Empreendedorismo

15 boas ideias de negócios que faltam no Brasil em 2023

Sobre o que vamos falar?

  • O segredo para o sucesso de muitos negócios é, muitas vezes, oferecer algo único ao público.
  • Existem muitas ideias de negócios que não existem no Brasil, que têm dado muito certo em outros países e têm muitas chances de dar certo por aqui.
  • Muitas ideias promissoras são pouco exploradas no Brasil e acabam sendo oportunidades para quem quer empreender.
  • Para qualquer negócio dar certo, é necessário ter estratégia. Clicando no botão abaixo, você pode ter mais informações sobre o nosso Kit de Estratégia de Negócios:

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Existem fatores que são decisivos para o sucesso de alguns negócios. Fazer o que mais ninguém está fazendo, com certeza, é um deles.

O que mais tem são exemplos de empresas que deram muito certo porque foram as primeiras a oferecer um tipo de produto, serviço ou por inovar em seu modelo de negócios. Então não podemos ignorar a vantagem de apresentar algo único e inovador.

Por isso, listamos 15 ideias de negócios que faltam no Brasil e que acabam sendo uma oportunidade para quem quer empreender e fazer algo diferente e que mais ninguém está fazendo. Continue com a gente e aproveite a leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Essas ideias de negócio não existem no Brasil

Essas ideias de negócio não existem no Brasil

Você provavelmente já ouviu alguém falando sobre a criatividade que o povo brasileiro tem para diversas coisas, inclusive para empreender. De fato, vemos muitos empreendedores tendo ideias únicas e criativas ou até mesmo dando certo repetindo ideias que já existem.

Mas, acredite, ainda assim existem inúmeras ideias de negócios que faltam no Brasil. Ideias únicas, que muitas vezes existem em outros países e que têm um grande potencial de dar certo por aqui.


Pensando nisso, fizemos uma pesquisa sobre certos empreendimentos que estão dando certo no exterior e que podem originar ótimas ideias de negócios que faltam no Brasil.

Por que elas são tão promissoras?

Por que elas são tão promissoras?

Como dissemos no início deste artigo, existem alguns fatores que tornam alguns negócios mais propensos a darem certo.

Por mais que o fato de ser pioneiro e fazer o que ninguém está fazendo seja o nosso assunto, essas ideias de negócios que faltam no Brasil reúnem outras características que as tornam promissoras.

Uma destas características é o fato de que elas realmente agregam valor na vida das pessoas, tanto de forma prática, quanto na experiência que oferecem.

Isso é essencial para que qualquer empresa dê certo, afinal, o que adianta ter uma ideia única e criativa que não agrada, nem agrega valor para ninguém?

15 Ideias de negócios que ainda não existem aqui no Brasil

15 Ideias de negócios que ainda não existem aqui no Brasil

As 15 ideias de negócios que faltam no Brasil, abaixo, reúnem alguns fatores muito favoráveis e são muito oportunas para quem quer começar a empreender oferecendo algo único e valioso ao seu público. Confira nas próximas linhas.

1. Aluguel de roupas, sapatos e acessórios

A primeira ideia de negócios que faltam no Brasil é o de aluguel de roupas, sapatos e outros acessórios. Mas você pode pensar que já existe esse tipo de negócio por aqui.

A verdade é que o aluguel de roupas, aqui no Brasil é um mercado muito limitado por vários motivos. Primeiro porque a ideia desse tipo de negócio, por aqui, é alugar roupas para ocasiões especiais.

O maior exemplo disso são os vestidos e ternos que as pessoas alugam para irem a casamentos. Lá no exterior, o aluguel de roupas e acessórios vem fazendo sucesso como algo mais recorrente, ou seja, as pessoas alugam roupas e acessórios casuais todos os meses.

Pode funcionar como uma espécie de assinatura, onde a pessoa aluga e recebe uma leva de peças todo mês e, no mês seguinte, renova essa assinatura e troca por outra leva de roupas.

