Liderança

Como definir objetivos e metas empresariais do jeito certo?

Sobre o que vamos falar?

  • Definir metas e objetivos em uma empresa é uma tarefa mais importante do que muita gente imagina e precisa ser feita com cuidado, para serem vantajosas e realistas.
  • Metas muito fracas costumam dar prejuízo, enquanto metas exageradas não são atingidas e desmotivam toda a equipe. É preciso encontrar uma medida certa para isso.
  • Neste artigo, listamos algumas dicas que qualquer gerente ou empreendedor pode seguir para definir metas e objetivos empresariais que permitam a empresa crescer de verdade. Neste artigo, listamos algumas dicas que qualquer gerente ou empreendedor pode seguir para definir metas e objetivos empresariais que permitam a empresa crescer de verdade.
  • Também falamos sobre a habilidade de tomar grandes decisões, que diferencia grandes líderes dos demais. Quem ensina sobre isso é o consultor Claudio Fernández-Aráoz, no livro Grandes Decisões Sobre Pessoas.

Quero Aprender a Tomar Grandes Decisões Sobre Pessoas

Definir objetivos e metas empresariais é essencial para manter uma empresa competitiva e com boas chances de crescer no mercado.

Fazer isso do jeito certo pode deixar uma equipe engajada e cada vez mais competente. Isto se reflete em bons resultados e em um grande potencial de crescimento.

Então, se você quer saber como definir metas e objetivos para a sua empresa, como transmiti-las para seus funcionários e atingir o que você planejou, continue lendo este artigo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Como definir objetivos e metas da sua empresa em 6 passos

Como definir objetivos e metas da sua empresa em 6 passos

Definir objetivos e metas empresariais é uma tarefa importante e que pode definir o futuro de uma empresa. Afinal, os grandes objetivos são alcançados de forma progressiva.

Um traço comum entre grandes instituições, sejam empresas ou até países que se tornaram superpotências, é a escolha estratégica de metas e objetivos a curto e longo prazo.

Então não encare as metas e objetivos como obrigações que a empresa deve cumprir à força. Muito além disso, eles são o caminho para a grandeza do seu empreendimento. Confira alguns passos para defini-los da melhor forma possível.

1- Comece fazendo um Raio-X na sua empresa

Um dos maiores estrategistas da história, o general Sun Tzu, dizia que o primeiro passo para vencer é conhecer a si mesmo. Aqui, esta regra é absolutamente válida. Antes de definir qualquer objetivo, faça um Raio-X da sua empresa.

Entenda qual é a sua realidade. Sem isso, qualquer meta ou objetivo que você definir será um tiro no escuro. Ter uma meta fora da realidade vai desmotivar a sua equipe. E isso vale para metas muito fáceis e metas muito difíceis.

Liste quais são as vantagens e desvantagens que a empresa tem naquele momento e como cada uma delas pode afetar o desempenho final.

A concorrência, a experiência dos seus colaboradores, o momento do mercado, etc. Todos estes pontos influenciam os resultados e você deve entender quais são os riscos e oportunidades que eles oferecem.

2- Seja otimista mas mantenha os pés no chão

Ser otimista e realista ao mesmo tempo é o melhor que você faz. A maioria das suas ações são inconscientes e, sem que você perceba, repetem crenças que o seu cérebro entende como certas.

Se você for pessimista, sem perceber, vai se autossabotar aos poucos, porque o seu cérebro não acredita que as coisas vão dar certo. E, se você transmitir esse pessimismo aos seus colaboradores, os mesmo vai acontecer com eles.

Porém, você pode usar esse aspecto a seu favor, sendo otimista. Os dois passos para ser otimista são: ter interesse real em fazer as coisas darem certo e, sobretudo, ser realista.

Ao querer, de verdade, atingir os objetivos definidos, mas mantendo os pés no chão, você nutre um otimismo genuíno e saudável.

Esse otimismo realista te deixa em um estado emocional quase perfeito, onde você acredita plenamente que pode atingir o que definiu, ao mesmo tempo em que permanece prudente e com a cabeça dentro da realidade.

+Dica: Se você quer explorar o potencial do seu cérebro para atingir objetivos, recomendamos o livro Chi Mental: Estratégias de Sucesso Para Sua Vida Pessoal E Profissional, de Richard Israel e Vanda North. Clique aqui e confira.

3- Faça sua equipe participar da criação das metas e objetivos

Um passo importante, que muitos líderes ignoram na hora de definir objetivos e metas empresariais, é permitir que os colaboradores participem deste processo.

A verdade é que eles serão os responsáveis por alcançar o que for determinado. Ouví-los e definir tudo com a ajuda deles aumenta as chances de suas metas serem realistas e, portanto, possíveis de atingir.

Os colaboradores não devem ser vistos apenas como engrenagens, girando para realizar tarefas que alguém definiu. Eles são a sua empresa e devem ajudar a definir os objetivos e metas empresariais.

