Você e eu sabemos que a fidelização de clientes é essencial para melhorar as vendas e favorecer o posicionamento de uma empresa…
Aliás, bom lembrar que um consumidor satisfeito compra mais constantemente e atrai outros clientes para o negócio. Por isso que fidelizar o cliente sempre será importante.
Vários materiais sobre marketing dizem que conseguir um novo cliente é 4, 5 e até 10 vezes mais difícil que manter um cliente atual.
Apesar desse número variar, o conceito por trás dessa ideia é extremamente válido.
Portanto, aquele famoso ditado que diz que “manter um cliente é muito mais barato do que atrair um novo” carrega muita razão.
Isso não apenas pode trazer mais lucro a médio e longo prazo, como reduz muito os investimentos em prospecção de novos clientes.
Qual seria o segredo então para conseguir uma fidelização de clientes e garantir essa economia?
Quem responde isso é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo
O tema de nosso blog durante este mês é Encantamento.
E é justamente nesse termo que está o segredo para conseguir a tão sonhada fidelização de clientes.
A Mercedes-Benz descobriu como se tornar uma das organizações mais focadas no cliente em todo o mundo…
O livro “Guiados pelo Encantamento” mostra como a marca conseguiu essa proeza. E é baseado neste livro que vamos entregar a você algumas dicas certeiras…
O caminho para a sua empresa gastar 5 vezes menos com a fidelização de clientes está nas próximas linhas! Então, fique atento…
As chaves estão no encantamento
Para fidelizar, é preciso encantar. Daí vem o conceito Guiados Pelo Encantamento. E essa não é apenas uma frase qualquer. É um caminho, uma promessa, uma crença.
É um compromisso de criar relacionamentos positivos. De fazer as pessoas sorrirem e deixá-las com um sentimento de total confiança.
Guiados pelo Encantamento significa tratamento pessoal excepcional. É um lembrete de que a jornada nunca está completa.
Que há sempre uma maneira mais precisa e ponderada de atingir o coração dos consumidores.
E que ser o melhor não pode ser apenas uma descrição de seus produtos, devendo também representar as pessoas que estão por trás deles.
Inovação também
Inovação tem a ver com criar algo novo.
A palavra deriva do latim innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.
Inovação pode garantir gamas de eficiência em processos, sejam produtivos, administrativos ou financeiros, assim como na prestação de serviços,
Isso potencializa uma marca e a faz dela um verdadeiro motor de competitividade.
A inovação, quando aplicada ao atendimento e fidelização de clientes, pode ser considerada um fator fundamental no progresso de uma empresa.
Assim, ela torna o negócio propenso a reter mais e mais clientes ao longo do tempo, já que a cultura da organização se inova e tende a atender melhor os consumidores.
Capital humano…
Capital humano é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor ─ não só econômico.
Do capital humano vem a necessidade de se investir em pessoas. E são as pessoas que fazem um negócio ir adiante.
Guiados pelo Encantamento também diz que pessoas (leia-se funcionários), bem treinados e empoderados, contrabalançam as necessidades dos clientes com os objetivos mais amplos da empresa e a prudência financeira.
Dessa maneira, cria-se tanto ganhos para o consumidor, quanto para a organização.
Portanto, se quer mesmo garantir a fidelização de clientes, invista nos seus funcionários.
E pensamento a longo prazo
Criar clientes para a vida toda é bem mais importante do que gerar lucro na transação de hoje…
A cada cliente mantido ou recuperado, você tem a oportunidade de construir e manter relações por toda a vida com os clientes.
Isso permite que sua empresa crie fluxos sustentáveis de receita e lucro.
Pensar a longo prazo e trabalhar para conseguir a fidelização de clientes, resulta em reduções de custo consideráveis e tornam o seu negócio mais lucrativo e competitivo, enquanto, ao mesmo tempo, também beneficia seus clientes.
Uma pergunta e resposta para fechar…
Por que os clientes da Mercedes-Benz são tão fiéis e apaixonados?
Porque o pessoal da Mercedes-benz é guiado pelo encantamento.
Eles entregam o manual para você.
Talvez esteja na hora de incluir este manual em sua biblioteca e, claro, colocar em prática o que eles ensinam.
Você não faz ideia do que isso pode proporcionar de melhorias para o seu negócio…
Pois empresa que fideliza clientes, economiza e lucra. E se lucra, cresce. E se cresce, gera riqueza.