A grande sacada desse modelo de negócio é a chance de renovar o guarda roupas todos os meses sem precisar gastar rios de dinheiro.

Além de ser uma proposta muito útil e atraente para alguns públicos, vale lembrar que ainda não tem ninguém fazendo isso no nosso país e quem investir na ideia vai dominar um mercado sem praticamente nenhuma concorrência.

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2. Consultoria para mães – Prevenção de acidentes domésticos com crianças

É impressionante como um nicho tão oportuno e que pode atingir um grande público não é nenhum pouco explorado no Brasil.

Estamos falando do nicho de consultoria para prevenção de acidentes domésticos com bebês e crianças em geral – uma das ideias de negócios que faltam no Brasil e que mais têm chances de dar certo.

Todo mundo sabe que uma casa normal pode estar cheia de perigos para crianças pequenas. Não é coincidência que a maioria dos acidentes domésticos costumam envolver crianças de todas as idades – principalmente as mais novas.

E nada pode tirar mais o sono de pais e mães do que a seguranças de seus filhos. Daí, surge a ideia de consultorias que ajudam as famílias a tornarem o ambiente doméstico mais seguro para as crianças e diminuir, ao máximo, o risco de acidentes com os pequenos.

Pelo risco de acidentes domésticos com crianças ser considerável em qualquer casa, a maioria das pessoas simplesmente não faz ideia de como tornar esse ambiente seguro e anular esse risco.

A demanda por empresas de consultoria que resolvem esse problema é extremamente alta, enquanto essa acaba sendo uma das principais ideias de negócios que faltam no Brasil.

3. Chefe de cozinha particular (e acessível)?

3. Chefe de cozinha particular (e acessível)?

Assim como a primeira ideia que listamos nesse artigo, a terceira ideia pretende tornar um grande benefício que pouca gente tem em algo mais acessível a todos.

E sem dúvidas, um chefe de cozinha é um grande benefício que todo mundo adoraria ter – mas que acaba sendo caro inacessível para quase todo mundo. Pois bem, a terceira da nossa lista de ideias de negócios que faltam no Brasil é a de um chefe de cozinha particular e acessível.

Sabe aquelas ocasiões especiais onde você quer receber visitas ilustres na sua casa ou até mesmo dar uma festa? Acredite, nem todo mundo gosta de se arriscar na cozinha, tentando preparar pratos especiais e que correm o risco de dar errado.

Praticamente todo mundo preferia delegar essa tarefa para alguém que realmente domina a arte da gastronomia. Mas aqui no Brasil isso pode ser um pouco caro. Oferecer um serviço desses de forma acessível tem tudo para dar certo.

A ideia desse empreendimento seria contratar um chefe de cozinha profissional para atender sua família em ocasiões especiais – visitas de amigos, festas de aniversários e comemorações em geral.

Por ser um serviço casual, que as pessoas contratam apenas em algumas ocasiões, acaba sendo mais acessível e benéfico para o grande público.

4. Você já ouviu falar em dropshipping?

Uma ideia não tão nova mas que ainda pode ser muito bem explorada por empreendedores brasileiros é o chamado dropshipping.

Um fato que pode surpreender algumas pessoas é o tamanho do comércio online no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, as vendas pela internet (o chamado e-commerce) chegaram a somar centenas de bilhões de reais – só no nosso país.

E para explorar essa verdadeira tendência você não precisa fabricar nenhum tipo de produto. Essa é a grande sacada do dropshipping. Nesse modelo de negócio, você cria páginas ou sites na internet e anuncia produtos de outras empresas.

Ao receber um pedido, você simplesmente pede o mesmo produto da loja de origem e envia para a pessoa que comprou de você.

O detalhe mais importante, aqui, é ajustar os preços e custos de frete da forma certa. Por ter de pedir o produto na loja de origem, você vai ter custos. Mas o seu lucro ao vender esses produtos precisa ser maior que o custo para enviá-los.

Fazendo isso e encontrando uma estratégia certa para receber pedidos, você tem a chance de lucrar muito nesse mercado.

