Storytelling

O que é Storytelling e como ele pode ajudar as vendas do seu negócio

Sobre o que vamos falar?

  • O Storytelling é uma prática que remonta à milênios. O homem sempre contou histórias e fez disso um divertimento. Você vai saber ao ler este artigo o que é “contar histórias” e como essa atividade é usada por grandes empresas.
  • Descubra quais são as principais técnicas utilizadas em propagandas comerciais e saiba como aplicá-las nos anúncios do seu próprio negócio e fazer das suas campanhas de marketing um verdadeiro sucesso!
  • Além disso, você também vai conhecer os efeitos do Storytelling nas pessoas que entram em contato com boas histórias e como as propagandas ativam nosso sistema neural.
  • Quer saber mais sobre o universo do Storytelling e aprender a contar histórias encantadoras? Adquira agora a coleção “5 Lições de Storytelling” adquirindo nosso Kit de Storytelling. Clique no botão abaixo!

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Você sabe o que é Storytelling? Esse é um assunto um pouco antigo que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Por ser altamente eficaz, diversas organizações estão apostando na técnica e alcançando resultados positivos.

Por outro lado, quem não conhece ferramentas poderosas como essa, pode estar com os dias contados no mercado.

Talvez esse possa ser o melhor momento para entender o que é Storytelling e como utilizar essa ferramenta ao seu favor. Continue a leitura e conheça o conceito que tem dado o que falar por aí!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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O que é Storytelling?

O que é Storytelling?

Seth Godin, autor renomado de livros sobre negócios e marketing de conteúdo, afirma que o marketing não se trata mais das coisas que vendemos, mas sim das histórias que contamos. Uma explicação um tanto real do consumo atual, não é mesmo?

Em poucas palavras, Godin expressa o que é Storytelling, o qual pode ser definido como a arte de contar histórias. Ele consiste em uma técnica que usa palavras ou recursos audiovisuais para narrar histórias relevantes.

Em outra definição, ele é visto como a capacidade de transmitir pensamentos, ideias e fatos por meio de uma estrutura relevante, clara e fácil de ser consumida pelo interlocutor. É exatamente essa estrutura que cativa uma audiência.

Quando alguém utiliza este recurso retórico para se comunicar com outros interlocutores, desperta-se a imaginação das pessoas, de modo que elas são tomadas de lembranças e fortes emoções.

Se a sua intenção é comover uma audiência através de uma história, saiba o que é Storytelling e aprenda a utilizar as técnicas na sua comunicação. Com toda certeza, as suas palavras terão um peso muito maior, e as pessoas vão prestar mais atenção no que você tem a dizer!

 

Breve história da arte do Storytelling

 

Breve história da arte do Storytelling

O Storytelling acompanha o processo de desenvolvimento da comunicação humana. Com ele, as pessoas fortaleceram o hábito de criar e compartilhar histórias que tenham uma mensagem interessante.

Neste sentido, a origem da técnica remonta a milhares de anos. A capacidade de contar histórias é uma característica passada de geração em geração. Antes mesmo de existir a escrita, as histórias já eram populares.

Muitas tribos que viviam em cavernas, por exemplo, representavam seus ensinamentos em símbolos e expressões artísticas. As histórias por trás de cada recurso visual eram contadas por um ou mais representantes do grupo.

Tempos mais tarde, as pessoas começaram a criar e ordenar signos que correspondessem aos elementos do seu próprio dialeto: as chamadas letras. A partir disso, a comunicação se sofisticou, e contar histórias se tornou um processo muito mais eficaz.

Com o estabelecimento da escrita, a linguagem foi potencializada. Podemos dizer que a comunicação sofreu uma verdadeira revolução, onde a palavra escrita ganhou um poder maior de influência e persuasão e o mundo começou a descobrir o que é Storytelling.

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Onde você pode encontrar o Storytelling hoje

Hoje em dia, o que não falta são situações para se esbarrar com o Storytelling. Ele pode ser visto nos filmes, livros, videogames, peças teatrais, músicas e, sobretudo, no marketing. Já deu de cara com uma propaganda interessante hoje?

Em tempos de informação excessiva, só algo realmente relevante é capaz de ganhar a atenção do público. Por isso, os profissionais de marketing estão se esforçando cada vez mais para dar algo de valor às pessoas em troca do seu tempo.

