Copywriting

Quais os melhores copywriters do Brasil e como você pode aprender com eles

Sobre o que vamos falar?

  • O marketing digital possibilitou a ascensão de uma série de novas carreiras e possibilidades totalmente online e da própria casa dos profissionais, e, entre elas, a do copywriting.
  • E o Brasil, com diversas escolas, cursos, e mestres da técnica e da arte do copywriting, tornou-se um centro de novos profissionais, gerando uma ampla procura pelos melhores copywriters do Brasil.
  • Além disso, você também vai aprender quais são as principais habilidades que estão presentes na carreira de uma verdadeira empreendedora de sucesso e que fazem qualquer uma se destacar no mercado.
  • Para ajudar você a criar uma excelente comunicação e utilizar o seu instagram como uma máquina de vendas, separamos o livro da Júlia Munhoz: Instagram Para Negócios. Confira clicando no botão abaixo:

Adquira o Kit de Copywriting

 

Com a difusão da internet entre todas as camadas da população, dos mais jovens aos mais velhos, dos mais pobres aos mais ricos, abriu-se um mercado vastíssimo cheio de possibilidades.

Ao passo que muitas profissões foram extintas com a difusão da internet, surgiram não apenas novas profissões, mas novas áreas de atuação, como o Marketing Digital. Uma das profissões mais conhecidas nesse nicho é a de copywriter.

Então, se você quer conhecer os melhores copywriters do Brasil, se inspirar com seus trabalhos, aprender lições valiosas sobre essa incrível profissão, continue lendo este artigo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

O que faz um copywriter?

O que faz um copywriter?

É função do copywriter a criação de mensagens publicitárias sempre fiéis à voz do cliente. Entenda aqui voz como a forma como esse cliente, seja ele uma pessoa física seja uma empresa, deseja ser vista pelo seu público.

E em que consiste uma mensagem publicitária, senão na técnica de levar uma pessoa a realizar uma determinada ação, seja ela comprar um produto, assistir um vídeo, ler uma determinada publicação?

Sendo assim, podemos resumir o trabalho do copywriter como a arte de convencer as pessoas mesmo que de maneira implícita e muitas vezes sutil, a tomar uma determinada decisão.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

 

Por mais que existam sim técnicas de persuasão que você pode aprender com este Kit de livros de Persuasão,  ou cursos que prometem tornar a sua expressão mais persuasiva, existe uma parte desse trabalho que não tem nada de técnico, eu me refiro à criação.

Certas palavras que quando usadas da maneira correta, com as fontes e cores corretas, ajudam a despertar no leitor determinadas sensações, se apenas isso bastasse para criar um texto publicitário de sucesso, qualquer um poderia fazê-lo decorando uma série de regrinhas.

Para que uma copy seja efetiva, ou seja, para que ela convença as pessoas a realizar determinada ação, é preciso que ela fuja do habitual, é preciso que ela chame a atenção das pessoas não só pelo arranjo técnico das palavras, mas pela sua originalidade.

Essa originalidade só se conquista com uma mente criativa, e só podemos ter uma mente criativa se tivermos uma imaginação fértil. As formas de estimular nossa imaginação são muitas e com uma breve pesquisa na internet você consegue encontrar muitos métodos.

 

Melhores copywriters do Brasil

Melhores copywriters do Brasil

Apesar de se tratar de uma profissão relativamente nova, pelo menos em nossas terras, já existem copywriters modelo, pessoas que se destacaram nesse mercado em que todo aspirante deveria se inspirar e seguir seus exemplos.

Os melhores copywriters do Brasil são:

Paulo Maccedo

Nascido em Belford Roxo, na periferia do Rio de Janeiro, onde viveu até a adolescência. Desde muito cedo, Paulo era um menino inquieto e tinha dificuldades com os estudos formais.

Com o passar do tempo começou a pegar gosto pela escrita nas aulas de língua portuguesa e literatura, até que no colegial alguns de seus textos foram escolhidos para uma coletânea escolar.

Depois de se formar na escola começou a trabalhar como vendedor e pouco tempo depois graças ao seu bom desempenho acabou se tornando sócio da empresa em que trabalhava.

Foi da união desses dois dons, da escrita e da venda, que nasceu o Paulo copywriter, que hoje é um dos melhores copywriters do Brasil e um dos mais requisitados no mercado.

