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9 empresas que usaram a gamificação e conseguiram resultados extraordinários

A palavra gamificação (do inglês gamification) nos remete diretamente aos games. Por esta proximidade, as pessoas acreditam que ele seja um jogo de fato, ou uma metodologia que transforma tudo em um jogo.

Mas este é um termo que corresponde ao uso de mecanismos ou elementos de jogos, com o objetivo de resolver os problemas práticos e/ou de despertar engajamento entre um público específico, em um contexto fora de jogos.

A gamificação é um tipo de recurso que a empresa proporciona para seus funcionários. Esses recursos têm um modo único de ensinar, planejar e elaborar novas práticas, com objetivos alinhados para sua empresa.

Veja um exemplo simples de gamificação para entender melhor sobre o assunto

Imagina uma empresa com o seguinte problema:

  • Uma conversão baixa de clientes, por não ativar ou utilizar todas as potencialidades da ferramenta que vende.

Para mudar este cenário, a meta desta empresa deve ser:

  • Engajar mais os seus leads (contato qualificado), conduzindo a execução das ativações do sistema e, consequentemente, convertendo-os em clientes pagantes.

Agora, olhando para o outro lado, existe: a dificuldade em organizar as contas pessoais do mês. Essas são as dores do cliente da empresa, que têm como objetivo melhorar a organização das finanças.

Ou seja, pela análise dos dados, percebemos que as metas da empresa e do lead (que será o futuro jogador impulsionado pela gamificação) são bem diferentes…

Mas se você conseguir uni-las da forma correta, de maneira atrativa e lúdica, terá a resolução do problema dos dois.

Continue a leitura e veja como a gamificação vai funcionar para garantir resultados extraordinários em sua empresa, além, é claro, de conhecer 9 empresas que tiveram sucesso com esta técnica.

A gamificação como estratégia de sucesso

Assim como toda estratégia de marketing, a gamificação precisa ser elaborada, planejada e colocada em prática, ao mesmo tempo em que é alinhada aos objetivos da sua empresa.

Para isso, é importante conhecer o público-alvo muito bem, além de saber como superar as suas expectativas.

Para ter um projeto de sucesso, você vai precisar:

  1. Definir o resultado que deseja;
  2. Os recursos e processos que têm necessidade de ser gamificados;
  3. As ferramentas que você vai precisar integrar ou desenvolver para essa finalidade.

A integração de sistemas é importante para capturar o comportamento e registrar feedbacks dos seus “jogadores” (que podem ser potenciais clientes ou colaboradores da empresa).

Mas adotar essa estratégia também envolve novas práticas de relacionamento entre compradores e colaboradores

Todo jogo precisa ter regras, certo? Da mesma maneira, esse recurso precisa de monitoramento dos resultados atingidos. Isso é necessário para que você ajuste as ações e providencie frequentes melhorias.

Como você viu, a gamificação pode proporcionar um  grande e significativo impacto nos negócios.

Além disso, é possível engajar clientes ou colaboradores de forma mais profunda. Isso pode tornar sua marca mais atraente, pelo fato de proporcionar melhores experiências a todos os níveis da organização e inspirar essas pessoas.

Como funciona a gamificação e qual a importância dela para você?

gamificação 2

A gamificação nada mais é do que uma estratégia de interação entre sua empresa e o público-alvo, ou entre os colaboradores.

Ou seja, esse recurso utiliza os games, por uma plataforma de gamificação, deixando um produto, serviço ou treinamento tradicional, mais atrativo.

Para ficar mais fácil de entender, imagine que você é responsável por um garotinho que odeia escovar os dentes.

Sabendo que isso acontece frequentemente em várias famílias, algumas empresas que usam gamificação lançam uma escova diferente do comum:

A escova interage com a criança à medida que ela vai fazendo a limpeza, avisando se a escovação está correta ou não.

Ou seja: o seu filho recebe incentivos para “completar a prova” até o final, podendo ganhar pontos ou uma recompensa pela participação.

Percebeu a sedução que o recurso oferece para o seu negócio? No mundo corporativo, a gamificação é usada em duas situações:

  1. Para aumentar o envolvimento da sua empresa com os clientes;
  2. Para melhorar significativamente o desempenho dos funcionários na sua empresa.

9 empresas que usaram a gamificação e conseguiram resultados extraordinários

1. Aetna

O grupo Aetna adotou um tipo jogo com o objetivo de ajudar colaboradores e clientes a adotarem hábitos mais saudáveis.

O jogo ajuda no gerenciamento de melhores condições físicas, além de dar dicas de alimentação, e ainda mostrar o caminho para outros cuidados diários importantes.

2. Devhub

Este é um site feito especialmente para desenvolvedores web, que acrescentou uma estratégia de gamificação na plataforma com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.

Depois de adotar essa estratégia de games, o percentual de conversões aumentou de 10 para 80 por cento.

3. Engine Yard

A Engine conseguiu aumentar as respostas de atendimento ao cliente em 40 por cento.

Mas isso só aconteceu depois que ela adotou a estratégia de gamificação, que pôde expor o tempo de resposta em tempo real dos melhores líderes.

4. Popchips

A empresa tem usado os games para personalizar sua publicidade móvel. Ou seja, superou a resistência dos usuários que existiam em relação aos anúncios em smartphones, computadores e tablets.

5. Nike

Como líder no segmento de artigos esportivos, ela é mais uma das empresas que usa a gamificação para resultados extraordinários.

Como estratégia, a Nike construiu uma plataforma chamada Nike Plus. O objetivo é engajar os fãs do mundo fitness, levando os treinos para um nível mais profissional.

6. Gerdau

Este grupo, empresa siderúrgica brasileira, é umas das organizações que usa gamificação, aderindo um programa de capacitação de pessoal, usando óculos de realidade virtual.

Ou seja: todo o “treinamento teórico” ou “tradicional” foi substituído por jogos interativos de conhecimento.

7. Deloitte

A Deloitte, empresa multinacional, também trocou o treinamento tradicional pela gamificação. Em outras palavras: os clientes, agora, podem fazer cursos interativos pela internet.

Desde essa implantação do novo e mais atual modelo, a Deloitte conseguiu um aumento de 47% de tráfego em seu site.

8. Quirky

A Quirky é uma empresa que promove ideias, inspirando o desenvolvimento de novos produtos ou serviços através da plataforma de e-commerce.

E é claro que uma empresa com tamanha inovação não poderia ficar de fora da gamification.

9. Microsoft

Já a utilização da gamificação na Microsoft é focada nos colaboradores para elevar todos os resultados da empresa.

O sistema da Microsoft ajuda equipes de testes a encontrar as falhas nas traduções, em várias telas, que contém centenas de línguas dos softwares da organização.

Com todos estes exemplos de sucesso, você vai ficar de fora dessa?

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Se você está cansado dos mesmos resultados na sua empresa e precisa dar um “up” nos resultados, está na hora de revolucionar todas as áreas da sua empresa.

Já sabe como colocar em prática esses jogos e quais são os mais indicados para o seu negócio?

Se você quer descobrir a fundo como ter resultados extraordinários com a gamification, entre aqui e conheça os melhores guias para aplicar esta técnica poderosa no seu negócio.

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