Sobre o que vamos falar?
- As redes sociais, hoje, são a principal forma que as equipes dos participantes da casa mais vigiada do Brasil usam para engajar seus seguidores na disputa pelo milhão.
- Neste artigo, vamos falar sobre a função de um social media na disputa do jogo, como ele trabalha para melhorar a imagem dos participantes e aumentar a sua popularidade.
- Como aconteceu e o que explica o fenômeno Juliette, a vencedora da edição de 2021 do Big Brother Brasil. O que ela realmente ganhou para além do R$1,5 Milhão de reais.
- Usar as redes sociais para engajar seguidores é fundamental para o jogo, mas também para os negócios e empresas que trabalham vendendo através do Instagram! Por isso, separamos para você o livro Instagram Para Negócios.
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O Big Brother Brasil não é um simples reality show transmitido na TV. O Big Brother Brasil é um fenômeno nacional, em que os brasileiros param suas vidas para prestar atenção na casa mais vigiada do país.
Assistir em tempo real o que cada participante faz ou deixa de fazer é um entretenimento que mexe com o coração dos brasileiros. A cada semana os ânimos se afloram com uma nova prova do líder, com um novo paredão, com mais um jogo da discórdia!
Mas, afinal, qual a função de um social media (ou gestor de mídias sociais) para o jogo? A função do social media é melhorar a imagem do participante nas suas redes sociais, de modo que a popularidade do participante aumente e as pessoas torçam por ele.
Na prática, as redes sociais são uma das principais “armas” na disputa pelo milhão, e costuma ser extremamente eficiente para engajar os seguidores e criar uma rede de fãs dos participantes.
A imagem de cada integrante da casa não depende apenas de como ele está se saindo lá dentro, mas também no modo como a sua imagem está sendo trabalhada nas suas redes sociais.
Portanto, se você quer entender com profundidade qual a função de um social media para o sucesso do participante dentro e fora do programa, leia este artigo até o fim.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Quando a exposição se torna lucrativa
- O fenômeno Juliette
- A função de um social media no jogo
- Como trabalhar as mídias sociais de um participante
- Aplique essas e outras dicas no seu trabalho!
Quando a exposição se torna lucrativa
Ser vigiado 24 horas por dia em uma casa com outras 19 pessoas é o preço a se pagar para ganhar o milhão. Mas ainda que seja um ambiente sem qualquer privacidade, estar debaixo das câmeras é um sonho para inúmeras pessoas.
É verdade que o principal objetivo dos participantes é ganhar o prêmio final. No entanto, essa não é a única forma de mudar de vida e se tornar milionário sendo um “brother” – existem outras maneiras de ganhar uma fortuna sem precisar vencer o programa!
Foi assim que vários participantes das últimas edições conseguiram alcançar o milhão, (ainda que não tivessem chegado à final do programa).
Com a fama e o reconhecimento do público, esses participantes saíram do anonimato e conseguiram fechar contratos altíssimos fora do reality show – o que se deve tanto ao carisma de cada um, quanto à imagem criada deles aqui do lado de fora.
Um dos maiores exemplos de ex-participantes que souberam usar muito bem a fama é o Gil do Vigor, que em entrevista concedida à Forbes, revelou que, após seis meses da sua saída do programa, acumulou uma fortuna de R$ 15 milhões.
Ou seja: em pouco tempo, Gil do Vigor faturou 10x mais o valor do prêmio final do reality. Tudo isso devido aos contratos assinados com as empresas Santander, Casas Bahia, Motorola, iFood, Lacta, Boticário e Vigor, tornando-se garoto propaganda destas marcas.
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Outro exemplo de ex-BBB que não chegou a vencer o programa, mas que conseguiu fechar contratos altíssimos, é Kaysar Dadour, refugiado sírio que participou da 18° edição do programa e que conquistou os corações dos brasileiros.
Após ganhar o prêmio de segundo lugar, em poucos meses, Kaysar foi escalado para participar da novela Órfãos da Terra (2018) e do filme Carcereiros (2019), superando na sua contratação o valor do prêmio recebido na final do programa.
A realidade é que o Big Brother Brasil é uma máquina de produzir famosos. Se a função de um social media for bem cumprida, as chances do participante se tornar uma celebridade cobiçada por grandes marcas só aumentam!
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O fenômeno Juliette
A advogada formada na Universidade Federal da Paraíba, Juliette Freire, foi a vencedora da 21° edição do reality show, ganhando no final do programa o prêmio de R$ 1,5 milhão. Mas o que ela não esperava era que este valor seria apenas uma pequena parte da fortuna que ela viria a acumular após o fim da edição.
Juliette entrou no reality completamente desconhecida, com pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram. No entanto, em pouco tempo morando na casa, mostrou sua personalidade tipicamente nordestina (o que encantou a maioria dos internautas!), alcançando a marca de 25 milhões de seguidores ao final do programa.
Com tamanha visibilidade aqui do lado de fora, grandes marcas começaram a ficar de olho em Juliette, o que fez a vencedora fechar contratos milionários com as empresas C&A, Americanas, Avon, Globoplay e L’occitane au Brésil.
Para se ter ideia, somente no contrato de parceria assinado com a empresa de roupas C&A, Juliette Freire faturou R$ 5 milhões.
