Mídias Sociais

O que é um Social Media: aprenda como se destacar nesta profissão

Sobre o que vamos falar?

  • A demanda por um profissional que saiba gerenciar redes sociais de empresas e negócios online cresceu absurdamente nos últimos anos. Isso só aconteceu após as empresas enxergarem nas redes sociais uma maneira única de fazer negócio!
  • Você vai aprender tudo sobre o que é um Social Media, qual é a sua importância no mercado digital e, principalmente, como começar e se destacar nesta área tão promissora.
  • Ser um Social Media vai muito além de responder comentários e postar conteúdo. Esse é um trabalho que envolve muita pesquisa e análise de dados para criar uma comunicação estratégica nas redes sociais.
  • Se você quer se tornar um Social Media cobiçado por agências, empreendedores ou influencers que precisam do seu trabalho, então você precisa conhecer o KIT Completo de Mídias Sociais clicando no botão abaixo!

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Com muitas empresas migrando para o digital, o Social Media se tornou um dos profissionais mais cobiçados do mercado. Então, se você deseja trabalhar gerindo redes sociais, leia este artigo até o fim e aprenda como se destacar nesta profissão.

Por que as empresas estão contratando tantos gestores de mídia social?

Nos últimos anos, empresas de todo o mundo entenderam que precisam aparecer no mesmo lugar em que o público está.

Pelo menos 42% da população mundial usa alguma rede social, e esse foi o caminho que os empreendedores encontraram para mostrar suas marcas e produtos para o maior número de pessoas.

Por conta disso, os empreendedores decidiram aumentar sua presença no mercado usando as redes sociais mais famosas, como: Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIn, WhastsApp TikTok etc.

O YouTube, por exemplo, tem atualmente cerca de 2 bilhões de usuários, perdendo lugar apenas para o Facebook, que já chegou à casa de 2,5 bilhões de usuários ativos.

Com tanta gente reunida em um só lugar, as empresas encontraram nas redes sociais uma ótima maneira de fazer negócio. É aqui que entra o Social Media (ou Gestor de Redes Sociais) para fazer a conexão entre a marca e os clientes.

Então, se você quer descobrir o que é um Social Media, por que ele é tão importante para a construção de uma marca na internet e quais são as oportunidades para trabalhar nessa área, leia este artigo até o fim.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é um Social Media?

O que é um Social Media?

Social Media é o profissional responsável por gerenciar as redes sociais de todos os tipos de negócios que usam a internet para vender, como: infoprodutores, influencers digitais, pequenos negócios ou mesmo marcas de grande porte.

Como as redes sociais se tornaram um grande meio de comunicação entre empresas e clientes, além de serem grandes canais de vendas online, contratar um Social Media para fazer o trabalho de relacionamento com o público é positivo para a marca.

Engana-se quem pensa que a gestão de redes sociais é apenas responder comentários e fazer publicações nos perfis das empresas.

Para fazer uma boa gestão de redes sociais, o Social Media precisa saber fazer as seguintes coisas:

  • Criação de linha editorial;
  • Planejamento do calendário editorial;
  • Construção de personas;
  • Criação de conteúdo relevante no perfil das marcas;
  • Profundo domínio das redes sociais;
  • Análise de métricas relacionadas às postagens;
  • Interação com o público através de comentários e direct;
  • Uso de técnicas de SEO para redes sociais;
  • Conhecimento de estratégias para atrair público novo, aumentar o engajamento e gerar vendas; e
  • Criação de relatório de performance das mídias.

Na prática, são essas as atividades que um gestor de mídias sociais precisa fazer para aumentar a presença da marca e gerar conexão com seu público, além de ajudar a empresa a vender mais.

Para isso, é necessário um minucioso trabalho de organização do conteúdo que será publicado, produtividade para criar bons conteúdos e um olhar estratégico para enxergar quais pontos precisam ser corrigidos na gestão do perfil.

Quanto maior for o conhecimento estratégico do Social Media e quanto mais conteúdo de qualidade ele conseguir entregar para seus clientes, mais ele poderá cobrar pelo serviço.

