GamificaçãoGamification

Como os jogos de empresas levam a resultados extraordinários

No artigo sobre gamificação, explicamos que o método pode ser usado como forma de compartilhar conhecimento e testar o aprendizado dos colaboradores, algo já utilizado por empresas de diversos portes e segmentos.

A mecânica da gamificação é a busca por capacitação e, consequentemente, por melhores resultados em produtividade. Ela ajuda a estimular comportamentos, levar o participante ao canal de comunicação do programa e obter dados dos usuários.

Hoje, como uma espécie de complemento, vamos mostrar como os jogos onde empresas podem levar a estes resultados extraordinários em diversos sentidos. A leitura é ideal para você que deseja elevar sua organização a um outro nível. Confira!

Os jogos de empresas

Os jogos de empresas, também conhecidos como jogos de negócios ou business game, é um método de ensino de caráter lúdico que objetiva dar aos participantes a oportunidade de praticar uma série de conceitos.

Estes jogos possibilitam o treinamento das habilidades por meio de uma metodologia de simulação. Trata-se de um método que procura aproximar a realidade do cotidiano empresarial levando as pessoas a testar seus conhecimentos e habilidades, agregando novas compreensões.

O desafio da gamificação encontra-se a partir de uma avaliação em grupo e/ou individual no qual possa realmente apresentar um autodesenvolvimento de quem participa, através de discussões e feedbacks em modo e postura profissional.

O participante acaba compreendendo que suas falhas nos jogos podem ocorrer também no ambiente profissional, e que o aprendizado é a oportunidade de rever a postura dentro da empresa para tomada de decisões e realizações efetivas.

Alavancagem nos treinamentos empresariais

Há um universo de possibilidades para o uso de jogos de empresas. Mas as técnicas mais aplicadas atualmente envolvem programas de pontos, conquista de medalhas, desafios, placares de líderes, entre outras.

Recompensas são oferecidas aos participantes que cumprem as tarefas pré-estabelecidas. A ideia é que os comportamentos demonstrados no jogo levem a objetivos estratégicos no dia a dia do negócio.

Existem alguns casos interessantes sobre o uso de jogos de empresa, como por exemplo, o do Grupo Gerdau, referência em siderurgia no país. A organização começou a usar a gamificação em seus treinamentos sobre segurança do trabalho.

Em uma unidade da empresa, óculos de realidade virtual e jogos de conhecimento foram usados em substituição às abordagens teóricas. Após o treinamento, os funcionários recebem a certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR).

Outro caso interessante é da Academia de Liderança da Deloitte, multinacional de consultoria empresarial. Ela trocou o treinamento formal para executivos e clientes da empresa pelos jogos de empresa.

No modelo antigo, o curso tinha baixa adesão e conclusão. Mas a partir da inovação, constatou-se um aumento de 47% entre os usuários que retornam ao site para realizar novas tarefas.

3 resultados que os jogos de empresa podem proporcionar

1 – Competitividade saudável

A competição é inerente à natureza humana, e é capaz de motivar as pessoas a partir da vontade de superação (ao próximo ou a si mesmo). Os jogos de empresa trabalham com o orgulho do colaborador de poder dizer que chegou a determinado patamar. Isso pode ser muito positivo.

2 – Sentimento de conquista

A gamificação ajuda ainda os participantes a obterem confiança, conforme aprendem com a experiência de uma aprendizagem vencedora. Bons jogos também desenvolvem nas pessoas a noção de eficiência e valor.

3 – Mensuração de desempenho

Alguns programas inovadores e adaptativos de gamificação contam com elementos-chave de avaliação de desempenho. Eles tornam possível mensurar os resultados, antecipando-se às necessidades e às tendências de mercado.

Por onde começar?

Temos o costume de sempre indicar materiais que podem te ajudar a trabalhar com o tema em questão. Neste, especificamente, vamos te indicar 2 livros sobre gamificação que têm ajudado muitos empreendedores e executivos de todo o mundo. São eles:

1 – Construindo um negócio melhor com o método Lego Serious play

Este livro oferece uma abordagem criativa para melhorar a performance profissional, focando na utilização do brincar para desbloquear o potencial humano nas organizações. Um livro indispensável para quem deseja usar os jogos de empresa em um negócio.

A obra é baseada em anos de pesquisa e escrito por Per Kristiansen e Robert Rasmussen, dois Master Trainers originais para Lego Serious Play. O livro mostra claramente como o método pode desenvolver times, pessoas, relacionamentos e, em última análise, melhorar os resultados nos negócios.

Por meio da fusão entre jogo e desenvolvimento empresarial, sistemas de pensamento e desenvolvimento estratégico, o método mostrou como é possível melhorar a qualidade das reuniões, acelerar processos de inovação, promover o crescimento de equipes e aumentar a qualidade da comunicação.

Para conhecer o livro, clique aqui!

2 – Gamification

O Gamification tem despertado o interesse de profissionais de áreas diversificadas e chegou para ficar. Mas o que realmente é Gamification? Se sempre utilizamos jogos e atividades diversas em treinamentos, por que agora falar de Gamification? “Participei de longas reuniões até decidir que era o momento de escrever sobre o assunto”, diz a autora do livro.

Quando utilizamos nosso programa de milhagem para voar, isto é Gamification. Quando um programa de TV cria um game de perguntas e respostas premiando com base em pontos atribuídos por questões respondidas corretamente, isto é Gamification.

Este livro aborda os benefícios que podemos extrair do Gamification quando o assunto é aprendizagem, as razões pelas quais a inclusão de elementos, mecânica, estética e pensamento de jogos em nossos programas de treinamento fazem com que o processo seja mais efetivo e como isso afeta a performance nas organizações.

Este livro oferece a você uma visão ampla sobre o Gamification do conceito à prática. Ele começa definindo o conceito e suas possibilidades de aplicação, e segue oferecendo base teórica e exemplos para que você seja capaz de desenvolver seus próprios games aplicados à aprendizagem.

Clique aqui para conhecer o livro!

Artigos relacionados
GamificaçãoGamification

Gamificação nas Empresas: A Chave para uma Equipe Motivada

A gamificação é uma técnica que tem sido aplicada nas empresas há décadas, trazendo inúmeros…
Saiba Mais
GamificaçãoGamificationNegócios

Gamificação nas empresas: conheça 9 marcas referência em gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação nas empresas é uma prática muito utilizada por startups…
Saiba Mais
GamificaçãoGamification

Motivação no Trabalho: usando a estratégia de gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação é uma das principais estratégias usadas pelas empresas…
Saiba Mais