Mídias Sociais

Como trabalhar com mídias sociais: o caminho mais rápido para começar

Sobre o que vamos falar?

  • Você já pensou em trabalhar com mídias sociais de outras pessoas? Há 10 anos, imaginar isso era quase impossível, mas hoje essa é uma das profissões mais lucrativas do mercado digital.
  • Neste artigo, você vai aprender o essencial para começar a trabalhar nessa profissão tão promissora, além de descobrir quais são as habilidades necessárias para se tornar um Social Media de Sucesso.
  • O Social Media tem se tornado um dos profissionais mais procurados, principalmente depois da migração de pequenas, médias e grandes empresas para o mercado digital nos últimos anos.
  • Se você quer começar nessa área estudando as melhores estratégias para trabalhar com as redes sociais, toque no botão abaixo e conheça o nosso kit essencial para todo social media.

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Se você tem um computador ou celular em mãos, conexão à rede Wi-fi e vontade de trabalhar no conforto da sua casa produzindo conteúdo, gerenciando várias redes sociais e ganhando por isso… é com você que nós queremos falar!

Imagine o seguinte cenário: você trabalhando de onde quiser, usando apenas um computador e uma rede conectada à internet, gerindo redes sociais de marcas e especialistas.

Nesta profissão, você trabalha produzindo conteúdo, criando estratégias para aumentar o engajamento do público, e, principalmente, ganhando muito bem por isso.

Na prática, esse é o trabalho de um Social Media – o profissional responsável por aumentar a presença de várias marcas nas redes sociais, conectando-as com o público, e ajudando a criar mais autoridade para estas empresas, impactando diretamente nas vendas.

Portanto, se você quer trabalhar com mídias sociais, leia este artigo até o final. Nas próximas linhas, você terá em mãos as principais informações para começar mais rápido.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Social Media ou agência própria?

Existem duas maneiras principais de trabalhar com mídias sociais: ser contratado por uma empresa / agência digital ou ser a sua própria agência de Social Media.

Falamos sobre isso com mais detalhes no texto “O que é um Social Media: aprenda como se destacar nesta profissão”.


Antes de tudo, é preciso dizer que cada um tem os seus prós e contras. Não necessariamente uma maneira é melhor que a outra. Então, vamos lá!

 

Social Media contratado por empresas ou agências

Social Media contratado por empresas ou agências

No primeiro caso, trabalhando como Social Media contratado por empresas ou agências, você vai começar o seu trabalho ganhando um valor fixo todos os meses.

Segundo o site Salário.com.br, a média salarial de um Social Media é de R$ 3.825,16, podendo variar de acordo com o modelo de negócios da agência ou empresa.

Trabalhando como contratado, você vai ser responsável por gerenciar a quantidade de redes sociais que a empresa te passar, sem poder delegar o serviço para outros profissionais, ou mesmo escolher as contas que prefere gerenciar.

Dependendo do tamanho da empresa que te contratar, você vai ficar responsável por todos os serviços habituais de um Social Media, mas poderá delegar a função de criação das imagens para um designer da própria empresa.

Assim, você pode focar no planejamento do conteúdo a ser publicado, na administração das contas e na coleta e análise de métricas.

No entanto, se a empresa contratante não tiver um designer na equipe, o Social Media terá que assumir a criação das imagens.

A grande vantagem de trabalhar como Social Media contratado está na segurança de receber um salário mensal, independente da quantidade de trabalhos.

DICA: Se você ainda não sabe quais passos precisa seguir para se tornar um social media mais valorizado, criamos um artigo falando sobre o passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes. Veja aqui!.

 

Social Media dono da própria agência

Social Media dono da própria agência

No caso de criar uma Agência de Social Media, você terá uma liberdade muito maior para tomar decisões no seu trabalho.

O Social Media chefe de agência pode escolher os clientes que achar melhor para trabalhar. Se julgar necessário, neste caso, o Social Media pode delegar funções do seu trabalho para outras pessoas.

Um dos pontos importantes para o Social Media dono da própria agência é que o valor recebido ao trabalhar com mídias sociais depende exclusivamente da quantidade de clientes que a agência der conta.

Com uma agência própria, as chances de escalar seu negócio são muito maiores. Neste caso, o Social Media poderá montar uma equipe de profissionais especializados que possam atender muito mais clientes.

Ao invés de trabalhar sozinho, atendendo 4 ou 5 clientes, o Social Media que decidir montar uma agência tem a possibilidade de desenvolver uma equipe de trabalho, atendendo uma quantidade muito maior de clientes e faturando mais.

O Social Media não faz apenas alguns posts legais, mas gera um grande resultado para o cliente, com envolvimento, engajamento e vendas para a marca. Se você quer se aprofundar e saber como oferecer tudo isso ao seu cliente, conheça o Kit de Mídias Sociais e aprenda com os melhores.

Habilidades necessárias para trabalhar com Mídias Sociais

Habilidades necessárias para trabalhar com Mídias Sociais

Para trabalhar gerindo as redes sociais de outras marcas, você precisa ter algumas habilidades necessárias para ser mais produtivo, ganhar mais e se destacar como social media.

Veja agora quais são as habilidades:

Planejamento de calendário editorial

O Social Media precisa planejar todo o conteúdo que será produzido para as redes sociais dos seus clientes, e, para isso, é necessário criar um calendário editorial.

