Sobre o que vamos falar?
- O termo digital influencer está em alta nos últimos anos e provavelmente continuará sendo assim.
- Existem uma série de fatores que explicam o surgimento de figuras chamadas de influenciadores digitais.
- Um digital influencer pode ter um grande poder em mãos e usá-lo de forma muito inteligente.
- É impossível influenciar nas redes sociais sem entender a parte estratégica. O nosso Kit Mídias Sociais ensina tudo o que você precisa saber para isso:
Um dos termos mais relevantes e comuns na internet é o digital influencer. Nos últimos anos, não só o termo mas também a função dos influenciadores digitais vem conquistando destaque, especialmente nas redes sociais.
Mas o que é um digital influencer e por que essas pessoas fazem tanto sucesso, especialmente no Brasil? É muito interessante observar e entender todo esse fenômeno e o que está por trás dele.
Neste artigo, vamos falar sobre esses e outros pontos sobre a função dos chamados digitais influencers e, acredite, vale muito a pena entender porque e como essas figuras fazem todo esse sucesso nas redes sociais.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é um influencer digital (e o que ele faz)?
- Brasil: terreno fértil para influencers
- Por que existem influencers?
- A vantagem de ser um influencer digital
- O que você precisa para ser um?
- Grandes poderes, grandes responsabilidades
- O único jeito de um influencer se destacar de verdade
O que é um influencer digital (e o que ele faz)?
Podemos resumir dizendo que um digital influencer é uma pessoa que produz conteúdos em rede sociais, por exemplo, e mantém um grupo de seguidores interessados e engajados com esse mesmo conteúdo.
Existe todo tipo de influenciador, produzindo conteúdos para todo tipo de público. Existem influenciadores “gamers”, que gravam seus vídeos jogando video games para seu público e produzem sempre conteúdos relacionados a isso.
Assim como existem influenciadores que falam sobre outros temas, desde maternidade, a música, arte, finanças, trabalho, filmes, humor, moda, enfim, existem influenciadores para praticamente qualquer assunto.
Essas pessoas costumam ter um público alvo que, além de se interessar pelos conteúdos, se identifica com a figura do influenciador.
Um detalhe importante é que influenciadores se apresentam sempre como pessoas e não como empresas. O motivo disso vamos explicar mais abaixo, em outro tópico.
+Dica: A principal ferramenta do influenciador é a comunicação. Leia nosso artigo sobre ter uma boa comunicação, clicando aqui.
Brasil: terreno fértil para influencers
Talvez você não saiba, mas o Brasil é o país com mais influenciadores no Instagram de todo o mundo. Somando outros canais e redes sociais, algumas projeções colocam o nosso país em segundo lugar dessa lista.
Não há dúvidas de que o Brasil é um terreno fértil para influenciadores digitais. E é muito interessante pensar nos motivos disso.
Um deles com certeza é o caráter alegre e caloroso dos brasileiros. Essa personalidade tão sociável faz com que nosso povo tenha muito interesse em interagir com outras pessoas de todas as formas possíveis.
Como as redes sociais já são uma parte importante de nossas vidas, essa característica apenas se adequou ao ambiente digital e a figura de um digital influencer acaba sendo muito atrativa aos brasileiros.
Com isso, a gente tem dois resultados: muitas pessoas com talento para ser digital influencer e outras milhões de pessoas que simpatizam com elas e se tornam seguidores engajados.
+Dica: Outro tema que tem tudo a ver com isso é o marketing digital no Instagram. Você pode ler o artigo que escrevemos sobre isso, clicando bem aqui.
Por que existem influencers?
Um dos pontos mais interessantes para refletir é: por que existe a figura do digital influencer (e por que isso faz tanto sucesso)? Acredite, existem boas lições sobre o cérebro e o comportamento humano por trás disso.
Se você já estudou sobre marketing digital, deve saber que um princípio muito importante da área é: pessoas simpatizam, acreditam e compram de pessoas.
Isso quer dizer que, entre comprar de uma empresa e comprar de uma pessoa confiável e simpática, os consumidores tendem a comprar da pessoa.
O ser humano é fortemente social, nós não vivemos sem outras pessoas – inclusive, muitos de nós tem muito medo da solidão. Nós dependemos emocionalmente e materialmente uns dos outros.
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A ligação de um ser humano com outro ser humano, se bem construída, tende a ser muito forte. O digital influencer é a prova disso.
Essas figuras fazem tanto sucesso porque todo o seu conteúdo reflete a pessoa que está ali, sua personalidade, suas convicções, suas imperfeições, enfim, tudo o que os torna humanos. Os seguidores veem e se identificam com tudo isso.
Essa identificação torna aquele instinto social ainda mais intenso. Já que, além de dependermos da convivência com outras pessoas, o nosso cérebro tem neurônios próprios para replicar sentimentos e comportamentos de outras pessoas.
