Desenvolvimento de carreira

5 Atitudes que melhoram o ambiente profissional de qualquer empresa

Sobre o que vamos falar?

  • O ambiente profissional costuma ser um fator decisivo para a produtividade e motivação dos colaboradores. Trabalhar em um ambiente saudável e organizado é mais prazeroso e menos cansativo e reflete nos resultados.
  • Por outro lado, um ambiente ruim e desorganizado ou um líder muito negativo têm efeito contrário, deixando os colaboradores desanimados, desgastados e menos produtivos.
  • Por isso, listamos algumas atitudes que melhoram a qualidade do ambiente profissional e outras, que devem ser evitadas.
  • Por fim, explicamos que o Humor pode ser encarado como uma ciência, que pode ser muito útil para líderes em diversos contextos. Entenda como dominar a ciência do humor no livro Humor com Qualidade, Volume 2, clicando no botão:

Quero Dominar a Ciência do Humor Para Ser Um Líder Mais Inteligente

No ambiente profissional, a imagem que você passa para as outras pessoas é o que define a forma como elas vão se relacionar com você.

Nesse sentido, a ideia que as pessoas têm de você é o fator mais relevante – e com o qual você mais deveria se preocupar. E isso é construído a partir das suas atitudes.

No artigo de hoje, você vai entender como as suas atitudes no ambiente profissional vão moldando, aos poucos, a sua relação com as pessoas e influenciando a forma como a sua empresa funciona.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Quais são boas atitudes no ambiente de trabalho?

Quais são boas atitudes no ambiente de trabalho?

Dificilmente algum ambiente valoriza mais as boas atitudes quanto o ambiente profissional, pois é nele que elas costumam ter consequências mais claras e evidentes.

Quem tem boas atitudes tende a construir, ao longo do tempo, trabalhos bem feitos e que tenham valor real para a empresa em que atuam, para os seus colegas ou para os clientes dessa mesma empresa.

Confira, agora, algumas boas atitudes que você deveria adotar no seu ambiente profissional.

1. Respeite o espaço do outro

Uma regra fundamental é: respeitar, sempre, o espaço do outro. Se tem algo que algumas ciências, como a psicologia e a pedagogia, descobriram sobre o ser humano é que nós temos traços individuais e únicos.

A forma de uma pessoa raciocinar ou realizar uma atividade tende a ser extremamente diferente de outra pessoa. Em resumo, todos precisamos ter um espaço próprio, que deve ser respeitado.

Esse espaço não é necessariamente físico, mas emocional. Geralmente, críticas e pressões exageradas e desnecessárias são as formas mais comuns de desrespeitar o espaço alheio no ambiente profissional.

2. Se ofereça para ajudar

Se você fosse um líder ou dono de uma empresa, iria preferir um colaborador que só pensa no seu próprio interesse ou um que “joga para o time” e contribui para o crescimento de todos?

Não é à toa que são pessoas com esse perfil, que se oferecem para ajudar sempre que necessário, que costumam ser promovidas para cargos de liderança.

Ser alguém que se oferece para ajudar vai te tornar melhor, como profissional e como pessoa.

3. Seja gentil com as pessoas

É muito clichê, mas o ditado é verdade: gentileza gera gentileza. No ambiente profissional, a regra é a mesma.

Existem alguns fundamentos inconscientes, que estimulam as pessoas a tomarem decisões rápidas e praticamente sem pensarem muito. São os chamados gatilhos mentais.

E a reciprocidade, o ato de retribuir uma boa ação com outra boa ação é realmente um gatilho mental. Então, sim, se você for gentil com os outros, eles tendem a te retribuir de alguma forma.

+Dica: O copywriter Gustavo Ferreira explica o que são gatilhos mentais em seu livro Gatilhos Mentais. Clique aqui para conferir mais sobre o livro.

4. Incentive as pessoas da sua equipe

Outra atitude que também tem uma relação com liderança é o ato de incentivar seus colegas de equipe. Mais uma vez é aquela história, o colaborador que “joga para o time” tem mais preferência que o egoísta, que só prioriza seu próprio lado.

Juntando com outras atitudes, incentivar os colegas é uma característica comum de pessoas que exercem cargos de liderança.

+Dica: Falamos mais sobre liderança em nosso artigo Habilidades de Liderança Para Desenvolver Qualquer Pessoa. Clique aqui para ler.

5. Mantenha o ambiente organizado

Por último e não menos importante, você precisa ter cuidados com a organização e higiene do seu ambiente profissional.

Pessoas que bagunçam e sujam muito os ambientes em que ficam, além de serem irritantes para a maioria das pessoas, são associadas ao desleixo e a falta de cuidado pelo seu trabalho.

Seja alguém organizado e veja o contrário acontecer. As pessoas vão te ver como alguém cuidadoso e que tem respeito ao ambiente em que trabalha.

 

O que você não deve permitir no ambiente de trabalho

O que você não deve permitir no ambiente de trabalho

Por outro lado, também existem atitudes ruins, negativas, que não podem ser estimuladas ou permitidas em um ambiente profissional.

Essas atitudes atrapalham, de alguma forma, o funcionamento da empresa e, se repetidas muitas vezes, geram problemas sérios.

1. Deixar as coisas bagunçadas

Realmente, existem pessoas que são pouco organizadas e que têm as suas mesas, por exemplo, bagunçadas e cheias de coisas. Mas também existem pessoas que desorganizam ou sujam todo o ambiente profissional, inclusive.

É evidente que se isso for tolerado e repetido, a desorganização se torna um hábito comum dentro da empresa, originando diversos problemas, que atrapalham os processos internos e a produtividade coletiva.