Mas não acaba por aí! Além de garota propaganda das marcas mais famosas do país, Juliette embarcou em uma nova jornada como cantora, lançando seu mais novo álbum musical em setembro de 2021.
Atualmente, estima-se que a fortuna acumulada pela vencedora do reality show está na casa dos R$ 15 milhões, o que tende a aumentar com novas parcerias que estão por vir no ano de 2022.
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A função de um social media no jogo
O que faz um participante vencer o Big Brother Brasil são duas coisas: o carisma do participante e a imagem que os internautas têm dele.
Um participante carismático é aquele que se destaca entre os outros, sem ter medo de ser quem de fato ele é e sem se esconder por trás de uma máscara. Esse participante é aquele que entrou no jogo para ganhar, sendo verdadeiro com quem está dentro e fora da casa.
É com esse tipo de participante que o público se identifica e torce para ganhar o prêmio. E para ajudar nisso, a imagem que os internautas têm do participante importa muito! – é aí que entra o papel do social media.
A função de um social media é criar a identidade de uma marca nas redes sociais, atraindo e engajando seguidores por meio da produção de conteúdo. Na prática, essa também é a função de um social media que administra as redes sociais de um “brother”.
Se está gostando deste artigo, leia também sobre Storytelling:
O social media precisa fazer com que as pessoas admirem e se identifiquem com o participante, atraindo novos seguidores para o perfil e criando uma audiência engajada na defesa dele.
No entanto, a função de um social media não é apenas ajudar o participante a vencer o programa, mas também fazer com que ele se torne uma verdadeira celebridade fora da casa.
Sendo uma celebridade, é muito mais fácil faturar milhões assinando contratos com grandes marcas do mercado.
Mas para fazer isso, o social media precisa saber como aplicar alguns “truques” na comunicação com o público, que são essenciais na construção da imagem do participante.
Dica: sendo uma profissão altamente cobiçada no marketing digital hoje em dia, é muito importante para o social media saber como engajar os seguidores. Por isso, separamos para você o Kit de Marketing Digital, para você ser um profissional.
Como trabalhar as mídias sociais de um participante
A função de um social media é construir a imagem do participante do lado de fora da casa.
Para isso, listamos abaixo as principais técnicas usadas para gerir as redes sociais de um “brother”.
1. Mostre trechos em que o participante se saiu bem
Uma das formas de engajar o público e mostrar como o participante está forte no jogo, é postando nas suas mídias sociais trechos dele se saindo bem em alguma prova.
Mostrar que o participante não está na casa para brincar, mas que é determinado e está na casa para vencer ajuda o público a reconhecê-lo como merecedor do prêmio.
2. Faça posts de apoio ao participante
A principal função de um social media é fazer com que o público apoie o participante enquanto ele estiver dentro do programa.
Criar posts de apoio é uma forma inteligente de engajar os seguidores, principalmente quando o participante está no paredão e corre sério risco de ser eliminado.
Posts pedindo o apoio do público podem funcionar muito bem para que o público vote a favor do participante e defenda ele na disputa pelo prêmio, fazendo com que ele permaneça na casa.
3. Crie hashtags que represente o participante
Uma estratégia que complementa a dica anterior é criar hashtags que representam o participante.
Um dos exemplos de hashtags usadas para alavancar as redes sociais é o #TeamNaty – hashtag que está sendo utilizada no Instagram de Natália Deodato, para apoiar a participante no BBB 2022.
A função de um social media também é engajar. O uso das hashtags é essencial para o crescimento do perfil e da popularidade dos participantes
4. Agradeça pelo aumento de seguidores
Outra estratégia para gerar conexão com os seguidores é fazer um post de agradecimento pelo aumento dos seguidores.
Sempre que o número de seguidores chegar a uma marca, como 500 mil ou 1 milhão de seguidores, é importante fazer um post agradecendo a audiência.
Além disso, colocar uma meta para que mais pessoas sigam o perfil também funciona para o aumento da audiência.
5. Interaja com o público por meio de stories
Interagir com os seguidores também é outra maneira de se conectar com o público e fazer o perfil do participante crescer.
Através dos stories, o social media pode interagir com o público criando enquetes, abrindo caixinhas e repostando os stories de outros seguidores.
Criar conexão com o público através das redes sociais é a função de um social media que gerencia contas de participantes da casa.
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Aplique essas e outras dicas no seu trabalho!
Administrar um perfil de um participante do maior reality show do Brasil não é uma tarefa fácil. Para ajudar a construir uma imagem sólida do participante, exige-se que o social media entenda profundamente de gestão de mídias.
Ser um bom social media não consiste apenas em gerar conteúdo para uma empresa. É muito mais que isso: é construir a imagem da marca nas redes sociais e gerar uma profunda conexão com os seguidores.
Seja administrando o perfil de um participante do Big Brother ou o perfil de uma grande marca, a função do social media é a mesma.
Portanto, se você é um social media (ou pretende se tornar um) e deseja aplicar as melhores técnicas de gestão de mídias sociais para gerenciar com maestria os perfil dos seus clientes, a DVS Editora recomenda o livro Instagram para Negócios, de Júlia Munhoz.
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