Joe PulizziMarketing de ConteúdoRafael Rez

Guest Post: o que é essa estratégia e por que ela é fundamental para a sua marca?

Sobre o que vamos falar?

  • Você pode utilizar o Marketing de Conteúdo no seu negócio de várias maneiras possíveis – distribuição redes sociais, criação de blog, newsletters etc. Mas hoje vamos falar de uma das estratégias pouco comentadas: o Guest Post.
  • Neste artigo, você vai descobrir como utilizar essa estratégia para aumentar a sua autoridade no mercado e atrair ainda mais clientes!
  • O Guest Post pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira como redator e produtor de conteúdo. Entender como funciona essa estratégia é fundamental para você adquirir novos clientes e crescer no mercado digital.
  • Guest Post é apenas uma das estratégias de Marketing de Conteúdo que você pode aplicar para conquistar mais clientes. Se você quer descobrir quais são as outras estratégias, adquira o Kit de Marketing de Conteúdo.

Adquira o Kit de Marketing de Conteúdo

A peça fundamental de uma estratégia de Marketing de Conteúdo chama-se blog posting – ou apenas blog, para os mais íntimos.

Com a produção de conteúdo neste canal, empresas conseguem se relacionar com seus clientes, criar uma audiência fiel à marca e aumentar a sua presença no mercado digital.

Por meio de um simples clique na barra de pesquisa do Google, inúmeras pessoas interessadas no que você tem a falar se conectam com a sua empresa, consomem o seu conteúdo e compram os seus produtos.

Na prática, é assim que funciona a produção de conteúdo. Mas e se dissermos que existe um atalho para conseguir fazer tudo isso em um período de tempo muito menor e ainda crescer a sua rede de contatos com outros profissionais?

Pois é, estamos falando do Guest Post, uma estratégia inteligente para você criar posts de alta qualidade, expandir a sua presença no mercado e aumentar a autoridade da sua marca.

E o melhor: sem precisar investir rios de dinheiro em anúncios ou coisas do tipo!

Portanto, se você quer descobrir o que é essa estratégia e como fazê-la do jeito certo, te convidamos a ler este artigo até o final.



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é Guest Post?

O que é Guest Post?

A tradução literal do termo em inglês “guest post” é “postagem de convidado”. Apesar do nome diferente, o conceito por trás dessas duas palavras é muito fácil de ser compreendido.

Guest post é uma estratégia utilizada na produção de conteúdo para blogs, onde um redator é convidado para escrever um artigo no blog de outra pessoa ou empresa.

Normalmente, essa estratégia é feita com o intuito de aumentar a autoridade e a presença digital dos envolvidos – de modo que tanto o redator convidado quanto a marca que o convidou se beneficiam. Esse é um jogo onde os dois lados saem ganhando!

Por um lado, ao convidar um redator para escrever no blog, a empresa alimenta a própria audiência com novos conteúdos. Por outro lado, a autoridade do redator cresce na internet, alcançando um público maior e gerando conexão com outros profissionais da área.

Então, se você é um redator de conteúdo, iniciante ou avançado, saiba que o post de convidado é extremamente importante para você ser reconhecido no mercado e atrair novos clientes.

Qual a importância do Guest Post para você?

Qual a importância do Guest Post para você?

Sendo convidado para escrever em algum outro blog, você consegue ampliar a sua rede de contatos com outros produtores de conteúdo – melhorando o seu networking e aumentando as chances de pegar novos trabalhos!

A grande vantagem é que essa é uma ótima estratégia para aumentar a sua autoridade diante dos concorrentes – principalmente quando você tem um blog profissional com seus próprios conteúdos.

Isso acontece da seguinte maneira: com a publicação do seu post de convidado no blog de outra empresa, é possível inserir uma “chamada para ação”, no final do texto, direcionando o público de leitores para o seu próprio blog.

Ao direcionar esse público para o seu blog, você vai conseguir atrair um número de leitores muito maior, aumentar a sua audiência e ainda trazer mais pessoas para o seu site.

        + Dica: a estratégia de Guest Post se torna muito mais eficaz quando você tem um blog, onde publica seus próprios conteúdos. Se você é redator e ainda não criou um blog para o seu negócio, clique aqui!

 

Quais as vantagens do guest post?

Quais as vantagens do guest post?

O post de convidado traz muitas vantagens para quem trabalha com redação – principalmente se faz pouco tempo que você começou a trabalhar nessa área.

Confira abaixo as principais vantagens que essa estratégia pode trazer para você e seu negócio.

 

Captação de leads qualificados

Sabendo que as pessoas que decidiram ler sua postagem estão interessadas no tipo de conteúdo publicado, direcioná-las para o seu próprio blog se torna uma tarefa muito mais simples!

Direcionando esse público para o blog do seu negócio, você conseguirá fazer com que essas pessoas deixem de ser apenas potenciais clientes (os chamados leads) para se tornarem clientes de fato.

No funil de conteúdo, você vai conduzir o interesse dos seus leads através de conteúdos topo, meio e fundo de funil até a compra do seu serviço/produto.

        + Dica: Se você quer descobrir como transformar seus leads em clientes reais da sua marca, conduzindo o interesse deles por meio dos conteúdos publicados no seu blog, clique aqui.

