Obra Superando as Armadilhas da Comoditização mostra como agir quando a redução constante de preços torna-se impraticável; Autor Richard A. D’Aveni trata de exemplos vividos por empresas como Apple, Hilton Hotels, Zara e Harley-Davidson; Obra originalmente publicada pela Harvard Business Press é lançada no Brasil em fevereiro pela DVS Editora;
Superando as Armadilhas da Comoditização é uma obra de alerta para os empresários cujos negócios estão caindo na armadilha da comoditização – uma forma insidiosa de hipercompetição capaz não apenas de tirar sua empresa do mercado, como abalar um setor inteiro e destruir diversos mercados.
O fato comprova-se já na realidade econômica brasileira onde diversos setores vivem a invasão de produtos a baixo custo (principalmente chineses), o que inviabiliza uma concorrência justa e saudável.
Richard A. D’Aveni já esteve na lista dos 50 maiores pensadores de gestão do mundo (publicada pela CNN.com, pelo The Times lodrino e Times of India) e para ele é indispensável que as empresas reconheçam como e quando essa comoditização ocorre, de modo que elas possam reestruturar seu mercado.
Superando as Armadilhas da Comoditização é destinado a empresários que vivem um ou mais das seguintes situações:
1) A empresa está sempre aprimorando os benefícios dos produtos e abaixando os preços apenas para não perder terreno em relação aos concorrentes; 2) A empresa se vê forçada a diminuir a qualidade para acompanhar preços cada vez mais declinantes em seu setor; 3) A empresa não consegue mais estabelecer um preço especial para seu produto.
Fundamentado em uma pesquisa aprofundada a respeito de mais de 30 setores, D’Aveni revela as três armadilhas de comoditização mais comuns enfrentadas pelas empresas, oferecendo algumas estratégias testadas em campo:
- A armadilha da deterioração. Como driblar o poder dos concorrentes inferiores que oferecem descontos.
- A armadilha da proliferação. Como se defender de várias ameaças contra a sua posição competitiva.
- A armadilha da escalada. Como reverter, aproveitar ou restaurar o ímpeto do mercado a seu favor.
Richard A. D’Aveni mostra como usar esse esquema para reconhecer os primeiros sinais de comoditização progressiva, diagnosticar sua posição competitiva e escolher as estratégias corretas para melhorar sua posição, intensificando seu poder de ditar os preços.
Sobre o autor
Richard A. D’Aveni é professor de gerenciamento estratégico da Tuck School of Business, da Faculdade de Darmouth, doutor pela Universidade de Colúmbia e bacharel pela Universidade de Cornell. Em 2007 e 2009, D’Aveni foi citado na Thinkers 50, lista dos 50 maiores pensadores de gestão do mundo. Foi qualificado como o teórico estratégico mais influente do mundo pela Corporate Executive Board e recebeu vários outros prêmios por seu trabalho, como o prestigioso A.T. Kearney Award, e foi nomeado membro do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. D’Aveni já escreveu quatro livros antes de Superando as Armadilhas da Comoditização, como o campeão de vendas internacional Hipercompetição, termo cunhado por ele, e tem artigos publicados na Harvard Business Review, MIT/Sloan Management Review, Financial Times e The Wall Street Journal, bem como em diversos periódicos acadêmicos famosos.