Agora que você já sabe o que é um Social Media, vamos falar do que interessa: precificação.

 

Quanto um social media iniciante deve cobrar?

Quanto um social media iniciante deve cobrar? - O que é um Social Media

Antes de tudo, não existem regras oficiais que orientem quanto um social media deve cobrar pelos seus serviços. Portanto, você pode precificar de acordo com o que achar mais justo.

Existem, no entanto, alguns critérios que o Social Media pode utilizar na precificação do seu trabalho, fazendo o preço variar de serviço para serviço. Veja alguns a seguir:

Complexidade do assunto

Cada serviço de Social Media tem uma complexidade diferente; e isso se deve muito ao assunto que será abordado na produção de conteúdo.

Quanto mais complexo o conteúdo produzido para determinada marca, mais tempo será investido em pesquisa de mercado, público e conteúdo.

Pela lógica é fácil de entender que alguns assuntos são bem mais difíceis e complexos que outros, e isso impacta na dificuldade do trabalho.

Quando um assunto tem uma complexidade alta para o desenvolvimento do conteúdo, o trabalho de pesquisa precisa ser feito com muito mais tempo e precisão. Por isso, se há necessidade de mais trabalho, é justo que você cobre mais pelo seu serviço.

Se você ainda não sabe quais passos precisa seguir para se tornar um social media mais valorizado, criamos um artigo falando sobre o passo a passo para cuidar das mídias sociais dos seus clientes. Veja aqui!

 

Número de postagens

Outro fator que pode alterar a precificação do serviço é a quantidade de postagens que o cliente quer que seja feita.

Quantos posts, por exemplo, o cliente quer que seja publicado no Facebook ou no Instagram no período de um mês? Quantas postagens serão feitas todas as semanas?

O preço cobrado pode variar muito, de acordo com o que o cliente precisar.

Portanto, quando for passar o orçamento para o cliente, lembre-se de avaliar a quantidade de postagens que deverá ser produzida.

 

Urgência

Em quanto tempo o cliente quer que as publicações estejam prontas?

Dependendo do prazo que seu cliente lhe der para fazer e entregar os trabalhos, é preciso avaliar quanto esforço você vai precisar fazer para entregar na data correta.

Deste modo, se você tiver que fazer muito trabalho em um curto período de tempo, vale a pena cobrar um pouco mais, já que, para dar conta do trabalho, você terá que priorizar esse cliente e deixar algum outro em segundo plano.

O fato é que, quanto mais rápido você fizer seu serviço, mais valorizado você será no mercado, vai começar a se destacar e vai poder cobrar mais que seus concorrentes.

        +DICA: Saiba tudo o que você precisa para fazer um Marketing Digital sem erros iniciantes neste artigo

Formatos das postagens

A variedade de postagens nas redes sociais são imensas, especialmente no Instagram. Só nessa rede social, existem vários formatos, como: reels, carrossel, imagem estática, IGTV e posts em vídeo.

Algumas formas de postagens são mais fáceis de serem feitas do que outras.

Por exemplo: é mais simples criar um post de imagem estática com uma legenda abaixo, do que criar um carrossel com uma sequência de 10 imagens.

Esse é um dos principais motivos pelos quais o preço cobrado pelo trabalho pode variar muito, já que, quanto maior a complexidade, maior será o tempo para ser realizado. E, se você gasta mais tempo, deve cobrar mais.

Portanto, quando apresentar o orçamento, lembre-se de levar em conta quais formatos de posts o cliente deseja que o Social Media faça.

O Social Media não faz apenas alguns posts legais, mas gera um grande resultado para o cliente, com envolvimento, engajamento e vendas para a marca. Se você quer se aprofundar e saber como oferecer tudo isso ao seu cliente, conheça o Kit de Mídias Sociais e aprenda com os melhores.

 

Quais caminhos existem dentro da Gestão de Mídias Sociais?