Paulo é ainda autor de alguns dos principais best-sellers sobre copywriting em língua portuguesa, a saber:

 

Marcelo Braggion

A vida de Marcelo como copywriter começou em 2013, quando num momento de dificuldades financeiras acabou aceitando o trabalho de copywriter (mesmo sem saber o que era isso) e já nos seus primeiros trabalhos obteve ótimos resultados.

Hoje Marcelo é sócio proprietário da MR Lançamentos, agência gigantesca que já faturou mais de duzentos milhões de reais prestando serviço para o Estadão, Empiricus, IBC, Eleven entre muitas outras empresas.

Gustavo Ferreira

Fundador da Copycon, Gustavo também é especialista na criação de funil de vendas. Conceito importantíssimo no mundo do marketing digital e que consiste em saber direcionar um determinado conteúdo para diferentes setores do seu público.

Trabalha prestando consultoria a empresas identificando as oportunidades estratégicas em seus respectivos nichos com o objetivo de alavancar suas vendas. Gustavo não se restringe a criar mensagens de vendas para a internet, como banners etc.

Defende que o copywriter de sucesso não deve se limitar apenas à criação de mensagens publicitárias para a internet, mas deve produzir para os mais diversos nichos como roteiros de telefone e vendas de empresas para outras empresas.

É importante dizer que, assim como Paulo Maccedo, Gustavo Ferreira é também autor de livros e, pela DVS Editora, já publicou livros muito importantes e que realmente ajudam copywriters iniciantes a decolarem na carreira.

Alguns de seus principais trabalhos e o que o faz figurar entre os melhores copywriters do Brasil, são:

Roberto Altenhofen

Roberto foi peça chave num momento em que a empresa em que trabalhava estava passando por um momento muito difícil.

Essa empresa vende cursos sobre investimentos e o que a salvou da falência foi a inventividade de Roberto, juntamente com seus colegas é claro, de vender uma coisa que até então pouquíssimas pessoas estavam interessadas.

Apesar de hoje cursos que prometem te ensinar a investir estarem super na moda e muitas pessoas estarem ganhando rios de dinheiro com isso, há não muito tempo atrás não era uma tarefa muito fácil convencer as pessoas de que educação financeira importava para alguma coisa.

Foi no copywriting que Roberto e seus parceiros encontraram a saída para fazer justamente aquilo que expliquei anteriormente, convencer as pessoas a tomar uma determinada ação, que nesse caso era comprar o curso de investimento.

Conrado Adolpho

Pioneiro do marketing digital, enquanto todos estavam comemorando o pentacampeonato mundial da seleção brasileira, Conrado estava começando a falar sobre marketing digital.

Hoje Marketing digital pode parecer carne de vaca, ou seja, uma coisa muito comum que ouvimos falar o tempo todo. Mas imagine isso há 20 anos atrás e com certeza notará o quão visionária foi a atitude de Conrado.

Ainda em 2002, as pessoas ainda tinham o costume de se informar apenas pelos órgãos tradicionais de mídia (mídia impressa, rádio e tv) e as pessoas ainda nem pensavam em fazer compras pela internet.

Conrado mesmo se define como um dinossauro do Marketing Digital, porém se recusa a ser extinto, procurando sempre se atualizar mantendo viva essa habilidade de prever os próximos “movimentos” do mercado.

 

Paulo Fasanella

Paulo é formado em técnico em eletrônica e desde muito novo estava decidido a não fazer faculdade, não por falta de amor aos estudos, muito pelo contrário.

Mas por não conseguir se imaginar fazendo a mesma coisa para sempre sem jamais tentar coisas novas. Paulo entendia que a faculdade representava uma âncora que o prenderia para sempre a um determinado ofício.

Além disso, Paulo percebeu que aquilo que ele era realmente chamado a fazer, não poderia ser aprendido da maneira convencional, por meio de graduações, mas por tentativa e erro, se jogando de cabeça no mercado tentando oferecer o seu serviço e agregar valor à vida das pessoas.

Paulo sempre entendeu que a estabilidade e a segurança não passam de uma ilusão. Hoje é Head de Copy da maior instituição de coaching do mundo (Febracis). Paulo Fasanella já atuou em mais de 80 lançamentos e mais de 10 nichos diferentes nos últimos 4 anos, gerando mais de 120 milhões de reais em vendas.

