Como criar estratégias digitais eficazes para campanhas de vendas. Conheça os cinco elementos-chave para desenvolver uma boa estratégia digital: planejamento e definição de metas, entendimento do público-alvo, estabelecimento do cliente ideal e persona, identificação dos melhores canais de marketing e estágios de compra, e criação de uma mensagem certeira. Além disso, veja os diferentes tipos de campanhas de vendas e como escolher a estratégia mais adequada para o produto em questão. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Planejamento e Definição de Metas: O artigo destaca como um planejamento sólido e a definição de metas claras são fundamentais para o sucesso das estratégias digitais em campanhas de vendas.
- Conhecendo o Público-Alvo: Entender e segmentar o público-alvo é essencial para garantir que as campanhas de vendas sejam direcionadas às pessoas certas, aumentando assim a eficácia das estratégias digitais.
- Seleção de Canais de Marketing e Mensagens Impactantes: Escolher os canais de marketing adequados e criar mensagens que ressoem com o público são elementos-chave para maximizar o retorno sobre o investimento em estratégias digitais.
- O que está por trás do sucesso de grandes estrategistas digitais no mercado hoje, é o domínio que eles têm sobre as campanhas de vendas e sobre o marketing digital. Então se você quer se aprofundar no assunto e ser um verdadeiro estrategista digital, clique no botão abaixo:
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O mercado brasileiro para estrategistas digitais é quase um total deserto, cheio de oportunidades para quem souber criar boas estratégias digitais para campanhas de vendas.
Porém, muitas campanhas de vendas dão errado, pois alguns detalhes são deixados de lado na hora de pensar como o seus clientes compram na internet.
Isso acontece pois, não ter uma estratégia bem definida aumentam os riscos de você gastar o seu dinheiro em ações que não geram resultado.
Agora você aprenderá a planejar o caminho perfeito para chegar aonde você quer chegar!
Para evitar que você tome muitas voltas e decisões erradas nas suas campanhas, resultando em frustração e dinheiro perdido, leia este artigo até o final.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que são Estratégias Digitais
- 5 elementos-chave de uma boa estratégia digital
- O que é e quais são os tipos de campanhas de vendas
- Como escolher a melhor estratégia para o produto
O que são Estratégias Digitais?
Uma estratégia digital, ou estratégia de marketing, é um plano cuidadosamente criado para ajudar você a colocar seus produtos no ar ou ajudar empresas a atingir metas específicas usando variados canais de marketing.
Esses canais podem ser tanto a mídia paga, ou tráfego pago, tráfego orgânico e gratuito, através de marketing de conteúdo ou mídia própria.
Imagine o seguinte: você acabou de comprar uma passagem para visitar países e cidades da Europa, mas por nunca ter ido lá, não sabe por onde começar nem onde você quer ir.
É aí que entram as estratégias digitais, que vão servir de itinerário, ou roteiro da viagem, para que você não se perca e consiga ir aonde quer no prazo definido.
“Mas como definir esse itinerário?”, você deve ter se perguntado. A resposta para a sua pergunta está nos próximos tópicos deste artigo.
5 elementos-chave de uma boa estratégia digital
Agora vamos colocar a mão na massa e aprender como criar uma estratégia digital. Você vai entender quais os elementos-chave de uma boa estratégia.
Entender os 5 elementos-chave é fundamental para criar suas estratégias digitais e melhorar suas campanhas de vendas.
Logo abaixo você confere os 5 elementos na criação de uma estratégia digital.
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1 – Planejamento e Definição de metas
Quando você cria um roteiro de viagens, uma das primeiras coisas que faz é definir os prazos, metas e objetivos da sua viagem.
Por exemplo: você quer visitar a Torre Eiffel um dia após chegar em Paris para jantar em um dos restaurantes mais famosos do mundo.
Veja bem: você tem um objetivo (visitar a Torre Eiffel), um prazo (um dia depois de chegar) e uma meta (jantar em um dos restaurantes mais famosos do mundo).