Quais caminhos existem dentro da Gestão de Mídias Sociais? - O que é um Social Media

Você já descobriu muitas coisas sobre o que é um Social Media, o que ele faz e como se deve precificar esse serviço.

Agora, veja alguns dos caminhos que o Social Media pode seguir para conseguir boas oportunidades de trabalho e se destacar:

 

1. Trabalhar em agência de lançamentos

Um dos mercados que mais cresce no digital é o mercado de lançamentos.

Inúmeros especialistas, nos mais variados assuntos, utilizam como estratégia de marketing digital o lançamento digital para vender produtos digitais, tais como: cursos, mentorias, webinários, workshops, e-books, etc.

Existem várias estratégias digitais para campanhas de vendas usando as mídias sociais, e quem domina estas estratégias consegue se diferenciar ainda mais e aumentar os resultados de um lançamento.

Lançamento digital nada mais é que uma campanha de vendas que tem por objetivo lançar um produto/serviço na internet por um tempo limitado de compra.

Algumas agências de marketing se especializaram na execução destas campanhas de vendas, e faturam todos os meses de 6 a 8 dígitos de reais.

E por que essa é uma porta para o trabalho de social media?

A maioria dos lançamentos são feitos através das redes sociais, com postagens diárias e anúncios frequentes.

Além do trabalho de copywriting, gestão de tráfego, estratégia digital, é preciso ter alguém na equipe da agência para fazer as postagens no perfil do especialista.

É aqui que está a oportunidade de trabalho para o Social Media, que fica responsável pela criação de postagens relacionadas ao lançamento, trabalhando em conjunto com toda a equipe da agência.

 

2. Trabalhar com agência de marketing

Em uma agência de marketing, o social media pode trabalhar com outros profissionais construindo a presença de várias marcas nas redes sociais.

A vantagem de trabalhar em uma agência de marketing é que você vai receber um valor fixo para cuidar das redes sociais dos clientes da agência.

Além disso, estas agências atendem empresas com foco em trabalhar o reconhecimento da marca e o relacionamento com o público, e por isso atendem a maior parte das empresas do mercado.

Ou seja: estas agências recebem muita demanda de trabalho, e estão dispostas a contratar bons gestores de redes sociais para manter as mídias sociais funcionando e gerando visibilidade.

 

3. Trabalhar em uma empresa

Trabalhar em uma empresa - O que é um Social Media

Outra forma de conseguir trabalho na gestão de mídias sociais é sendo contratado como social media de alguma empresa específica.

Neste caso, você vai trabalhar exclusivamente cuidando dos perfis da empresa, sendo recompensado mensalmente com um salário.

Segundo o site Glassdoor, a média salarial de um Social Media está em R$2.089,00.

No entanto, dependendo das especialidades do Social Media e da marca que o contratar, esse valor pode ultrapassar a casa dos R$4.000,00.

 

4. Ser freelancer

Outro caminho que o Social Media pode escolher seguir é trabalhar como profissional freelancer.

Mas o que é um Social Media freelancer?

O Social Media freelancer é aquele que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício com outras empresas ou agências.

Neste caso, você, como freelancer, pode trabalhar com os clientes que preferir, cobrando por projeto. Alguns dos melhores canais para prospectar seus clientes são:

  • Redes Sociais: você pode conseguir serviços abordando diferentes perfis através do Instagram, Facebook ou LinkedIn.
  • Sites de serviço freelance: você também pode utilizar sites de serviço freelance para prospectar novos clientes, como: Workana, GetNinjas e 99freelas.

 

Quais os principais hábitos de um Social Media?

Quais os principais hábitos de um Social Media? - O que é um Social Media

Não adianta saber apenas o que é um Social Media e quais as suas habilidades. Se você deseja se destacar e ser reconhecido como um bom Social Media, precisa cultivar hábitos que poucos profissionais souberam desenvolver nos dias de hoje.

No livro “As Competências da Pessoas” do Cláudio Queiroz, ele fala sobre as 16 competências que as pessoas devem identificar e potencializar para desenvolver seus talentos, porém nós separamos os principais hábitos para quem quer ser um bom Social Media.

