Criar uma campanha de marketing eficaz no YouTube envolve a identificação do público-alvo, a criação de conteúdo atraente e relevante, a otimização de vídeos para SEO, a promoção ativa de seus vídeos e a análise de métricas para ajustar sua estratégia. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Identificação do Público-Alvo: Entender quem é seu público-alvo é o primeiro passo para criar uma campanha de marketing eficaz. Isso inclui a compreensão de seus interesses, demografia e comportamento de visualização.
- Criação de Conteúdo Relevante: O conteúdo do seu vídeo deve ser atraente e relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir tutoriais, entrevistas, vídeos de produtos, etc.
- Otimização para SEO: A otimização do seu vídeo para SEO é crucial para garantir que ele seja encontrado pelo seu público-alvo. Isso inclui a utilização de palavras-chave relevantes no título, descrição e tags do seu vídeo.
- Também ressaltamos a importância de ter preparo para atuar neste mercado. Você pode clicar no botão abaixo para saber mais sobre o nosso Kit Marketing Digital, que te dará conhecimento suficiente para atuar nesse mercado:
O YouTube é simplesmente o site mais acessado do mundo – ficando atrás apenas do Google. Além de uma plataforma de vídeos de entretenimento, o Youtube é uma gigantesca máquina de comunicação.
Essa máquina de comunicação tão poderosa e capaz de atingir bilhões de pessoas reúne todos os elementos que você precisa para fazer uma campanha de marketing altamente eficaz e com excelentes resultados.
Neste artigo, vamos explicar como você pode transformar o Youtube em uma fábrica de grandes resultados a partir de uma campanha de marketing estratégica. Por isso, fique conosco e aproveite a leitura.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- O que é uma campanha de marketing no Youtube?
- Como criar uma campanha de marketing poderosa em 6 passos
- O que pode ajudar ainda mais sua campanha de marketing no Youtube?
- Crie uma grande campanha de marketing digital
O que é uma campanha de marketing no Youtube?
Precisamente, uma campanha de marketing feita no Youtube seria uma sequência de ações que têm um único objetivo: conquistar a atenção das pessoas e promover um produto ou serviço através do Youtube.
O que você precisa ter em mente é que todas essas ações precisam ser planejadas e ter um sentido. Sem contar que, obviamente, por serem feitas no Youtube estão diretamente ligadas à produção de vídeos na plataforma.
Como criar uma campanha de marketing poderosa em 6 passos
Para a maioria das pessoas, o Youtube não é nada além de uma plataforma para consumir conteúdos, tanto para entreter quanto para aprender. Um dos objetivos deste vídeo é te tirar dessa maioria e explicar que essa plataforma pode ser uma mina de ouro.
Entenda que o site mais acessado do mundo é um ambiente praticamente perfeito para construir uma campanha de marketing poderosa e de resultados. Para isso, é necessário ter visão e seguir alguns passos, como estes a seguir.
#1 – Pesquisa e planejamento da campanha
Você provavelmente já ouviu aquela famosa frase, atribuída ao ex-presidente americano Abraham Lincoln e que diz: “se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, passaria 6 afiando o machado”.
Aqui, o ato de afiar o machado é justamente o período de pesquisar e planejar a sua campanha. Durante esse primeiro passo, você deve levantar todas as informações importantes sobre a campanha de marketing que quer construir.
Identifique qual é o seu produto, quem são os seus concorrentes, como os seus concorrentes fazem para vender, busque entender todo o contexto e mercado que você quer disputar e reúna o máximo de informações úteis possível.
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#2 – Defina uma estratégia de marketing
O segundo passo é definir uma estratégia. Pouca gente entende o que é estratégia e, acredite, pode ser mais simples do que você imagina.
Uma estratégia pode ser resumida em dois elementos. O primeiro é ter um objetivo. O segundo são os meios para alcançar, pouco a pouco, esse objetivo.
Você percebe que é como fazer uma viagem a pé? Você tem um destino onde quer chegar e, a partir disso, todos os seus passos te deixam mais próximo deste destino.
No caso, os passos serão as suas ações e o seu destino é gerar o resultado e cumprir o objetivo da campanha. O detalhe mais importante (e que é o segredo dos estrategistas) é que nenhuma ação seja feita por acaso.
Toda ação deve ter um objetivo pequeno, que contribui com o progresso para atingir o objetivo maior. Como dizia o antigo general chinês Sun Tzu, em estratégia, nenhum passo pode ser dado em vão.
#3 – Defina o seu público-alvo
Toda comunicação é feita pensando em alguém. Toda mensagem precisa ter um destinatário. Essa é uma verdadeira lei do marketing e da comunicação e se aplica perfeitamente a uma campanha de marketing.
A sua campanha tem um público alvo, que é definido a partir do que o seu produto ou serviço oferece, e que precisa ser a prioridade de toda a sua comunicação.
O público alvo define a forma como você fala, principalmente o tipo de linguagem que você usa. Um público alvo essencialmente jovem, tem uma linguagem; enquanto um grupo essencialmente idoso, tem outra.
Mas idade não é o único aspecto que define o seu público alvo. Os interesses que esse público tem costumam ser o fator mais importante na hora de defini-lo.
Se você oferece um serviço de mentoria para advogados ou estudantes de direito, sabe os interesses e tipo de linguagem que esse público tem e, portanto, deve usar isso para se comunicar com ele.
#4 – Crie títulos interessantes e vídeos cativantes com copywriting
Não existe campanha de marketing sem persuasão. Essa é uma verdade simples e direta, que simplesmente não pode ser ignorada.