É o que muitos chamam de empatia, a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Em outras palavras, os seguidores veem no digital influencer uma pessoa parecida com eles.
A vantagem de ser um influencer digital
A vantagem disso é incontestável. Um digital influencer acaba tendo um dos ativos mais valiosos no século 21: a atenção e a capacidade de influenciar os sentimentos e as decisões de milhões de pessoas.
Dificilmente existe algo tão valioso, do ponto de vista econômico, do que esse ativo que o digital influencer tem na palma da mão.
Não é à toa que muitas pessoas simplesmente elevam o seu patamar financeiro através dessa profissão. É muito comum que empresas de todos os tamanhos fechem grandes parcerias com influenciadores, caso tenham um público alvo parecido.
Isso vem acontecendo cada vez mais no Brasil e o digital influencer, em alguns casos, se torna uma figura cobiçada por empresas de vários setores, que se dispõem a pagar para que suas marcas sejam divulgadas e promovidas por essas pessoas.
Sem contar que, com isso, um digital influencer também pode vender seu próprio produto ou serviço através das suas redes sociais. Isso costuma dar muito certo, já que uma legião de fãs engajados tende a confiar muito no que seus influenciadores oferecem.
O que você precisa para ser um?
Para ser um digital influencer, é evidente que não precisa ter nenhum curso ou formação específica. Mas isso não significa que qualquer um pode ser influenciador.
Acontece que um influenciador digital é, acima de tudo, um comunicador simpático, ágil e inteligente. Por mais simpático que o brasileiro seja, poucas pessoas dominam a arte de se comunicar com outras milhões de pessoas, não é mesmo?
Sem contar que você precisa ser, além de comunicador, um produtor de conteúdo. Isso quer dizer que você deve fazer algo que seja tão interessante para as pessoas ao ponto delas ficarem parte do dia delas observando.
E, mais uma vez, isso não é para qualquer. Primeiro que produzir conteúdo de qualidade já requer certa habilidade.
Se está gostando deste artigo, leia mais sobre Mídias Sociais:
Segundo que a atenção e o foco das pessoas têm sido cada vez mais disputados na internet, ou seja, além de produzir conteúdo, você precisa torná-lo interessante.
O fato de existirem tantas pessoas se intitulando influenciadores digitais, faz com que isso pareça algo muito simples e fácil de fazer. Como explicamos, você precisa ter certas capacidades para ser um digital influencer.
Fora tudo isso, não existem burocracias ou rituais para quem quer influenciar através da internet. Basta ter um celular, saber usar as redes sociais, ter essas competências que citamos e produzir conteúdo de forma constante.
+Dica: Outra habilidade essencial é a persuasão. Clique aqui e leia nosso artigo O Que É Persuasão.
Grandes poderes, grandes responsabilidades
Como explicamos, um digital influencer tem, de certa forma, um ativo muito valioso e um grande poder na palma de suas mãos. Só que isso tem um contrapeso e nem tudo são flores.
Quando você tem milhares ou milhões de pessoas ouvindo o que você diz e vendo o que você faz, é preciso equilibrar sinceridade e bom senso. Você não pode falar nem fazer qualquer coisa que dê na telha.
Para um digital influencer, palavras e ações têm consequências e é necessário ter cuidado para não servir de mau exemplo, nem ofender outras pessoas ou até comunidades inteiras.
Por mais badalada que essa profissão pareça, não podemos esquecer desse detalhe tão importante e ter responsabilidade com o que dizemos e fazemos.
E indo além, ter cuidado com os outros ainda não é suficiente. Você precisa ter cuidado consigo mesmo e com a própria saúde emocional. Assim como o digital influencer está exposto a elogios, ele está exposto a críticas e nem todo mundo sabe lidar com isso.
O único jeito de um influencer se destacar de verdade
Depois de toda essa discussão sobre o que é um digital influencer, o que ele faz, quais as vantagens e possíveis desvantagens da profissão e tudo mais, podemos falar sobre como você pode se tornar um.
Em uma internet cada vez mais disputada e repleta de conteúdos que roubam a atenção e o tempo do seu público alvo, é difícil ser um influenciador bem sucedido sem saber o que está fazendo.
Isso significa, entre outras coisas, saber como lidar com as redes sociais, gerar interesse, entreter o público e, claro, aprender a vender do jeito certo.
O material ideal para qualquer pessoa que queira aprender tudo isso é o nosso Kit de Mídias Sociais, que reúne quatro livros sobre este assunto:
- Instagram, Whatsapp e Facebook Para Negócios, de Luciano Larrossa;
- Vídeos que vendem Mais, de Camilo Coutinho;
- Instagram Para Negócios, de Júlia Munhoz;
- O Estrategista Em Mídias Sociais, de Christopher Barger.
Se você quer entender a fundo como funcionam as redes sociais e como ter sucesso através delas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o nosso kit: