Se trabalhar a sua marca pessoal convenientemente pode obter um diferencial considerável em relação aos outros. Uma boa marca pessoal pode determinar o alcance de objetivos, a conquista de um trabalho ou cargo, o sucesso numa negociação, entre outras coisas.
Para isso, você deve cuidar de aspetos tão amplos como a apresentação pessoal, a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, a atitude, a postura e os comportamentos, a capacidade de liderar e motivar-se a si próprio e aos outros.
Na verdade, isso significa que a construção de uma marca pessoal leva tempo e exige ações contínuas. Em contrapartida, uma palavra mal dita ou um ato menos correto podem colocar tudo a perder.
Para facilitar este processo, Peter Montoya, guru do marketing pessoal e autor do livro A marca chamada você (DVS Editora), identificou oito leis que podem fazer a diferença na criação de uma marca pessoal de sucesso:
1. Lei da Especialização
Consiste em posicionar a marca pessoal como especialista numa dada área de ação.
2.Lei da Liderança
Passa por agir de forma a ser considerado o melhor ou um dos melhores na sua área.
3. Lei da Personalidade
Pretende construir a marca pessoal a partir da verdadeira personalidade, de forma autêntica e positiva.
4. Lei da Distinção
Procura expressar a marca de forma única para se distinguir de outras.
5. Lei da Visibilidade
Visa divulgar continuamente a marca pessoal, para que seja recordada e referenciada pelos outros.
6. Lei da Coerência
Consiste em adotar a mesma atitude em público e em privado.
7. Lei da Persistência
Dá tempo à marca pessoal para se desenvolver, até porque os resultados só são alcançados com muita determinação.
8. Lei da Boa Vontade
Torna a marca bem intencionada, gerando confiança e respeito pela mesma.
A partir daqui cabe a cada um definir a melhor forma de colocar essas leis em prática, respeitando sempre a essência do seu “Eu”… Para saber mais, adquira o livro “A marca chamada você”, de Peter Montoya. [Via]