LivrosLuciano LarrossaVendas

Como vender pelo Facebook: 3 dicas matadoras para você aplicar + indicação de livro

Na atualidade, não há uma empresa que se preze que não busque maneira de como vender no Facebook.

Afinal, a rede social se tornou a maior plataforma de relacionamentos do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, sendo palco para obtenção de clientes dos mais variados nichos de mercado.

Só no Brasil, são mais de 127 milhões de usuários ativos todos os meses. Isso é mais que a metade de toda a população do nosso país.

Pare e pense por um momento…

Quem, dos seus círculos sociais, não usa o Facebook nunca? Mesmo que uma pessoa não usa a rede social com muita frequência, em alguns momentos ela acessará.

E basta um acesso para que essa pessoa seja impactada por anúncios.

Mas veja só: não por qualquer anúncio! Por aqueles que fazem parte do seu universo de interesse. Pois o Facebook tem a tecnologia para entregar as suas ofertas justamente para as pessoas que têm maior probabilidade de comprá-las.

Se você quer aproveitar o potencial dessa maravilhosa rede social, e precisa de algumas dicas sobre como vender no Facebook, está no lugar certo.

Aqui você terá acesso a 3 dicas matadoras para aplicar imediatamente.

E no final do artigo, entregamos uma dica extra sobre como vender pelo Facebook de obter os melhores resultados.

Continue a leitura e confira!

1) Crie a página do seu negócio

A primeira sobre como vender pelo Facebook é saber como fazer com que ele trabalhe orientado para um negócio.

O primeiro passo é criar uma página (Fan Page), de forma simples e intuitiva, utilizando o menu superior direito e clicando em “Criar Página”.

Em seguida, é necessário escolher o tipo de negócio da sua página, dentre os disponíveis abaixo:

  • Negócio local ou lugar;
  • Empresa, instituição ou organização;
  • Marca ou produto;
  • Artista, banda ou figura pública;
  • Entretenimento;
  • Causa ou comunidade.

Sua página deve possuir uma imagem de perfil e uma de capa atrativas, que despertem interesse, curiosidade, alegria e que tenha a ver com o seu negócio.

No momento de descrever o que você faz pelas pessoas ou empresas, descreva de forma empática sobre o problema que o seu negócio resolve ou sobre o sonho que ele ajuda a realizar, tornando clara a sua proposta de valor.

2) Comece a atrair seu público com conteúdo significativo e humanizado

como vender pelo facebook

Se você quer saber como vender pelo Facebook, precisa gravar uma coisa na sua mente: é necessário ter uma rotina de postagens de vários tipos de conteúdo gratuito.

Vídeos, textos com imagens, exercícios, dicas, resultados de clientes, tira-dúvidas, manuais, guias passo-a-passo, entre outros. Tudo isso faz com que mais possíveis clientes desejem se tornar seus seguidores.

Ter uma base cativa e participativa de seguidores requer conteúdo interessante, diferenciado e humanizado. Esse conteúdo deve considerar:

  • Linguagem simples (e não excessivamente técnica), acessível ao público;
  • Falar das dores e problemas do público-alvo, citando exemplos de como contorná-los ou solucioná-los;
  • Falar dos desejos e formas de facilitar o caminho para a conquista de um sonho ou objetivo;
  • Contar histórias (pessoais, de clientes, de metáforas), para ilustrar os conteúdos. O que o seu público gostaria de ler, ver e aprender?
  • Alguma chamada para ação (CTA – Call to Action), convidando os leitores para participarem da publicação de alguma forma;
  • Responder aos comentários e dúvidas de consumidores ou fãs;
  • Use humor em textos e imagens;
  • Fale sobre temas em voga na atualidade, fazendo uma conexão com o seu negócio;
  • Aproveite para educá-los em um caminho que os levará a conhecer tudo que você e seu negócio podem fazer por eles;
  • Mostre interesse em ajudar e não somente em promover seu negócio e vender;

Tenha consistência de publicações, mantendo um cronograma de publicações mensais, quinzenais ou semanais.

Algumas marcas famosas chegam a fazer várias publicações por dia, para testar e entender quais são os tipos de público e momentos de maior engajamento.

Seguindo essas dicas na elaboração dos seus conteúdos, a venda pelo Facebook para pessoas já engajadas ficará cada vez mais fácil.

Além disso, os seguidores se tornarão fiéis divulgadores do seu negócio ou marca.

3) Crie campanhas de anúncios

Usar o Gerenciador de Anúncios é a maneira efetiva de como vender pelo Facebook.

É a ferramenta para a criação de anúncios nessa plataforma, e apresenta diversas finalidades. É através dela que você fará acompanhamento básico de algumas métricas (indicadores de resultado) dos anúncios.

Os anúncios podem ser diferenciados e/ou específicos, segmentados para cada tipo de público e objetivo desejado.

No momento de definição do público, é possível selecionar dados demográficos, geográficos e psicográficos (hobbies, interesses e valores, por exemplo) para melhor assertividade de envio do anúncio para as pessoas certas.

Pode-se salvar vários públicos diferentes e, até criar públicos semelhantes a segmentações já existentes, ou até mesmo de concorrentes.

É possível escolher o objetivo do anúncio, que pode ser curtidas na página, geração de cadastro de interessados (leads), conversão (vendas e visitas em estabelecimento, por exemplo), entre outros.

No momento de criar os anúncios, é fundamental conhecer o público para que o texto do anúncio, sobretudo seu título, provoque curiosidade e interesse para que os consumidores desejem clicar no link do anúncio.

Por esse motivo, torna-se fundamental desenvolver um conjunto de anúncios semelhantes a fim de testar o comportamento do público, avaliando as métricas diariamente ou semanalmente para atestar qual anúncio converteu mais e desativar os outros.

Exemplos de anúncios semelhantes que podem ser testados (teste conhecido no Facebook como Teste AB):

  • Mesmo texto e imagens diferentes;
  • Mesma imagem e textos diferentes;
  • Textos longos X textos curtos;
  • Vídeo X Imagem.

Na definição do orçamento do conjunto de anúncios, dois caminhos são mais comuns, gerando maiores resultados:

  1. Caso esteja com pouco valor para investir, pode definir um valor relativamente alto por apenas 3 dias (exemplo: 50% do valor total do seu orçamento com anúncios) e acompanhar as métricas (resultados) diariamente para entender o comportamento e engajamento do público. Após perceber qual anúncio performou melhor, basta desativar os outros e mantê-lo no ar com o restante da verba (outros 50%), durante o restante do tempo desejado.
  2. Caso tenha uma boa verba para investir, pode colocar um valor baixo por uma semana e acompanhar as métricas. Posteriormente, mantenha o melhor anúncio com o restante da verba pelo período desejado.

Definindo corretamente o público, o texto, o objetivo do anúncio e a verba, seu conjunto de anúncios poderá aumentar exponencialmente suas conversões e vendas.

A verba a ser investida em anúncios é muito relativa.

Por exemplo, para infoprodutos, uma dica interessante é investir o valor de um ticket do produto com objetivo de fazer, no mínimo, uma venda. Assim você pode entender o comportamento do público e pagar as despesas sem ficar no prejuízo.

Na segunda campanha em diante, a chance de vender mais que um é cada vez maior.

Para produtos físicos de alto valor agregado, em alguns casos, a conversão é o agendamento de uma reunião de negócios onde haverá a conversa de fechamento.

Por exemplo, se um anúncio de um imóvel no Facebook teve uma verba de R$10 mil e esse anúncio resultou em uma visita à corretora, e uma aquisição do imóvel no valor de R$300 mil, ficou muito barato o investimento feito em anúncios.

Portanto, para escolher o melhor valor a ser empregado, avalie seu produto e seu público.

O livro que você precisa ler para aprender definitivamente como vender pelo Facebook

Se você realmente quer saber como vender pelo Facebook, gastando menos e obtendo muito mais resultados, precisa conhecer o livro Facebook para Negócios.

O autor desta incrível obra é Luciano Larrossa, um dos maiores especialistas do assunto na atualidade.

O livro trata do tema com facilidade e praticidade, para que o empreendedor possa começar a ganhar dinheiro rapidamente, usando as funcionalidades do Facebook a seu favor.

O livro entra em detalhes específicos e entrega dicas muito valiosas que vão aumentar a lucratividade das suas campanhas publicitárias nessa rede social.

Então não perca mais tempo, e conheça agora o livro!

➥ Quero ler o Facebook para Negócios e ter grandes resultados em vendas

Artigos relacionados
Vendas

6 Verdades sobre marketing e vendas que você precisa conhecer

Sobre o que vamos falar? Marketing e vendas são a base de qualquer empresa e, ao mesmo tempo, a…
Saiba Mais
Vendas

6 melhores livros sobre vendas para quem quer ser especialista

Sobre o que vamos falar? Os melhores livros sobre vendas precisam abordar diretamente assuntos como…
Saiba Mais
ProdutividadeVendas

7 dicas para quem quer atingir metas e conquistar objetivos mais rápido

Sobre o que vamos falar? Conquistar objetivos grandes depende de metas. Por maiores que seus…
Saiba Mais