Então, para construir uma campanha de marketing pelo Youtube ou por qualquer lugar, você precisa entender alguns fundamentos do copywriting – técnica de escrita persuasiva.
Mas se a campanha é feita com vídeos, como a escrita persuasiva pode ajudar? Em tudo, começando pelos títulos dos vídeos.
Seguir princípios de copywriting para escrever títulos interessantes, seja para vídeos orgânicos, seja para vídeos pagos (vamos falar sobre as duas coisas logo abaixo), o uso de títulos atraentes e chamativos influencia muito o impacto e os resultados.
Além disso, o copywriting também deve ser usado para montar a estrutura dos roteiros de cada vídeo – principalmente nos vídeos pagos, que são anúncios (nestes casos, é ideal que tudo o que você fale durante o vídeo seja planejado e já esteja escrito).
+Dica: Se você quer desenvolver a habilidade de construir comunicações atraentes e persuasivas, deve ler o nosso kit de Copywriting, que reúne os quatro melhores livros sobre o assunto. Clique aqui para saber mais ou adquirir.
#5 – Saiba o quanto você pode investir
Bem, o tipo de campanha de marketing que estamos descrevendo, aqui, combina vídeos em formatos de anúncios pagos e vídeos no “orgânico”, em que você simplesmente faz o conteúdo e posta, sem pagar nada.
A vantagem de investir em anúncios é que eles vão aparecer para as pessoas. Com isso, eles só precisam ser interessantes o bastante para prender a atenção delas.
Por outro lado, produzir conteúdo orgânico e postar, apesar de ser mais lento, também pode gerar um bom alcance, sem que você não gaste com isso.
Recomendamos que você equilibre as duas coisas, de acordo com a sua disponibilidade de recursos e que siga as instruções que daremos neste artigo.
+Dica: Produzir vídeos no orgânico e ter resultados é impossível, sem o uso marketing de conteúdo. O empresário Rafael Rez explica por que esse tipo de estratégia é tão valioso nos dias de hoje e como você pode explorar isso, no livro Marketing de Conteúdo. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro.
#6 – Faça testes e invista mais nos anúncios que dão resultados melhores
Considerando que você vai utilizar anúncios pagos no Youtube, o sexto passo é indispensável. E ele diz respeito a testar cada anúncio que você faz.
Acontece que, naturalmente, alguns anúncios têm resultados melhores que outros. Pensando nisso, faça um investimento moderado em cada anúncio, separe os que têm os melhores resultados e aplique ainda mais investimento para impulsioná-los.
Essa é a forma mais inteligente e prática para otimizar qualquer campanha de marketing, seja no Youtube ou em qualquer plataforma.
O que pode ajudar ainda mais sua campanha de marketing no Youtube?
Além de seguir todos estes passos, é necessário adotar pequenas práticas ou “sacadas”, que vão ser uma mão na roda e ajudar a ter o melhor resultado.
#1 – Divulgar a campanha e captar contatos do público
Não precisamos nem falar da divulgação da campanha, já que é o elemento mais básico e citado neste artigo, certo?
Mas uma pequena atitude que vai fazer toda a diferença é você captar os contatos do seu público, fazendo-o se inscrever em uma lista de emails, por exemplo.
Esse tipo de lista é muito decisivo para manter um relacionamento com o público, conquistar seu respeito e confiança e, assim, vender ainda mais.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Marketing Digital no nosso blog
#2 – Suporte aos consumidores e customer success
Ser atencioso e prestativo com as pessoas que compram o seu produto é uma atitude que parece simples, mas que pode ser muito decisiva, principalmente porque muitas empresas tratam mal seus clientes depois que eles já compram.
Ajudá-los a resolver seus problemas e investir na qualidade da experiência do público vai fazer toda a diferença.
#3 – E-mail marketing
Outra ferramenta que vai além do Youtube, mas que é muito oportuna e que vale muito a pena explorar é o email marketing.
É pensando no email marketing que você deve captar os contatos (emails) do seu público e construir um funil de emails para aumentar a credibilidade e confiança que ele tem por você e, assim, facilitar as vendas.
+Dica: O copywriter Gustavo Ferreira já testemunhou inúmeras campanhas onde o email marketing gerou resultados surpreendentes. Mas isso precisa ser feito com técnica e estratégia, como ele te ensina no livro E Mails Que Vendem Mais. Clique aqui para adquirir.
#4 – Análise dos resultados da campanha
No fim de tudo, quando a sua campanha de marketing finalizar, recomendamos fortemente que você analise os resultados dela.
Assim, você consegue perceber possíveis erros, atitudes equivocadas e tipos de anúncios que não dão certo e se preparar para corrigir tudo isso na próxima campanha – e ter resultados melhores.
Crie uma grande campanha de marketing digital
Por mais que o Youtube seja o cenário que citamos ao longo do artigo, a maioria das regras vale para qualquer contexto onde você possa criar uma campanha de marketing digital.
É bom ressaltar que o ambiente digital é marcado cada vez mais pela disputa acirrada pela atenção e tempo das pessoas, isso significa que, para construir uma campanha de marketing digital competitiva, você precisa dominar alguns princípios.
Para te ajudar nisso, montamos o Kit de Marketing Digital, que reúne os três livros mais importantes para quem quer aprender a construir uma campanha de marketing digital sólida e com resultados.
- Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
- Marketing de Conteúdo, de Rafael Rez;
- Facebook Para Negócios, de Luciano Larrossa.
Clicando no botão abaixo você tem mais informações e pode adquirir o Kit de Marketing Digital, que reúne o conteúdo necessário para quem quer começar a ter resultados neste mercado:
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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.
Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.
A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.
Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.
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