+Dica: Para te ajudar nesse tipo de ideia, temos um artigo onde te ensinamos estratégias de marketing digital para e-commerce. Clique aqui para ler.

5. Cardápios alternativos

A essência de todas essas ideias de negócios que faltam no Brasil é atender às necessidades reais que muita gente tem e que praticamente nenhuma empresa tenta suprir. Mais um exemplo que espelha isso é o de cardápios alternativos.

Você já parou para pensar em quantas pessoas têm restrições a alimentos comuns, por questões de saúde, convicção, ética ou até mesmo por motivos religiosos?

Não dá para negar: é muita gente que se encaixa nessa descrição e ninguém percebe a oportunidade que existe nisso. Oportunidade que pode ser explorada através da criação e oferecimento de cardápios alternativos, que atendem a necessidade dessas pessoas.

Os cardápios alternativos podem oferecer variedades de alimentos que se adaptam ao gosto de pessoas veganas, que sofrem com intolerância a alguns nutrientes (como a lactose e o glúten), ou que não consomem carnes suínas e outros tipos de alimentos por questões de fé.

Somando todos esses grupos, você se depara com uma grande parcela da população, que reúne pessoas de diferentes gostos e idades e que adorariam consultar um cardápio alternativo e ideal para elas, seja em restaurantes, seja em aplicativos de comida.

 

6. Comércios temáticos

6. Comércios temáticos

Além das necessidades práticas que já listamos neste artigo, existem as necessidades culturais que praticamente todo mundo tem e que podem ser a origem de algumas ideias de negócios que faltam no Brasil.

Uma forma interessante e muito única de explorar a necessidade cultural das pessoas é oferecendo diferentes tipos de comércios temáticos. Para colocar isso em prática, não faltam variedades.

Um exemplo disso são comércios temáticos inspirados nas culturas e costumes de outros países. Aqui no Brasil, costumamos ver restaurantes que replicam essa ideia – mas esse é só um tipo de comércio temático.

A gastronomia é apenas um dos aspectos culturais que podem ser apresentados em comércios especiais. Se você parar para pensar, vai perceber que todo tipo de comércio pode ser usado para explorar um ou mais aspectos culturais de outros países e civilizações.

Olha, se isso for bem feito e o comércio temático realmente oferecer um ambiente diferente e que deixa o público imerso na atmosfera de outros povos e culturas, a experiência tende a ser incrível e a ideia pode dar muito certo.

7. Buy one, give one (VENDEU? DOOU!)

Outra ideia de negócio que vai além das necessidades práticas e também atende às necessidades humanas do público é o que os estrangeiros chamam de buy one, give one.

A ideia é bem simples e se feita do jeito certo, se torna muito interessante e atraente para alguns públicos alvo. Consiste no fato de atrelar cada venda a uma doação ou ajuda para uma causa especial.

Por exemplo, uma loja de roupas pode fazer isso anunciando que, a cada peça de roupa que alguém compra lá, outra peça é doada para pessoas necessitadas. Mas esse é apenas um exemplo. Causas ambientais também podem ser muito bem atreladas ao buy one, give one.

Uma pessoa que se preocupa muito com o meio ambiente adoraria saber que, toda vez em que ela compra em uma loja, acaba doando uma parte do valor para um fundo de preservação e proteção a florestas.

Assim como em outras causas, a pessoa que realmente leva aquilo a sério e quer fazer o que está a seu alcance para contribuir com um mundo melhor, vai comprar naquela loja sempre que for possível.

8. Horta indoor

Seria impossível falar em ideias de negócios que faltam no Brasil e que têm tudo para dar certo sem citar as ilustres hortas indoor, ou hortas verticais.

Esse tipo de hábito, que promete ser uma tendência cada vez mais forte nos próximos anos, consiste no cultivo de hortas e alimentos dentro de casas e até mesmo em apartamentos.

A pessoa que adere às hortas indoor acaba produzindo partes dos seus próprios alimentos em casa, o que pode ser bem mais saudável e econômico. E qual a oportunidade de negócios por trás disso?