2. Ser desrespeitoso com o seu colega

Atos de assédio moral, ofensas e falta de respeito são, em qualquer contexto, intoleráveis e precisam ser evitados ou corrigidos.

Apesar disso, não é raro encontrar casos em que o respeito não é regra em um ambiente profissional. Uma empresa saudável não permite que isso se torne rotina e procura educar seus colaboradores para evitar que aconteça.

3. Falar mal de alguém pelas costas

Um problema comum e que escancara a falta de ética e de respeito ao local de trabalho são as famosas “fofocas”, quando colaboradores falam mal de seus colegas pelas costas.

Fazer isso é um sinal claro de que a pessoa não leva o próprio trabalho a sério e, como dissemos, tem sérios problemas de ética.

Todo mundo precisa entender que o ambiente profissional não é lugar para resolver ou promover problemas pessoais e isso deve ser encarado como uma grave falta de ética e respeito ao trabalho.

4. Distrair as pessoas com conversa paralela

No ambiente profissional, o foco deve ser um dos princípios mais valorizados e observados por todos. Pessoas focadas são, obviamente, mais produtivas e isso deve ser levado a sério.

O excesso de conversas paralelas na hora errada é, sim, um problema. Especialmente em reuniões, mas também em outros momentos, essas distrações prejudicam a produtividade e facilitam que as pessoas esqueçam informações ou instruções que receberam.

Os colaboradores precisam entender isso e praticar mais o foco, para o seu próprio bem. Afinal, ao se distrair muito e esquecer algo importante, eles são os primeiros a serem prejudicados.

5. Chegar atrasado e descumprir prazos

Atrasos acontecem, assim como imprevistos. Isso não significa que eles devem ser uma regra e se repetir com frequência.

Culturalmente, o brasileiro tem menos rigidez com os próprios horários. Mas isso pode ser um problema sério. Se existem prazos e horários determinados, significa que alguém está contando que aquilo será cumprido.

Se alguém está contando com os prazos e horários, os atrasos podem atrapalhar muito essa pessoa. O pior é que isso muitas vezes acontece como uma reação em cadeia, prejudicando todo o processo da empresa.

Os prazos e horários não existem por acaso e, quando não são cumpridos, geram problemas.

 

Crie um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários

Crie um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários

Muito se fala, hoje, em melhorar o ambiente profissional, para torná-lo mais saudável e benéfico para os colaboradores.

Isso realmente é necessário. O ambiente influencia todo o comportamento inconsciente dos profissionais. Trabalhar em ambientes desorganizados, por exemplo, costuma ser mais cansativo e improdutivo.

O mesmo vale para ambientes “pesados”, em que as pessoas não se dão bem ou não se respeitam. Trabalhar sob esse desconforto também prejudica a produtividade e motivação dos colaboradores.

 

Recompense quem mantém o ambiente organizado

Recompense quem mantém o ambiente organizado

Construir um ambiente profissional mais saudável e organizado só é possível com a ajuda das pessoas que trabalham nesse ambiente.

Por isso, práticas como recompensar de alguma forma os colaboradores que mantêm o ambiente organizado os ajudam a entender a importância disso e os motivam a colocar em prática.

Converse sempre com o seu time para encontrar boas soluções

O ponto de vista que patrões, gerentes e líderes em geral têm, costumam ser diferentes do ponto de vista de outros colaboradores.

A razão para isso é simples: eles estão em posições e situações diferentes. É necessário entender isso e conversar diretamente com sua equipe para solucionar os problemas com relação ao ambiente.

Por serem mais “operacionais”, os colaboradores tendem a enxergar esses problemas de forma mais prática que seus líderes e, portanto, têm boas chances de apontarem as melhores soluções.

 

Saiba como não ser o chefe chato que ninguém gosta

Saiba como não ser o chefe chato que ninguém gosta

Por fim, vale ressaltar que aquele chefe chato e mal humorado também pode ser um problema. Ser liderado por uma pessoa negativa, que não evoca bons sentimentos será sempre desconfortável.

Ninguém trabalha feliz ou com muita vontade de ajudar a empresa assim. A principal função de um líder é gerar conexão entre os colaboradores e os objetivos da empresa. Líderes chatos não fazem isso.

Então, é inegável que um bom líder precisa desenvolver certas habilidades. Uma delas é dominar a ciência do bom humor.

O Humor, muito além de uma simples característica, pode ser visto como uma ciência, e pode ser usado de forma estratégica no ambiente de trabalho.

O escritor Vitor Michalka explica isso em seu livro Humor Com Qualidade – Volume 2. O livro ajuda a desenvolver uma certa sabedoria para lidar com diversos contextos de forma inteligente e bem humorada.

Temas como liderança, gestão de processos e de talentos, competitividade e empreendedorismo são abordados ao longo do livro. É uma leitura altamente recomendada para líderes e que você pode adquirir clicando no botão abaixo:

Quero Dominar a Ciência do Humor Para Ser Um Líder Mais Inteligente

Artigos relacionados
Desenvolvimento de carreira

Disciplina no trabalho: 7 segredos para atingir metas e objetivos

Entenda a importância da disciplina no trabalho e conhecer os sete segredos para atingir metas e…
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreiraDesenvolvimento Pessoal

Entenda o que são metas SMART e por que utilizá-las

As metas SMART são uma ferramenta de planejamento que ajuda a definir metas claras e alcançáveis.
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreira

Marketing pessoal: 6 dicas para construir uma boa autoimagem

Sobre o que vamos falar? O que é o marketing pessoal e como ele pode ser vantajoso para você…
Saiba Mais