Muitas vezes, ao começar um texto ou vídeo, você se depara com uma boa história. Desenrolando o conteúdo, você se identifica com aquilo. Ao final, você é impactado pela mensagem e toma uma ação.

Agora você sabe o que é Storytelling! Não se trata apenas de mais uma técnica de convencimento, mas de uma maneira de fixar a atenção do seu interlocutor, gerando identificação e estimulando sua imaginação.

3 Exemplos de Storytelling para te inspirar

3 Exemplos de Storytelling para te inspirar

1. Itaú: Leia para uma criança

Quem não se lembra da campanha do banco Itaú “Leia para uma criança”? Ao incentivar os pais a lerem para seus filhos, o Itaú mudou o modo como as pessoas enxergavam a marca, se posicionando como uma empresa preocupada com a cultura das crianças.

Se você quer saber o que é Storytelling na prática, confira abaixo a propaganda:

Neste comercial, a empresa utilizou como recurso de Storytelling um cenário que traz muitas referências ao mundo lúdico dos contos e fábulas: a época medieval. Trazer o telespectador para um cenário que remeta a grandes aventuras causa nele um efeito psicológico de encantamento.

Outro ponto que faz os telespectadores fixarem os olhos na narrativa é o uso de figuras presentes em histórias infantis, como o sapo (de A Princesa e o Sapo) e a Excalibur (espada cravada na pedra). Tudo isso ativa nossas memórias e nos conecta com a propaganda

2. Dove: Retratos da Real Beleza

Que a Dove é uma empresa de produtos de higiene, como sabonetes, shampoos e condicionadores todos nós sabemos! Mas o que poucas pessoas se deram conta é que esta empresa oferece mais que isso. O que a Dove realmente oferece é autocuidado e autoestima.

Isto pode ser provado na campanha Retratos da Real Beleza. Este é um exemplo emocionante de o que é Storytelling. Confira abaixo a propaganda:

Esta campanha toca em um ponto importante para toda mulher: a própria beleza. Estar bonita e se reconhecer assim é algo que aumenta a autoestima feminina. No entanto, como vimos na propaganda não é o que acontece com muitas delas.

O Storytelling criado neste comercial causa identificação direta entre o público feminino consumidor da marca e as mulheres apresentadas no vídeo, porque muitas sofrem com o problema da baixa autoestima.

Coca Cola: campanha de Natal

Não podemos deixar de falar de uma das marcas Storytellers mais famosas e que mais encantam as pessoas com as histórias que promovem: a Coca Cola. Confira abaixo o que é Storytelling de uma propaganda super criativa:

Aproveitando o clima de Natal, a Coca trouxe uma narrativa que nos remete à alegria de estar em família, especialmente em uma época tão marcante como esta.

Na propaganda, pode-se dizer que o principal estímulo causado pelo storytelling é a curiosidade, pois no decorrer da história o garotinho que protagoniza a cena inventa de criar uma chaminé de papelão. Isso faz pensarmos: “onde será que isso vai dar?”.

A curiosidade causada pela propaganda é justamente o que faz o público assisti-la do início ao fim. Além disso, a marca remete o consumo de Coca Cola a momentos de alegria e confraternização, imagem que permanece no pensamento do público em geral.

Apesar do público não saber o que é Storytelling, a história contada gera identificação entre as famílias.

 

Efeitos do Storytelling no cérebro humano

Efeitos do Storytelling no cérebro humano

Contar histórias não chamam a atenção das pessoas porque causa da sua “lição de moral” ou da criatividade do autor. Na realidade, as histórias chamam a atenção porque despertam efeitos positivos no cérebro humano.

Agora que você sabe o que é Storytelling, conheça os principais efeitos desta técnica no sistema neural:

1. Sensação de pertencimento

As histórias têm a capacidade de gerar nas pessoas a sensação de pertencimento a um grupo. Tribos e comunidades se estabeleceram com base em mitos fundacionais que davam origem àqueles grupos de pessoas.

Isso se deve a um fenômeno chamado liberação de ocitocina no sistema neural. Ao escutar ou ler histórias, o chamado “hormônio do vínculo” faz as pessoas se sentirem parte de um movimento ou mesmo próximos de personagens fictícios.

Isto é muito vantajoso ao fazer campanhas que envolvem o uso de hashtags nas redes sociais para promoverem determinado produto ou serviço.