Roberta Santos

Entre seus 15 e 16 anos Roberta passou por aquele período de angústia que a maioria dos jovens passaram, de não saber afinal o que fariam de suas vidas na esfera profissional.

Por ter nascido e crescido na baixada santista, as áreas que sua região lhe oferecia para trabalhar eram na indústria e alguns serviços do setor portuário.

Apesar de ter crescido numa região como essa e da pressão dos pais para arrumar um emprego numa fábrica e trabalhar lá pelo resto de sua vida, Roberta se tornou professora de ballet para adultos ainda muito jovem.

Passa um tempo e Roberta precisa juntar um dinheiro para fazer um intercâmbio para realizar o seu sonho de deixar de ser “avançada” no inglês e se tornar fluente. Um amigo lhe deu o sábio conselho de vender aulas de inglês na internet.

Essa ideia pareceu um tanto absurda para ela no início porque ela não conhecia ninguém que teria dinheiro para gastar algumas dezenas de reais em aulas online, coisa que hoje em dia é super normal mas que antigamente parecia inverossímil.

Foi aí que Roberta entrou no mundo do copywriting. Era ela quem criava as mensagens publicitárias para suas aulas.

Roberta Santos é sócia fundadora de uma agência/escola de marketing digital que já ajudou milhares de pessoas com suas palestras e workshops.

 

O que você pode aprender com eles?

O que você pode aprender com eles?

Se você prestar atenção na trajetória de todos esses monstros do copywriting nacional, perceberá que existe uma constante na vida de todos eles, que é a coragem de se arriscar mesmo quando todos estão te aconselhando a optar pela segurança e pela estabilidade.

Todos eles começaram a oferecer um serviço que nem mesmo eles sabiam qual nome dar, nem mesmo eles sabiam quando encontrariam um público pré disposto a contratar o seu serviço.

Entendo que mais do que as técnicas de vendas na internet, a histórias de cada uma dessas pessoas nos mostra que apenas o trabalho e o esforço constantes podem nos tornar bem sucedidos.

 

Como aprender Copywriting com esses mestres?

Como aprender Copywriting com esses mestres?

Na internet, você encontrará centenas de cursos, lives, escolas e métodos para ser um dos melhores copywriters do Brasil, mas, como diz aquela frase popular, nem tudo que reluz é ouro, não é mesmo?

Para ser um dos melhores copywriters do Brasil e aprender com eles também, segui-los, principalmente em suas redes sociais, mas igualmente em palestras, eventos e vídeos é um primeiro passo no caminho para o sucesso.

Contudo, você também pode aprender de forma muito rica e com muita profundidade e sem ter de vender seus bens para comprar um curso ou esperar até a próxima década para poder se especializar.

 

Aprenda copywriting direto da fonte com esses livros

Aprenda copywriting direto da fonte com esses livros

Pensando em fornecer não só o melhor – as “palavras-chave” – do copywriting, mas em uma coleção organizada e contendo justamente os melhores copywriters do Brasil, a DVS Editora preparou o Kit Copywriting.

Com dois livros de Gustavo Ferreira, um do Natanael Oliveira e mais um do Paulo Maccedo, o Kit Copywriting tem tudo que você precisa para dominar a arte da redação persuasiva – sem meias-palavras, enrolação ou engodo, indo direto ao ponto para você aprender e praticar.

Veja os livros que estão presentes no Kit Copywriting:

Mas atenção: o Kit Copywriting é uma oportunidade limitada, com poucos disponíveis em estoque. Clique no link abaixo e garanta já o seu Kit com 4 livros e aprenda a ser um de os melhores copywriters do Brasil!

Compre o Kit Copywriting

Artigos relacionados
CopywritingMarketing DigitalPosts Superiores

Os impactos reais do ChatGPT no marketing digital

Apesar de suas limitações, o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para profissionais de…
Saiba Mais
CopywritingMarketing de Conteúdo

Diferenças essenciais entre Marketing Direto e Marketing de Conteúdo

O Marketing Direto envolve técnicas e estratégias focadas na venda direta de um produto ou…
Saiba Mais
Copywriting

Copywriter Profissional: Como desenvolver suas habilidades e prosperar no mercado

Sobre o que vamos falar? O copywriter é a profissão mais badalada do marketing digital e existe…
Saiba Mais