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Marketing Digital no Instagram: 5 passos indispensáveis

Sobre o que vamos falar?

  • Empreendedores de todas as áreas têm, no marketing digital Instagram, uma grande oportunidade de aumentar suas vendas.
  • O Instagram, na prática, é a rede social mais importante do mundo, sendo também muito apropriada para os negócios.
  • Mostramos como você pode, do zero, utilizar esta rede social para aumentar seu faturamento.
  • Também falamos do livro de Rafael Terra, professor de marketing digital, e uma das maiores autoridades no assunto, que ensina grande parte do que sabe no livro Instagram Marketing, que você pode conhecer, clicando no botão abaixo:

Quero Aprender a Ter Resultados Reais com o Instagram

 

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro e já conta com bilhões de usuários. Graças a essa quantidade de usuários e ao tipo de interação que a rede social permite, ela se tornou a mais relevante, principalmente para os negócios.

O marketing digital Instagram encontrou um terreno fértil para crescer, gerando resultados sólidos no faturamento para todo tipo de negócio. E você também pode aproveitar as oportunidades que a rede social oferece.

Neste artigo, explicamos o que está por trás dos bons resultados e vendas no marketing digital no Instagram e como você pode replicar isso. Por isso, fique conosco e aproveite a leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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O que é o marketing digital no Instagram?

O que é o marketing digital no Instagram?

O Marketing Digital no Instagram é o processo de gerar vendas através de estratégias diretamente no Instagram.

Se antigamente, uma loja precisava ter uma boa vitrine em um lugar bem movimentado, hoje, podemos dizer que essa vitrine é a presença digital da empresa e o lugar bem movimentado é, obviamente, a rede social.

Muitos empreendedores ignoram como o marketing digital Instagram pode impulsionar as suas vendas. As pessoas conversam, interagem, consomem entretenimento, aprendem e, por consequência, também compram, por meio das redes sociais.

Existem pesquisas dizendo que clicamos na tela do celular mais de duas mil vezes por dia. As chances de um destes cliques levarem a uma compra são enormes. E de fato é o que acontece, principalmente no Instagram.

Como fazer marketing digital no Instagram:

Como fazer marketing digital no Instagram:

Online marketing

Comparar a sua presença no Instagram com uma vitrine, de fato, faz todo o sentido. Mas é óbvio que o marketing digital no Instagram tem suas particularidades e você precisa entender algumas coisas para ter resultados.

Existem, pelo menos, 5 passos que todo mundo precisa seguir se quiser gerar vendas e faturamento com o Marketing digital Instagram. Confira nas próximas linhas.

 

#1 Defina seu público-alvo

O primeiro passo é seguir um dos princípios mais básicos da comunicação. Toda comunicação deve priorizar a pessoa que está escutando. Seja no marketing digital Instagram, ou em qualquer estratégia de vendas, você precisa definir um público alvo.

O público alvo nada mais é senão a pessoa para quem você quer vender. Esse grupo de pessoas tem interesses e traços característicos, que devem ser levados em conta quando você for se comunicar com ele.

Você provavelmente já ouviu o ditado: “quem quer agradar a todos não agrada ninguém”. No marketing digital Instagram, o mesmo também vale.

As pessoas têm jeitos, idades, personalidades e hábitos de consumo diferentes umas das outras. Ninguém é capaz de falar do mesmo jeito com uma multidão de pessoas diferentes e ser entendido.

Conhecer o seu público alvo é saber quais são os interesses, problemas, gostos e preferências. Tudo isso é altamente relevante para atrair a atenção, conquistar a confiança e gerar vendas.

Um público jovem não se atrai da mesma forma que um público mais de idade, por exemplo. O mesmo vale para públicos masculinos ou femininos. Existem formas diferentes para se comunicar com cada público alvo.

Mas não é só a idade e outros aspectos parecidos que definem um público alvo. O produto ou serviço que você oferece também diz muito sobre o seu público e sobre a forma de se comunicar com ele.

Uma loja de materiais esportivos tende a ter um determinado público e uma determinada linguagem. Uma loja de produtos para gestantes já tem outro público e, é claro, precisa ter uma outra linguagem.

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#2 Invista em marketing de conteúdo

A maioria das estratégias de vendas mais bem sucedidas da internet contam, de alguma forma, com o Marketing de conteúdo. No marketing digital instagram, isso acontece ainda mais.

Marketing de conteúdo é um tipo de estratégia onde você atrai o seu público alvo e ganha a sua atenção e confiança produzindo conteúdos que sejam, de alguma forma, úteis e o ajude a resolver seus problemas ou responder dúvidas.

Basicamente, se trata de produzir conteúdo gratuito para ajudar o seu público. Mas existe muita lógica por trás disso. Acontece que, para vender na internet, você precisa:

  • Chamar a atenção do seu potencial comprador (que é o seu público alvo);
  • Prender essa mesma atenção por algum tempo e fazer ele ouvir o que você tem a dizer;
  • Conquistar a sua confiança e mostrar que você entende do que está falando e convencer de que o seu produto ou serviço realmente vale a pena.

Só que ao mesmo tempo, as redes sociais se tornaram um ambiente cheio de informações e estímulos, aumentando a disputa pela atenção do público. O marketing de conteúdo é um quase um antídoto para esse problema.

Um conteúdo que parece útil e relevante para uma pessoa tende a chamar sua atenção nos primeiros 3 segundos e fazê-la se interessar em consumir o conteúdo.