Simples, o cultivo de hortas em casa exige certos cuidados e tecnologias de climatização e iluminação. Empresas que oferecem essas tecnologias e ajudam pessoas a cuidarem de suas hortas verticais vêm faturando muito no exterior.

9. Lojas Inclusivas (Ex. que não distinguem gênero)

9. Lojas Inclusivas (Ex. que não distinguem gênero)

Outra ideia de negócios muito inovadora e que atende a um público sólido e considerável, são as chamadas lojas inclusivas. Essas lojas costumam vender peças de roupas, mas diferente de lojas comuns, elas têm como prioridade a inclusão.

Então acabam oferecendo roupas para todos os gostos e tamanhos de corpos, não se limitando aos padrões da maioria. É muito difícil ver lojas que dão a mesma prioridade para todos os públicos.

Pessoas acima do peso, por exemplo, acabam sendo excluídas ou recebendo um atendimento limitado em muitos lugares.

As lojas inclusivas vão na contramão disso e todo mundo acaba sendo prioridade e recebendo a variedade certa de opções, de acordo com o gosto, tamanho e gêneros. Moda plus size e roupas que não fazem distinção de gênero são os maiores exemplos de lojas inclusivas.

10. Aluguel de motorhome

Como já dissemos mais acima, oferecer uma experiência única e especial ao público é uma das vantagens de algumas ideias de negócios que faltam no Brasil.

Um dos negócios que proporciona isso é o aluguel de motorhome. Motorhome, para quem não sabe, é uma espécie de casa dentro de uma vã. Um motorhome é, ao mesmo tempo, o veículo em que você viaja e o lugar onde você descansa e repousa durante a viagem.

O Brasil é um país enorme, com dimensões continentais e viajar pelas nossas diferentes regiões pode ser uma aventura e tanto. Um dos problemas em fazer isso é que, em alguns lugares, as estadias acabam sendo bem mais caras que em outros.

A solução direta para isso seria viajar em motorhome. Além de ser potencialmente mais econômico, é uma experiência muito mais prática e confortável para viagens em família.

E, obviamente, nem todo mundo que gostaria de ter essa experiência pode comprar um motorhome. A melhor opção acaba sendo alugar um. Se feito de forma inteligente e atrair o público adequado, este modelo de negócios pode crescer e escalar muito em pouco tempo.

11. Seguro instantâneo (Lemonade)

Tanto empresas, quanto pessoas gostariam e realmente precisam contratar diferentes tipos de seguros. Não há dúvidas do quanto esse serviço é útil e necessário.

Ao mesmo tempo, muita gente desiste de contratar seguros no meio do processo ou sequer tenta fazer isso, graças à burocracia e à demora que isso leva.

Entre você solicitar um seguro e conseguir ter acesso a esse serviço existem etapas complexas. A pior delas é a análise do perfil de quem está contratando, o que costuma ser feito de forma lenta e muito burocrática.

Uma grande tendência lá no exterior são startups que automatizam todo esse processo de contratação de seguros através de inteligência artificial.

O caso mais relevante no mundo, sem dúvidas, é da seguradora americana Lemonade, que já chegou a ser uma das empresas mais valorizadas na bolsa de valores. Além dela, existem fintechs no mundo todo que faturam bem oferecendo esse serviço.

12. Lanchonetes Temáticas

12. Lanchonetes Temáticas

Já falamos do comércio temático em geral, inclusive citamos o exemplo de restaurantes temáticos. Mas a ideia de lanchonetes temáticas realmente merece uma atenção especial.

Isso porque exploram muito bem o aspecto gastronômico de diferentes culturas e, diferente dos restaurantes, podem oferecer refeições mais rápidas e acessíveis – e assim, serem frequentadas de forma muito mais frequente.

Acontece que a maioria dos restaurantes e comércios temáticos oferecem uma experiência gastronômica mais casual ou “especial”.