4- Tenha um planejamento estratégico

Uma empresa que não tem uma abordagem estratégica adequada está parcialmente à mercê da sorte. Não adianta saber definir objetivos e metas empresariais se você não tem uma estratégia.

Uma abordagem estratégica é outro traço comum entre empresas de muito sucesso. Desenhando uma estratégia, você sabe onde vai chegar e o que precisa fazer para chegar.

No entanto, isso não pode ser feito sem levar em consideração alguns fatores particulares da sua empresa, como, por exemplo, o ambiente de negócios onde ela atua.

+Dica: Aprenda a definir estratégias certas para sua empresa, no livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, escrito por Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinha. Clique aqui para conferir.

5- Use a gamificação a seu favor

A gamificação é um método que, apesar de desconhecido, é poderoso para estimular o desempenho de qualquer profissional.

Ela explora algumas dinâmicas que vemos em jogos e esportes para estimular a produtividade, a melhora no desempenho e a competição saudável dentro de empresas.

Usada desde 2003, a gamificação se mostra muito eficiente não só para atingir objetivos e metas empresariais, mas para capacitar profissionais na prática, enquanto trabalham.

+Dica: Se você quiser entender mais sobre a gamificação e como ela pode ajudar a sua empresa, leia o nosso artigo sobre Gamificação. Clique aqui para ler.

6- Crie conexão com seus colaboradores

Um dos principais papéis de um líder é criar conexão entre colaboradores, clientes e empresa. Mas isso não é só uma conversa bonita para você aparecer bem na foto.

Conexão tem ligação direta com bons resultados – principalmente a longo prazo. A conexão entre colaboradores e empresas melhora consideravelmente o desempenho das equipes e explica o sucesso mundial de muitos negócios.

Ao fazer isso, você cria unidade dentro da empresa. Cada colaborador passa a pensar junto e a trabalhar em prol dos objetivos e metas empresariais.

Combinar as duas sugestões acima – a gamificação e a conexão – equilibra o comportamento da equipe, criando um meio termo entre competição individual e coletividade.

+Dica: Entenda como replicar isso no livro Liderando ao Estilo Starbucks, um best-seller internacional, escrito por Joseph Michelli. Clique aqui e confira.

Como comunicar as metas e objetivos para a sua equipe

Como comunicar as metas e objetivos para a sua equipe

Antes de serem cumpridos, os objetivos e metas empresariais precisam ser comunicados à sua equipe. O momento de comunicar aos colaboradores o que deve ser feito é crucial para os resultados.

Dependendo da forma como você comunica quais os objetivos e metas empresariais a serão perseguidos no próximo mês, a equipe pode ficar confusa ou desmotivada – como também pode ficar esclarecida e mais animada.

Toda comunicação depende de dois pontos para ser ou não bem sucedida: a clareza e a persuasão.

A clareza acontece quando as pessoas entendem exatamente o que precisam entender. A persuasão é o quanto uma comunicação influencia o comportamento de quem te ouve.

Neste caso, a comunicação precisa ser clara, para que a sua equipe entenda exatamente o que precisa ser feito; e persuasiva, para convencê-la de que os objetivos e metas empresariais são importantes e podem ser atingidos.

Se a sua comunicação pecar em algum destes pontos, você coloca todo o plano em risco. Seja claro e persuasivo na hora de se comunicar com a sua equipe.

+Dica: Transforme a sua forma de se comunicar e se relacionar com as pessoas, a partir do livro Comunicação e Persuasão, do músico e empresário Alvaro Fernando. Clique aqui e confira.

Como tomar grandes decisões sobre seu time

Como tomar grandes decisões sobre seu time

A habilidade de tomar grandes decisões dentro de um negócio separa os maiores líderes da média. Não que a média seja ruim, mas ela é fortemente limitada e não deve ser o seu objetivo.

Tudo isso nos leva a uma verdade: você precisa aprender a tomar grandes decisões – principalmente grandes decisões sobre pessoas.

Por mais importante e valiosa que essa habilidade seja, pouca gente tem. Nas montanhas de conteúdo que existem pela internet, é impossível encontrar algo sólido sobre isso.

Então como desenvolver essa capacidade? O especialista global em liderança e talento, Claudio Fernández-Aráoz – um dos consultores mais influentes do mundo pode te ajudar.

Preenchendo uma lacuna na formação de grandes decisores, o seu livro, Grandes Decisões Sobre Pessoas traz um conhecimento incalculável sobre essa habilidade tão valiosa e única.

Um sucesso mundial, o livro foi recomendado pela revista Exame, como um dos melhores livros sobre contratação de pessoas – mas este é apenas um dos importantes tópicos que o livro aborda.

Se você quer aprender a tomar grandes decisões e fazer parte de um seleto grupo de líderes, Grandes Decisões Sobre Pessoas é uma leitura indispensável.

Muito além de saber definir e atingir objetivos e metas empresariais, ter uma visão estratégica e sabedoria para tomar decisões relevantes, eleva o seu patamar como líder e o da sua empresa. Por isso, clique no botão abaixo para adquirir o livro:

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