Sobre o que vamos falar?
- Se sua empresa tem objetivos reais de crescer e ter bom desempenho, precisa investir em qualificação profissional.
- A maioria das empresas brasileiras não sabem a importância disso, mas sofrem com as consequências de não saber.
- Empresas que investem em qualificação têm colaboradores melhores e resultados melhores.
- Se você quer desenvolver sua capacidade de liderança, leia nosso Kit de Liderança, clicando no botão abaixo:
Um tema de extrema relevância e que a maioria das empresas brasileiras ignoram é a importância da capacitação profissional.
Mas não estamos falando da hora de contratar colaboradores capacitados e sim de capacitar os profissionais que a empresa já tem em seu quadro.
Pois, se você é empreendedor, certamente tem ou já ouviu queixas sobre a falta de mão de obra qualificada.
O que empresas médias ou pequenas não entendem é que elas precisam cuidar de parte da capacitação profissional de seus colaboradores. Neste artigo, vamos falar deste assunto e explicar por que isso faz tanta diferença. Fique com a gente e continue a leitura.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é capacitação profissional
- Qual a importância de capacitar seus colaboradores?
- Existe diferença entre capacitação e treinamento?
- Benefícios da capacitação profissional
- Por que investir em capacitação profissional?
- Kit Melhores Livros sobre Liderança
O que é capacitação profissional?
A capacitação profissional pode ser definida como o processo de ensinar ou formar uma pessoa para exercer uma atividade no trabalho. Costumamos separar dois tipos de capacitação profissional.
Primeiro, a capacitação técnica. Nesses casos, a pessoa é ensinada e preparada para exercer funções que exijam conhecimentos e formação estritamente técnica.
Habilidades técnicas são aquelas mais específicas de uma função ou profissão. Sem dúvidas, a maior característica dessas habilidades é que elas são restritas a quem tem realmente uma capacitação para exercê-las.
Os famosos cursos técnicos, assim como graduações, pós-graduações e demais formações podem ser utilizadas com esse objetivo.
Também existem capacitações voltadas para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como comunicação, liderança, trabalho em equipe e empatia. Desenvolver essas competências é essencial para o sucesso pessoal e profissional, contribuindo para a construção de relacionamentos saudáveis e para uma carreira promissora.
Por mais que a maioria das empresas do nosso país ignore a importância desse tipo de formação, o mercado de trabalho no Brasil e no mundo vem sofrendo com a falta de mão de obra qualificada e um dos motivos é a ausência de pessoas com perfil de líder e afins.
Mas esse é apenas um detalhe diante da real importância da capacitação profissional, como vamos explicar nas próximas linhas.
+Dica: Poucos livros abordam esse assunto de forma tão rica quanto As Competências das Pessoas, do professor Claudio Queiroz. Clique aqui para saber mais sobre o livro.
Qual a importância de capacitar seus colaboradores?
Bem, qual a importância de capacitar seus colaboradores? O que acontece na maioria absoluta das empresas brasileiras é o seguinte.
Imagine que uma empresa precisa de funcionários para exercer certas funções técnicas ou de liderança. A via natural para suprir essa necessidade é abrir vagas e procurar pessoas com formação teórica nas áreas que precisam, certo?
Mas aí entra uma grande queixa dos gestores e empreendedores especialmente aqui no Brasil. É o que chamamos de falta ou escassez de mão de obra qualificada. No caso, existem poucas pessoas realmente aptas a exercerem certas funções com qualidade.
Aliás, é até uma imprecisão dizer que isso é apenas uma queixa. O fenômeno da falta de mão de obra qualificada é uma crise real e que acontece no mundo todo. Diversas pesquisas apontam seus efeitos em negócios de todos os setores.
Uma destas pesquisas, inclusive, foi feita pela renomada consultoria ManpowerGroup e mostrou que o Brasil sofre mais com a falta de mão de obra qualificada que a média dos outros países.
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Então, quando falamos da falta de capacitação profissional, estamos falando de uma verdadeira dor de cabeça, que sabota o desempenho e os resultados das empresas.
O maior ativo que um negócio tem, em termos práticos, é a sua produção ou a qualidade da mesma. Quando você não tem pessoas capacitadas tanto para funções técnicas, quanto para funções de liderança, o crescimento da empresa está condenado a estagnar.
Só que o ponto mais relevante e que empreendedores brasileiros insistem em ignorar é que não adianta culpar as instituições de ensino, as faculdades, escolas ou até mesmo a cultura do nosso país.
Se esse problema dói no calo das empresas, é evidente que as empresas precisam resolvê-lo. A única possibilidade de fazer isso é levando a sério e investindo na capacitação profissional técnica e de liderança de seus colaboradores.
Em outras palavras, é necessário que as empresas, se realmente querem gerar trabalhos de qualidade e atingir grandes objetivos, qualifiquem os colaboradores que elas já têm em seu quadro.
Por isso, esse é assunto central deste artigo e você precisa ler e considerar tudo o que vamos abordar ao longo dele. Ah, e não confunda capacitação com treinamento são coisas diferentes, como vamos explicar nas próximas linhas.
+Dica: Outro erro que o empreendedor brasileiro comete é não entender sobre estratégia de negócios. O livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia pode fazer uma grande diferença. Clique aqui para saber mais.