Por oferecerem uma experiência mais única e especial, acabam exigindo custos um pouco mais altos e as pessoas acabam indo com menos frequência.

Já lanchonetes temáticas podem oferecer o mesmo tipo de experiência, mas de forma mais acessível e permitindo que algumas pessoas frequentem aquele comércio praticamente todos os dias.

13. Consultoria Online – pessoas encontram pessoas (Vuforia Chalk)

Se você usa muito a tecnologia para trabalhar mas não é um especialista desse ramo, provavelmente já teve dificuldades, principalmente com computadores.

Há muito tempo, algumas empresas oferecem assistência remota para ajudar as pessoas a resolver esse tipo de problema de forma rápida. Mas convenhamos que, por ser remota, esse tipo de ajuda pode acabar atrapalhando mais ainda.

Isso não precisa mais ser um problema e uma simples assistência remota pode ser extremamente prática e rápida. É o que empresas como a Vuforia Chalk oferecem.

O serviço dessas empresas consiste em oferecer todo tipo de assistência técnica remota, mas com o uso de realidade aumentada. É surpreendente como isso tem feito uma grande diferença na vida das pessoas.

Esse tipo de plataforma e consultoria online tem um mercado altamente promissor e com certeza é uma das ideias de negócios que faltam no Brasil, apesar de darem muito certo em outros países.

14. Empresas de viagem especializadas para pessoas com deficiência

Todo mundo já ouviu falar em guia turístico e você, certamente, imagina que não existe nenhuma novidade nisso, certo? Acontece que não é bem assim e uma das ideias de negócios que faltam no Brasil tem tudo a ver com isso.

Estamos falando de empresas de viagens especializadas em pessoas com deficiências físicas. Os maiores beneficiados com esse tipo de negócio seriam turistas que sofrem com deficiências visuais.

Esse público com certeza sente a falta de um tipo de guia turístico exclusivo, que atende de forma especial, instruindo e auxiliando o turista de acordo com a sua dificuldade física.

Mas a ideia ainda pode ser replicada para públicos que sofrem com outros tipos de deficiência, principalmente as que limitam ou dificultam a locomoção.

É muito improvável que você conheça alguma empresa que ofereça esse trabalho na sua região. Então essa acaba sendo uma das melhores ideias de negócios que faltam no Brasil – e que você pode replicar.

15. Empresas Móveis (Leva o profissional X até a casa das pessoas)

15. Empresas Móveis (Leva o profissional X até a casa das pessoas)

Por fim, também faz muito sentido listar, entre as ideias de negócios que faltam no Brasil, as chamadas empresas móveis – que, apesar de existirem em parte, ainda não são tão exploradas pelos empreendedores brasileiros.

A ideia de uma empresa móvel é simples e pode até parecer comum. Consiste em oferecer os serviços ou produtos da empresa diretamente na casa dos clientes.

Sim, existe algo parecido no Brasil, mas é em poucos tipos de serviços. Esse modelo de negócios poderia ser aplicado em praticamente toda empresa de produtos e serviços.

Lojas de roupas, por exemplo, podem levar peças para que clientes experimentem diretamente em casa, desde que seja paga uma taxa de entrega mínima.

E, de verdade, são poucos os negócios que não têm essa possibilidade. Na maioria dos casos, dá para fazer.

Como ter outras ideias de negócios

Como ter outras ideias de negócios

Quando falamos de ideias promissoras, que agregam valor ao público e geram vantagens para os negócios, as possibilidades são praticamente infinitas.

Essas, assim como muitas outras ideias de negócios que faltam no Brasil, surgem através da criatividade de uma ou mais pessoas, que, enxergando uma demanda não atendida, ou um problema não resolvido, pensaram em soluções para aquilo.

É claro que isso exige, sim, criatividade. Mas todo mundo tem a capacidade de pensar de forma criativa e ter todo tipo de ideias novas. Para isso, basta desenvolver essa capacidade de forma racional e metódica.