O calendário editorial nada mais é que o planejamento detalhado de cada postagem que será publicada nas redes sociais, e serve para orientar o Social Media sobre o que postar em cada dia durante todo o mês.

O calendário editorial deve conter detalhes sobre cada postagem, como:

  • Objetivo do post;
  • Categoria;
  • Tema do post;
  • Título;
  • Hashtags;
  • Data e hora da publicação.

DICA: Quer saber mais sobre gestão de mídias sociais? Veja tudo sobre a profissão e como se tornar o profissional mais desejado do mercado clicando aqui.

 

Capacidade de produzir conteúdo

Capacidade de produzir conteúdo

Uma das principais e mais importantes atividades ao trabalhar com mídias sociais é a criação de conteúdo útil e relevante para o público da marca.

A criação de posts com conteúdo útil atrai a atenção do público da marca.

Isso acontece porque o conteúdo relevante ajuda a tirar dúvidas e mostra informações do interesse das pessoas; com isso, o engajamento e o número de seguidores cresce constantemente.

Para que isso aconteça, o Social Media precisa ser ágil e produtivo para criar a maior quantidade de postagens em menor tempo e com qualidade.

Dica para produzir conteúdo de alta qualidade em um curto tempo: estude muito sobre o nicho dos seus clientes, pesquise sobre temas relacionados a atuação deles no mercado e aprofunde-se nos benefícios dos produtos que eles vendem.

Se quiser se aprofundar para melhorar rapidamente a sua capacidade para produção de conteúdos para Redes Sociais, veja o Livro Instagram para Negócios, da Júlia Munhoz.

Conhecimento profundo das redes sociais

De acordo com a Digital Marketing Magazine, 3 em cada 4 consumidores consultam as redes sociais antes de tomar alguma decisão de compra.

Ou seja: 74% dos consumidores confiam diretamente nas mídias sociais para orientar a compra; eles fazem isso verificando os posts das empresas e analisando os comentários de quem já comprou.

Para trabalhar com Social Media, você precisa conhecer profundamente as bases de cada plataforma, tornando as redes sociais em “vendedores silenciosos”.

Assim, seu público entra no perfil, vê os comentários e já sente vontade de comprar porque todo o ‘ambiente’ foi preparado.

Cada rede social tem as suas peculiaridades – nenhuma é igual a outra. O algoritmo do Facebook funciona diferente do algoritmo do Instagram, que é diferente do LinkedIn, e assim por diante. Mas, independente disso, as bases de um bom conteúdo são as mesmas.

Se você domina os tipos de conteúdo que mais engajam e quais posts você deve dar atenção, as chances de aumentar os resultados são grandes.

Conheça profundamente as bases das redes sociais e veja na prática como atrair público, engajá-los e convertê-los em compradores fiéis dos seus clientes com o KIT de Mídias Sociais.

 

Coleta e análise de métricas

Por último, mas não menos importante, outra função do Social Media é a coleta e análise de métricas.

Mas por que analisar métricas é importante?

Simples: gerar conteúdo sem uma estratégia bem definida pode atrapalhar a empresa de atingir suas metas já que, pela falta de planejamento, o público pode engajar cada vez menos, as redes sociais podem perder seguidores e isso prejudica a marca.

Um trabalho com mídias sociais só tem sucesso quando o social media também conhece boas estratégias, baseando-se em métricas.

Portanto, para saber em qual direção ir na produção de conteúdo, o Social Media precisa coletar e analisar métricas, como:

  • Número de curtidas e comentários;
  • Visualizações nos stories;
  • Visualizações no perfil;
  • Número de seguidores;
  • Melhores horários para postagem;
  • Tipos de posts com mais engajamento; e
  • Taxa de conversão.

Além disso, também é importante realizar enquetes para pesquisar quais são os principais interesses do público da marca, e, assim, ter informações relevantes sobre o que ele busca.

Informações como essas servem para descobrir quais tipos de posts são mais interessantes para o público, quais assuntos chamam mais atenção, e isso pode até orientar na criação de novos produtos para atender a demanda dos seguidores.

As métricas não podem ser ignoradas!

Atenção: além de desenvolver essas habilidades, o Social Media precisa criar hábitos específicos que irão capacitá-lo. Saiba quais hábitos são estes lendo o artigo O que é um Social Media: aprenda como se destacar nesta profissão.

 

Como começar na área de Mídias Sociais?

Como começar na área de Mídias Sociais?

Já que você leu até aqui, posso imaginar que se interessou pela área e quer descobrir como dar o seu primeiro passo na gestão de redes sociais.

Bem, o primeiro passo você já deu, que foi buscar pelo assunto e saber com mais detalhes como trabalhar com mídias sociais.

No entanto, se você realmente deseja entender com profundidade todos os aspectos que envolvem a gestão de redes sociais, faça o seguinte:

Adquira já o kit mais didático e informativo sobre o uso de estratégias digitais para redes sociais: O Kit de Mídias Sociais.

Com este kit, você vai descobrir como fazer das redes sociais um ambiente cativante e atrativo para o público, gerando um conteúdo altamente relevante e com o tom de voz dos seus clientes.

Então, para se tornar um Social Media especialista, adquirir um conhecimento profundo e se destacar nesta profissão, toque no botão abaixo:

 

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