Storytelling

Exemplos de storytelling para engajar o seu conteúdo

Sobre o que vamos falar?

  • A habilidade de contar histórias funciona até hoje, por isso você deveria aprender storytelling.
  • Neste artigo vamos explicar o porquê você deveria aprender a contar histórias e sobre como você pode aplicar o storytelling no seu conteúdo para encantar, atrair e engajar sua audiência.
  • Além disso, vamos mostrar quatro exemplos de storytelling para você aplicar hoje mesmo no seu negócio e se diferenciar no seu mercado.
  • Quer dominar o storytelling e começar a se diferenciar do seu concorrente, engajar sua audiência com seu conteúdo e aumentar suas vendas? Clique no botão abaixo.

Descubra como Dominar o Storytelling!

De acordo com Seth Godin, o marketing hoje em dia não se trata mais dos produtos que vendemos, mas sim das histórias que contamos. Por isso o storytelling é uma das habilidades mais cobiçadas hoje em dia.

Se o Storytelling tem o poder para construir histórias que encantam, engajam e vendem mais, por que não usar essa mesma habilidade para produzir conteúdos incríveis?

É sobre isso que vamos abordar neste conteúdo. Vamos ensinar e mostrar um exemplo de storytelling, uma estrutura pronta, para você usar nos seus conteúdos, Você vai encantar sua audiência, aumentar seu engajamento e te diferenciar da sua concorrência.

Além disso, vamos te mostrar outros exemplos de storytelling para você usar em diversas situações — um deles vai ajudar a explodir suas vendas. Continue lendo para aprender e aplicar no seu negócio.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Veja os 4 exemplos de storytelling para engajar seu conteúdo

Veja os 4 exemplos de storytelling para engajar seu conteúdo

Se você acreditava que a habilidade de contar histórias se restringia somente aos filmes, livros, músicas e teatros. Você está redondamente enganado. Até mesmo o mundo dos games já entendeu como boas histórias são importantes para prender a atenção dos jogadores.

Veja alguns exemplos de storytelling que separamos para você. Alguns deles vão impactar a maneira como a sua marca interage com seus clientes e até mesmo no faturamento do seu negócio. Confira.

1. Storytelling no marketing.

A gente precisa parar de interromper as pessoas em seus interesses e ser o que elas estão interessadas — Craig Davis.

Como já mencionamos, a forma como o consumidor interage com a marca mudou. Ninguém suporta ser constantemente interrompido com anúncios, quase que saltando a tela. Mude a sua forma de apresentar sua empresa e de oferecer seus produtos, você precisa encantar primeiro.

Ícaro de Carvalho tem uma frase icônica: “marketing é transformar segundos em minutos”. Ou seja, é chamar a atenção do seu potencial cliente por alguns segundos para levar ele a um ambiente em que você — e somente você — terá a atenção dele por alguns minutos.

Como já perguntei aqui antes: você conhece uma maneira melhor do que uma boa história para chamar a atenção do seu cliente? E a resposta também é a mesma, definitivamente não.
Quer saber como aplicar esse exemplo de storytelling? Criamos um conteúdo ensinando como você pode aplicar o storytelling no seu marketing.

2. Storytelling na gamificação.

Gamificação é uma estratégia que vem sendo utilizada por empresas para que, através de mecanismos de jogos, seus colaboradores adquiram novos hábitos e habilidades. Para manter os jogadores bem entretidos e engajados, o jogo precisa ter uma boa história.

+Dica: Quer saber como a gamificação aumenta a motivação no trabalho? Temos um conteúdo que fala sobre isso. Clique aqui para descobrir como.

3. Storytelling nas vendas.

Esse é um dos exemplos de storytelling mais importantes, pois mexe diretamente no faturamento e na receita do seu negócio. Veja como contar boas histórias pode impactar diretamente nas suas vendas e fazer você se diferenciar da concorrência.

Imagine o seguinte cenário. Você e seu concorrente vendem o mesmo produto e resolveram criar uma estratégia de email marketing para oferecer esse produto para a base de clientes de vocês.

Seu concorrente enviou um email promocional com todos os benefícios, qualidades e características do produto. Adicionou as formas de pagamento e usou uma estratégia de escassez — limitou a oferta por um período curto.

Você até mencionou as características do produto e as formas de pagamento, mas, diferentemente dele, ao invés de usar a escassez, você contou, através de uma boa história, como aquele produto poderia facilitar o dia a dia dele.

Qual email você acha que vendeu mais? Um email promocional empurrando mais um produto ou um email contando uma história de como aquele produto pode ajudar no dia a dia do seu cliente?

É óbvio que é importante mencionar as características e qualidades do produto, junto com as condições de pagamentos. Entretanto, a compra também é irracional, as emoções são importantes nas vendas.

4. Storytelling no conteúdo.

A única forma de vencer no marketing de conteúdo é fazer o seu leitor dizer: isso foi escrito especialmente para mim — Jaime Tuner.

Abra o seu instagram agora mesmo, vá até o seu perfil e veja quantas marcas você segue. Dessas que você segue, quais delas você realmente acompanha e engaja com os conteúdos?

Arriscamos chutar que você não segue nenhuma. E se você seguir uma ou duas, não engaja com nenhuma delas. Isso acontece porque elas só postam propaganda dos seus produtos, seus catálogos e lançamentos.

Se você quiser se diferenciar, precisa mudar essa comunicação fria e começar a emocionar seus clientes. Aplicando o storytelling no seu marketing de conteúdo você conseguirá, de forma muito mais fácil, se conectar com sua audiência e clientes.

Gostou desse exemplo de storytelling? No próximo tópico vamos mostrar como você pode aplicar essa habilidade no seu conteúdo.