Existe diferença entre capacitação e treinamento?
Pelo fato de, como já dissemos, muitas empresas brasileiras ignorarem a importância de capacitar seus colaboradores, é comum que se confunda uma capacitação profissional com um simples treinamento.
As duas coisas são igualmente importantes e precisam ser praticadas, mas não são a mesma coisa.
Capacitação
Uma capacitação é uma formação mais profunda, onde uma pessoa pode aprender a exercer certas funções técnicas do zero. Ou seja, a capacitação é o processo onde você realmente forma um profissional técnico.
Na prática, uma pessoa leiga em um determinado assunto, ao receber uma capacitação passa a ter conhecimentos e habilidades suficientes para dominar aquele assunto ao ponto de trabalhar na área.
São aqueles mesmo exemplo que falamos acima: cursos técnicos, graduações de ensino superior, pós-graduações, mestrados, doutorados, cursos de extensão ou especialização, etc.
Em essência, as capacitações tornam pessoas leigas em capazes de exercer funções técnicas ou específicas, que a maioria das outras pessoas não conseguem exercer.
Se está gostando deste artigo, leia mais sobre Liderança:
- 7 Melhores livros sobre liderança para líderes e empreendedores
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Treinamento
Já um treinamento, que é comum ver empresas fazendo, é algo diferente de uma capacitação. Um treinamento não é um processo tão profundo e completo, mas é algo prático e também muito necessário.
Em uma capacitação, o profissional é formado. Em um treinamento, você é aperfeiçoado para exercer uma função ou cumprir certas tarefas com mais qualidade.
Um treinamento não faz uma pessoa leiga se preparar para exercer uma função técnica. No entanto, ele é capaz de desenvolver as habilidades e qualidades de um profissional médio e torná-lo melhor na sua função.
O ideal é que um profissional técnico bem capacitado receba, depois de sua capacitação, um treinamento. Assim, os dois processos serão utilizados do jeito certo.
Benefícios da capacitação profissional
Diante de tudo isso que falamos, podemos enxergar o investimento em capacitação profissional como o único antídoto para a falta de mão de obra qualificada.
Inclusive, alguns empreendedores e gestores de pessoas costumam dizer que nunca existirá mão de obra qualificada no mercado.
Com isso, eles querem dizer que, se uma empresa quer ter colaboradores de qualidade e bom desempenho, precisam investir na capacitação profissional destes profissionais.
Querendo ou não, capacitar o seu colaborador é a única garantia de que ele terá competência para assumir os papéis que a sua empresa precisa.
Você pode discordar dessa “sentença” e acreditar que é possível achar uma boa quantidade de mão de obra qualificada sem precisar investir em capacitação. Mas não confunda esse otimismo com imprudência.
Afinal, se existe uma escassez real de profissionais qualificados, os profissionais que realmente têm a competência necessária tendem a ser bem mais disputados, o que os torna difíceis de serem encontrados.
Mesmo sendo otimista, você precisa assumir que encontrar ótimos profissionais nem sempre será uma tarefa fácil.
Agora, contratar profissionais medianos, que têm interesse real em melhorar, e capacitar esses profissionais torna sua empresa uma formadora de grandes profissionais.
Note como é uma evolução: a empresa deixa de ser uma caçadora de colaboradores qualificados e passa a cultivar esses colaboradores, de forma mais inteligente, eficaz e sustentável em um modelo de negócios.
+Dica: Além das habilidades técnicas, também existem as competências comportamentais. Leia nosso artigo sobre elas, clicando aqui.
Por que investir em capacitação profissional?
A grande verdade, por trás disso tudo, é que empresas limitadas e que não têm planos de crescer muito em médio e longo prazo, sempre serão “caçadoras” de talentos.
Elas perdem tempo procurando mão de obra qualificada e fazendo um rodízio de colaboradores, por contratarem e demitirem de forma constante. Não tem jeito, os negócios que fazem isso estão condenados a terem desempenhos e resultados medíocres.
Já as empresas que têm planos reais de crescimento e que se destacam pelo seus desempenhos e resultados, cultivam talentos, investindo o máximo possível na capacitação profissional de seus colaboradores.
Essa é a única forma de ter um controle real sobre a qualidade e o desempenho de seus colaboradores e é uma característica de negócios que crescem e que se destacam em seus setores.
Kit Melhores Livros sobre Liderança
Ignorar a importância da capacitação profissional é só um dos erros que as empresas brasileiras insistem em cometer. Esses erros tão comuns e que comprometem tanto nossas empresas são, quase sempre, fruto da falta de bons líderes.
Bons líderes são, dentre outras coisas, bons gestores de pessoas e bons tomadores de decisão. Infelizmente, poucas pessoas têm habilidade para liderar.
A boa notícia é que todo mundo pode desenvolver esse tipo de habilidade. Por isso, recomendamos boas leituras, como o nosso Kit Liderança, que reúne três livros indispensáveis:
- Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli;
- A Verdade Sobre o Talento, de Jacqueline Davies e Jeremy Kourdi;
- Grandes Decisões Sobre Pessoas, de Claudio Fernández-Aráoz.
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