Com isso em mente, você já pode começar a definir as metas, objetivos e prazos das suas campanhas de vendas.
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2 – Entenda o seu público-alvo
Seguindo a nossa analogia com o itinerário de viagem, agora que você definiu suas metas, prazos e objetivos, chegou a hora de conhecer e entender melhor o seu público-alvo.
Afinal, você não quer soar como um turista estranho que não sabe nada sobre as pessoas daquele país, não é? A mesma ideia serve para criar suas estratégias digitais.
É importante que você compreenda o seu público-alvo, seus dados demográficos e a psicologia por trás das suas dificuldades, problemas e desejos.
Existem várias etapas pelas quais o seu público-alvo passa até se tornar seu cliente, e chamamos isso de Jornada de Compra. Os estágios variam, mas no geral são: conhecimento da marca, educação, consideração e depois decisão e conversão.
3 – Estabeleça o seu cliente ideal e a sua persona
Se você nunca viajou, mesmo que para uma outra cidade do Brasil, aqui vai uma informação importante: conhecer pessoas novas é uma das melhores partes de viajar!
Mas não adianta nada tentar falar com quem não quer falar com você, não é? Por isso é fundamental que você crie uma persona, uma imagem do seu cliente ideal.
Assim você sabe exatamente com quem vai se comunicar nas suas campanhas de vendas, não importa qual tipo de lançamento seja.
É importante lembrar que as personas devem ser desenvolvidas com base em pesquisas e informações que você consegue através de ferramentas como Facebook Audience Insights e Google Analytics.
Você pode começar a criar a sua persona usando os dados demográficos, como cargo e localização. Mas é importante se aprofundar nas dificuldades e nos desejos dessa pessoa, que solução específica ela procura para um problema, por exemplo.
Depois você encontra a melhor maneira de falar com essa pessoa, o que nos leva ao próximo passo.
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4 – Identifique os melhores canais de marketing e os estágios de compra
Agora que você já chegou em Paris, definiu seus prazos, metas e objetivos, conheceu um pouco do público e escolheu pessoas ideais para conversar, é muito importante que você identifique onde essas pessoas ideais estão.
Então, se você quisesse conhecer pessoas que gostam de fondue, onde iria? Provavelmente em restaurantes que oferecem este prato, certo?
No marketing digital é a mesma coisa: você vai identificar onde o seu cliente ideal está e vai guiar suas campanhas de vendas e comunicação para atrair essas pessoas com uma solução específica, que geralmente é seu produto ou serviço.
Por isso é muito importante identificar em que estágio de compra o seu cliente ideal, ou persona, está para a criação das suas estratégias digitais.
O estágio de conscientização é onde nos concentramos na educação do cliente, mostrando para ele que existe um problema e estabelecendo uma especialização através dessa educação.
O estágio de consideração é onde você começa a influenciar e incentivar as pessoas que engajaram com sua campanha de conscientização, usando uma promoção ou proposta de valor. Geralmente esse tipo de campanha é mais relacionada com a captação de leads.
O estágio de conversão é o que impulsiona suas vendas levando os leads captados para a sua página de vendas ou evento de lançamento.
Ter em mente os estágios de compras e onde o seu cliente ideal se encontra é importante para criar suas estratégias digitais e guiar suas campanhas de lançamentos ou perpétuo para ter ainda mais resultados.
O que nos leva ao quinto e último elemento-chave para a criação da sua estratégia.
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5 – Tenha uma mensagem certeira
Essa é a última, mas com certeza não menos importante, etapa para a criação de estratégias digitais. Vamos voltar à analogia do itinerário?
Até aqui você já fez todo o planejamento da sua viagem, estabeleceu suas metas, objetivos e prazos, identificou características do público-alvo, criou uma persona e identificou onde essas pessoas estão.
Mas ainda assim falta a coisa mais importante: como você vai se comunicar, de maneira clara e certeira, com essa persona?
