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Storytelling Instagram: conte a sua história e converta seguidores em clientes

Sobre o que vamos falar?

  • O Storytelling Instagram pode ser uma parte decisiva na sua estratégia de conteúdo para o Instagram e trazer resultados sólidos a curto e longo prazo.
  • Isso porque as histórias têm um impacto muito interessante no nosso cérebro e podem influenciar profundamente algumas decisões.
  • Neste artigo, falamos sobre como você pode explorar todas as vantagens do Storytelling Instagram para engajar seguidores e transformá-los em clientes.
  • Por fim, ressaltamos a importância de estudar sobre estratégia no Instagram e entender como a rede social funciona, como Rafael Terra ensina em seu livro Instagram Marketing, que você pode adquirir clicando no botão:

Quero Usar o Instagram Para Crescer Minha Empresa

O Storytelling Instagram, a estratégia de usar o poder das histórias para vender na terceira maior rede social do mundo pode ser mais eficiente do que você pensa.

Muitas pessoas desacreditam do potencial que o Instagram tem para aumentar o faturamento de praticamente qualquer negócio, principalmente, usando estratégias como a contação de histórias.

Neste artigo, explicamos como e por quê você pode usar o Storytelling Instagram para converter seguidores em clientes. Fique conosco e aproveite a leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Como fazer um bom storytelling no instagram


Instagram DVS Editora

Como fazer um bom storytelling no instagram

Como toda comunicação, a primeira coisa que o seu Storytelling Instagram precisa é ser cativante e atrair a atenção do público desde os primeiros 3 segundos.

As primeiras palavras que o seu seguidor vai ouvir – ou ler – precisam trazer algo que desperte o interesse e a curiosidade dele, para que ele continue prestando atenção.

Você pode falar, logo de cara, algo inusitado sobre a história que está prestes a contar e, se possível, relacionar isso com algo que seja do interesse do seu público.

Mas entenda que só é possível chamar a atenção dos seus seguidores se você tiver uma noção sobre os interesses do seu público e qual a linguagem correta para falar com eles.

Então o desafio inicial é chamar a atenção. Feito isso, você precisa contar uma história de qualidade, que seja realmente interessante.

Mantenha o público interessado

No Storytelling Instagram, não faz sentido apenas despertar o interesse inicial dos seguidores, você precisa manter o público interessado enquanto ouve ou lê a sua história.

Aliás, é justamente essa capacidade de prender o interesse das pessoas que torna o storytelling tão poderoso.

Você faz isso de duas formas: contando a história de um modo que gere sempre expectativas sobre a continuação e fazendo isso com uma linguagem leve e simples de entender.

Tenha um bom motivo para contar a história

Cada história que você contar através do Storytelling Instagram tem a ver com o produto que você vende ou com o benefício que o público vai ter ao comprá-lo.

É por isso que você deve imaginar que essa história é como um caminho que o seu seguidor está trilhando até chegar no destino final, que é a compra do seu produto ou serviço.

É importante que a sua história possa ter alguma relação com esse objetivo, para que ela seja o caminho até a venda – e, claro, que este caminho seja prazeroso e interessante de trilhar.

Assim, podemos concluir que, na maioria das vezes, a sua história deve terminar com um CTA (Call To Action), uma chamada para ação – um convite para a pessoa clicar em algum lugar e comprar ou conferir o produto.

Essa chamada para a ação deve ser direta e simples de entender, para que a pessoa tome a decisão de forma rápida e fácil.

+Dica: Um dos maiores especialistas em storytelling do mundo, James McSill, apresenta um compilado de ideias para construir histórias poderosas. Ele fez isso no livro best seller 5 Lições de Storytelling. Clique aqui para conferir.

Por que contar a sua história é importante?

Por que contar a sua história é importante?

Existem alguns fatores que tornam o Storytelling Instagram tão importante e poderoso para as suas vendas.

Todos eles têm a ver com cérebro humano – e a maneira como ele reage quando nós ouvimos uma história.

Nosso cérebro, por exemplo, não sabe diferenciar um cenário real de um cenário imaginário. Em outras palavras, o que é real e o que é imaginação se confundem no seu subconsciente.

Por causa disso, uma história tem o poder de impactar profundamente o cérebro, criando uma imagem forte dentro dele e sendo capaz de influenciar fortemente as nossas decisões.

Abrindo um “looping”

Outro fator que torna o Storytelling tão poderoso e cativante é o fato de a nossa mente se sentir insatisfeita com histórias incompletas.

Quando escutamos o começo de uma história que parece ser interessante, ficamos naturalmente ansiosos para ver a continuação. É por isso que filmes, séries, novelas e livros de ficção fazem tanto sucesso.

Histórias cativam a mente humana. Essa ansiedade é o que chamamos de looping. Um looping é uma espécie de círculo que se abre na mente das pessoas e precisa ser fechado, com o resto da história.

+Dica: O Storytelling pode ser encarado como um gatilho mental: um mecanismo que faz as pessoas tomarem decisões rápidas e inconscientes. Você pode dominar esses gatilhos, no livro Gatilhos Mentais, de Gustavo Ferreira. Clique aqui e confira.

O Instagram favorece o uso de storytelling

Somado a todo esse poder que o Storytelling tem no cérebro humano, ainda temos o fato de que o Instagram oferece ferramentas perfeitas para isso.

