Menu
20 set

Como pessoas e organizações podem ser mais alegres e mudar seu estilo de vida

Agir com alegria costuma ser associado à vida particular. Muitas pessoas têm a ideia de que, profissionalmente, é importante construir uma imagem extremamente série e rígida. Essa ideia ainda enraizada na cultura corporativa resulta em ambientes de trabalho sisudos e, muitas vezes, poucos convidativos.

Adquira o Pequeno Livro da Alegria, de Victor Mirshawka Jr

No entanto, alguns profissionais acreditam que há inúmeras vantagens quando se vai contra esse pensamento. Victor Mirshawka Junior, professor da FAAP e autor do Pequeno Livro da Alegria (DVS Editora), afirma que um ambiente descontraído, dentro do limite do respeito e da demanda produtiva serve para catalisar e potencializar a geração de resultados melhores. Em reportagem publicada na Revista Melhor (leia completa aqui), ele explica que “dessa forma, fica mais fácil a delegação de tarefas pelos líderes, a criação de equipes de projeto de alta performance, a geração de ideias visando inovação e uma série de outras consequências positivas”.

Para que isso seja possível ele enfatiza que deve ser apresentada ao gestor a importância de “gerir” o clima organizacional para aumentar o nível de felicidade dos funcionários. “Após isso, o RH pode contar com diversos instrumentos disponíveis cujo propósito é diagnosticar o clima organizacional. A partir das conclusões sobre o clima advindas dessas ferramentas de diagnóstico, a área pode e deve implementar e/ou refinar seus programas de seleção, treinamento, formação, reconhecimento e recompensas de forma a caminhar em direção a um estado geral de maior felicidade dos funcionários.”

No Pequeno Livro da Alegria, Victor propõe uma série de sugestões de pequenas atitudes que podem ajudar na busca pela felicidade. Além das dicas e de como executá-las, o autor descreve os prováveis “efeitos colaterais positivos” resultantes de cada ação, como no exemplo abaixo:

Veja algumas outras dicas propostas no Pequeno Livro da Alegria, de Victor Mirshawka Jr:

– Registre seu propósito na vida
– Reze em voz alta
– Anuncie sua gratidão
– Realize um ato de bondade aleatória e anônima
– Diga “bom dia” a todos, sem exceção

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com