Melhora do networking

Publicando em outro blog, você consegue ser reconhecido não apenas por uma audiência maior, mas também por outros profissionais produtores de conteúdo.

Sendo reconhecido por esses profissionais, a sua autoridade como produtor de conteúdo aumenta, bem como as chances de conseguir novos trabalhos por indicação.

Para o redator de conteúdo iniciante, essa estratégia é fundamental para que ele adquira novas oportunidades na sua carreira. No entanto, essa estratégia também é extremamente importante para os redatores avançados.

Descubra as 7 melhores estratégias de Marketing Digital para você aplicar nas suas campanhas e aumentar exponencialmente as suas vendas clicando aqui.

Maior autoridade para seu blog

Quando você é convidado por outra empresa para escrever um Guest Post, muitas pessoas visitam em massa o seu próprio site (lembre-se que um dos pontos essenciais do post de convidado é o direcionamento para o próprio blog).

Criar um Post de Convidado é uma ótima oportunidade de você melhorar o ranqueamento do seu blog, levando outras pessoas a conhecer seu trabalho e ampliando sua audiência por meio da rede de pesquisa do Google.

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Aumenta sua lista de e-mails

Se você usa o email marketing como estratégia para vender seus serviços, publicar em blogs de terceiros é uma ótima forma de aumentar a sua lista de emails.

Isso é feito do seguinte modo: as pessoas que encontraram e leram sua postagem e gostaram do conteúdo, vão visitar o seu blog para conhecer melhor o seu trabalho.

Se o conteúdo publicado no blog for do interesse do público, ele vai querer receber novas publicações. Sabendo disso, você pode inserir um formulário para o recebimento de novos conteúdos, onde os leitores poderão se inscrever com seus emails.

Assim, você terá uma lista maior para enviar conteúdos e ofertas nos emails de outras pessoas.

Dica: confira o livro “E-mails que vendem: Guia prático para campanhas de e-mail marketing”, escrito pelo autor Gustavo Ferreira. Esse livro é leitura obrigatória para quem quer aumentar suas vendas através do e-mail marketing.

 

Impulsiona o SEO do site

Impulsiona o SEO do site

Outro ponto extremamente importante da criação de um Guest Post é o impulsionamento do SEO do seu próprio site.

Para impulsionar o SEO do seu site e fazer o algoritmo do Google priorizar os seus conteúdos ao invés dos concorrentes, a linkagem externa é um elemento essencial.

Quando você insere o link do seu próprio blog no Guest Post, o seu site consegue ser melhor ranqueado nas pesquisas do Google – ainda mais quando a postagem é feita em um site com boa autoridade.

Isso acontece porque o algoritmo do Google entende que o seu conteúdo é relevante, pois se relaciona com um blog de grande importância nas pesquisas.

+ O que é linkagem externa? São os links inseridos no blog com a função de levar para outros sites. São links que podem direcionar o leitor para o site de outra pessoa (link de saída) ou para o seu próprio site (backlink).

 

Tenha um objetivo claro para o post de convidado

Tenha um objetivo claro para o post de convidado

Sem um objetivo concreto, escrever um Guest Post que dê bons resultados é quase impossível. Por este motivo, você deve planejar qual deve ser o objetivo do seu post de convidado.

Alguns dos principais objetivos dessa estratégia são:

  • Aumentar o reconhecimento da sua marca
  • Aumentar o tráfego para o seu site
  • Gerar mais leads para seu negócio
  • Construir autoridade no mercado
  • Impulsionar o SEO do blog
  • Mostrar seus serviços para mais pessoas

Sempre dê prioridade a blogs que possibilitem você alcançar seu objetivo. Por exemplo: se o seu objetivo é vender seus serviços para mais pessoas, é importante escolher um blog que tenha uma audiência de pessoas que precisam do seu serviço.

Definir qual é o objetivo do seu Guest Post e onde publicá-lo é fundamental para conseguir atrair clientes qualificados para o seu negócio e expandir a sua presença no mercado digital.

 

Descubra outras estratégias de Marketing de Conteúdo tão eficazes quanto o Guest Post

E agora? Como montar a minha estratégia de Marketing de Conteúdo na prática?

O Guest Post é apenas uma das estratégias utilizadas no Marketing de Conteúdo. No entanto, essa escola do marketing digital é muito mais ampla e traz outras estratégias tão eficazes quanto publicar no site de outras pessoas.

Assim como o “post de convidado” é importante para o crescimento do seu negócio na internet, além de converter potenciais clientes em consumidores fiéis à sua marca, é fundamental que você combine outras estratégias.

Combinar com o post de convidado estratégias como email marketing, criação de newsletter e atualização e distribuição de conteúdo é uma maneira eficaz de trazer mais clientes para a sua marca.

Portanto, se você quer descobrir como usar as estratégias de Marketing de Conteúdo no seu negócio e conquistar muito mais clientes, adquira agora o Kit de Marketing de Conteúdo que separamos exclusivamente para produtores de conteúdo!

Neste Kit de livros, você terá em mãos os seguintes livros:

  1. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez
  2. Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi
  3. Conteúdo S.A, de Joe Pulizzi

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