Conheça a necessidade de ter uma abordagem estratégica clara, a importância de vender mais, a implementação de uma estratégia de Customer Success, o desenvolvimento contínuo da equipe e a mentalidade de pensar grande para a sua empresa crescer. Com os passos certos e uma mentalidade resiliente, é possível superar adversidades e garantir o crescimento sustentável do negócio. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Abordagem Estratégica: Ter uma estratégia clara é fundamental para guiar a empresa, especialmente em tempos de crise.
- Vendas como Base: Aumentar as vendas é essencial para manter o fluxo de caixa e garantir a sustentabilidade do negócio.
- Customer Success: Focar no sucesso do cliente pode gerar fidelidade e promover o crescimento contínuo da empresa.
- O nosso cérebro é programado para não lidar bem com mudanças. Isso reflete nas empresas Saiba como reverter isso a seu favor com o livro Programado Para Resistir
Crises sempre existiram e, por mais difíceis que elas possam ser, elas não são o fim da linha. Pelo contrário, uma empresa pode crescer mesmo em tempos difíceis.
Existem alguns princípios que, se forem seguidos com um pouco de esforço e resiliência, fazem as empresas crescerem mesmo quando estão diante das maiores adversidades e com o caixa mais fraco.
Assim, se você quiser saber como fazer sua empresa crescer mesmo em tempos difíceis e com grandes dificuldades, arriscando sua pele e tomando as melhores decisões para manter sua empresa bem, continue lendo este texto até o fim.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Como fazer sua empresa crescer: 5 Passos Simples
- Seja o líder que o negócio precisa
- Programando-se para resistir a tudo
Como fazer sua empresa crescer: 5 Passos Simples
Quem é empreendedor há algum tempo sabe que não dá para contar só com a sorte. Pois é isso que você faz quando espera que a sua empresa cresça apenas quando as coisas estiverem bem.
Você não pode evitar que as crises aconteçam, mas pode entender como fazer seu negócio crescer em meio a elas. Para isso, precisa seguir alguns passos, como os que vamos mostrar nas próximas linhas.
Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)
1 – Tenha uma abordagem estratégica
Você deve seguir este passo em qualquer contexto, mesmo que não seja um período difícil. Porém, em meio às crises, isto se torna ainda mais importante.
Na prática, ter uma estratégia significa saber onde você quer chegar e como você vai chegar. E, sejamos sinceros, guiar um negócio sem uma estratégia é um verdadeiro tiro no escuro.
Vale ressaltar que não basta apenas ter uma estratégia. Você precisa ter a estratégia certa, levando em consideração fatores específicos da sua empresa e do mercado em que ela atua.
Para isso, você precisa entender, entre outras coisas, qual é o ambiente de negócios da sua empresa. Só a partir disso você consegue definir uma abordagem adequada.
Infelizmente, poucas empresas fazem isso. A consequência é que, no Brasil, a maioria das empresas fecha nos primeiros 5 anos de existência.
Como fazer sua empresa crescer, ou pelo menos sobreviver, se você não tem sequer um plano? Uma abordagem estratégica é, antes de tudo, uma necessidade.
+Dica: Isto tudo você pode aprender no livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, de Martin Reeves, Knut Haanæs e Janmejaya Sinha. Clique aqui para conferir.
2 – Aprenda a vender mais
As vendas são a base de qualquer negócio. É por meio delas que o faturamento entra, dando mais “oxigênio” para que a empresa continue funcionando e aumentando suas capacidades.
Sem dúvidas, se você quer saber como fazer sua empresa crescer apesar de qualquer crise, precisa aprender a vender mais. Em qualquer empresa, vender é sempre uma prioridade.
Então, para saber como fazer seu negócio crescer, você precisa saber, também, como vender mais.
Existem algumas medidas que você pode adotar para isso, desde estudar bem o seu público alvo a explorar as oportunidades que os meios digitais oferecem para qualquer empresa, dentre outras.
3 – Crie uma estratégia de Customer Success
O Customer Success – que, em português, podemos traduzir como sucesso do cliente – é um tipo de estratégia, onde a satisfação do cliente é a maior prioridade da empresa. Mas como fazer seu negócio crescer com isso?
À primeira vista pode parecer uma daquelas conversas bonitinhas, que são usadas para enfeitar a imagem de uma empresa, sem apresentar muitos resultados. Mas é só à primeira vista.
Na verdade, o Customer Success foi o segredo para o sucesso de muitas das empresas mais valiosas e bem sucedidas do mundo atualmente.
Esse tipo de estratégia gera clientes fiéis e engajados que, além de sempre comprarem seus produtos ou serviços, indicam a sua empresa para amigos e familiares, trazendo mais clientes de forma praticamente gratuita.
Enquanto muitas empresas gastam montes de dinheiro para atrair clientes e realizar vendas, empresas que praticam Customer Success vendem várias vezes para os mesmos clientes e outros sem gastar praticamente nada.
