Você já ouviu falar do Clicker?
Trata-se de um elemento fundamental para conseguir adestrar os cães de uma forma eficaz e até mesmo acelera o processo de adestramento. Mas por que o ele é tão importante? Quais são suas vantagens dentro do adestramento canino que faz com que ele consiga resultados tão rápidos e eficientes?
Para entender um pouco melhor sobre o Clicker e obter as respostas para estas perguntas, é só conferir este artigo até o final!
O que é Clicker e por que é importante?
Clickers são brinquedos com botões que quando pressionados fazem o som de “click”. O objeto não só usado para o adestramento de cães, mas para o adestramento de diversos animais, até mesmo cavalos e golfinhos.
Se você já leu algo sobre adestramento de cães, então você sabe que os comandos dados aos animais dependem da nossa entonação de voz. E caso ainda não conheça sobre a participação da entonação de voz dentro do adestramento, pode conferir mais de nossos artigos para tirar suas dúvidas:
- 10 coisas que todo dono de pet deve saber
- Adestramento de cães: Tudo o que você precisa saber agora
- Como adestrar meu Cachorro sem complicação?
- 6 dicas práticas para adestrar cães
Enquanto a nossa voz usa de várias entonações para determinar ao nosso cão qual o comando que queremos, o Clicker utiliza de apenas um som, na qual o cachorro sempre vai entender aquilo como um reforço para as suas ações.
É importantíssimo que o Clicker seja associado pelo cachorro como algo único e que seu som só será reproduzido quando o cão acertar na ação comandada, então nada de apertar o botão todo momento, ok?
Agora que você entendeu um pouco mais o que é o Clicker está na hora de aprender o seu uso certo, então vamos passar de uma maneira rápida e resumida.
A melhor forma de usar o Clicker
Não basta apenas saber como usá-lo, mas também saber a hora certa de usá-lo. Quando falamos de adestramento canino, é muito importante que o tempo certo para entregar as recompensas. Caso estas recompensas sejam dadas em horas erradas, ou até mesmo de forma demasiada, o adestramento do cão ficará cada vez mais difícil.
O Clicker será usado como um reforço positivo e o barulho deve ser acionado no exato momento em que o seu cão realiza a ação que você pediu. Por exemplo, quando você pede para ele deitar, no exato momento em que ele se deitar, você irá pressioná-lo. Dessa forma o cachorro vai começar a associar o Click como algo que acontece sempre que ele acerta algo.
A melhor forma de fazer com que seu cão associe o Clicker há algo bom é faze-lo entender que o Click sempre será acompanhado por uma recompensa, um petisco, por exemplo. Nas primeiras vezes em que for introduzir esta técnica no adestramento do seu cão garanta ter a atenção dele.
Faça isso ao menos uma vez por dia antes de começar o adestramento diário do seu companheiro de quatro patas. E mesmo que você não vá praticar o adestramento por algum dia, pode usar o Clicker para o reforço positivo.
Com o passar do tempo, seu cão já vai entender que o som do Clicker só é acionado quando acontece algo bom, e ele mesmo vai começar a associar os movimentos do adestramento como algo bom a ser feito.
Quando abandonar o Clicker
O Clicker é um facilitador para o adestramento, porém não é correto mantê-lo sempre em uso quando for pedir para o seu cão realizar algum movimento. Dessa forma você não estará adestrando o seu cachorro corretamente, mas “viciando-o” nesta técnica.
O momento certo de abandonar o Clicker é quando o cachorro já realiza bem o movimento somente com o comando verbal, sem você precisar estar com o Clicker na mão para chamar a sua atenção.
Para que você consiga usar o Clicker corretamente e atingir o objetivo de que o cão realize os movimentos treinados apenas com o comando de voz, de início você deve usar os petiscos para atrair a atenção do cachorro junto ao Clicker.
Um bom exemplo é quando o cachorro senta. Se você pegar um petisco, provavelmente o cachorro ficará de olhos vidrados no petisco. Coloque o petisco lentamente um pouco abaixo do pescoço do cão. Para que ele consiga olhar o petisco, será necessário que ele sente, e assim que se sentar, você aciona o Clicker.
Com o passar do tempo você irá acionar estes movimentos com o comando de voz, sempre usando o mesmo tom. Abandone primeiro a necessidade de usar o petisco para que o seu animal realize a ação e deixe-os apenas para recompensa. E depois é a hora de abandonar o Clicker e só usar novamente em um próximo movimento.
Também é importante que você treine o cachorro um movimento por vez para não atrapalhar a associação do cachorro com o que ele deve fazer com o seu comando de voz. Isso o fará entender também de que não é por qualquer coisa que ele faça, que vai haver recompensa.
Como já citado por alto aqui, recompensa demasiada é um perigo no adestramento de animais.
Quando o Clicker atrapalha!
Apesar de bastante raro, isso pode acontecer! Alguns cachorros não gostam de barulho e quando são apresentados ao Clicker, ficam com medo, e dessa forma, o aparelho mais atrapalha do que ajuda.
Na maioria destes casos, é bem provável que o medo esteja associado ao volume alto do Clicker. Já que sabemos que a audição do cachorro é mais aguçada que a nossa, em alguns cães podem ser ainda mais aguçadas. Neste caso você pode procurar outros clickers que tenham um volume mais baixo e adequado para o seu cãozinho.
Já em outros casos ainda mais raros, é possível que o som do Clicker seja o problema, e nestes casos é mais adequado que use de outra forma para chamar a atenção do seu animal e recompensá-lo pelos movimentos aprendidos no adestramento.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, aconselhamos que conheça o livro TUDO SOBRE TRUQUES E ADESTRAMENTO DE CÃES. Os leitores do livro, além de aprenderem tudo o que precisam para treinar seus cães, ainda ganham o clicker de brinde. Clique aqui e saiba mais!