárias, de Sulivan França. Clique aqui e confira.

Seja o líder que o negócio precisa

Seja o líder que o negócio precisa

Nunca subestime a importância de um líder dentro de um negócio. Aquela visão de que o líder é apenas alguém que manda nos outros é típica de empresas medíocres, que tendem a estagnar ou a falir na primeira crise.

Verdade seja dita: em muitos casos, ter um bom líder salva a empresa. Parece simplista o que você está prestes a ler, mas o papel de um líder, em poucas palavras, é tornar as coisas melhores

Ele melhora o desempenho da equipe, a produtividade, a qualidade do trabalho e do atendimento, cria conexão entre a empresa, seus colaboradores e seus clientes, e melhora tudo o mais que estiver ao seu alcance. É para isso que líderes servem.

Entender como fazer seu negócio crescer, em qualquer contexto, passa por entender como ser um bom líder. Sem um líder, a empresa não decola – e com um líder ruim, ela decola e tem grandes chances de cair.

+Dica: Um exemplo claro de como a liderança pode fazer muita diferença ao gerar conexão em uma empresa foi a Starbucks, sob o comando de Howard Schultz. E você pode tirar grandes lições disso lendo o best-seller mundial Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli. Clique aqui e confira.

Programando-se para resistir a tudo

Programando-se para resistir a tudo

Por último, precisamos falar sobre resiliência. Resiliência é a capacidade de lidar com crises e dificuldades sem perder o equilíbrio.

A resiliência é uma virtude que tanto você, quanto seu negócio, precisam ter. Você não pode controlar todos os acontecimentos externos. 

Problemas sempre podem aparecer e crises sempre podem estourar. Mas isso não deve impedir que você atinja objetivos, como fazer sua empresa crescer, terminar uma faculdade ou qualquer que seja seu plano.

Todo mundo que queira construir alguma coisa na vida profissional ou pessoal, precisa desenvolver essa capacidade

O que não é fácil, já que os problemas costumam influenciar as nossas emoções ao ponto de afetar a capacidade de pensar e de tomar decisões de forma racional. 

Biologicamente, temos dificuldades em lidar com mudanças. Por mais que isso seja um mecanismo de sobrevivência do nosso cérebro, também pode ser uma grande fonte de auto sabotagem.

Mas como resolver isso e reverter essa dificuldade tão séria? Para isso, você pode contar com a ajuda da Neurociência.

No livro Programado Para Resistir: A Neurociência Explica Porque as Mudanças Falham e Um Novo Modelo para Impulsionar o Sucesso, a Dra. Bitt Andreatta traz uma explicação científica para isso.

Além de entender como e por quê isso acontece, ela apresenta um novo modelo que usa a neurociência a seu favor para atingir objetivos e lidar com mudanças da melhor forma possível. Clique no botão abaixo para adquirir o livro.

Quero Usar a Neurociência a Favor do Meu Sucesso

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções
Estratégias como o customer success, que colocam o cliente no centro, estão por trás do sucesso de algumas das maiores empresas no mundo.
Isso não é por acaso!
Ao colocar o cliente no centro e trabalhar para satisfazê-lo da melhor forma, essas empresas ganham um diferencial e conseguem faturar ainda mais, com os mesmo clientes.
Veja alguns livros que te ensinam a entender e aplicar do jeito certo esse tipo de estratégia na sua empresa.  

Customer Success, de Hiram Damin

Customer Success, de Hiram Damin
Em seu livro Customer Success - O Sucesso das Empresas Focadas em Clientes, o especialista em estratégia do cliente Hiram Damin, apresenta um método comprovado para aplicar e obter resultados sólidos com estratégia do cliente.
A obra é um verdadeiro passo a passo para satisfazer clientes.
No livro, o autor ensina a construir uma marca forte e aumentar o faturamento da sua empresa aplicando o customer success e colocando o seu cliente no centro. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o Customer Success

 

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha
Entre as empresas que aplicam estratégia do cliente, existem algumas que são ainda mais estimadas e vistas com bons olhos pelo seu público.
São as empresas do chamado mercado de Luxo. Estas empresas costumam ter preços bem maiores que as outras e, mesmo assim, têm um público fiel e que está sempre disposto a pagar quanto for preciso pelos seus produtos e serviços – porque acreditam que vale a pena.
O empresário Carlos Ferreirinha explica que, por trás disso, há um modelo de Gestão de Luxo.
Em seu livro O Paladar Não Retrocede, Ferreirinha ensina como isso funciona e como diversas empresas podem repetir. Clique abaixo para conferir mais sobre o livro.

Compre o O Paladar Não Retrocede

 

Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli

Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli
Sem dúvidas, a Starbucks foi um dos maiores exemplos de como colocar o cliente no centro pode fazer uma empresa decolar e dominar o seu mercado – e que faz isso em nível mundial.
Joseph Michelli estudou profundamente o que estava por trás do sucesso da rede de cafeterias, entrevistando funcionários e até mesmo o CEO da empresa, Howard Schultz, que foi o maior responsável por esse feito.
No livro, Michelli mostra os resultados desse estudo e apresenta os 5 princípios práticos que permitiram a Starbucks sair de uma pequena cafeteria em Seattle, nos Estados Unidos, para mais de 30 mil lojas em todo o mundo. Clique abaixo para adquirir o livro.

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli
Mais um exemplo de empresa que, além de criar uma estratégia do cliente eficaz e bem sucedida, conseguiu construir uma percepção de luxo e alto valor em torno de seus produtos.
Em Guiados Pelo Encantamento, Joseph Michelli explica quais foram os fundamentos que levaram a Mercedes-Benz a criar essa cultura e essa imagem que torna a empresa única aos olhos de clientes em todo o mundo.
Desde criar uma grande visão para gerar experiências excepcionais do cliente, identificar as exigências, necessidades e desejos em constante mudança de seus clientes e mapear as jornadas de seus clientes e os pontos de contato mais importantes, o livro conta com mais outras estratégias que você pode aplicar para os seus clientes. Você pode adquirir o livro clicando no botão abaixo.

Compre o Guiados Pelo Encantamento

 

Kit Estratégia do Cliente

Estes livros explicam de forma profunda o sucesso por trás das estratégias que colocam o cliente no centro e, indo além, ensinam como empresas de diferentes setores e tamanhos podem aplicar essas estratégias de forma eficiente.
Você pode adquirir todos os livros que recomendamos neste artigo juntos, no nosso Kit Estratégia do Cliente. No Kit, estão reunidos:
  • Customer Success, de Hiram Damin;
  • O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha;
  • Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli;
  • Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli.
Se você quer se tornar quase um especialista em estratégia do cliente e aprender como usar este tipo de estratégia e obter resultados na prática, adquira o Kit Estratégia do Cliente, Clicando no botão abaixo:
Artigos relacionados
Empreendedorismo

Estratégia e Negócios: O Guia Definitivo para o Empreendedor de Sucesso

O conhecimento em estratégia e negócios é um fator determinante para o sucesso de um…
Saiba Mais
Empreendedorismo

Empreendedorismo, criatividade e inovação: como gerir tudo isso?

Sobre o que vamos falar? Por conta de um mercado de trabalho muito concorrido, você aprenderá…
Saiba Mais
Empreendedorismo

15 boas ideias de negócios que faltam no Brasil em 2023

Sobre o que vamos falar? O segredo para o sucesso de muitos negócios é, muitas vezes, oferecer…
Saiba Mais