+Dica: Entenda como criar uma estratégia de Customer Success que trará resultados sólidos dentro da sua empresa, confira o livro Customer Success: O Sucesso das Empresas Focadas no Cliente, de Hiram B. Damin. Clique aqui para adquirir.
4 – Desenvolva a sua equipe
Um erro grotesco que a maioria das empresas cometem, aqui no Brasil, é não desenvolver as habilidades dos seus colaboradores. As desculpas, para isso, são sempre a falta de tempo, dinheiro ou de outros recursos.
Mas estas desculpas só existem porque estas empresas não entendem que, ao desenvolver suas equipes, estão investindo em seu ativo mais valioso.
Os colaboradores não são apenas parte da empresa. Em certo sentido, eles são a empresa. Gerir e desenvolver os seus colaboradores é uma forma de buscar resultados melhores.
Desenvolver sua equipe pode refletir diretamente na velocidade de produção, na qualidade do atendimento e facilita a execução da estratégia ou da cultura que a empresa irá adotar.
Se está gostando deste artigo, leia mais sobre Empreendedorismo:
5 – Pense grande
Não adianta tentar descobrir como fazer sua empresa crescer em meio a crises se você não for crescer junto. Para colocar tudo isso em prática, você precisa ter mentalidade, pensar grande e refletir isso nas suas ações.
Entenda que, por mais que a empresa seja maior do que uma pessoa, é você quem está por trás de tudo. Querendo ou não, o que você pensa reflete nos resultados. Pensar grande é uma predisposição para ser grande.
A Apple, por exemplo, é muito maior do que o seu fundador, Steve Jobs. Mas, se Steve Jobs não tivesse a mentalidade que tinha, a empresa não chegaria onde chegou – ou sequer existiria.
+Dica: Se você quer entender quais são os 7 pilares das atitudes mentais e como eles podem te ajudar a fazer o que precisa ser feito para atingir seus objetivos, o livro Os Segredos das Mentes Extraordinárias, de Sulivan França. Clique aqui e confira.
Seja o líder que o negócio precisa
Nunca subestime a importância de um líder dentro de um negócio. Aquela visão de que o líder é apenas alguém que manda nos outros é típica de empresas medíocres, que tendem a estagnar ou a falir na primeira crise.
Verdade seja dita: em muitos casos, ter um bom líder salva a empresa. Parece simplista o que você está prestes a ler, mas o papel de um líder, em poucas palavras, é tornar as coisas melhores.
Ele melhora o desempenho da equipe, a produtividade, a qualidade do trabalho e do atendimento, cria conexão entre a empresa, seus colaboradores e seus clientes, e melhora tudo o mais que estiver ao seu alcance. É para isso que líderes servem.
Entender como fazer seu negócio crescer, em qualquer contexto, passa por entender como ser um bom líder. Sem um líder, a empresa não decola – e com um líder ruim, ela decola e tem grandes chances de cair.
+Dica: Um exemplo claro de como a liderança pode fazer muita diferença ao gerar conexão em uma empresa foi a Starbucks, sob o comando de Howard Schultz. E você pode tirar grandes lições disso lendo o best-seller mundial Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli. Clique aqui e confira.
Programando-se para resistir a tudo
Por último, precisamos falar sobre resiliência. Resiliência é a capacidade de lidar com crises e dificuldades sem perder o equilíbrio.
A resiliência é uma virtude que tanto você, quanto seu negócio, precisam ter. Você não pode controlar todos os acontecimentos externos.
Problemas sempre podem aparecer e crises sempre podem estourar. Mas isso não deve impedir que você atinja objetivos, como fazer sua empresa crescer, terminar uma faculdade ou qualquer que seja seu plano.
Todo mundo que queira construir alguma coisa na vida profissional ou pessoal, precisa desenvolver essa capacidade.
O que não é fácil, já que os problemas costumam influenciar as nossas emoções ao ponto de afetar a capacidade de pensar e de tomar decisões de forma racional.
Biologicamente, temos dificuldades em lidar com mudanças. Por mais que isso seja um mecanismo de sobrevivência do nosso cérebro, também pode ser uma grande fonte de auto sabotagem.
Mas como resolver isso e reverter essa dificuldade tão séria? Para isso, você pode contar com a ajuda da Neurociência.
No livro Programado Para Resistir: A Neurociência Explica Porque as Mudanças Falham e Um Novo Modelo para Impulsionar o Sucesso, a Dra. Bitt Andreatta traz uma explicação científica para isso.
Além de entender como e por quê isso acontece, ela apresenta um novo modelo que usa a neurociência a seu favor para atingir objetivos e lidar com mudanças da melhor forma possível. Clique no botão abaixo para adquirir o livro.
Quero Usar a Neurociência a Favor do Meu Sucesso
Compre o Guiados Pelo Encantamento
Kit Estratégia do Cliente
- Customer Success, de Hiram Damin;
- O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha;
- Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli;
- Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli.