Marketing de Conteúdo

Como criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo, segundo especialistas

Sobre o que vamos falar?

  • Criar conteúdo sem ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida é um dos maiores erros que você pode cometer na internet – e que causa a desistência de muitas pessoas e empresas.
  • Neste artigo, você vai entender a importância de criar uma estratégia de marketing de conteúdo que converta a sua audiência em clientes e compradores
  • Em outras palavras, você aprenderá a vender de verdade usando o Marketing de Conteúdo como ferramenta.
  • Portanto, se você quiser descobrir como criar a sua estratégia de conteúdo, segundo os maiores especialistas da área, leia este texto até o final.

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Se você quer vender através do Marketing de Conteúdo na internet, entenda que você só vai ter sucesso se distribuir o conteúdo de maneira estratégica.

Muita gente pensa que Marketing de Conteúdo se trata de produzir conteúdo exaustivamente para o máximo de canais possível, de forma aleatória, falando ou escrevendo o que der na telha.

O que essas pessoas não sabem é que vão continuar produzindo esse tipo de conteúdo por muito tempo sem obter qualquer resultado significativo para seus negócios.

Para que você não cometa esse erro fatal e saiba como produzir um conteúdo relevante para a sua audiência de maneira estratégica e inteligente, nós te convidamos para ler este artigo até o final.

Você saberá os principais passos para criar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo e converter a sua audiência em clientes amantes da sua marca, seguindo dicas de especialistas.


Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é uma estratégia de Marketing de Conteúdo e por que ela é importante?

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo é o planejamento de tudo o que você precisa fazer para construir a presença da sua marca no mercado, gerar relacionamento com a sua audiência, aumentar a sua autoridade e se destacar diante dos concorrentes.

Essa estratégia precisa ser um método, um passo a passo, com etapas muito bem formuladas do que você precisa fazer para produzir e distribuir o conteúdo, de modo que isso traga clientes para o seu negócio.

O Marketing de Conteúdo só vai funcionar se você criar uma estratégia. Sem isso, ficará frustrado por não conseguir retorno – mesmo investindo tanto esforço para produzir.

Portanto, criar uma estratégia é fundamental e se você quer chegar em algum lugar produzindo conteúdo, você precisa se planejar.

+ Clique aqui para saber quais são as diferenças essenciais entre as duas principais estratégias de Marketing: Distribuição de Conteúdo e Resposta Direta.

Dicas para criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

Dicas para criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

Criar uma estratégia de conteúdo eficiente exige alguns esforços. Veja essas dicas importantes na criação de uma estratégia eficiente logo abaixo.

1. Conheça os tipos de conteúdo

Para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo que realmente gere engajamento e autoridade para a marca, é ideal que você tenha conhecimento dos vários tipos de conteúdos existentes.

Assim, você vai saber como atuar em várias frentes possíveis, alcançando um público ainda maior nos diferentes canais de conteúdo.

Um dos maiores especialistas em estratégia de Marketing de Conteúdo, Joe Pulizzi, lista no seu livro Marketing de Conteúdo Épico, 10 tipos de conteúdos:

  • 1) Blog;
  • 2) Boletim Informativo Eletrônico;
  • 3) Documento Técnico;
  • 4) Artigos;
  • 5) E-book;
  • 6) Estudos de caso;
  • 7) Depoimentos
  • 8) Webinar/Webcast;
  • 9) Podcast; e
  • 10) Revistas digitais.


Entenda qual é a função de cada um desses tipos de conteúdo e crie uma estratégia adequada para o tipo de produto ou serviço que você precise vender.

2. Defina os objetivos para cada conteúdo

Defina os objetivos para cada conteúdo

Produzir conteúdo não é escrever textos de blog e posts nas redes sociais sem qualquer conexão. Pelo contrário!

Para acertar na sua estratégia, você deve pensar na produção de conteúdo como uma teia, onde vários tipos de conteúdo se relacionam entre si e contribuem para o seu principal objetivo.

O especialista Rafael Rez, no seu livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI” dá um conselho de ouro:

“Para começar, pense nos objetivos da marca como um todo. E depois nas necessidades, problemas a serem resolvidos e objetivos a serem conquistados pela empresa.

Desse ponto, defina os objetivos de marketing. Sua empresa quer mais proximidade com o público, melhorar o relacionamento, aumentar a audiência, gerar mais leads, fechar mais vendas?”

Definindo os objetivos de cada conteúdo, a sua produção ganhará um sentido concreto, de modo que cada conteúdo se relacione uns com os outros e corresponda ao principal objetivo da marca.

3. Conheça os funis de vendas

Se você já faz parte desse meio digital, deve ter ouvido falar sobre “funil de vendas”.

Funil de vendas é uma estrutura que mostra todos os passos que o potencial cliente deve tomar até se tornar um cliente de fato e comprar o seu produto ou serviço.

