Storytelling

Jornada do Herói: 12 passos para contar uma boa história

Sobre o que vamos falar?

  • Falaremos sobre uma estrutura que vai lhe ajudar a construir histórias que fascinam, encantam, engajam e retém qualquer audiência. Essa é a jornada do herói.
  • Vamos abordar sobre a sua origem, quem foi o seu criador, aperfeiçoador, onde e como ela pode ser usada; e, além disso, vamos revelar os 12 passos para construir sua narrativa perfeita.
  • Portanto, se você quer se tornar um comunicador melhor e aplicar isso no seu próprio marketing, negócio ou para a empresa que você trabalha, continue lendo.
  • Contar histórias é a habilidade principal de todo grande comunicador desde os tempos antigos. Por isso, seja um especialista e domine o Storytelling com o Kit de Storytelling da DVS Editora.

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Com a atenção sendo cada vez mais disputada e escassa entre os usuários, se você quiser se destacar no mercado, vai precisar chamar e reter essa atenção. Não conhecemos nenhuma estratégia melhor para reter atenção das pessoas do que contar boas histórias.

Você vai aprender sobre a jornada do herói, a estratégia usada por trás de grandes sucessos cinematográficos e imortais obras literárias para construir histórias que encantam, fascinam, engajam e retém a atenção de qualquer pessoa.

Além disso, vamos explicar o que é a jornada do herói, quando ela surgiu e por quem ela foi criada, quem a aperfeiçoou e onde e como você pode usá-la para conquistar diferentes objetivos na sua vida profissional.

Portanto, continue lendo este conteúdo e domine a estrutura da narrativa usada por hollywoodianos de sucesso.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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O que é a jornada do herói?

O que é a jornada do herói?

A jornada do herói nada mais é do que uma estrutura narrativa baseada em três grandes eventos: a partida, a descida e o retorno. Foi criada pelo antropólogo Joseph Campbell e cunhada em seu livro “O herói de mil faces”, em 1949.

Pesquisando a fundo sobre esses assuntos, Campbell conseguiu encontrar uma estrutura narrativa que se repetia constantemente nas grandes histórias dos mais diversos povos. Ele compilou essa estrutura no seguinte formato:

  • A partida retrata a vida cômoda do herói que passa a ser confrontada quando ele é convocado a uma aventura. Além dos conflitos internos, esse momento é encerrado com o herói rompendo com sua zona de conforto;
  • A descida é sobre a travessia do herói pelo mundo diferente e seu amadurecimento neste processo. Esse evento é marcado por desafios e tentações, se encerrando com a vitória e sobrevivência do herói;
  • Chegou a hora do herói, mesmo em um momento de hesitação, retornar. Essa etapa é marcada pela reflexão do herói, já mais maduro, sobre toda sua jornada e aprendizado.

Mas você sabe por que escritores, cineastas, copywriters, roteiristas, marqueteiros, vendedores e empreendedores a usam até hoje?

Porque é uma estrutura validada há décadas, que já conquistou um número incontável de pessoas com histórias emocionantes e já vendeu milhões e milhões com campanhas de marketing criativas. Mas, se eu pudesse resumir, diria: porque essa narrativa funciona.

 

Onde a jornada do herói é usada?

Onde a jornada do herói é usada?

O que é a jornada, quem é o seu criador e até mesmo o porquê ela funciona você já sabe. Agora, vamos entender como você pode utilizá-la para encantar clientes, aumentar suas vendas ou para engajar com sua audiência.

Produção de conteúdo:

Use a jornada de herói na produção do seu conteúdo para gerar mais conexão com sua audiência; e, consequentemente, aumentar o seu engajamento e alcance, atingindo mais pessoas Você pode criar essa conexão compartilhando parte da sua jornada.

Marketing:

Independente se você queira usar para melhorar a sua marca pessoal, profissional ou de um produto em específico, uma boa narrativa irá melhorar os seus resultados. Separei alguns exemplos para você entender como usar:

Copywriter e CEO da escola ONM, Ícaro de Carvalho é um grande exemplo de como usar a jornada do herói na produção de conteúdo e manutenção da própria marca pessoal.

Através das suas centenas de caixinhas de perguntas, Ícaro consegue gerar conexão com seu público compartilhando momentos da sua vida, sempre evidenciando estágios da estrutura narrativa do herói.

A Apple é uma empresa que utiliza elementos da narrativa do herói em suas propagandas. Na campanha “Share your gifts”, por exemplo, ela conta a história de uma menina que tinha dificuldade em mostrar sua arte e sua jornada de superação. Confira o comercial:

Projetos de gamificação:

A gamificação de processos não mais é que usar a mecânica dos jogos para alterar comportamentos de determinado público, aumentar o engajamento desse público em determinadas tarefas ou impulsionar inovações.

O papel da jornada de herói na gamificação é deixar a história do jogo mais interessante, envolvente e emocionante com o propósito de aumentar o interesse dos jogadores no jogo. Aumentando, assim, o engajamento dos jogadores.

Lançamento de novos produtos:

Lançar um novo produto no mercado sempre é um grande desafio, independente de ser um produto físico ou digital. Geralmente o lançamento é uma estratégia de dispõe de grandes investimentos, por isso a expectativa alta em cima dessa estratégia.

