Realmente, Sebastian Piñera conseguiu transformar um iminente desastre numa plataforma de aprovação popular de sua imagem mediante o povo chileno. O presindente mostrou que, conscientemente ou não, é um excelente marketeiro, e soube usar muito bem o aparato governamental e midiático para fazer com que os 69 dias em que os 33 mineiros chilenos estiveram soterrados fossem suficientes para que sua popularidade disparasse.
Segundo levantamento da consultoria Adimark, desde a divulgação da notícia de que os mineiros estavam vivos, a aprovação de Piñera cresceu 11 pontos percentuais, atingindo 56% dos entrevistados na sondagem. É o maior índice já alcançado pelo seu governo, cujo percentual de aprovação era de 52% na época da sua posse, em janeiro deste ano.
A explicação para tudo isso se deve ao plano de resgate bem planejado, organizado e executado. Piñera acompanhou in loco todo o trabalho de resgate e fez com que sua imagem (assim como a do ministro da Mineração, hoje também chamado de “presidente” pelos mineiros e seus familiares) estivesse presente durantes todas as fases do processo salvamento.
Segundo o especialista em branding e análise de imagem e autor do livro A Marca Chamada Você (DVS Editora), Peter Montoya, o presidente mostrou que domina alguns conceitos básicos para o desenvolvimento de marcas pessoais.
“A criação de uma marca lhe dá uma maneira de difundir quem você é para o seu público-alvo de forma rápida e eficiente. Isso se faz com muito trabalho e dedicação. Agora, um dos quesitos mais importantes é que isso seja visto. Seja responsável por grandes feitos, mas certifique-se de que as pessoas certas fiquem sabendo disso. Visibilidade cria credibilidade. Autopromoção sem qualidade é arrogância, a autopromoção com qualidade é um negócio inteligente”, afirma Montoya.
Ainda segundo a consultoria Adimark, o nacionalismo chileno também ascendeu com o resgate, sendo fundamental para a recuperação de parte de autoestima abalada após o terremoto que atingiu o país em fevereiro, deixando mais de 800 mortos.
Sobre A Marca Chamada Você e Peter Montoya
Esta fala pode parecer ousada, mas é assim mesmo – de forma agressiva e até irônica – que o autor faz o convite para a leitura de A Marca Chamada Você.
Esta fala pode parecer ousada, mas é assim mesmo – de forma agressiva e até irônica – que o autor faz o convite para a leitura de A Marca Chamada Você.
A obra desconstrói duas ilusões muito comuns entre aqueles que iniciam um negócio. A primeira, a de que o público se importa com o seu negócio, quando, na verdade, ele nem sabe que existe. A segunda, a de que você oferece algo diferente e superior à concorrência, quando, de fato, oferta basicamente os mesmos produtos ou serviços.
Peter Montoya mostra como o pensamento convencional é “surpreendentemente imbecil e segui-lo é a melhor maneira de “ser jogado para escanteio”. A primeira “dica” do autor em seu livro, deixa isso bem claro!
Peter Montoya é um renomado palestrante, instrutor e especialista em mídia e comunicação de marcas pessoais. Ele é amplamente conhecido como o mais proeminente professor do tema. Montoya fez diversas aparições nas emissoras Fox News, MSNBC, CNN e ABC, e recebeu destaque na mídia impressa e eletrônica, incluindo o USA Today, o Los Angeles Times, o Chicago Tribune, o New York Newsday, a BBC, a AFP, a Reuters e a CBS Marketwatch.