2. Melhor aprendizado

Histórias não só divertem, mas também educam e ajudam na memorização. Isso acontece pelo seguinte motivo: ao assistir a um filme ou ler um bom romance, as pessoas sentem emoções. Essas emoções são o que fazem elas se lembrarem da história.

Esse efeito do Storytelling traz grandes resultados para campanhas de marketing que tem o objetivo de educar o público. Propagandas que ensinam por meio de histórias e geram emoções no público tem o potencial de fazer empresas faturarem muito alto!

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3. Aumento da atividade neural

Além do pertencimento, histórias também têm a capacidade de ativar os dois lados do cérebro: esquerdo (que corresponde às funções de linguagem, pensamento e memória) e direito (que corresponde às funções de criatividade e atividades artísticas).

O Storytelling agrada tanto a parte racional quanto emocional do nosso cérebro. A informação da história contada ativa o lado esquerdo e a conexão entre as partes da história ativam o lado direito.

Esse efeito que o Storytelling causa é o que gera identificação e conexão entre o público e a marca que fez a propaganda.

 

O que é Storytelling nos negócios

O que é Storytelling nos negócios

Para compreender o que é Storytelling no mundo dos negócios, imagine a seguinte situação. Duas empresas possuem produtos de qualidade concorrentes no mercado. Ambas disponibilizam publicidade no YouTube. Enquanto uma tem um vídeo que mostra o produto, a outra conta uma história.

Todo o contexto da história mostra exatamente determinado problema que os potenciais compradores vivenciam diariamente. Em poucos minutos, o vídeo encanta o internauta e o provoca a tomar uma decisão: se livrar daquele problema.

Para fazer isso, existe um caminho viável que é conhecer o produto daquela empresa. Aliás, foi esse o produto utilizado pelo personagem da trama. E aí, quem você acha que vai dominar o mercado?

Apostando na mensagem

Sem dúvidas, quem vai atrair mais clientes é a empresa que consegue envolver o público com uma mensagem personalizada e assertiva. Por isso, o Storytelling é um dos maiores diferenciais nos negócios hoje.

A partir dele, uma história relevante, contada de uma forma única, consegue captar a atenção, atrair e engajar uma audiência. Ao final, a técnica cria uma relação mais próxima entre os consumidores e marca.

Essa iniciativa aumenta a confiança dos compradores, os quais foram impactados por uma narrativa de valor. Por outro lado, o negócio alcança melhores resultados, atraindo mais consumidores e alavancando as vendas.

Já a empresa que decidiu vender usando um vídeo convencional certamente não vai conseguir explorar todo o potencial da sua comunicação. O que significa que seu retorno sobre o investimento poderia ser muito maior caso também contasse alguma história.

 

Storytelling e as emoções humanas

Storytelling e as emoções humanas

“O que queremos é uma história que comece com um terremoto e chegue ao clímax pouco a pouco” – Samuel Goldwyn

Qualquer profissional, desde o ramo industrial até o de serviços, pode contar uma boa história para entreter, emocionar, encorajar, enfim, fazer a diferença na vida de uma ou mais pessoas. E quem sabe, provocar uma mudança?

Para fazer isso, lembre-se que somos movidos por emoções. Na maioria das vezes, pensamos, compramos e tomamos decisões por emoção. Portanto, a história deve ser boa o suficiente para estimular determinadas emoções.

Se você deseja se tornar um bom contador de histórias, seja para palestrar, vender ou divertir um público específico, já pode começar hoje mesmo a explorar uma narrativa com seus amigos ou colegas de trabalho.

A ideia é criar uma história autêntica e comovente do início ao fim. Quanto mais as pessoas prestarem atenção em você, mais você estará cumprindo o seu papel como storyteller. No entanto, você deve levar alguns detalhes em conta…

 

Dicas para criar um Storytelling autêntico

Dicas para criar um Storytelling autêntico

Quem nunca ouviu falar sobre o que é Storytelling pode achar que contar histórias é algo impossível para elas. Elas não poderiam estar mais enganadas! Contar histórias pode ser muito mais simples do que imaginam, especialmente se seguirem as dicas que vamos apresentar logo abaixo:

1. Faça um Brainstorming das suas ideias

A criatividade é um requisito básico para quem deseja contar histórias cativantes. Pessoas criativas têm a capacidade de escrever narrativas emocionantes e autênticas, diferentes de tudo o que já foi feito.