Isso também faz parte da sua estratégia: você precisa saber exatamente o que e como vai dizer para atrair, engajar e converter o seu cliente ideal.
Você precisa elaborar sua mensagem para que ela ressoe com o seu cliente ideal e faça ele se interessar pelo o que você tem a dizer.
É como se você entrasse em um restaurante local e sentasse ao bar. Você vê alguém e gostaria de falar com essa pessoa. Mas sabe que não pode simplesmente abordá-la de qualquer maneira. Você precisa pensar no que e em como vai dizer.
Ou você pode acabar espantando a pessoa e criando uma barreira entre vocês, impedindo que ela se interesse pelo seu produto ou serviço.
Não ter uma comunicação alinhada com o seu cliente ideal, considerando os estágios de compra e quais dores ou desejos ele tem, é um erro que pode colocar até as melhores campanhas de venda em risco.
É muito importante levar em consideração o fator da sua mensagem e da sua voz para criar as suas estratégias digitais.
Agora que nós sabemos como criar estratégias eficazes e mais completas, chegou a hora de entender quais são os tipos de campanhas de vendas e qual é a melhor para você.
O que é e quais são os tipos de campanhas de vendas
Campanhas de vendas são os resultados gerados pelas estratégias digitais que tem como objetivo aumentar as vendas de um produto.
Na nossa analogia, as campanhas de vendas são o roteiro final que vai ser executado por você dentro do prazo determinado.
Esses roteiros podem ser bastante diferentes nos seus caminhos, mas o objetivo final ainda é o mesmo: aumentar as vendas de um produto ou de um serviço.
Logo abaixo você confere os 7 principais tipos de campanhas de vendas e lançamentos.
1 – Lançamento Semente
Talvez seja um pouco óbvio pelo nome, mas o Lançamento Semente é um dos melhores tipos de estratégias digitais para testar produtos. O objetivo dessa campanha é medir o interesse do mercado e do público pelo seu produto.
O lançamento semente começa com a produção de conteúdos para criar conexão com a sua audiência. Só depois de entender o mercado, os interesses, dores e desejos do público e montar uma lista de leads ou até de clientes, é que você vai iniciar o investimento no produto.
Esse é um tipo de lançamento muito vantajoso para quem está iniciando no mercado digital, afinal você não precisa investir antes e pode conhecer com antecedência a sua audiência.
Mas é preciso ter cuidado: até o dia da abertura do carrinho você vai precisar manter o seu público bem engajado com o seu conteúdo, e isso não é tarefa fácil.
2 – Lançamento Interno
O lançamento interno é aquela campanha clássica, com 3 vídeos de conteúdo e 1 vídeo de vendas no final.
Normalmente o lançamento interno acontece depois de um lançamento semente, porque o produto já foi testado e validado pelo mercado. Então você já conta com uma audiência mais qualificada e também já entendeu o que funciona melhor para a sua persona.
Nesse tipo de lançamento ocorre um investimento mais alto, tanto em recursos financeiros quanto de pessoas para a equipe. Os riscos também são mais altos — mas os retornos são muito maiores.
É muito importante tentar reduzir ao máximo os riscos de erros acontecerem nesse tipo de lançamento, por isso é importante ter um estrategista digital que saiba exatamente como planejar e executar boas estratégias digitais.
3 – Lançamento Externo
Esse tipo de campanha deve ser feita após o lançamento interno, já que é muito mais poderoso. Isso significa que você pode vender muito mais do que em outros lançamentos.
Isso aumenta também as chances de fechar boas parcerias e ser visto muito mais pessoas, o que pode aumentar consideravelmente a sua fama.
É importante dizer que esse tipo de lançamento é muito mais difícil de executar que o interno, por isso é muito importante ter conhecimento e cuidado para montar sua estratégia. Inclusive, é muito recomendado contar com a ajuda de um estrategista digital.