O funil de vendas é dividido em três etapas, onde cada etapa diz respeito a um estágio de consciência do público. Essas etapas são: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

No topo de funil, está o público inconsciente, que acabou de conhecer a sua marca por meio de algum canal.

No meio de funil, está o público que já consome o seu conteúdo com regularidade, mas que ainda não comprou nada.

E, no fundo de funil, está o público que consome o seu conteúdo com frequência há bastante tempo e que está pronto para comprar de você.

E por que o funil de vendas é importante para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Porque ao aplicar o funil de vendas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo, você consegue conscientizar o público através de um conteúdo básico, passando por um conteúdo mais profundo e conduzindo-o até a compra.

       +DICA: Descubra os 3 pontos essenciais de uma boa estratégia de marketing de conteúdo

4. Utilize landing pages na sua estratégia

Outro ponto importante que Rafael Rez cita em seu livro é a criação de landing pages (páginas de vendas) para potencializar a estratégia de conteúdo.

Segundo o especialista: “Uma das melhores maneiras para melhorar ou aumentar a conversão do seu site é criar uma landing page específica para cada produto, seja ele um produto físico ou digital.

[…] Quando uma landing page é eficiente, consegue gerar maiores taxas em relação ao tráfego do seu site, além de aumentar consideravelmente a geração de leads ou vendas diretas.”

A ideia aqui é oferecer para o público meio e fundo de funil os produtos de uma empresa através de uma Landing Page atraente e persuasiva e apresentando todos os benefícios e vantagens oferecidos.

Assim, é muito mais fácil vender para um público que já consome o conteúdo da marca há um tempo, do que para um público que ainda se encontra no topo do funil.

5. Crie um blog e divulgue o conteúdo

Crie um blog e divulgue o conteúdo

O blog é o centro da estratégia de Marketing de Conteúdo. Por meio do blog, uma empresa consegue construir sua autoridade, criar uma audiência engajada e converter essa audiência em clientes fiéis.

A audiência do seu negócio é construída de forma eficiente quando o conteúdo disponibilizado no blog de alta qualidade e ajuda o seu público em vários assuntos. Esse é o maior requisito, mas não o único.

Se você quiser que o seu blog alcance as pessoas certas, o uso de técnicas de SEO na composição dos artigos é essencial, pois somente assim o Google irá posicionar o seu conteúdo na primeira página (e te trazer mais leitores).

Aliada a um bom conteúdo e ao uso de técnicas de SEO, outra maneira de potencializar o alcance do conteúdo é divulgá-lo em vários canais.

Rafael Rez ensina em seu livro Marketing de Conteúdo:

“Depois de investir tempo (muitas vezes considerável) para desenvolver cuidadosamente o seu conteúdo, é hora de divulgá-lo.

Nessa fase, você precisa trabalhar para que sua mensagem se expanda de forma significativa.

A ideia é ampliar o alcance do conteúdo ao máximo e garantir mais visibilidade e conversões.

[…] Capitalize seu esforço de criação de conteúdo primário e torne-o disponível em tantos pontos de contato possíveis.”

E continua em outro trecho:

“Reservar parte do orçamento para investir em mídia e divulgar o conteúdo é fundamental. Aliás, use mais tempo divulgando do que produzindo!”

+ Se você quer criar um blog de maneira descomplicada e estratégica, adquira o livro Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino.

6. Definir a persona do seu blog

Para que você atinja o público certo nos textos do seu blog, é importante criar uma persona para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Mas o que é persona?

Persona é a representação do seu cliente ideal. É uma imagem fictícia de uma “pessoa” que contém todas as principais características do seu público.

O especialista Joe Pulizzi, em seu livro Conteúdo S.A, afirma o seguinte:

“A persona do público é uma ferramenta útil para usar como parte de seu programa de marketing de conteúdo. Trata-se de com ‘quem’ e para ‘quem’ você está falando”.

E acrescenta, referindo-se ao trabalho de uma equipe de conteúdo:

“A persona mantém todos pensando da mesma maneira sobre com quem está se falando e por que a comunicação é importante para os negócios”.

7. Definir uma linha editorial

Linha editorial é o planejamento dos temas de cada publicação do seu blog.

Através da linha editorial, você saberá quais temas são relevantes para o seu negócio e o que poderá ser ou não tratado no blog.

O ideal é que a linha editorial tenha de 3 a 5 temas definidos, e que tenham relação entre si.

Não recomendamos misturar temas que sejam completamente opostos uns aos outros.

Portanto, pense bem no seu nicho de atuação e crie uma linha editorial que tenha tudo a ver com o que a sua marca faz e principalmente: com o que a sua persona quer e precisa.