Será que você tem esses hábitos? Confira abaixo quais são:

 

Foco

Justamente por trabalhar com ferramentas que causam muitas distrações, o Social Media precisa ser uma pessoa extremamente focada.

Seu foco é essencial para a criação de conteúdo e, principalmente, para as pesquisas que precisa fazer.

Em meio a tantos anúncios, vídeos e carrosséis chamativos pelas redes sociais, as chances de procrastinar e se distrair enquanto trabalha são enormes.

Portanto, se você quer trabalhar com mídias sociais, não se deixe levar pelas distrações e busque sempre desenvolver o seu foco.

Organização

Um social media desorganizado dificilmente vai se destacar como um bom profissional. Por isso é tão importante manter um planejamento de maneira organizada.

Criar linha editorial, planejar calendário de post, fazer planilhas com dados para fazer análises de métricas, anotar tarefas… tudo isso faz parte da rotina de um Social Media.

Então, saiba: para gerir uma ou várias redes sociais ao mesmo tempo, você precisa ser organizado.

Para te auxiliar nesse processo, veja algumas ferramentas que podem te ajudar:

  • Trello;
  • Asana;
  • Evernote;
  • Google Agenda; e
  • Dropbox.

 

Agilidade

Agilidade - O que é um Social Media

Apenas um Social Media proativo consegue se destacar e ganhar bem. Ele precisa ser ágil em vários aspectos do seu trabalho.

Na rotina de Social Media, você vai precisar criar grandes quantidades de conteúdos, com textos e imagens de qualidade, responder comentários e mensagens no direct e, também, analisar as métricas dos perfis que administra.

Se você demorar muito nestas tarefas, não vai conseguir dar conta de outros clientes, e isso pode fazer de você um social media que ganha pouco.

Portanto, trabalhando com agilidade e rapidez, o Social Media você vai conseguir novos clientes, podendo faturar ainda mais no fim do mês.

 

Interesse em aprender

As mídias sociais estão em constante mudança. Com bastante frequência, as políticas e os algoritmos de cada plataforma mudam, muitas vezes pegando de surpresa as pessoas que trabalham com redes sociais.

Não só isso, mas as redes sociais estão sempre trazendo novas tendências, com novos tipos de formatos de posts e ferramentas cada vez mais inovadoras.

Com tantas alterações acontecendo no mundo das redes sociais, o Social Media precisa estar antenado para as novidades, buscando sempre aprender com as mudanças e encontrando formas de utilizá-las ao seu favor.

O único modo de conseguir acompanhar as novidades é com um interesse muito forte de aprender todos os dias, buscando constantemente novas informações úteis e profundas, seja em blogs ou livros.

Conhecimento é a chave para se destacar no mercado digital rapidamente, por isso, se você quer aprender as bases das redes sociais e aprender o que é um Social Media na prática, clique aqui e conheça o KIT de Mídias Sociais.

 

Precisa de faculdade? Como começar?

Após saber o que é um Social Media e onde encontrar serviços na área, a pergunta que fica é: precisa cursar alguma faculdade?

Para ser Social Media você não precisa ter cursado qualquer faculdade. Você precisa apenas estudar e se especializar com os melhores livros e conteúdos, conhecendo profundamente o Marketing Digital e o funcionamento das Redes Sociais.

O estudo das Redes Sociais abrirá a sua mente para as diversas possibilidades que existem de usar as mídias para engajar, criar relacionamento com o público e aumentar a presença da marca, impactando diretamente nas vendas das empresas.

“E onde eu adquiro esse conhecimento todo?”.

Muito simples! Aqui na DVS Editora nós separamos livros direcionados para os nossos leitores e indicamos os mais apropriados de acordo com o seu interesse.

Se o seu interesse é entender sobre o mundo das redes sociais, sabendo com profundidade o que é um Social Media e como aplicar as melhores estratégias de marketing no seu trabalho…

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