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4 – Lançamento Perpétuo
O lançamento perpétuo é uma ótima maneira de manter um fluxo constante de renda, afinal pode ser que todos os dias novas pessoas que não participaram de algum lançamento conheçam algum produto seu.
Esse é o tipo de campanha de vendas perfeita para quem deseja vender para novos clientes todo dia. Por isso é muito importante estar monitorando e atualizando o seu conteúdo e seu funil de vendas.
Algumas vantagens do lançamento perpétuo é que gera fidelização dos clientes, evitando que eles comprem de um concorrente, também não é preciso fazer campanhas massivas de anúncios, mas é fundamental fazer o cliente saber da existência dos seus produtos.
Uma boa maneira de potencializar as vendas para o seu lançamento perpétuo é utilizar o marketing de indicação, pedindo para os seus clientes indicarem seu produto para novos clientes.
5 – Lançamento Relâmpago
Se você precisa ou quer fazer um caixa rápido, o lançamento relâmpago pode ser uma das melhores estratégias digitais. Esse é o tipo de campanha que gera um forte senso de urgência e escassez na audiência, porque geralmente tem uma duração menor que os outros lançamentos (de 3 a 10 dias).
Mas vale lembrar que por ser muito rápido, é também uma das campanhas mais difíceis de contornar caso dê alguma coisa errada, já que a abertura do carrinho acontece num prazo muito curto.
É muito importante que você tenha um motivo e um objetivo claros e plausíveis que justifiquem o curto período e o uso dessa estratégia. Afinal, o público pode rejeitar totalmente a campanha e os resultados podem ser catastróficos.
Esse também é o tipo de campanha em que persuasão e marketing nunca são demais, afinal você tem pouco tempo para fazer os clientes perceberem o valor do seu produto. Então não tenha medo de ser muito persuasivo nesse tipo de campanha.
Dica: ao elaborar suas estratégias digitais, experimente oferecer algo gratuito antes de fechar o carrinho, isso vai fazer a sua audiência se sentir confortável para comprar de você, já que eles vão ter conhecido o valor do seu produto.
6 – Lançamento Passariano
Esse talvez seja um dos lançamentos menos conhecidos, mas é também bastante eficaz se for usado por quem já tem alguma estrutura e histórico de outros lançamentos. O lançamento Passariano foi criado por Luiz Passari.
O foco desta estratégia está em atingir pessoas que já estão na sua lista de leads, mas que por alguma razão, não finalizaram a compra. Nesse caso, você deve entrar em contato com essas pessoas e oferecer promoções exclusivas, já que eles interessaram pelo produto uma vez.
Nesse caso fica mais fácil de conseguir fechar a compra, afinal o possível cliente já conhece o dono do produto e o vê como autoridade. Isso funciona como um “empurrão” para finalizar a compra.
7 – Lançamento Meteórico
O Lançamento Meteórico conta com a aplicação de 3 gatilhos mentais para fazer a estratégia funcionar corretamente: escassez, antecipação e pertencimento. Por isso é criado um ou mais grupos no WhatsApp, com até 150 pessoas.
Durante o pré-lançamento o gatilho mais usado é o da antecipação, para isso é produzido bastante conteúdo e também é apresentado o produto. Assim, as pessoas vão ser levadas a entrar no grupo do Whatsapp, quando é ativado o gatilho de pertencimento.
O grupo será o elemento-chave nesta estratégia, porque é neste grupo que os leads terão contato direto com o produto. É muito importante interagir bem com os leads e ter regras claras para saber como agir caso alguns participantes enviem mensagens indesejadas.
No grupo vai ser enviado o aviso de abertura do carrinho e também do fechamento, apostando bastante no uso do gatilho da escassez.
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Como escolher a melhor estratégia para o produto
Chegou a hora de juntarmos os pontos falados acima e entender como escolher a melhor estratégia para a sua campanha de vendas.
Agora que sabemos o que são estratégias digitais, quais os principais elementos de uma boa estratégia e quais os tipos de campanhas de venda, escolher ficou muito mais fácil.
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