Se isso acontece e essa mesma pessoa percebe que o seu conteúdo é útil e pode ajudá-la, você deixa de ser um estranho e se torna, para ela, alguém de confiança, uma autoridade no assunto e que merece sua gratidão.

Todos esses são gatilhos extremamente decisivos na hora de vender. Conhecer, confiar e sentir certa gratidão por alguém são motivos fortes o bastante para comprar o que essa pessoa ou empresa te oferece.

No fundo, esse é o objetivo do marketing de conteúdo, que deve ser sua principal estratégia para crescer e gerar resultados com o Marketing Digital Instagram.

+Dica: Apesar de todo o potencial, o marketing de conteúdo precisa ser feito com estratégia e inteligência. O empresário Rafael Rez ensina como uma estratégia de conteúdo deve ser criada e executada, para gerar resultados, em seu livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século 21. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

#3 Aprenda a se comunicar bem

Outro ponto indispensável e que não pode ser ignorado é ter uma boa comunicação. Parece ser algo genérico e vago, afinal, o que é uma boa comunicação? É mais simples do que parece.

Responda rápido: qual o seu maior objetivo quando comunica algo? Fazer a outra pessoa entender o que você tem a dizer. Comunicar é uma das bases da sociedade e isso só faz sentido quando as pessoas entendem o que você está dizendo.

Tudo isso pode ser resumido em uma regra de ouro (que não seria má ideia anotar): comunique sempre de forma clara e simples. Uma comunicação só é útil se ela for clara. E para ser clara e interessante ela precisa ser simples.

No marketing digital instagram, você vai utilizar, geralmente, comunicações em textos e em vídeos. Nos dois casos, tente se comunicar de forma natural, como você costuma falar no dia a dia.

A pior coisa que você pode fazer, em qualquer rede social, é usar palavras difíceis, que as pessoas não costumam usar e falar de forma pouca natural. Na prática, toda comunicação precisa parecer uma conversa cotidiana, leve, sincera e fácil de entender.

 

#4 Domine as ferramentas de criação de conteúdo

Se você é um leitor atento, certamente já percebeu uma coisa. Todo o conteúdo deste artigo mostra que o marketing digital instagram deve ser feito, sempre, com estratégia.

E, em qualquer contexto ou situação, um dos pilares de toda estratégia é conhecer o seu campo de batalha. Aqui, isso é totalmente válido. Você precisa entender o Instagram e todas as ferramentas que ele tem.

No comecinho deste artigo, dissemos que o Instagram é a rede social mais relevante, principalmente para as vendas. Isso acontece graças às possibilidades de interação e de criação, e às ferramentas que existem nesta rede social.

Entender como cada formato funciona, saber usar as ferramentas que você tem à sua disposição, e ver o Instagram de uma forma mais ampla e estratégica. Na maioria das vezes, essa é a diferença entre quem tem resultados e quem não consegue.

+Dica: Esse ponto revela a importância de aprender a usar o Instagram com quem sabe fazer isso na prática. É o caso de Julia Munhoz, que coleciona grandes resultados na plataforma desde o seu começo. Ela te ensina tudo o que sabe no livro Instagram Para Negócios. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

#5 Tenha uma conta comercial

O quinto passo é um dos mais importantes, mas tem gente que esquece. Se você está executando uma estratégia de marketing digital Instagram, você precisa, antes de qualquer outra coisa, ter uma conta comercial.

Contas pessoais são apenas para pessoas interagirem com seus amigos e familiares. Ponto. É muito improvável (para não falar impossível) você ter algum resultado sem ter uma conta comercial.

A conta comercial no Instagram existe por um motivo. É porque ela oferece toda a estrutura que você precisa para executar uma estratégia de conteúdo e de vendas no Instagram.

Sem ela, você não tem capacidade de acompanhar seu engajamento, o crescimento do seu perfil, os posts que mais dão certo, dentre muitas outras coisas.

Por que fazer marketing digital no Instagram?

Por que fazer marketing digital no Instagram?

A rede social mais completa e importante do mundo é, naturalmente, a mais oportuna para empreendedores que querem aumentar as suas vendas ou começar um negócio do zero através do marketing digital instagram.

Tudo, na rede social, conta a favor de quem pretende fazer isso. A quantidade de usuários, os formatos e tipos de posts, a forma de interação, a interface, as ferramentas das contas comerciais, etc., são uma estrutura básica, que deve ser explorada com boas estratégias.

Transforme seu Instagram em uma máquina de vendas!

Transforme seu Instagram em uma máquina de vendas!

Repare como o Instagram, se for usado com estratégia e inteligência, é um terreno fértil para quem quer vender praticamente qualquer produto ou serviço.

Não é exagero dizer que você pode transformá-lo em uma máquina de vendas – afinal, tem gente que vive de fazer isso. É o caso de Rafael Terra, professor de Marketing Digital e uma das maiores autoridades em estratégias para redes sociais do mundo.

Ele te mostra, de forma clara e didática, o que realmente funciona no Instagram e tudo o que você deve fazer para explorar cada ferramenta e, enfim, gerar grandes resultados com a rede social, em seu livro Instagram Marketing.

Rafael Terra é simplesmente a melhor pessoa para te ensinar a vender no marketing digital instagram. Por isso, clique no botão abaixo para saber mais ou adquirir o livro.

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