 

Por que você deveria investir em histórias?

Por que você deveria investir em histórias?

A habilidade de contar histórias é milenar e funciona até hoje. Por isso você deveria aprender essa habilidade e começar a aplicá-la no seu negócio o quanto antes.

Agora, falando sobre o prisma de negócios, marketing e vendas. A forma como o consumidor compra e usa a internet mudou. As pessoas recebem diariamente entre 4 a 10 mil anúncios e ignoram mais de 90% deles.

O que os anunciantes fazem quando se deparam com essa informação? Investem mais e mais. Porém, de acordo com a palestra do Ícaro de Carvalho no TED, quanto mais somos bombardeados de propaganda, mais as ignoramos.

É por isso que o storytelling faz toda diferença. A especialista em marketing, Liliane Ferrari, disse: “As pessoas esquecem tudo, mas não esquecem quando você provoca uma emoção para elas”.

Existe algo que crie mais emoção nas pessoas do que boas histórias? Definitivamente, não. O storytelling vai muito além do que contar histórias, ele está mudando a forma como as empresas fazem negócios e vendem para o consumidor.

Agora que você já sabe o porquê deveria aprender e investir em boas histórias, confira agora alguns exemplos de storytelling para aplicar hoje mesmo no seu negócio.

Como usar o storytelling no seu conteúdo

Como usar o storytelling no seu conteúdo

O bom conteúdo é a única propaganda que faz o cliente voltar e pedir mais — Ícaro de Carvalho.

Aprenda a ser ouvido por sua audiência em meio a tanto barulho e briga por atenção, produzindo conteúdos que encantam. Veja agora um exemplo de storytelling para usar na construção do seu conteúdo:

Engajamento

Toda história precisa do seu personagem, com qualidades, defeitos e um cenário. Nesse momento você criará conexão com sua audiência mostrando o quanto seu personagem se parece com eles.

Além disso, você precisa reproduzir o cenário em que sua audiência se encontra. Portanto, leve em consideração o gênero, idade, localização, emprego, relacionamento afetivo e os gostos e costumes da sua audiência. Quanto mais semelhante com ele, melhor.

Conflito

Agora você precisa expor os problemas do personagem. Se você conhece muito bem a sua audiência, vai saber exatamente quais as dores e anseios deles. Além disso, você pode alertar sua audiência para problemas que eles ainda nem imaginaram que possam surgir.

Novamente, veja como todo desenrolar do conteúdo gera conexão com sua audiência. Afinal, o conteúdo é sobre eles e não sobre a sua empresa ou seu produto.

Tensão

Chegamos ao grande clímax do conteúdo. Neste momento você precisa mostrar para sua audiência como o desenrolar do conflito pode ser — e vai! — extremamente ruim para eles, caso eles não resolvam o problema.

Resolução e fechamento

Neste momento da história o personagem consegue achar a solução que estava procurando. Esse é o momento em que a audiência descobre a sua solução.

Existem duas formas de você usar essa etapa. Você pode entregar uma solução gratuita para um problema que sua audiência tem, ou oferecer uma solução paga como um produto, serviço, consultoria ou software.

Conexão

Hoje a experiência com as marcas têm um peso tão grande ou até maior do que o produto em si ou o serviço oferecido — Daniela Schermann.

Uma boa história mostra para seus clientes como sua empresa entende e se importa com eles. Isso gera conexão, empatia, respeito, cria defensores e divulgadores para sua marca.

Perceba que em momento algum, na estrutura narrativa acima, falamos sobre o quanto a sua empresa é boa ou a melhor do mercado. O bom storytelling é sobre o seu cliente. Sempre sobre o cliente.

Com todos esses exemplos de storytelling, fica fácil você aplicar não só no seu conteúdo, mas em várias áreas do seu negócio.

Agora, quer saber como dar o próximo passo e se tornar um expert em contar histórias? Confira o próximo tópico.

 

Transforme o seu conteúdo e engaje o seu público

Transforme o seu conteúdo e engaje o seu público

Gostou de todos esses exemplos de storytelling para aplicar no seu conteúdo e em várias áreas do seu negócio? É sempre sobre conseguir gerar mais conexão com sua audiência e seus clientes.

Agora você já sabe como aplicar storytelling no seu conteúdo e encantar, engajar e se conectar com sua audiência. Se diferencie da sua concorrência escrevendo boas histórias, mesmo que você nunca tenha feito isso antes.

Você não precisa ser publicitário, marqueteiro, copywriter, redator, jornalista e nem escritor. Qualquer pessoa pode aprender essa estratégia para criar histórias que emocionam, encorajam e fazem a diferença na vida das pessoas.

Quer saber como aplicar todos esses exemplos de storytelling no seu negócio e começar a se diferenciar do seu concorrente, engajar sua audiência com seu conteúdo e aumentar suas vendas? Clique no botão abaixo.

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Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais

Livros de Storytelling: Quais são os melhores livros sobre storytelling?

O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões.

Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas.

Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.

 

5 Lições de Storytelling – O Best-Seller

5 Lições de Storytelling - O Best-Seller

James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller.

O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller

 

5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia

Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos.

Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

 

5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas

Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além.

Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente.

Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado.

Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.

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Kit Storytelling

De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa.

Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas.

Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua.

Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:

  • 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller;
  • 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia;
  • 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Se você quer dominar o poder do storytelling e aprender como usá-lo para gerar mais vendas, adquira o nosso Kit de Storytelling.

Ao adquirir o Kit de Storytelling, você recebe diretamente na sua casa todos os três livros sobre storytelling que recomendamos no texto. Para isso, clique no botão abaixo:

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