Esse sempre foi o diferencial dos grandes romancistas, cineastas e, principalmente, marqueteiros. O que garante a criatividade destes profissionais não é apenas a aptidão artística, mas um exercício chamado “brainstorming”.

O brainstorming se resume no seguinte processo: pegue uma caneta, uma folha de papel e cronometre o tempo de dez minutos. Neste tempo, você vai anotar todas as suas ideias boas e ruins no papel.

Quando passarem os dez minutos, você terá ideias suficientes para elaborar suas próprias histórias. Apesar das ideias não estarem perfeitamente desenvolvidas, você poderá refinar cada uma delas. O que importa é que essas ideias não estarão perdidas!

2. Tenha referências de o que é Storytelling

Além da criatividade, é ideal que o contador de histórias tenha referências de boas histórias para saber, na prática, o que é Storytelling. Tendo essas referências em mente, ele vai saber como desenvolver histórias que cativam.

Portanto, se você quer ser um excelente storyteller, procure propagandas com Storytelling de grandes marcas e os chamados swipe files (conjunto de anúncios escritos que tiveram bons resultados em vendas).

Fazendo isso, você vai ter bagagem suficiente para criar histórias com a segurança de que vão funcionar, além – é claro! – de expandir a sua capacidade criativa.

3. Conheça os fundamentos de copywriting

Se você sabe o que é Storytelling, certamente já se deparou com o termo “Copywriting”. Caso não saiba do que se trata, aqui vai uma breve descrição: copywriting é a habilidade de vender produtos e serviços por meio da escrita persuasiva.

Utilizando o copywriting nas vendas, as empresas conseguem criar uma comunicação mais convincente e aumentar seu faturamento, principalmente se usarem os canais de vendas online, como: redes sociais, e-mails e páginas online.

Dominando os fundamentos do copywriting e sabendo como persuadir utilizando a escrita, você vai conseguir contar uma história que mexa com os corações e a imaginação dos seus potenciais clientes.

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4. Escreva de maneira leve e de fácil entendimento

As pessoas só entendem uma história escrita quando a linguagem utilizada é acessível. Se o seu objetivo é convencer um público a tomar determinada decisão, a sua escrita deverá ser leve e fácil de ser entendida.

Não escreva de modo que o seu leitor fique confuso e não entenda o que você quis dizer. Escreva de maneira simples e compreensível. Transmita clareza e objetividade na sua história para que seus interlocutores entendam perfeitamente o que você escreveu.

Isso, é claro, se o seu Storytelling estiver em formato de texto. Caso seja gravado, a dica também vale: conte uma história cujos fatos narrados sigam uma linha lógica e não confundam a mente do espectador.

 

Aplique o Storytelling em seu negócio

Aplique o Storytelling em seu negócio

Contar histórias relevantes e assertivas exige a conexão de alguns fatores fundamentais. Desde palavras adequadas ao público até um contexto inteligente e instigante, é preciso usar de criatividade e estratégia para gerar resultados.

Se você deseja aplicar o Storytelling em seu marketing para emocionar, agradar e provocar uma tomada de decisão em seu público, vale a pena criar uma mensagem que a sua audiência possa se identificar facilmente.

Para isso, você precisa estudar o seu perfil de cliente ideal e analisar quais são as suas necessidades, desejos, problemas, enfim, é importante saber tudo sobre o destinatário da sua história antes mesmo de criá-la.

Assim, você garante mais chances de alcançar visibilidade e reconhecimento a curto prazo. Para saber mais sobre essa estratégia e fazer dela um sucesso, descubra como contar histórias envolventes com o poder do Storytelling na prática adquirindo o Kit de Storytelling.

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Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais

Livros de Storytelling: Quais são os melhores livros sobre storytelling?

O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões.

Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas.

Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.

 

5 Lições de Storytelling – O Best-Seller

5 Lições de Storytelling - O Best-Seller

James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller.

O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.

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5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia

Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos.

Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.

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5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas

Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além.

Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente.

Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado.

Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.

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Kit Storytelling

De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa.

Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas.

Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua.

Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:

  • 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller;
  • 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia;
  • 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Se você quer dominar o poder do storytelling e aprender como usá-lo para gerar mais vendas, adquira o nosso Kit de Storytelling.

Ao adquirir o Kit de Storytelling, você recebe diretamente na sua casa todos os três livros sobre storytelling que recomendamos no texto. Para isso, clique no botão abaixo:

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