+Dica: Por isso, recomendamos fortemente que você exercite e desenvolva sua criatividade. Domênico e Humberto Massareto te ensinam como fazer isso no livro Potencializando Sua Criatividade. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

Sem estratégia, é mais difícil ter um negócio

Sem estratégia, é mais difícil ter um negócio

É importante deixar claro que, por mais que você execute essas ou quaisquer outras ideias de negócios que faltam no Brasil, sem ter uma estratégia de negócios, as chances de dar errado são altas.

Empreender, em qualquer caso, exige estratégia. Para dominar esse tema tão importante, recomendamos que você leia o nosso Kit de Estratégia de Negócios, que reúne quatro livros essenciais sobre estratégia:

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Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções
Estratégias como o customer success, que colocam o cliente no centro, estão por trás do sucesso de algumas das maiores empresas no mundo.
Isso não é por acaso!
Ao colocar o cliente no centro e trabalhar para satisfazê-lo da melhor forma, essas empresas ganham um diferencial e conseguem faturar ainda mais, com os mesmo clientes.
Veja alguns livros que te ensinam a entender e aplicar do jeito certo esse tipo de estratégia na sua empresa.  

Customer Success, de Hiram Damin

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Em seu livro Customer Success - O Sucesso das Empresas Focadas em Clientes, o especialista em estratégia do cliente Hiram Damin, apresenta um método comprovado para aplicar e obter resultados sólidos com estratégia do cliente.
A obra é um verdadeiro passo a passo para satisfazer clientes.
No livro, o autor ensina a construir uma marca forte e aumentar o faturamento da sua empresa aplicando o customer success e colocando o seu cliente no centro. Clique abaixo para adquirir o livro.

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O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha
Entre as empresas que aplicam estratégia do cliente, existem algumas que são ainda mais estimadas e vistas com bons olhos pelo seu público.
São as empresas do chamado mercado de Luxo. Estas empresas costumam ter preços bem maiores que as outras e, mesmo assim, têm um público fiel e que está sempre disposto a pagar quanto for preciso pelos seus produtos e serviços – porque acreditam que vale a pena.
O empresário Carlos Ferreirinha explica que, por trás disso, há um modelo de Gestão de Luxo.
Em seu livro O Paladar Não Retrocede, Ferreirinha ensina como isso funciona e como diversas empresas podem repetir. Clique abaixo para conferir mais sobre o livro.

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Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli

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Sem dúvidas, a Starbucks foi um dos maiores exemplos de como colocar o cliente no centro pode fazer uma empresa decolar e dominar o seu mercado – e que faz isso em nível mundial.
Joseph Michelli estudou profundamente o que estava por trás do sucesso da rede de cafeterias, entrevistando funcionários e até mesmo o CEO da empresa, Howard Schultz, que foi o maior responsável por esse feito.
No livro, Michelli mostra os resultados desse estudo e apresenta os 5 princípios práticos que permitiram a Starbucks sair de uma pequena cafeteria em Seattle, nos Estados Unidos, para mais de 30 mil lojas em todo o mundo. Clique abaixo para adquirir o livro.

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli

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Mais um exemplo de empresa que, além de criar uma estratégia do cliente eficaz e bem sucedida, conseguiu construir uma percepção de luxo e alto valor em torno de seus produtos.
Em Guiados Pelo Encantamento, Joseph Michelli explica quais foram os fundamentos que levaram a Mercedes-Benz a criar essa cultura e essa imagem que torna a empresa única aos olhos de clientes em todo o mundo.
Desde criar uma grande visão para gerar experiências excepcionais do cliente, identificar as exigências, necessidades e desejos em constante mudança de seus clientes e mapear as jornadas de seus clientes e os pontos de contato mais importantes, o livro conta com mais outras estratégias que você pode aplicar para os seus clientes. Você pode adquirir o livro clicando no botão abaixo.

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Estes livros explicam de forma profunda o sucesso por trás das estratégias que colocam o cliente no centro e, indo além, ensinam como empresas de diferentes setores e tamanhos podem aplicar essas estratégias de forma eficiente.
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