A interface da rede social traz alguns formatos que tornam o Storytelling Instagram extremamente oportuno. Os storys são um exemplo disso.

Esse formato foi criado para que você conte histórias aos seus seguidores, seja gravando vídeos ou escrevendo.

Sem contar que os storys também são perfeitos para fazer um CTA, colocando um botão com link para uma página de vendas ou algo do tipo.

Os posts do feed também servem para aplicar Storytelling Instagram, usando carrosséis de imagens com texto ou de vídeos.

Apesar de não ter como pôr link nestes posts, você pode colocar o link no stories e convidar a pessoa para conferir lá.

Mostre o seu estilo de vida e gere conexão

Mostre o seu estilo de vida e gere conexão

Outro ponto muito favorável para o Storytelling Instagram através dos stories é que eles são ideais para você mostrar os seus “bastidores” ou o seu estilo de vida de forma simples e com naturalidade.

Isso é uma forma de storytelling e serve muito para gerar conexão com os seus seguidores. Conexão, nesse sentido, é algo como proximidade ou intimidade.

É como se você construísse uma forma de amizade com o público, o que aumenta as chances desse mesmo público comprar de você. Inclusive, a amizade também pode ser descrita como um gatilho mental.

Afinal, é muito mais provável que qualquer pessoa prefira comprar de um amigo ou de alguém de confiança do que de um completo desconhecido, certo? Vale muito a pena explorar isso através do Storytelling Instagram.

 

Storytelling no instagram faz parte da sua estratégia de conteúdo

Storytelling no instagram faz parte da sua estratégia de conteúdo

É bom deixar claro que o Storytelling Instagram não pode ser toda a sua estratégia de conteúdo no Instagram – ele deve apenas fazer parte dela.

Uma produção de conteúdo em qualquer plataforma precisa ter uma estratégia por trás. Essa estratégia deve definir quais são os seus objetivos produzindo aquele conteúdo e como você vai atingi-los.

Não seria exagero dizer que ter uma estratégia clara de conteúdo seria como ter um mapa preciso para atingir os objetivos do seu negócio nas redes sociais.

Fazer essa “viagem” sem um mapa pode ser desastroso; produzir conteúdo sem estratégia pode ser perda de tempo e de dinheiro.

A sua estratégia no Instagram precisa definir a função de cada movimento que você fizer. Seus posts, por exemplo, não podem ser feitos ao acaso, sem uma função estratégica ou um planejamento.

Ao produzir conteúdo ignorando isso, você entra em uma espécie de “voo cego”, onde você age sem ter noção do que está fazendo e de onde vai chegar.

 

Venda mais com a sua história usando o Instagram

Venda mais com a sua história usando o Instagram

Construir todo o seu Instagram de forma estratégica, produzindo conteúdos de qualidade e engajando o seu público alvo, vai potencializar os resultados do seu Storytelling Instagram.

Muitos empreendedores não entendem que o Instagram pode, sim, ser uma ótima fonte de faturamento para empresas de todos os tipos.

Quem pensa assim, certamente se baseia em uma experiência ruim, onde o uso desta rede social não surtiu resultados esperados.

Isso acontece com todo mundo que produz conteúdo sem estratégia. Aqui, estamos justamente te instruindo a não cometer este erro.

Outro motivo para pensarem assim são as constantes mudanças no algoritmo, que supostamente estariam diminuindo o alcance orgânico da rede social, para estimular as empresas a investirem dinheiro para impulsionar seus perfis.

Na verdade, todas essas mudanças do algoritmo buscam aperfeiçoar o equilíbrio entre alcance orgânico e alcance pago.

Se, por um lado, a rede social gera receita quando empresas pagam para impulsionar seu conteúdo; por outro, seria inviável para uma empresa ter uma presença digital totalmente paga e, para os usuários, receber apenas anúncios ao usar a rede.

Então faz mais sentido, para o Instagram, manter o equilíbrio entre os dois – e você pode usar tanto o alcance orgânico, quanto o pago.

Mas isso só pode ser feito com a estratégia adequada e um plano para a sua produção de conteúdo.

O consultor Rafael Terra te ensina como fazer isso, em seu livro Instagram Marketing: Como Criar Marcas Vencedoras Através da Rede Social Mais Importante do Mundo.

Na obra, você aprende a construir sua estratégia no Instagram e a dominar todos os formatos da rede social para transformar seus seguidores em clientes. Clique no botão abaixo para adquirir o livro:

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Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais

Livros de Storytelling: Quais são os melhores livros sobre storytelling?

O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões.

Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas.

Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.

 

5 Lições de Storytelling – O Best-Seller

5 Lições de Storytelling - O Best-Seller

James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller.

O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller

 

5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia

Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos.

Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

 

5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas

Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além.

Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente.

Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado.

Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.

Compre o 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

 

Kit Storytelling

De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa.

Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas.

Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua.

Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:

  • 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller;
  • 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia;
  • 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Se você quer dominar o poder do storytelling e aprender como usá-lo para gerar mais vendas, adquira o nosso Kit de Storytelling.

Ao adquirir o Kit de Storytelling, você recebe diretamente na sua casa todos os três livros sobre storytelling que recomendamos no texto. Para isso, clique no botão abaixo:

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