8. Escolher palavras-chave

Escolher palavras-chave

As palavras-chave são os termos que os usuários escrevem na barra de busca do Google para pesquisar sobre determinado assunto.

De acordo com as palavras-chave inseridas no buscador, aparecem na página do Google vários links de sites para os usuários.

Se você quiser que os seus conteúdos apareçam na primeira página do Google para o público, é ideal escolher as palavras-chave corretas.

O ideal é que essa palavra-chave tenha uma alta quantidade de pesquisas no Google e que poucos conteúdos estejam sendo publicados com essa palavra-chave.

Abaixo seguem algumas ferramentas que você pode utilizar para pesquisar as melhores palavras-chave:

9. Criar uma espécie de briefing de cada conteúdo

Após escolher as palavras-chave corretas para os artigos, você precisa montar um planejamento detalhado de cada conteúdo.

Nesse planejamento devem estar definidos os seguintes tópicos:

  • Quantidade de palavras;
  • Palavra-chave do artigo;
  • Nível de consciência do público;
  • Descrição do texto;
  • Links de referência;
  • Produto; e
  • Chamada p/ ação.


Por meio desse briefing, quando você for criar o conteúdo do blog, já terá antecipadamente todas as informações necessárias.

10. Pesquise em sites, livros e vídeos

Pesquise em sites, livros e vídeos

Para que escrever bem os seus artigos, é fundamental fazer uma pesquisa de conteúdo para conhecer melhor sobre os assuntos que vai abordar.

Essa pesquisa pode ser feita de diferentes maneiras.

A primeira delas é pesquisar em sites de negócios ou marcas que já produzem conteúdo sobre temas parecidos ou iguais ao que você vai escrever.

Você vai encontrar nesses vários tipos de conteúdos nos quais você pode se espelhar e usar como apoio para os seus textos. Assim, você saberá o que falar nos textos e como fazer isso com propriedade.

O segundo modo de pesquisar é consultando livros que falem sobre o tema do seu conteúdo.

Principalmente quando o assunto dos textos é mais complexo, fazer sua pesquisa em livros pode ser uma ótima opção.

Outro modo é assistir vídeos no YouTube para entender melhor o assunto sobre o qual você precisa escrever.

Assim, você pode ter uma visão geral sobre esses assuntos de forma simples e rápida.

11. Criar o conteúdo para o blog

Finalmente, após todo o planejamento do conteúdo, chegou a hora de colocar a mão na massa e escrever os artigos.

A criação destes artigos vai seguir duas etapas: a escrita do conteúdo e a revisão.

Na primeira etapa, você vai apenas escrever os conteúdos de acordo com as informações do briefing e das pesquisas feitas anteriormente.

Enquanto estiver escrevendo os artigos, tenha em mente que esse não é o momento de ser perfeccionista. Nessa primeira etapa, o perfeccionismo só vai atrapalhar. A ideia aqui é escrever os textos com todas as informações que você obteve.

Após escrever os conteúdos, vamos para a etapa da revisão.

Na segunda etapa, você deverá fazer uma análise do conteúdo escrito, prestando atenção nos seguintes pontos:

  • Gramática;
  • Linguagem;
  • Coerência do texto;
  • Palavras-chave no texto; e
  • Links de referência.


Passando por estes 5 pontos principais da revisão, você pode dizer que o seu conteúdo está definitivamente pronto para ser publicado.

 

E agora? Como montar a minha estratégia de Marketing de Conteúdo na prática?

E agora? Como montar a minha estratégia de Marketing de Conteúdo na prática?

No artigo de hoje, você aprendeu que Marketing de Conteúdo não é feito com mágica. Se você quiser ter resultados significativos com produção de conteúdo, precisa fazer isso de forma estratégica.

No entanto, para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo que realmente funcione para o seu negócio, é fundamental que você aprofunde o seu conhecimento.

Na DVS Editora temos os livros de Marketing de Conteúdo mais completos sobre o tema, e separamos para você um Kit exclusivo que vai te ajudar a criar estratégias de conteúdo altamente eficazes.

Adquirindo o Kit de Marketing de Conteúdo, você terá em mãos os livros:

1) Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;

2) Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi; e

3) Conteúdo S.A, de Joe Pulizzi.

Nestes 3 grandes best-sellers do Marketing, você vai aprender sobre:

  • Construção de persona;
  • Ferramentas eficientes para construção de persona;
  • Definição de Storyteling para marcas;
  • Criação de funis de conversão para blog;
  • Aplicação de automação de Marketing no conteúdo;
  • Divulgação de conteúdo em vias de tráfego;
  • Construção de calendário editorial;

E muito mais!

Então, se você quer sair de um conhecimento raso sobre estratégia de Marketing de Conteúdo, aprofundar e dominar o assunto, clique no botão abaixo.

Aprenda a criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente para seu negócio

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