A construção de um bom storytelling ajudará a construir uma boa narrativa para as vendas, envolvendo esse potencial cliente na história, evidenciando suas dores e necessidades, mostrando como o produto vai levar ele até onde ele deseja.

 

12 passos da jornada

Jornada do Herói: 12 passos para contar uma boa história

“Saí em busca dos princípios básicos da narrativa, mas no caminho encontrei algo mais: um conjunto de princípios de vida. Cheguei à convicção de que a Jornada do Herói é nada menos do que um compêndio para a vida, um abrangente manual de instrução na arte de sermos humanos’’.

Essa é uma citação do Christopher Vogler, roteirista que, em 1992, pegou a estrutura criada por Campbell, a modernizou reduzindo-as a 12 etapas e as publicou em seu livro, “A Jornada do Escritores: Estrutura Mítica para Escritores“.

Essa citação mostra o porquê clássicos da Disney como Rei Leão, Mulan e a Pequena Sereia, além de filmes como O Senhor dos Anéis, Matrix e Star Wars utilizam essa estrutura: ela cria conexão direta com a audiência.

Conheça as 12 etapas para construir narrativas hollywoodianas que engajam, encantam e prendem a atenção da audiência.

1. O mundo comum

É aqui que conhecemos e nos conectamos com nosso herói. Não mostre somente os pontos positivos dele, mas os negativos também. Mostre como ele é gente como a gente.

2. O chamado à aventura

Começou a expansão do nosso herói, Nesse momento ele se vê obrigado a ter que sair da sua zona de conforto após ser intimado a participar de uma aventura.

3. Recusa do chamado

Por causa do medo do desconhecido, nosso herói fica relutante em aceitar o desafio de se aventurar fora da sua área.

4. Encontro com o mentor

Encontro com o mentor

Nada como o aconselhamento de um bom mentor para seguir em frente. O mentor tem como obrigação, servir de guia para o nosso herói, mostrando para ele o melhor caminho.

5. A travessia do primeiro limiar

Não tem mais como o nosso herói voltar atrás, ele já está pronto e comprometido com a jornada — seja ela física, emocional ou espiritual.

6. Provas, aliados e inimigos

Fora da sua zona de conforto, nosso herói está enfrentando seus desafios, sejam eles físicos, emocionais ou espirituais. Além disso, nosso herói precisa reconhecer seus aliados e inimigos.

7. Aproximação da caverna

Essa caverna é uma metáfora para as partes escuras do seu eu interior que, por causa da aproximação do objetivo final, começam a aparecer. Nosso herói começa a confrontá-las.

8. Provação e desafios

Nosso herói está enfrentando, com a própria vida em risco, um grande desafio físico ou existencial. Se ele sobreviver, se levantará transformado.

9. Recompensa

Após superar o seu maior desafio, nosso herói emerge mais forte e sábio. Além disso, pode trazer consigo outros tipos de recompensas, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais.

10. O caminho de volta

Esse caminho de volta é marcado por questionamentos. Nosso herói, por causa de todas as lições e recompensas adquiridas ao longo da jornada, se questiona se voltar é realmente a melhor opção.

11. Ressurreição

O herói será testado uma última vez, porém, este teste é muito maior do que o próprio herói. Ele transcende para as pessoas em sua volta e se ele falhar, elas sofrem.

12. Retorno com o elixir ou tesouro


O herói finalmente retorna, mas isso tudo só fará sentido se o herói tiver conseguido atingir o domínio total do que ele buscava nessa jornada. Pode ser algo físico, emocional ou espiritual. Esse é o final feliz.

 

Encantando com histórias

Como ser um especialista em storytelling

Assim, esperamos que você tenha conseguido enxergar o ouro que foi entregue aqui. Afinal, encantar pessoas é uma das habilidades mais importantes para quem quer se destacar no seu mercado, gerar conexão e engajamento com sua audiência ou aumentar as vendas.

Importante ressaltar que você não deve usar a jornada do herói como uma forma, mas como modelo para se inspirar. Se você parar para pensar, a vida não é tão linear assim, suas histórias também não deveriam ser.

No começo, abuse da forma. Faça exatamente como está determinado. Contudo, conforme você for pegando experiência, experimente outras coisas. Você pode remover pontos, trocar a ordem de alguns e até mesmo adicionar outros.

Contar histórias é a habilidade principal de todo grande comunicador desde os tempos antigos. Por isso, seja um especialista e domine o Storytelling com o Kit de Storytelling da DVS Editora.

 

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Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais

Livros de Storytelling: Quais são os melhores livros sobre storytelling?

O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões.

Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas.

Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.

 

5 Lições de Storytelling – O Best-Seller

5 Lições de Storytelling - O Best-Seller

James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller.

O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.

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5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia

Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos.

Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.

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5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas

Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além.

Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente.

Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado.

Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.

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Kit Storytelling

De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa.

Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas.

Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua.

Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:

  • 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller;
  • 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia;
  • 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Se você quer dominar o poder do storytelling e aprender como usá-lo para gerar mais vendas, adquira o nosso Kit de Storytelling.

Ao adquirir o Kit de Storytelling, você recebe diretamente na sua casa todos os três livros sobre storytelling que recomendamos no texto. Para isso, clique no botão abaixo:

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